AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOGADOURO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS

Disciplina: Biologia e Geologia (Nível ) 10º Ano Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia
PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

Ano lectivo 2008/2009 BIOLOGIA: Módulo inicial

Módulo inicial ± DIVERSIDADE NA BIOSFERA
O que acontece às dinâmicas que existem num ecossistema quando este é sujeito a alterações?

RELAÇÃO ENTRE OS CO NTEÚDOS CONCEPTUAIS E A SITUAÇÃO-PROBLEMA
1. Biosfera A análise de ecossistemas permitirá constatar a variedade dos organismos que os caracterizam, facilitando a inferência da sua organização indispensável à conservação. 2. Célula A observação em laboratório de seres uni e multicelulares, recolhidos no campo, possibilitará a compreensão da célula como unidade estrutural e funcional dos seres vivos e facilitará a abordagem relativa aos seus constituintes básicos. Número de Blocos previstos
4

Conteúdos Conceptuais
1. A Biosfera 1.1. Diversidade 1.2. Organização 1.3. Extinção Conservação

Competências Procedimentais/ Recursos 
Realizar estudos em ambientes naturais. Participar nos processos de planificação das actividades a realizar antes, durante e após as saídas de campo. Fazer recolhas criteriosas e perspectivar a sua relevância no trabalho laboratorial. Identificar seres vivos a partir de dados obtidos com a ajuda de instrumentos de laboratório e/ou pesquisa bibliográfica. Compreender a existência de diferentes modos de interacção entre seres vivos de um ecossistema. Prever a evolução de um determinado ecossistema se sujeito a alterações. Observar células ao microscópio óptico composto (MOC). Interpretar imagens e esquemas de células ao MOC.

Competências Atitudinais 
Reconhecimento e valorização das funções dos diferentes constituintes do ecossistema e sua contribuição para o equilíbrio do mesmo. Valorização do registo sistemático de dados durante os trabalhos de campo. Preocupação de evitar que as actividades de campo afectem o ambiente em estudo. Identificação de actividades humanas responsáveis pela contaminação e degradação do ecossistema.  Reconhecimento da célula como unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos.

Competências Conceptuais (Recordar / Enfatizar) 
O conceito de Biosfera. A diversidade biológica num ecossistema.  Os níveis de organização biológica, de modo a permitir reconhecer que o mundo vivo se apresenta hierarquicamente estruturado. A importância da conservação das espécies e as causas de extinção.

Evitar
A exploração exaustiva dos conceitos listados.

Conceitos/Palavras Chave
Biosfera Ecossistema Comunidade População Espécie Organismo Sistema de órgãos Órgão /Tecido Seres unicelulares / multicelulares Diversidade Extinção Conservação

e

2. A célula 2.1 Unidade estrutural e funcional 2.2 Constituintes básicos 

A noção de célula: membrana celular, citoplasma e núcleo. A unidade biológica não se limita a características estruturais.

O estudo exaustivo e pormenorizado do MOC.

Célula Membrana celular Citoplasma Núcleo

5

Professores: Cristina Conde, Maria Helena Mendo e Marlene Saraiva

espírito crítico.Jornais. através do protocolo apresentado . cooperação.Livros. A importância biológica da água como constituinte fundamental de qualquer ser vivo. Testes de avaliação (diagnóstica. sumativa e formativa). P. . . Apresentação de trabalhos: Observação directa de exposição oral. . manuseamento do material. enzimáticas. responsabilidade. O.AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOGADOURO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS Disciplina: Biologia e Geologia (Nível ) 10º Ano Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologia PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Conteúdos Conceptuais Competências Procedimentais/ Recursos Compreender que a unidade biológica se revela a nível molecular.Acetatos.. H. comunicação com rigor e clareza do trabalho efectuado. . Maria Helena Mendo e Marlene Saraiva .. revela-se também a nível molecular. através da participação na aula . rigor no discurso e flexibilidade face a novas ideias.Recursos multimédia. Ano lectivo 2008/2009 BIOLOGIA: Módulo inicial Conceitos/Palavras Chave Meio interno Meio externo Água Sais minerais Monómeros /polímeros Macromoléculas Proteínas Hidratos de Carbono Lípidos Ácidos nucleicos Número de Blocos previstos Competências Atitudinais Competências Conceptuais e funcionais. esclarecimento de dúvidas. . Os seres vivos são constituídos por macromoléculas formadas por um número reduzido de elementos químicos (C. responsabilidade. capacidade de liderança. ‡ Utilização de materiais recorrendo: . espírito crítico. Trabalhos escritos Apreciação da autonomia. energéticas. Avaliação (comum a todas as unidades) Participação na aula: Observação directa de envolvimento em debates. Apreciação do trabalho experimental desenvolvido: Observação directa do interesse.Materiais de Laboratório. .. armazenamento e transferência de informação) Evitar A análise pormenorizada dos constituintes celulares.) As funções principais das macromoléculas (estruturais. responsabilidade : Observação directa do interesse. Professores: Cristina Conde. capacidade de pesquisa.Revistas. em trabalho individual e de grupo. espírito crítico. N. registo de dados com exactidão.Quadro.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful