P. 1
guiao moçambique

guiao moçambique

|Views: 10|Likes:
Published by anacosta93

More info:

Published by: anacosta93 on May 12, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/12/2011

pdf

text

original

GUIÃO DA 7.

º EMISSÃO 14 Maio 2011

1

APRESENTAÇÃO
‡ 1.ºMomento (CAROLINA)

Olá, boa tarde! Sê bem-vindo à penúltima emissão da Rádio a Partir! Um projecto que surge da parceria entre a escola secundária Maria Lamas, o teatro Virgínia e a tua Rádio Local, Torres Novas FM. A viagem ainda não terminou e por isso mesmo hoje rumamos a Moçambique. Sintoniza a tua rádio e desfruta de mais um país Lusófono!

CONTRA CONTO (HUGO)
Era uma vez uma rapariga chamada Fonia que queria ser presidente do Sporting Clube de Maputo. Contratou um sócio chamado Luso que fez uma lista absurda de jogadores. Os jornalistas riram-se e o Luso mandou os sócios terem calma. A Fonia perdeu as eleições e ambos voltaram ao seu país. Sê bem-vindo a Moçambique!

2

INTRODUÇÃO AO PAÍS(VASCO)´
Moçambique é um país na costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Tanzânia. Esta antiga colónia e província ultramarina de Portugal, teve a sua independência a 25 de Junho de 1975. Faz parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). O clima do país é húmido e tropical com estações secas de Junho a Setembro. As temperaturas médias em Maputo variam entre os 13-24 °C em Julho a 22-31 °C em Fevereiro. O clima é tropical, influenciado pelo regime de monções do Índico e pela corrente quente do canal de Moçambique. Moçambique é uma república presidencialista cujo governo é formado pelo partido político com maioria parlamentar. As eleições são realizadas a cada cinco anos. Cerca de 45% do território moçambicano tem potencial para agricultura, porém 80% dela é de subsistência. Há extracção de madeira das florestas nativas. A reconstrução da economia (após o fim da guerra civil em 1992, e das enchentes de 2000) foi dificultada pela existência de minas terrestres não desactivadas.

CANTINHO DO RIBATEJO(MARTA)
Sendo a nossa rubrica o Cantinho do Ribatejo, não poderíamos deixar de falar neste programa sobre um Homem que, apesar de não ter nascido no Ribatejo, se evidenciou nas lides tauromáquicas e se fixou na Vila da Golegã. Falamos de Ricardo Chibanga, um Moçambicano que desde muito novo desenvolveu a sua paixão pelos toiros. Vivia numa pacata aldeia e, sendo de famílias bastante humildes, para conseguir realizar os seus sonhos e triunfar no mundo taurino rumou até Portugal com o objectivo inicial de cumprir serviço militar em 1962. Com a ajuda de Manuel dos Santos, outra grande figura tauromáquica, sediou-se na Golegã. É nesta Vila que inicia a primeira etapa da sua carreira, participa em garraiadas, largadas de toiros e aprende muito sobre o toiro com os mestres e ganadeiros da região. Frequenta a Escola de Toureio de Mestre Patrício Cecílio e começa a conquistar a simpatia do público aficionado com as suas lides pelas praças de toiros portuguesas e espanholas. Este matador de toiros africano surpreendeu meio mundo, não apenas por ser o primeiro africano nesta actividade mas acima de tudo pela sua arte, mestria e pela valentia com que enfrentava o toiro. Actualmente Ricardo Chibanga ainda é acarinhado e recordado por muitos que o consideram uma das maiores e mais simpáticas figuras do toireio português. Ao falar de Chibanga torna-se impossível não salientar a sua arte inigualável, a sua enormíssima paixão pelos toiros e pela vila que o acarinhou e onde vive até aos dias de hoje e ainda o seu carácter humilde e simpático que vai cativando todos aqueles que se vão cruzando com ele.

3

CONTO POR CONTO(ANA)
António Emílio Leite Couto é o nome completo do conhecido autor moçambicano, Mia Couto. Nascido na Cidade da Beira (Moçambique) em 1955, filho de uma família de emigrantes portugueses publicou os primeiros poemas no "Notícias da Beira", com 14 anos. Em 1972, deixou a Beira e partiu para Lourenço Marques para estudar Medicina. A partir de 1974, começou a fazer jornalismo e com a independência de Moçambique, tornou-se director da Agência de Informação de Moçambique (AIM). Dirigiu também a revista semanal "Tempo" e o jornal "Notícias de Maputo". Em 1985 formou-se em Biologia pela Universidade Eduardo Mondlane e foi também durante os anos 80 que publicou os primeiros livros de contos. Estreou-se com um livro de poemas, "Raiz de Orvalho" (1983) e a partir de então, apesar de conciliar as profissões de biólogo e professor, não mais deixou a escrita e tornou-se um dos nomes moçambicanos mais traduzidos. Em 1999 foi vencedor do prémio Vergílio Ferreira. Recebeu ainda, o Prémio Literário Mário António atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian por "O Último Voo do Flamingo" (2000). Na sua expressão absolutamente única escreve e descreve as próprias raízes do mundo através de uma linguagem extremamente rica e muito fértil em. A sua escrita leva-nos a mundos fantásticos, e as suas histórias envolvem o leitor desde o primeiro instante.

(MARTA)
EXCERTO

A PRÓXIMA PARAGEM(SOLANGE)
dos apaixonados da arte africana. Pode visitar o Museu Malangatana, a Casa do Azulejo, o Hoje, convidamo-lo a desfrutar da quietude das praias e do clima tropical de
Moçambique. Venha conhecer dois ³moçambiques´: o sul com Maputo, capital moderna efervescente, e o norte, muito mais selvagem e aventureiro. Moçambique é também as suas ilhas com carácter único, envoltas de mistério. Nestas ilhas vai ter oportunidade de praticar vários desportos aquáticos, pois são muitas e extensas as praias de areia branca e as excelentes zonas de rebentação das ondas. Compareça no aeroporto de Lisboa 120 minutos antes da hora prevista do voo, que terá 2 escalas antes de chegar ao seu destino, uma em Londres e outra em Joanesburgo. Chegando a Maputo estará á suaum transporte que o levará ao local da sua estadia, um Hotel situado no centro de Maputo, em frente à emblemática Sé. Este combina a modernidade e o conforto com o charme africano.

4

Culturalmente Moçambique é um pólo marcante em África a nível da arquitectura, da pintura, da música, da literatura e da poesia, sem esquecer o artesanato que fará as delícias Museu da Moeda e a Catedral Nossa Senhora da Conceição. A sua viagem terá a duração de 7 noites, com hotel em regime de pensão completa e voos incluídos e o preço base é de 1737 euros. Viaje connosco!

CRÍTICA(HUGO)
Agora todos falam do melhor jogador chinês da actualidade do Futre, mas esquecem-se que em tempos veio um tal de Mexer que era o melhor jogador moçambicano, no entanto não trouxe nem charter s, nem comissões nem bom futebol. Foi recambiado para as praias de Portimão para se sentir mais em "casa" ,porém nem esta mudança fez com que o Mexer jogasse alguma coisa de jeito. Não será desta que o estádio de Alvalade se vai encher, nem com moçambicanos, nem com chineses e nem com portugueses, como se tem visto ultimamente. Só apenas com muitos "Futres"...
 

MUSICOFONIA (CAROLINA)
Nascido em Moçambique, Gonzaga Coutinho, pianista, cantor, autor e compositor é considerado como um dos mais conceituados músicos de Moçambique. Com um sólido e longo percurso na música, Gonzaga ganhou ao longo do tempo o respeito da comunidade musical não só do seu país bem como de outros países do Globo. Da sua respeitosa carreira salienta a -se participação no Festival da Canção da RTP, o conhecido álbum ³Índico´ que contou com a participação de Rao Kyao, Olavo Bilac, Dani Silva entre tantos outros. Fez ainda um álbum como tributo português ao maestro Tom Jobim, designado ³saudades do Tom´, onde contou com a colaboração de músicos como Rui Veloso e Sofia Vitória. As parcerias não ficaram por aqui e por isso, no seu último trabalho ³SHANGRILÁ GOA´, partilhou o palco com Sofia Vitória, Rao Kyao E Carlos Guilherme. Um álbum inteiramente dedicado às antigas províncias ultramarinas Portuguesas. Com uma extensa carreira na música, Gonzaga Coutinho ganha assim o seu lançamento a nível nacional e também internacional . Fica agora com uma das músicas do seu último álbum «.

5

ROTA DOS SABORES(MARTA)
Cuscuz de Moçambique
O cantinho da Gastronomia da Rádio a Partir volta com uma nova receita, Cuscuz de Moçambique. Aqui ficam os ingredientes desta delicia lusófona.

1 chávena de açúcar ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ 1 chávena de leite 2 chávenas de farinha de trigo 2 chávenas de farinha de milho 1 colher de sopa de manteiga 1 colher de sopa de canela 1 colher de sopa de fermento 2 ovos

Quanto à confecção, é bastante simples: Começa por bater os ovos com o açúcar e depois junta a manteiga. Bate até ficar cremoso. Depois junta as farinhas (de trigo e de milho), o fermento, a canela e o leite. Depois de tudo preparado, verte a mistura numa forma untada com muita manteiga e leva ao forno a cozer. Para os mais distraidos, vamos repetir os ingredientes: 1 chávena de açúcar ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ 1 chávena de leite 2 chávenas de farinha de trigo 2 chávenas de farinha de milho 1 colher de sopa de manteiga 1 colher de sopa de canela 1 colher de sopa de fermento 2 ovos

DELICIA-TE

6

CONCLUSÃO DO PROGRAMA(CAROLINA)
E chegamos ao fim de mais uma emissão da Rádio a Partir! Agora já sabes o que tens a fazer, vai até ao nosso grupo no facebook e deixa o teu comentário. Nesta emissãoEstamos na recta final deste projecto, por isso não percas o nosso último programa, no próximo dia X, inteiramente dedicado a Portugal. A tua presença conta, e nós contamos com ela. SINTONIZATE!

CARTAZ CULTURAL (BEATRIZ)
y

³Coitado do Rei e TheSunshine King´ é um espectáculo de dança, inspirado no conto ³O Rei vai nu´, que vai desde a música clássica até à ³beat´ urbana. A energia da Escola de Dança Helena Azevedo irá contagiar as crianças, dia 4 de Junho às 16h00, e os adultos às 21h30, no Teatro Virgínia.

y

³Crime, Abismo Azul, Remorso Físico´, curta metragem de Edgar Pêra, que retrata a vida e a obra do irreverente pintor Amadeo de Souza-Cardozo, em exibição, dia 18 de Maio, no Teatro Virgínia.

FECHO PRIMEIRA HORA(CAROLINA)
Fazemos agora uma curta pausa, não saias daí. Até já!

ABERTURA SEGUNDA HORA(CAROLINA)
Estamos de volta! Fica desse lado porque há muito mais para descobrir!

7

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->