PROJETO DE FOTOGRAFIA DOCUMENTAL

- Uma Organização chamada escola -

Universidade do Vale do Itajaí Centro de Ciências Sociais Aplicadas Comunicação, Turismo e Lazer Disciplina de Fotografia Documental Curso Superior de Tecnologia em Fotografia - 3º período 2010/2

Prof. Me. Marcelo Juchem.

Acadêmicos: Eduardo Cavalcanti e Tássya Karasiak.

Tema: Organizando a educação

já que o estudo de fatos ou fenômenos isolados torna-se pouco significativo. ² foi um filósofo e economista de origem austríaca. integra o corpo docente do Programa de Mestrado e de Doutorado em Educação da Universidade de Sorocaba. exército. Para Pedro Göergen¹. ¹ Doutor em Filosofia pela Universidade de Munique. que na da década de 50 foi criada de duas outras teorias. podemos construir um entendimento por completo do assunto estudado. A sociedade deixa de ser formada por indivíduos e passa a ser formada. escolas. na área da educação. O conceito de sociedade organizacional está atribuído à Teoria Estruturalista. por Organizações. ond permanece e como pesquisador convidado.Contextualização: Para a compreensão deste trabalho é preciso definir o conceito de Teoria e Organização. ocupou vários postos de direção e de assessoria na UNICAMP. então. . e desempenha diversos papéis. e é membro da Comissão de Avaliação da CAPES. Baseado nos conceitos de Göergen. mas abre um novo leque de opções: hospitais. no seu retorno à prática. Organizações que passaram a ser objeto de estudo por parte dos estruturalistas³. Clássicas e das Relações. O estruturalismo. que dentro do conceito em que estamos trabalhando pode ser vista como a base da sociedade organizacional. que já relacionavam o homem com a Organização. define Organização como um grupo de humanos. considerado o pai da administração moderna. passa a preocupar-se não apenas com as organizações industriais. à medida que Organização é um grupo de indivíduos que através de características especificas buscam um objetivo. esclarecê-la e aperfeiçoá-la . que é o ato de exercer direitos e cumprir com deveres diante da sociedade. já que cada cidadão pertence a vários grupos e Organizações. considerado como o pai da administração moderna. Cada indivíduo tem uma um papel fundamental dentro da sociedade. Deste ponto de vista se constrói a importância da cidadania. Teoria é um conjunto de conhecimentos não idênticos nem totalmente distintos da prática. Desta forma. entre outras. Alemanha. ordens religiosas. Logo o estudo deste conjunto de conhecimento nos dá a idéia e reflexão deste determinado assunto. 59. clubes. sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenómeno dos efeitos da Globalização na economia em geral e em particular nas organizações ³ trecho retirado do livro teoria geral da administração pag. ocupa muitas posições e suporta grande número de normas e regras diferentes. compostos por especialistas que trabalham em conjunto em uma atividade comum . Peter Drucker². SP. Entre estes direitos está a educação. entendemos que Teoria é a compreensão de fatos isolados (podendo ser semelhantes entre si) que constroem uma idéia ou um raciocínio. universidades. porém. prisões.já que é através dela que será possível capacitar os indivíduos para as demais Organizações. mas provenientes desta através de uma análise crítica que tem por finalidade.

Objetivos específicos: y y y y 1 imagem de cada profissional que compõem a instituição. Através disto demonstrar o funcionamento atual desse modelo de organização social. Como se da a construção desta Organização e o estado em que ela se encontra. . Justificativa: Entendendo que a sociedade é composta por organizações e que dentre elas a educação/escola pode ser considerada uma das mais significativas. August Sander¹. Mostrando a necessidade da relação humana na elaboração dos conhecimentos das novas gerações. pretendemos por em discussão a importância dos indivíduos que vivenciam o processo de ensinar e aprender na construção da mesma. da rede municipal de ensino da cidade de Florianópolis. que retratou a sociedade alemã na década de 30. y Expor as imagem no âmbito interno da UNIVALI. teremos a linguagem do fotografo alemão. Como base de referência.Objetivo Geral: Iniciar um ensaio documental que retrate a escola e os indivíduos que a compõem. como uma organização social e evidenciar a condição pedagógica e estrutural em que se encontra a escola Governador Celso Ramos. Mostrar a função de cada indivíduo.

org/collection/browse_results. Por Idalberto Chiavenato.moma.Referências: Teoria Estruturalista Livro Introdução a Teoria Geral da Administração.d.com. fotógrafo alemão. http://www.monteirolobato.com/2ww8wah *¹ August Sander. pensando e fazendo 4ª edição Por Geraldo Caravantes. Referencia do site do MoMA .br/arquivos_profato/IA_Aula_5. Ph.php?criteria=O%3AAD%3AE%3A5145 .Museum of Modern Art http://www. http://tinyurl.pdf Teoria Geral da Administração.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful