You are on page 1of 2

Análise do Plano de Negócios (Pesquisa sobre a aplicação prática de Empreendedorismo

)

Marco Antonio Penteado Ammirabile ± Mat. 102.105-2 ± Sistemas para Internet ± 2º Ciclo.

‡1. Resumo Executivo:
É um resumo do PLANO DE NEGÓCIO que terá que constar no mínimo: 1. Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; 2. Dados do empreendimento; 3. Missão da empresa; 4. Setores de atividades; 5. Forma jurídica; 6. Enquadramento tributário; 7. Capital social; 8. Fonte de recursos .

‡2. Plano de Marketing
É toda ação que tem como objetivo apresentar, informar, convencer ou lembrar os clientes de comprar os seus produtos ou serviços e não os dos concorrentes. relacionadas algumas estratégias como por exemplo: 1. propaganda em rádio, jornais e revistas; 2. internet; 3. amostras grátis; 4. mala direta, folhetos e cartões de visita; 5. catálogos; 6. carro de som e faixas; 7. brindes e sorteios; 8. descontos (de acordo com os volumes comprados); 9. participação em feiras e eventos.

‡3. Plano de Produção
Serve para desenvolver os principais itens que serão fabricados, vendidos ou os serviços que serão prestados. Especificar sobre linhas de produtos, com tamanho, modelo, cor, sabores, embalagem, apresentação, rótulo, marca, foto se preciso. As fotos servem como documentação de apoio ao final plano de negócio. Para empresas de serviço, detalhar qual serviço será prestado, e suas car acterísticas e todas as garantias oferecidas. Verificar abaixo os requisitos que são utilizados no plano. 1. Processo de Produção ± Explica as etapas de produção e como é produzido. 2. Capital Fixo ± Bens que a empresa é obrigada a adquirir para trabalhar. 3. Vida útil do Capital Fixo ± Tempo para substituição dos bens acima. 4. Manutenção e Consertos ± Parte da receita direcionada a manutenção.

‡5. 8. 14. Custo do Projeto 2. 13.105-2 ± Sistemas para Internet ± 2º Ciclo. Ponto de Equilíbrio 9. Capacidade Futura ± Previsão de expansão. Fornecedores de Equipamentos ± Lista de principais fornecedores. 16. origem dos recursos. Localização e Layout da Fábrica ± Local. 11. Logotipo e Fachada 10. 12. Matérias-Primas Necessárias ± Estudo de mercadorias para trabalho. estimativa de ganhos e pagamentos de despesas contraídas para funcionamento. 6. Produtividade da Mão -de-Obra ± Relação entre quantidade x pessoa. Plano de Gerenciamento Deve constar o tipo de empresa. equipamentos de escritório. Cronograma de Pagamento do Empréstimo 8. Plano Financeiro Elaboração do projeto que contemple todo custo de instalação. Demonstrativo de Lucros e Perdas 5. estrutura operacional. experiência em negócios e qualificação do empresário. estipular o prazo máximo de recuperação do valor investido e financiado. Despesas de Overhead na Fábrica ± Produção fraca x mão de obra. Garantia do Empréstimo 4. Custos de Produção ± Inclui todos custos para produção/serviço. 17. 102. Balanço 7. 7. Prazos e Condições para a Compra do Equipamento ± Relacionar fornecedores. Disponibilidade das Matérias -Primas ± Pesquisa sobre embalagens e tempo de fab. Demonstrativo de Fluxo de Caixa 6. Capacidade Planejada ± Quanto pode ser produzido ou atendido . Mão-de-Obra ± Quantas pessoas serão contratadas. operação e viabilidade. Veja abaixo: 1. atividades pré-operacionais. Análise Financeira . despesas administrativas. Custo das Matérias-Primas ± Custo para estoque inicial e mínimo necessário. garantias no caso de financiamentos. Retorno do Investimento 10. despesas pré-operacionais. ‡4. 5. Custo de Mão-de-Obra ± Valor de salários com encargos sociais . con sultoria financeira. 9. 15. Plano de Financiamento e Necessidade de Empréstimo 3.Análise do Plano de Negócios (Pesquisa sobre a aplicação prática de Empreendedorismo) Marco Antonio Penteado Ammirabile ± Mat.