P. 1
higiene

higiene

|Views: 279|Likes:
Published by zeliasampaio

More info:

Published by: zeliasampaio on Apr 28, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPT, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/11/2014

pdf

text

original

HIGIENE

2\3 de Valbom Área de projecto Higiene Prof.:4 6º:B Inês Teixeira nº.: Edison Portugal e Helena Castro Autores: Catarina Sousa nº.:17 6º:B .:8 6º:B João Bernardo nº.:9 6º:B Rui Cardoso nº.Escola E.B.:22 6º:B Pedro Miguel nº.

Índice 1.Introdução 2.Higiene corporal Higiene pessoal Higiene alimentar 3. Bibliografia . Conclusão 4.

Introdução Escolhemos este tema. porque nos motivou muito. e achámos que podíamos aprender ainda mais. Pensamos que com este trabalho vamos conseguir alertar algumas pessoas. . É um tema pouco falado na humanidade.

e.Higiene corporal A lavagem corporal tem como finalidade limpar a pele. cabelos. eliminando poeiras.c« Nunca te esqueças de lavar os dentes depois das refeições. micróbios e maus odores. podes vir a ter problemas com os dentes! AVISO: Com os dentes não se deve brincar! . Deves tomar banho no máximo de 2 em 2 dias. boca e dentes. as axilas. unhas. secreções. pois um dia mais tarde.t. e no intervalo desses dias deves lavar os pés.

As unhas das mãos e dos pés adoram andar limpas e bem cortadas. escova em baixo e de lado também. Não te esqueças de usar o fio dental em todos os dentes. também o cabelo tem que ser lavado regularmente. para que os restos de comida não os estraguem. Não te esqueças de o pentear muito bem todos os dias. Assim eles ficam mesmo muito limpinhos! Deves ir ao dentista pelo menos 2 vezes por ano. Mantê-la muito limpa faz com que tenha muita saúde e respire bem. vais ter muita saúde. Escova em cima. Outra coisa muito importante é o banho! Temos que tratar muito bem a nossa pele.Higiene corporal Escovar os dentes é outra coisa que temos de fazer muito bem. Tal como a pele. . Esta tarefa tem que ser feita com a ajuda de um adulto. mesmo que os teus dentes não estejam doentes. Dentes estragados podem causar problemas de saúde. Cuidado com a tesoura!! Se tiveres cuidado com o teu corpo e o mantiveres sempre limpo. Ele não gosta nada de estar cheio de pó e despenteado. Ele vai ensinar-te a tomar bem conta deles.

uma alimentação saudável. a prática de exercício físico. uma postura correcta e o cumprimento de períodos de descanso e de sono. .Higiene pessoal A higiene pessoal deve incluir a limpeza do corpo. o uso de vestuário e calçado adequados.

mãos. evitam que se deteriorem. . embalagens. insectos. roedores. superfícies e utensílios) que podem ter micróbios causadores de doenças. enquanto que as temperaturas adequadas à sua conservação. poeira. transporte e consumo. Os alimentos são produtos especialmente importantes para a saúde. podem por vezes. solo. As condições adequadas de higiene garantem que eles não entrarão quando armazenados. salubridade e conservação. A prevenção da contaminação ou deterioração dos alimentos só é possível se eles forem controlados. estar contaminados ou em estado de putrefacção. desde a sua produção até sua comercialização. fezes. e provocar danos à saúde de seres humanos e animais.Higiene alimentar A higiene alimentar corresponde ao conjunto de medidas adequadas destinadas a assegurar a composição própria dos alimentos. em contacto com elementos (tais como. no entanto. a sua inocuidade.

As toxi-infecções de origem alimentar causam intenso mal-estar. Qualquer falta de higiene e de maneira particular as contaminações a partir de um alimento cru isolado ou pessoas portadoras de germes que preparam alimentos. diarreia e febre. Com a expansão da alimentação colectiva. confecção. cor. os alimentos são preparados em quantidades muito maiores. assumir proporções mais perigosas levando mesmo. porque há alteração de cheiro. com várias horas de antecedência e empregando em muitos casos técnicas culinárias rápidas. é o elemento base na prevenção destas doenças e das suas consequências. tonturas.Higiene alimentar É possível observar quando os alimentos estão deteriorados ou sujos. prostração. à morte. A sensibilização contínua das pessoas que lidam directamente com a preparação. das condições em que são mantidos no intervalo que vai da produção ao momento do consumo. idosos e pessoas já com outras doenças. distribuição e empastamento de refeições para um número elevado de pessoas e em particular para crianças. A higiene dos alimentos depende da forma como são tratados e conservados e. podendo em crianças pequenas. no entanto. consistência ou presença de elementos estranhos. sabor. estenderse-ão com facilidade a massas importantes do alimento preparado e poderão atingir muitos dos indivíduos que o consumam. vómitos. ainda. cólicas abdominais. é também possível que contenham microrganismos causadores de doenças permanecendo aparentemente inalterados. em casos extremos. enjoos. .

manuseamento e confecção dos nossos alimentos. para os problemas que têm a ver com a higiene em geral.Conclusão Este trabalho é uma das muitas formas de alertar as pessoas. . Concluímos com este trabalho. que há regras de higiene que devemos conhecer e aplicar quer a nível da nossa saúde pessoal quer na escolha.

Bibliografia As informações contidas neste trabalho. foram retiradas de: ‡ Livros: Bio vida 6ºano Lucinda.google.Porto Editora Ciências da Natureza 6ºano João Azevedo. Paula Santana e Carlos Teixeira ² Texto Editores ‡ Internet: http://www. Maria dos Anjos Viana e Emídio Isaías .com .

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->