You are on page 1of 3

O que é uma Legislatura? LEGISLATURA é um período de 4 anos (art. 44 - CF), correspondente ao tempo de duração do mandato de um deputado.

Um deputado é eleito para uma legislatura, ou seja, o mandato do deputado dura 4 anos. Um senador é eleito para duas legislaturas, isto é, o mandato do senador dura 8 anos. A Câmara dos Deputados se renova a cada 4 anos, integralmente. O Senado se renova a cada 4 anos, só que não integralmente, mas alternadamente em 2/3 e 1/3 de sua composição. Observação: Além de designar o tempo de duração dos trabalhos legislativos coincidentes com um mandato, o termo legislatura é usado para designar o "corpo de parlamentares" em atividade numa Casa Legislativa. Exemplo: A atual Legislatura tem se preocupado muito com o tema segurança pública.

Ano da eleição 1998 2002 2006

Data da posse fevereiro de 1999 fevereiro de 2003 fevereiro de 2007

Renovação 1/3 2/3 1/3

Eleitos 27 senadores 54 senadores foram eleitos 27 novos senadores

Estamos na 53ª Legislatura, que vai de 1º de fevereiro de 2007 até 31 de janeiro de 2011. A 54ª Legislatura irá de 1º de fevereiro de 2011 até 31 de janeiro de 2015. O Decreto Legislativo nº 79, de 1979 , dispõe sobre a designação do número de ordem das legislaturas, tomando por base a que teve início em 1826, com vistas a se manter a continuidade histórica do Parlamento brasileiro.

E o que é uma SESSÃO LEGISLATIVA? A sessão legislativa pode ser ordinária ou extraordinária. A sessão legislativa ordinária corresponde a um ano de trabalhos legislativos. Assim, a sessão legislativa ordinária começa no dia 02 de fevereiro de cada ano e vai até o dia 22 de dezembro, com intervalo entre o dia 18 de julho e 31 de julho. Esses são os dois períodos da sessão legislativa: de 02/02 a 17/07 e de 01/08 a 22/12. Nos intervalos entre esses períodos acontecem os recessos parlamentares. Entretanto, a sessão legislativa não será interrompida no mês de julho até que o Congresso aprove o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO (art. 57, § 2º-CF e art. 35, § 2º, II, do ADCT). As sessões marcadas para as datas acima citadas serão automaticamente transferidas para o primeiro dia útil subsequente, caso esses dias recaiam em sábados, domingos ou feriados (art. 57, § 1º-CF). O Congresso Nacional pode ser convocado a trabalhar extraordinariamente nos períodos destinados ao recesso parlamentar. Esse período é chamado de sessão legislativa extraordinária .

após aprovação do PL de diretrizes orçamentárias a Convocação nos períodos 01/02 destinados ao recesso parlamentar Segundo Intervalo entre as Sessões 01/08 a 23/12 a 01/02 Recesso parlamentar 18/07 Extraordinária 31/07 23/12 a Convocação nos períodos destinados ao recesso parlamentar Quem pode convocar o Congresso? (art. Pausa para reflexão: Então se uma legislatura é um período de quatro anos. de pedido de autorização para decretação de estado de sítio e para tomar o compromisso e dar posse ao Presidente e ao Vice-Presidente da República Em caso de urgência ou interesse público relevante Em caso de urgência ou interesse público relevante Também em caso de urgência ou interesse público relevante Presidente da República Os Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal A maioria dos membros da Câmara e do Senado Na convocação extraordinária. § 6º-CF) Pode convocar o Congresso: Presidente do Senado Quando? Em caso de decretação de estado de defesa ou de intervenção federal. mas nunca podemos afirmar quantas sessões legislativas extraordinárias haverá numa legislatura. podemos com certeza dizer que cada legislatura tem quatro sessões legislativas ordinárias. 57. Durante a sessão legislativa extraordinária. o Congresso passa por uma sessão legislativa extraordinária. sem prazo definido constitucionalmente para funcionar. ou seja. . §§ 7º e 8º -CF). sua duração é definida no ato convocatório ou na Mensagem do Presidente da República. o Congresso somente delibera sobre as matérias para as quais foi convocado e sobre as medidas provisórias em tramitação (art.Quadro-resumo Sessões Legislativas Ordinária Primeiro período 02/02 17/07 Intervalo entre as Sessões período a 18/07 a 31/07 Recesso 22/12 parlamentar. Certo? É isso mesmo. 57.

de 2006. para que o Congresso Nacional seja convocado em caso de vigência de interesse público relevante. .A partir da EC nº 50.57. § 6º. por iniciativa tanto do President da República como e dos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros da Câmara dos Deputados e do Sena Federal. II). é necessário que haja do aprovação da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional (art.