LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO - 20 QUESTÕES

por Aline Marques em Qui 26 Ago 2010 - 7:33

Código de Trânsito Brasileiro (LEI 9.503/97

1 ± Compete a qual Entidade da Federação, por expressa previsão constitucional, a regulamentação do trânsito, privativamente: a) Distrito Federal; b) União; c) Estados; d) Municípios.

2 ± Que espécie de competência estabelece a Constituição para União, Estados, DF e Municípios, no sentido de implantar política de educação para a segurança do trânsito? a) Competência privativa de cada Entidade: b) Competência comum; c) Competência concorrente; d) Competência residual.

3 ± A que tipo de responsabilidade se submete os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito quando causarem dano ao cidadão: a) subjetiva; b) integral; c) objetiva; d) subjetiva com culpa presumida.

4 ± Das alternativas abaixo qual não incide as regras da Lei 9503/97: a) vias internas dos condomínios; b) caminhos; c) via de trânsito rápido; d) praias não abertas ao público.

5 ± São órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, EXCETO: a) CONTRAN; b) CETRAN; c) Polícia Federal; d) Polícia Militar.

6 ± A quem compete à presidência do CONTRAN? a) ao CETRAN; b) ao Ministério do transportes;

c) dirimir conflitos no âmbito da União. d) expedir permissão para dirigir. b) normatizar procedimentos sobre o trânsito.c) ao órgão máximo executivo de trânsito. 12 ± Dos recursos contra as decisões das JARI¶s estaduais: a) são de competência do CETRAN. c) CETRAN. c) é efetivo. d) Integração Social. c) dar suporte técnico ao CONTRAN. 14 ± No tocante ao cargo de presidente do CETRAN pode-se dizer: a) trata-se de cargo em comissão. b) Órgão consultivo municipal. c) à JARI respectiva. EXCETO: a) Saúde. b) estabelecer diretrizes do regulamento das JARI. c) Ministério do Exército. a) criar Câmaras temáticas. indique a que compete à Câmara temática: a) julgar recursos de infrações. d) subsidiar as consultas aos CETRAN¶S. d) ao Ministério do Exército. 7 ± A que ministério está subordinado a Polícia Rodoviária Federal: a) Ministério da Justiça. . b) Ministério da Educação. c) cabe a um colegiado da própria JARI. d) ao DNER. 8 ± O CONTRAN é composto por alguns ministérios. b) é um cargo vitalício. b) Exército. pois necessita de nomeação. 13 ± Da infração imposta pela Polícia Rodoviária Federal cabe recurso: a) ao CONTRAN. 11 ± A quem compete dirimir conflitos de competência no âmbito municipal: a) CONTRAN. 9 ± Das atribuições abaixo não compete ao CONTRAN. d) cabe novo recurso ao DETRAN. d) CIRETRAN. d) Ministério do Transportes. b) não cabem recursos destas decisões. 10 ± Dentre as alternativas abaixo. nomeado e exonerado ³ad nutum´. b) a própria PRF. c) Transporte.

18 ± Condutor é multado em Estado diverso de seu licenciamento. GABARITO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 B B C D C C A D D C C A C A B B D . 16 ± Em caso de deficiência ou de ato de improbidade praticado pelo órgão executivo de trânsito estadual. 15 ± A quem compete. a quem caberá a regulamentação: a) ao CETRAN respectivo. pois o condutor está em estado diverso. d) solicitar ao CONTRAN a intervenção. a quem caberá o recolhimento da penalidade: a) ao Estado de seu licenciamento originário. b) ao órgão máximo executivo de trânsito. comprovado estes por sindicância. caberá ao órgão máximo executivo da União: a) solicitar ajuda ao Estado correspondente. d) ao Estado em que se deu a infração. b) ao DETRAN. 19 ± Considere uma situação nova. pois o lugar da infração é diverso do licenciamento. b) CONTRAN : conselho nacional de trânsito. a expedição da Permissão para dirigir: a) ao DETRAN. d) fiscalizar o nível de emissão de poluentes. 20 ± Das alternativas abaixo qual cabe em comum a todos os órgãos do SNT: a) implementar medida da Política Nacional de trânsito. b) credenciar órgãos para a execução de atividades de trânsito. ocorrida em um Estado da federação. b) ao CONTRAN. c) ao CONTRAN. d) ao DER. d) DER: órgão executivo de trânsito estadual. os dispositivos e os equipamentos de controle viário. b) intervir diretamente no órgão ímprobo. c) não cabe nenhuma ação. c) implantar manter e operar o sistema de sinalização. c) ao DER. d) ao órgão consultivo e normativo da União. originariamente. pois o órgão goza de autonomia.d) trata-se de mera função de confiança. c) não poderá haver aplicação da penalidade. 17 ± A correlação não esta correta na alternativa: a) DENATRAN: órgão máximo executivo de trânsito da União. em matéria de trânsito. c) CETRAN: conselho estadual de trânsito.

18 .A .D 19 .C 20 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful