Pesquisa Quantitativa

A pesquisa quantitativa é um método de pesquisa social que utiliza técnicas estatísticas. Normalmente implica a construção de inquéritos por questionário. Normalmente são contactadas muitas pessoas. Os profissionais de marketing normalmente informação assim obtida para desenhar estratégias e planos de marketing. usam a

1. Definição do problema - Quais os vários aspectos do problema ? Que informação é

necessária?
2. Conceitualização e operacionalização - Como exatamente é que definimos os

conceitos envolvidos? Como é que os traduzimos em variáveis observáveis e passíveis de serem medidas? 3. Especificação da hipótese - Que tese(s) é que queremos testar? 4. Especificação técnica - Que metodologia usar? Por exemplo, inquérito estatístico 5. Especificação das perguntas - Que perguntas fazer? Por que ordem? 6. Especificação da escala - Como cotar as preferências? 7. Especificação da amostra - Qual o total da população? Que tamanho é que a amostra deve ter para essa população? Que métodos de amostra usar? 8. Coleta dos dados - correio, telefone, internet...
1

O relatório tem normalmente os seguintes pontos: a) Sumário executivo.o que é que os resultados significam? Que conclusões podem ser tiradas? Como é que estes achados se relacionam com pesquisa semelhante? 12.9. controles de consistência. substituições.exemplos: atribuição de números. transformações de escala. deleções. 2 .Empregar várias técnicas descritivas e de inferência nos dados. Escrever o relatório de pesquisa . b) Objetivos. d) Principais resultados. Fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população.Fazer ajustamentos aos dados por forma a tornálos compatíveis com as técnicas estatísticas e os objetivos da pesquisa . ponderar. 11. c) Metodologia. Análise estatística . estandardização de escala 10. Interpretar e integrar os resultados . e) Gráficos detalhados e diagramas. Testar os resultados para a significância estatística. Codificação e re-especificação.

⇒ As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados. Elas testam. 3 . São utilizadas quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa. Permitem que se realizem projeções para a população representada. Elas fazem emergir aspectos subjetivos. O número de entrevistados geralmente é pequeno. item: Amostra Qualitativa Não há preocupação em projetar resultados para a população. ⇒ As pesquisas qualitativas têm caráter exploratório: estimulam os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema. que serão projetados para a população representada. atingem motivações não explícitas. de forma precisa. ou mesmo não conscientes. as hipóteses levantadas para a pesquisa e fornecem índices que podem ser comparados com outros. deve-se escolher entre realizar uma pesquisa qualitativa ou uma quantitativa. objeto ou conceito. pois utilizam instrumentos padronizados (questionários). Quantitativa Exige um número maior de entrevistados para garantir maior precisão nos resultados.Diferenças entre pesquisa qualitativa e quantitativa ⇒ Uma vez definido o tema da pesquisa. de forma espontânea. Uma não substitui a outra: elas se complementam.

Item: Relatório Qualitativa As informações colhidas na abordagem qualitativa são analisadas de acordo com o roteiro aplicado e registradas em relatório. por localização geográfica etc. destacando opiniões. Para as discussões em grupo. Este procedimento garante a concentração do respondente. QuantitativaO entrevistador identifica as pessoas a serem entrevistadas por meio de critérios previamente definidos: por sexo. em local reservado. O importante é que sejam aplicadas individualmente e sigam as regras de seleção da amostra. Isto garante a uniformidade de entendimento dos entrevistados. podendo ser realizadas na própria residência do entrevistado ou em pontos de fluxo de pessoas. 4 . comentários e frases mais relevantes que surgiram. As entrevistas não exigem um local previamente preparado. Quantitativa As informações são colhidas por meio de um questionário estruturado com perguntas claras e objetivas. As opiniões dos participantes são gravadas e posteriormente analisadas. Nas entrevistas em profundidade. Item: Entrevista Qualitativa São realizadas por meio de entrevistas em profundidade ou de discussões em grupo.Item: Questionário Qualitativa Normalmente as informações são coletadas por meio de um roteiro. é feito o pré-agendamento do entrevistado e a sua aplicação é individual. as pessoas (em média 8) são convidadas para um bate-papo realizado em salas especiais com circuito de gravação em áudio e vídeo. por idade. por ramo de atividade.

Definição do objetivo da pesquisa. De maneira sucinta. Definição da população e da amostra.php?opm=3&ctd=3 Acesso em : 15/04/2006 5 .br/ne_man_conh.br/pesquisa-quantitativa.org. Coleta de dados (campo). 5.com. Referências Pesquisa Qualitativa. enquanto que em pesquisas quantitativas o importante é quantas vezes é falado. em pesquisas qualitativas o importante é o que se fala sobre um tema. Processamento dos dados (tabulação). 2. http://www.ipm. http://www.pesquisaquantitativa. 7. 4. além das interpretações e conclusões. 3.Apresentação e divulgação dos resultados.htm Acesso em : 15/04/2006 Como fazer pesquisa de opinião na escola. Análise dos resultados. deve mostrar tabelas de percentuais e gráficos. Elaboração dos questionários. 6.Quantitativa O relatório da pesquisa quantitativa. São sete as etapas necessárias para a realização de uma pesquisa quantitativa: • • • • • • • 1.