Iodo

Nosso organismo contém normalmente de 20 a 30mg de iodo, com mais de 75% na glândula tiróide e o restante distribuído por todo o organismo, particularmente na glândula lactente mamária, na mucosa gástrica e no sangue. A única função conhecida do iodo é como parte integrante dos hormônios tireóideos. Sua excreção é primariamente pela urina; as pequenas quantidades nas fezes vêm da bile. Deficiência de iodo: Durante a gestação e crescimento pós natal: Cretinismo - Deficiência metal, displegia espástica, quadriplegia, surdo-mudez, disastria. Bócio simples ou endêmico. Fontes: O iodo é encontrado em quantidades extremamente variáveis nos alimentos e na água de beber. Os frutos do mar, tais como moluscos bivalves, lagostas, ostras, sardinhas e outros peixes de água salgada são ricos em iodo. Recomendações nutricionais diárias de iodo: Idade Lactentes 0 a 6 meses 7 a 17 meses Crianças 1 a 3 anos 4 a 8 anos Homens 9 a 13 anos 14 a 18 anos 19 a 70 anos > 70 anos Mulheres 9 a 13 anos 14 a 18 anos 19 a 70 anos > 70 anos µg/dia 110 130 90 90 120 150 150 150 120 150 150 150 Excesso de iodo: Uma super dose cutânea pode suprimir atividade tiroidiana.

National Academies. Food and Nutrition Board.Gravidez 18 a 50 anos Lactação 18 a 50 anos Fonte: 220 290 Dietary Reference Intakes: Recommended Intakes for Individuals Elements.3 5 4 3.5 Vitaminas e Sais Minerais Fontes consultadas: .6 3. Institute of Medicine. 2004 Teor de iodo em alguns alimentos: Fonte Sal iodado Camarão Algas Ostras Badejo Atum Bacalhau Aipo Agrião Caranguejo Salmão Leite de vaca Arenque Alho Carne bovina Fígado de boi Aveia Arroz Sardinha Assuntos correlatos: • mcg/100g 7400 90 60 38 30 30 20 15 15 13 11 11 10 9 5.

Ed. J. PODE CAUSAR ALERGIA PARA A PELE OU REAÇÃO RESPIRATÓRIA. Sylvia Escott-Stump. Iodo Sinônimos: Cristais de iodo. Guilherme Franco. Basu. Kathleen Maban. OXIDANTE FORTE. PODE SER FATAL SE INGERIDO OU INALADO. Tabela e Composição Química dos Alimentos. CAB International. OLHOS E ÁREA RESPIRATÓRIA. 1999. Ed. 1996. iodo sublimado Fórmula química: I2 1) IDENTIFICAÇÃO DOS DANOS AVISO: VENENO! PERIGO! CORROSIVO.W. CAUSA IRRITAÇÃO SEVERA OU QUEIMADURAS EM TODA ÁREA DE CONTATO.severo Flamabilidade:0-nenhum Reatividade:2.Vitamins in Human Health and Disease. CONTATO COM OUTRO MATERIAL PODE CAUSAR FOGO.K.severo . Índices: Saúde: 3 . T. Roca. Alimentos. 1998. Dickerson. Nutrição e Dietoterapia. AFETA OS SISTEMAS NERVOSOS CARDIOVASCULARES E CENTRAIS.moderado Contato: 3 . Atheneu. L. VAPORES CAUSAM IRRITAÇÃO SEVERA PARA PELE.

Equipamento a ser usado em laboratório: óculos. Efeitos potenciais à saúde: Inalação Corrosivo. Dose letal provável é 2 a 4 g de iodo livre. Contato com os olhos Corrosivo! Vapores estão irritam severamente e podem causar dano aos olhos. capuz. Lágrimas excessivas. conjuntivites. vômito. irritação e dor. tensão no tórax. Contato pode causar queimaduras severas e dano de olho permanente. Vapores podem irritar severamente à pele. pele e roupas. estupor e choque. Contato com o líquido pode causar queimaduras devastadoras. inflamação nasal . Deve conter também instruções de se usar com ventilação adequada. Código de Armazenamento: branco(corrosivo) *Etiqueta deve conter a precaução de se evitar contato com olhos. enxaqueca e edema pulmonar posterior podem ocorrer. garganta dolorida. diarréia e perda de peso.. luvas. avental. diarréia. Agravo das condições pré-existentes . Possa causar queimaduras severas na boca. taquicardia. garganta e estômago. tremor. febre. Causa dor abdominal. Inalação de vapores. Exposição crônica Exposição crônica ao iodo pode causar insônia. podem ser fatais. se concentrados. rinites. Vapores irritam severamente e podem queimar as membranas mucosas e área respiratória. Contato com a pele Corrosivo. bronquite. Ingestão Corrosivo. respiração da poeira. Sensibilização alérgica pode acontecer.

3) MEDIDAS EM CASO DE INCÊNDIO Fogo: Não combustível. Nunca dê algo pela boca para uma pessoa inconsciente. Se não estiver respirando. Procure ajuda médica. problemas de olho. ou doença da tiróide.Pessoas com desordens de pele pré-existentes. pelo menos. pulmões ou rim podem ser mais suscetíveis aos efeitos da substância. . Se respirar com dificuldade. mas tal substância é um oxidante forte e seu calor de reação com agentes redutores ou combustíveis pode causar ignição. Ingestão: Induza o vômito imediatamente de acordo com orientação paramédica. Procure ajuda médica. Procure ajuda médica imediatamente. Manchas de iodo podem ser removidas lavando a pele imediatamente com solução de tiosulfato de sódio 5%. Remova a roupa contaminada e os sapatos. Contato com os olhos: Lave imediatamente com água corrente por. Contato com a pele: Lave imediatamente em água corrente por. 15 minutos. Meio de extinção de fogo: Use qualquer meio satisfatório para extinguir fogo circunvizinho. pelo menos. abrindo e fechando ocasionalmente as pálpebras. dê oxigênio. fazer respiração artificial. Explosão: Contato com substâncias oxidantes e incompatíveis pode causar combustão extremamente violenta. Lave as roupas e os sapatos antes de reutilizá-los. 2) MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS Inalação: Remover o indivíduo exposto ao ar livre. função respiratória prejudicada. 15 minutos.

4) MEDIDAS PARA VAZAMENTO ACIDENTAL Ventilar a área de vazamento. 5) MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Mantenha o material em um container bem fechado. Respiradores pessoais: para as condições de uso em que há exposição a poeira ou vapor. 6) CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO PESSOAL Sistema de Ventilação: um sistema de exaustão local ou geral é recomendado para manter a exposição do usuário(a) a menor possível. prevenindo dispersão dele numa área maior. Proteção dos Olhos: use óculos químico-protetores. observe todos os avisos e precauções com relação ao produto. Mantenha uma fonte para lavar os olhos na área de trabalho. Para emergências e instâncias em que não se sabem os níveis de exposição. Cubra a área de derramamento com um excesso de agente redutor (tiosulfato de sódio. armazenando-o em local fresco. Colecione sobra em recipientes aprovados. use uma respirador inteiriço de pressão positiva. AVISO: respirador com purificação de ar não são efetivos num ambiente deficientes de oxigênio. ou sais férreos em 3M ácido sulfúrico) e então neutralize com cinza refrigerante. Usar equipamento de proteção pessoal apropriado especificado a seguir. 7) ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estabilidade: Estável debaixo de condições ideais de uso e armazenamento. Os containers vazios deste material são tóxicos quando vazios pois retêm resíduos. seco em área ventilada. um respirador de meia face contra poeira e vapor é efetiva. . bisulfato. O sistema local é preferível porque controla a emissão do contaminante em sua origem. Proteção da Pele: use luvas protetoras e roupas limpas que cubram todo o corpo.

esta deve ser colocada em um aparato aprovado e apropriado para eliminação do lixo. Descrição O iodo trata-se de mais um micromineral nutriente importante para o nosso organismo. metais de álcali ou agentes reduzindo fortes. o uso ou contaminação deste produto pode alterar a forma de administrar o lixo. luz e locais pouco ventilados. Presente no mar e no solo na forma de íons (iodeto) e na atmosfera. Polimerização do produto: não ocorrerá. 9) CONSIDERAÇÕES PARA ELIMINAÇÃO: Sempre que não for possível salvar a substância para reutilização ou reciclagem. onde participa da formação dos hormônios tireoidianos (tiroxina e triiodotiroxina). A maior concentração do iodo está na glândula tireóide. Reação pode ser violenta ou explosiva com acetaldeído e acetileno. este elemento encontra-se em pequena concentração em nosso organismo (cerca de 15 a 23 mg de iodo para um adulto). responsáveis por acelerar reações celulares em quase todo o organismo. Condições a se evitar: aquecimento. Incompatibilidade: Incompatível com amônia. Toxicidade ambiental: Nenhuma informação foi encontrada. 8) INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS Destino no ecossistema: Nenhuma informação foi encontrada. metais pulverizados.Produtos de sua decomposição: Podem ser lançados gases tóxicos e vapores se envolvido em fogo. O processamento. atuando assim diretamente sobre a maioria dos .

ou seja um milésimo de um miligrama por dia!) para homens e mulheres saudáveis. Formação de anomalias congênitas. Atualmente. Na reprodução. uma vez que muito do iodo necessário nós adquirimos por meio da ingestão do sal de cozinha (que é iodado). isto é micrograma por dia. há alimentos que possuem agentes capazes de impedir ou dificultar a absorção do iodo. como: pêssego. síntese de proteínas e absorção intestinal de carboidratos. o quadro clínico mais conhecido quando se fala de deficiência de iodo. Defeitos psicomotores. com certeza. Recomenda-se a ingestão de 150 mcg/dia (lembrando. • Já em crianças e adultos pode desencadear: . Risco de cretinismo (um defeito congênito que afeta o desenvolvimento físico e mental do indivíduo). Além disso. Prematuridade. Os principais sintomas ou conseqüências da deficiência são: • Quando no período de gestação. Na atuação de várias enzimas. Na conversão de betacaroteno em vitamina A. mas este não é o único problema que pode aparecer. amêndoas. Conseqüências da Deficiência O bócio é. soja e mandioca. Causas da Deficiência Geralmente as principais causas de deficiência de iodo são uma alimentação deficiente em iodo ou problemas de saúde que podem levar a uma baixa absorção do mesmo. No caso de gestantes. E é por participar da formação desses hormônios que o iodo é importante também: • • • • No bom desenvolvimento do cérebro e dos neurônios. aumenta-se este número para 175 mcg/dia e. no caso de mulheres em fase de lactação pode chegar a 200 mcg/dia.órgãos bem como de suas funções orgânicas. aumenta as chances de: o o o o o Aborto. uma das maiores preocupações da vigilância sanitária quanto ao consumo de iodo trata-se do uso do sal não iodado (geralmente o sal-grosso).

ameixas. Alguns legumes (vagem. cebola. peixes (atum. conforme estudos apontam. nabo. muitas vezes é empregado na alimentação das famílias pobres nas zonas rurais. podemos citar também os seguintes alimentos como fontes de iodo: • • • • Frutos do mar (camarão.). Curiosidades e Recomendações • A tintura de iodo trata-se de uma solução de iodo em álcool que possui propriedades anti-sépticas. agrião. que deveria ser empregado somente para o uso animal. o iodo é muito volátil e. rabanete. a tolerância à ingestão de altas doses de iodo é bastante alta.). Além disso. no momento da secagem da água do mar para a obtenção do sal-grosso o mesmo evapora também. ostras). Algumas frutas (ananás. Conseqüências do Excesso Devido à boa excreção do iodo pelas vias urinárias (lembrando que o iodo não é excretado somente por estas). Ovo cozido. desequilíbrio este geralmente causado pela deficiência de iodo. Hipertireoidismo induzido pelo iodo. Hipotireoidismo. Pacientes submetidos a uma alta dose de iodo apresentaram supressão da atividade tireoidiana. . Problemas nas atividades mentais bem como no desenvolvimento do cérebro. sendo usada na desinfecção de ferimentos. desta forma. o excesso de peso pode ser sinônimo de desequilíbrio da tireóide. Vale lembrar que apesar de estar presente no mar. etc. Retardamento no desenvolvimento físico (podendo levar inclusive ao raquitismo por deficiência no desenvolvimento ósseo). Alimentos Ricos em Iodo Desde 1953 o Brasil adota o processo de iodização do sal de cozinha como forma de prevenir os males que a deficiência de iodo pode causar. o salgrosso é muito pobre em iodo! Além disso. Entretanto o sal-grosso. bacalhau) e algas.o o o o o Bócio. etc.

Iodo OLIGOPHARMA. E. Deficiência de Iodo . O Iodo MINHA VIDA. • Antes de uma cintilografia.• Deve-se tomar cuidado na hora de comprar o sal de cozinha. Referências Bibliográficas Ciências Nutricionais. pois quanto maior o tempo passado. Nutrientes – Iodo BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE – Ministério da Saúde. maior poderá ser o prejuízo da qualidade do iodo ali colocado. Dutra-de-Oliveira e J. Sérgio Marchini WIKIPÉDIA. observando se a embalagem informa que o mesmo foi iodado. o médico pode pedir ao paciente que adote uma dieta pobre em iodo. bem como o prazo de validade. de J.