FICHA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

DOCENTE DOS 1º, 2º E 3º CICLOS E DE ENSINO SECUNDÁRIO
AUTO-AVALIAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Agrupamento de escolas / Escola _______________________ Código ____________ Direcção Regional de Educação ________________________ Nome do Avaliado _________________________________________________________________________________________ Categoria ________________________________________________________________________________________________ Departamento Curricular ____________________________________________________________________________________ Período em avaliação ___________ a ____________ 1 Como avalia o cumprimento do serviço lectivo e dos seus objectivos individuais estabelecidos neste âmbito?

Durante o ano lectivo não dei faltas e assegurei sempre o cumprimento do serviço de substituições lectivas que me foi distribuído. Sempre que me foi entregue o plano de aula pelo colega a substituir, procurei conceber materiais de ensino ajustados aos objectivos a alcançar. Procurei sempre recolher informações sobre as necessidades e as características dos alunos das turmas e fi-lo telefonando para os colegas cujas aulas eu fui substituir. Nº de aulas previstas Nº de aulas ministradas Art. 103º ECD Diferença Percentagem cumprimento do serviço lectivo Mapa de faltas em anexo

2

Como avalia o seu trabalho no âmbito da preparação e organização das actividades lectivas? Identifique sumariamente os recursos e instrumentos utilizados e os respectivos objectivos.

Fiz planos para todas as aulas. Esses planos podem ser consultados no meu dossier pedagógico. Os planos de aulas estão ajustados aos planos de unidade e à planificação anual realizada no âmbito do conselho de departamento. Sempre que necessário, procedi à elaboração de planos de recuperação para os alunos com mais dificuldades. Os meus objectivos de longo prazo foram os seguintes: procurar recuperar o máximo possível de alunos, dedicando mais tempo e mais recursos aos que têm dificuldades; potenciar o desenvolvimento máximo das aprendizagens a todos os alunos; envolver os alunos mais adiantados no apoio aos que revelam mais dificuldades. Nesse sentido, fiz uso preferencial do ensino cooperativo. Os recursos que eu utilizei foram preferencialmente: tecnologias da informação e comunicação (recurso à Internet, plataforma Moodle e blog da turma), fichas de trabalho individualizadas e apoio tutorial. Como avalia a concretização das actividades lectivas e o cumprimento dos objectivos de aprendizagem dos seus alunos? Identifique as principais dificuldades e as estratégias que usou para as superar.

3

Principais dificuldades: tive alguns alunos a quem faltava o devido apoio familiar e que, portanto, não tinham asseguradas as condições mínimas para o estudo. Outros alunos, pelo motivo de faltarem muito, tiveram mais dificuldade em beneficiarem do apoio tutorial. Outros ainda não possuíam um nível mínimo de pré-requisitos para acompanharem as tarefas requeridas pelo processo de ensino e aprendizagem. As estratégias que utilizei foram: fichas de trabalho individualizadas; distribuição de exercícios com as respostas com o objectivo de envolver os alunos na auto-aprendizagem; criação de uma secção na Plataforma Moodle sobre “Tirar Dúvidas”. 4 Como avalia a relação pedagógica que estabeleceu com os seus alunos e o conhecimento que tem de cada um deles? A minha relação pedagógica com os alunos é muito boa. Conheço-os pelo nome, converso com eles dentro e fora da sala de aula, mostro disponibilidade para os ajudar a resolver problemas e procuro envolvê-los em projectos. No âmbito das regras de disciplina, procuro dar a conhecer as regras, no início do ano lectivo, e reforço com frequência a necessidade de as respeitar. Utilizo uma abordagem pró-activa e preventiva para evitar que surjam problemas disciplinares.

5 Como avalia o apoio que prestou à aprendizagem dos seus alunos? Considero que cumpri os meus deveres profissionais e realizei todas as tarefas que me foram distribuídas tanto pelo conselho de departamento como pelos conselhos de turma. Durante as horas da componente não lectiva, sempre me disponibilizei não só para fazer substituições de aulas, mas também para dar apoio aos alunos tanto ao nível do projecto “Tira Dúvidas” como no apoio informal a pequenos grupos com dificuldades.

6

Como avalia o trabalho que realizou no âmbito da avaliação das aprendizagens dos alunos? Identifique sumariamente os instrumentos que utilizou para essa avaliação e os respectivos objectivos.

Fiz avaliação diagnóstica, formativa e sumativa em todas as turmas. Participei ainda na aplicação e correcção dos testes intermédios e nas provas de aferição. Os meus objectivos foram os de procurar recuperar todos os alunos, evitando que ficassem para trás ou desistissem.

7

Identifique a evolução dos resultados dos seus alunos. Avalie o seu contributo para a sua melhoria e o cumprimento dos objectivos individuais estabelecidos neste âmbito.

Considere: 1.Progresso dos resultados escolares dos seus alunos no ano/disciplina relativamente aos resultados atingidos no ano lectivo anterior; 2. Progresso das aprendizagens dos alunos relativamente à avaliação diagnóstica realizada no inicio do ano; 3. Evolução dos resultados escolares dos seus alunos relativamente à evolução média: a) dos resultados dos alunos daquele ano de escolaridade ou daquela disciplina naquele agrupamento de escolas ou escola não agrupada; b) dos mesmos alunos no conjunto das outras disciplinas da turma no caso de alunos de 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. 3. Classificações nas provas de avaliação externa e respectiva diferença relativamente às classificações internas. 4. Outros que entenda necessário.

Como avalia a sua participação e o seu contributo para a definição e concretização de estratégias para a prevenção e redução do 8 abandono escolar e o cumprimento dos seus objectivos individuais estabelecidos neste âmbito? Na sua apreciação identifique sumariamente as acções e iniciativas que desenvolveu. Realizei todas as tarefas que me foram distribuídas pelo conselho de departamento e pelos conselhos de turma. Em alguns casos mais difíceis, entrei em contacto com os pais dos alunos para lhes dar conselhos sobre como devem apoiar os filhos em casa. No âmbito da minha componente não lectiva e na área de estudo acompanhado, estabeleci conversas regulares com os alunos sobre estilos de vida saudáveis, hábitos de trabalho, rotinas favoráveis ao desempenho e técnicas de estudo.

Como avalia o seu contributo para a vida da escola e em particular a sua participação nos projectos e actividades previstos ao 9 nível da escola/agrupamento e da turma (designadamente, no 1º ciclo, na supervisão das actividades de enriquecimento curricular) ? Identifique as actividades de que dinamizou e/ou em que participou. Dinamizei o projecto “Tira Dúvidas” Criei blogs de turma Dinamizei um espaço na Plataforma Moodle para a divulgação de exercícios resolvidos Participei no Projecto “Estilos de Vida Saudável” Participei no Projecto “Proteger a natureza”

1

Como avalia a sua participação nas estruturas de orientação educativa e nos órgãos de gestão e o contributo que deu para o seu

funcionamento? 0 Participei em todas as reuniões dos conselhos de turma e dos conselhos de departamento e realizei todas as tarefas que me foram atribuídas. Em alguns casos, elaborei as actas. E ajudei a conceber as ordens de trabalhos.

1

Como avalia o estado de actualização dos seus conhecimentos científicos e pedagógicos e a sua capacidade de utilização das

Tecnologias de Informação e Comunicação? 1 Tenho um bom conhecimento das TIC. A prova disso é que colaboro activamente na gestão e edição da Plataforma Moodle, participo na edição de vários blogs de turma e colaboro com os alunos em frequentes pesquisas na Internet.

1

Refira as acções de formação contínua realizadas e a classificação nelas obtida e avalie o contributo de cada uma delas para o

seu desempenho profissional. 2 Fiz 3 acções de formação creditadas, tendo obtido as classificações de: A utilização das TIC na escrita criativa: 8 valores, na escala de 0 a 10 Estratégias e tarefas para a Área de Projecto: 7 valores, na escala de 0 a 10 Formação Cívica: modelos e práticas: 10 valores, na escala de 0 a 10 Obtive 3 créditos

1

Identifique sumariamente as suas necessidades de formação e desenvolvimento profissional.

3 Gostaria de realizar mais acções de formação sobre formação cívica e sobre educação para a saúde e educação ambiental. Uma vez que lecciono áreas curriculares não disciplinares e Ciências, julgo que me faz falta aprofundar conhecimentos na área da educação para a saúde e na área da educação ambiental.

1

Como avalia a relação que estabeleceu com a comunidade e o cumprimento dos seus objectivos individuais definidos neste

âmbito? 4 Realizei todas as tarefas que me foram distribuídas pelo CP e pelo conselho de departamento e conselhos de turma. No âmbito do projecto “Proteger a Natureza”, estabeleci contactos com o presidente da Junta de Freguesia e com o Vereador do Ambiente. Essa minha participação incluiu o envio de cartas e e-mails e uma reunião de trabalho.

O avaliado _______________________________________________, em ____/ ____/ ____ Recebi. O avaliador ________________________________________, em ____/ ____/ ____

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful