Solo: Naturalmente ácido .20m x 3.veja manual de como fazer o seuo IMPORTANTE: Não utilize utensílios da cozinha para o manejo de sua horta e jardim. . seu canteiro deve receber. 6 horas de sol direto diariamente.6m2 Nº de plantas possíveis: 10 / canteiro Clima: Ameno . misturados a 25cm do solo original Regras básicas: Sol pleno por pelo menos 6 horas diárias.temperatura média acima dos 15ºC. Ponto de água potável próximo ao local. Insumos: COMPOSTO ORGÂNICO .Adubo Orgânico . no mínimo. Ventos barrados com muros e árvores. Materiais necessários Ferramentas e Equipamentos: Enxada / Enxadão / Rastelo / Pá Curva / Pá de corte Sacho / Jogo de ferramentas pequenas Mangueira / Regador / Pulverizador / Balde / Bandeja Carrinho de mão / Transplantador / Tesoura de poda pequena / Bandeja para Mudas / Luvas / Avental.CANTEIRO DE ERVAS CANTEIRO DE ERVAS E TEMPEROS Tamanho: Cada canteiro mede 1. Escolha do local: Na escolha do local o mais importante é a insolação.00m = 3.Matéria orgânica Bokashi .adição de matéria orgânica com COMPOSTO ORGÂNICO na proporção de 5kg por m2 de canteiro.

Contenção: Com troncos de eucalipto e estacas de bambu faça as bordas do canteiro. O tratamento do Solo: Normalmente se faz a correção do Ph do solo. esse procedimento se faz necessário para conter o substrato no canteiro.CANTEIRO DE ERVAS Demarcação: Meça e demarque o canteiro. O Solo: Depois de revolvido é aconselhável peneirar a terra para extrair todos os torrões. Em nosso caso 1. Revolva a terra: Com o enxadão revolva a terra do canteiro demarcado. Misturando ao solo: Incorpore o COMPOSTO ao solo em profundidade de 20cm.00m. utilizando COMPOSTO ORGÂNICO um pouco da acidez já é controlada. entretanto.20m x 3. . Para facilitar utilize estacas de madeira para determinar os limites.

O tamanho das covas precisa ser maior que o tamanho das mudas. que devem ser abundantes e brancas. Plantando: Uma vez determinado o Lay-out faça as covas para o plantio das mudas. Coloque as placas de identificação. Importante. Adubando: Pose-se substituir o BOKASHI por 50g de farinha de osso e 50g de torta de mamona para cada planta. coloque ao fundo as plantas que crescem mais. aplique 100g de BOKASHI em cada planta.. Essa muda é da SABOR DE FAZENDA Adubando: Depois de plantadas as mudas devem ser adubadas. Lay Out: Disponha as mudas no canteiro para se ter um “desenho” antes do plantio. .CANTEIRO DE ERVAS Espaçamento: Demarque o espaço para cada planta. Qualidade das mudas: Retirando as mudas dos potes obeserve as raízes. Identificando: É muito importante identificar todas as plantas.

Pronto: Agora é só regar e adubar com BOKASHI a cada 15 dias. Para corrigir e curar suas plantas siga as dicas da Calda de Fumo e da Calda Bordalesa. Nos primeiros 10 dias deve-se regar pela manhã e a tarde. Cobertura morta: Para conservar a umidade e manter a temperatura do SOLO é aconselhável fazer uma cobertura com palha ou outro material vegetal. veja como fazer esses defensivos naturais no manual PRAGAS E DOENÇAS.CANTEIRO DE ERVAS Regas e tratos: Logo após o plantio faça uma rega generosa. . Observe atentamente as plantas para identificar o ataque de insetos e doenças.