GEOGRAFIA QUESTÃO 49 Sobre as coordenadas geográficas, afirma -se, corretamente, que o a) paralelo de 66º 33´ N é designado Trópico de Câncer.

b) meridiano Linha Internacional de Data limita o fuso de 180º, a oeste. c) meridiano de 0º se alinha no centro do fuso Greenwich Mean Time. d) paralelo de 0º, semicircular, divide o globo em dois hemisférios leste e oeste. QUESTÃO 49 Sobre os fusos horários no Brasil, afirma -se: I- O território nacional adota três fusos horários por motivo de praticidade. II- A hora oficial do país se iguala ao do primeiro fuso, durante o horário de verão. III- O estado do Pará compartilha o mesmo fuso que o horário oficial de Brasília. IV- As cidades mineiras estão três horas adiantadas em relação às do Acre. Estão corretas apenas as afirmativas a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e IV. A questão (49) refere-se ao seguinte mapa.

Sobre a localização de diversos pontos da superfície terrestre, representados no mapa, é correto afirmar que a) o ponto D se localiza na região equatorial e possui 4 horas atrasadas em relação a Londres. b) os pontos B e C estão no hemisfério oriental e apresentam horas atrasadas em relação ao Brasil. c) o ponto A se situa em território americano e se localiza a 40° de latitude norte e a 100° de longitude leste. d) os pontos A e C se situam no hemisfério Norte e apresentam a mesma distância longitudinal de Greenwich.