P. 1
Guião S Tomé

Guião S Tomé

|Views: 11|Likes:
Published by anacosta93

More info:

Categories:Topics, Art & Design
Published by: anacosta93 on May 31, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/31/2011

pdf

text

original

GUIÃO DA 4.º EMISSÃO 5 Março 2011(S.

TOMÉ)

APRESENTAÇÃO
‡ 1.ºMomento (CAROLINA) Olá Caros Ouvintes! Bem-vindos a mais uma emissão da Rádio a Partir! Estamos de volta com boa música, sabores, livros, e claro, muito mais. Se queres descobrir o que te reserva o programa então fica desse lado e desfruta da nossa boa companhia!

CONTRA CONTO (HUGO)
Era uma vez, uma pequena sereia que se chamava Fonia. Ela vivia no fundo dos mares, junto de todos os seus amigos peixes. Um dia, quando nadava pela superfície do oceano, olhar para o horizonte e viu um príncipe terrestre, o Luso. Ele estava numa praia paradisíaca e, ao olhar, também para o horizonte, ele viu uma pequena e bonita sereia. Os dois apaixonaram-se perdidamente e foram viver para tão bela ilha. Sê bem-vindo a S. Tomé e Príncipe!

INTRODUÇÃO AO PAÍS (CAROLINA)
A república de São Tomé e Príncipe, independente de Portugal desde 1975, situa-se a sul do Golfo da Guiné em África. Beneficia de um clima tipicamente tropical sofrendo chuvas abundantes e regulares o que lhe proporciona solos férteis. Com cerca de 964 km², é formada por 2 ilhas principais ± São Tomé e Príncipe ± e por um grupo de ilhéus, sendo o relevo dominado por montanhas. Têm como base alimentar o cacau, a banana, o coco, a palma e a árvore-do-pão. A agricultura constitui quase integralmente a base económica, absorvendo 60% da população, produzindo e exportando em maioria cacau e café.

A colonização portuguesa influenciou a população actual, com da deportação de presos, judeus e escravos de várias etnias. Os habitantes são na sua maioria jovens, com um elevado índice de crescimento anual, dispondo aproximadamente de 193.000 habitantes. A política de São Tomé e Príncipe enquadra-se numa república democrática, regido por um sistema multi-partidário.

CONTO POR CONTO (ANA)
Alda do Espírito Santo nasceu em S. Tomé em 1926 nas cresceu em Portugal onde frequentou a faculdade de Lisboa. Sendo uma das mais conhecidas poetizas africanas de Língua Portuguesa, ocupou cargos políticos em S. Tomé e Príncipe, nomeadamente o de Ministra da Educação e da Cultura. Os seus poemas aparecem nas mais variadas antologias poéticas, bem como em jornais e revistas do seu país. Foi ainda presidente da União Nacional da Cultura e Artistas de S.Tomé e Presidente do Forúm da Mulher do seu país. Falece u no dia 15 de Março de 2010.

A PRÓXIMA PARAGEM (BÁRBARA)
Está farto da rotina do dia-a-dia e pretende partir numa fantástica Aventura? Angola é o local ideal para satisfazer este seu desejo. Todas as imagens idílicas que se criam sobre a beleza de África poderão ser encontradas aqui. Terá a oportunidade de observar enormes florestas tropicais, fantásticas quedas de água, montanhas, formações rochosas extraordinárias. Pode ainda deslumbrar-se com os desertos e as praias paradisíacas. Para tornar esta aventura numa lembrança inesquecível vai ter

oportunidade de fazer um safari pelas savanas onde pode observar a vida selvagem, como zebras, hipopótamos, leões e macacos. No primeiro dia de viagem, compareça no aeroporto de Lisboa 120 minutos antes da hora prevista do voo directo para Luanda. Ao chegar, terá ao seu dispor um transfer que o levará ao local da sua estadia, num Resort situado no centro da cidade de Luanda onde poderá desfrutar de um ambiente de tranquilidade, charme e elegância. Terá acesso a restaurante, bar-cafetaria, piscinas exteriores com bar, ginásio, sala de jogos e belíssimos jardins com árvores e plantas tropicais. Aqui poderá ainda fortalecer a sua cultura visitando igrejas como a de Nossa Senhora do Carmo e museus, como por exemplo, o museu da antropologia e o museu nacional da escravatura. A sua viagem terá a duração de 5 noites, com hotel em regime de pensão completa e voos incluídos e o preço base é de 2100 euros. Viaje connosco!

CRÍTICA(HUGO)

MUSICOFONIA (CAROLINA)

Viajamos por terras de S.Tomé e Príncipe e chegamos à música. Considerado com um dos países Lusófono mais ricos culturalmente, S.Tomé e Príncipe transborda energia das suas raízes. Esta pequena grande ilha possui quatro estilos musicais distintos: ússua, Dexa, Puita e Bligá. Todos têm o propósito de conduzir à dança e cada um tem um significado muto específico. Dentro destas vertentes musicais destacam-se músicos como Kalu Mendes, Sebastiana, Camillo Domingos, África Negra, entre tantos outros. Deixo-te agora com boa música de S.Tomé. Desfruta do que de melhor tem este país para te oferecer!

ROTA DOS SABORES (MARTA)
Polvo à S.Tomé

A Rota dos Sabores está de volta e desta vez com uma receita de S.Tomé e Principe, O Polvo à S.Tomé. Começemos com os

ingredientes.

2 cebolas 1 kg de polvo fresco 0,5 dl de vinagre piripiri sal 1 dl de óleo de palma 1 folha de louro 1 tomate maduro

Passemos à confecção Em primeiro lugar sova um pouco o polvo para amolecer. Depois lava-o muito bem para tirar toda a viscosidade. De seguida corta-o aos bocados. Leva um tacho ao lume com o óleo-de-palma, a cebola picada, o tomate sem peles nem sementes também picado, a folha de louro, piripiri pisado e o polvo. Tapa o tacho e deixa cozer em lume brando mexendo de vez em quando. Depois de cozido adiciona o vinagre e deixa ferver mais um pouco com o tacho tapado. Retira o tacho do lume e rectifica os temperos.

Sugestão : Sirva acompanhado com Papas de Farinha de Mandioca.

CONCLUSÃO DO PROGRAMA (CAROLINA)

Nós sabemos que custa mas estamos a chegar ao fim de mais uma emissão. Já sabes, continua a acompanhar o nosso trabalho e deixa o teu feedback no nosso grupo no facebook ou então vai à radioapartir.wikispaces.com. Sintoniza-te!

Fecho 1ª hora: Chegamos ao fim de 1ª hora. Voltamos depois de um breve intervalo. Até já! Inicio da2ª hora: Fizemos uma pausa e agora retomamos a viagem. Descobre mais sobre Angola e cultiva-te!

CARTAZ CULTURAL (SARA)

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->