Conceito

Embora tenha se originado a partir de pesquisas em economia, o empreendedorismo recebeu fortes contribuições da psicologia e da sociologia, o que provocou diferentes definições para o termo e, como consequência, variações em seu conteúdo. ‡ Nível Individual; ‡ Nível Grupal; ‡ Nível Social;

Etapas do empreendedorismo
O processo de empreendedorismo é dividido em etapas.
y

y

Reconhecimento de uma oportunidade ² Ideia, combinação de novos elementos com elementos existentes, oportunidades, fatores econômicos, tecnológicos e sociais. Decidir ir em frente e reunir recursos iniciais ² informações básicas, recursos humanos e financeiros e plano de negócio.

Etapas do empreendedorismo
y

Lançar um novo empreendimento ² escolher formato jurídico, desenvolver o novo produto ou serviço e definir papéis da equipe. Construir o sucesso ² Administrar o novo empreendimento, importância dos recursos humanos, conceber estratégia de negócios, gerenciar conflitos e negociar com terceiros. Colher as recompensas ² estratégia de saída.

y

y

Empreendedor
y

Empreendedor é aquela pessoa que inicia algo novo, que enxerga as oportunidades e as aproveita, que realiza antes, e que tem ideias e as coloca em prática. Essas ideias sempre estão ligadas a inovações, diferenciações ou ´quebrasµ de paradigmas, pois o empreendedor age fora do ´quadradoµ, que em metáfora, é o aglomerado do mercado, por exemplo, Samuel Klein, o qual investiu na venda em prestação, e hoje em dia é um dos maiores varejistas do Brasil. ´Ser um empreendedor é muito mais do que ter vontade de chegar ao topo de uma montanha. É conhecer a montanha e o tamanho do desafio; planejar cada detalhe da subida; saber o que você precisa levar e que ferramentas utilizar; encontrar a melhor trilha, estar comprometido com o resultado; ser persistente; calcular os riscos; preparar-se fisicamente; acreditar na sua própria capacidade e começar a escaladaµ. (Ricardo Bellino)

y

Características de Empreendedor
y y y y y y y y y y y

Iniciativa e inovação; Autoconfiança; Aceitação do risco; Não temer o fracasso; Decisão e responsabilidade; Energia e dinamismo; Auto motivação; Controle ² Informações, recursos; Otimismo; Persistência; Ser o exemplo.

Empreendedores
y y y y y y y

Silvio Santos ² SBT; Bill Gates ² Microsoft; Samuel Klein ² Casas Bahia; Henry Ford ² Ford (Fordismo); Steven Jobs ² Apple; Miguel Krigsner ² o Boticário; Christian Louboutin ² Louboutin (sapatos)

OBRIGADO!!!

Prof. Gabriel Madeira
madeira_gabriel@hotmail.com www.profgabrielmadeira.blogspot.com

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful