BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA E INDÚSTRIA FLORESTAL

Introdução
. A espécie humana é totalmente dependente da agricultura. A população expande levando a agricultura a otimizar sua eficiência; . Definir quais áreas da agricultura e da indústria florestal em que a Biotecnologia é ou irá ser aplicada é praticamente impossível; . A engenharia genética vem criando uma nova revolução na agricultura;

Biotecnologia de Plantas
. Os vegetais são direta ou indiretamente a principal fonte de alimentos para os seres humanos; . Desde os primórdios, temos utilizados diferentes técnicas visando a melhoria da qualidade e produtividade dos vegetais;

Cultura de Tecido

Vantagens
. Eliminação de vírus e outros patógenos; . Armazenamento do germoplasma em uma forma diferente da utilização de sementes; . Recuperação (salvamento) de embriões; . Produção de haploides por cultura de anteras e ovários (variantes gametoclonais), utilizado em cereais.

Agrobacterium tumefaciens

Eletroporação

Utilização
. Aumento de resistência específica a herbicidas; . Aumento de resistência a insetos; . Aumento de características pós-colheita.

Controle Biológico de Pragas

Fixação Biologica de Nitrogênio e Solubilização de Fosfato
. Fungos Micorrízicos

Bactérias

Micro-organismos Endofíticos

. Outras aplicações: . Animais geneticamente modificados (trangênicos); . Aumento na produção de óleos vegetais; . Kits de diagnóstico de doenças animais e vegetais; . Produção de hormônios e vacinas.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful