Cortejo de entrada

:

Festa da Palavra

Cruz processional, Caminhada:criança:Pedro Xavier│Pais: Pedro Xavier. Bíblia grande: [Alexandre] │2 velas acesas: [Daniela e Raquel] [Bíblias trazidas pelos Pais com as crianças].

Entrada:
Cristo Jesus, Tu me chamaste, eu Te respondo: Estou aqui. Tu me chamaste pelo meu nome, eu Te respondo: Estou aqui.

Ritos Iniciais
“A erva seca e a flor murcha,
mas a Palavra Deus permanece eternamente”
Isaías 40:8

Saudação:
Presidente:

O Senhor esteja convosco.
Todos:

Ele está no meio de nós
Presidente:

“Feliz o Homem que Ama a Palavra do Senhor e nela medita durante todo o dia”. (Salmo, 1 -2)

De facto, o Senhor está no meio de nós. E como é que o Senhor está no meio de nós? Reparem no livro que os vossos Pais trouxeram? Para o altar, já o conhecem… é a Bíblia. E o que é que contém a Bíblia? A Palavra de Deus. Ora, quando ouvimos a Sua Palavra, Ele está connosco. E nós vamos ouvi-l’O; Ele vai falar-nos desse livro, hoje como tantas vezes. Este livro vai fazer parte da vossa vida. Vamos preparar-nos para o receber. Vamos preparar-nos para ouvir o Senhor que está no meio de nós.

FESTA DA PALAVRA

Acto Penitencial:
Presidente:

Leitura 1

Ex 17, 3-7

Leitura do Livro do Êxodo
Naqueles dias, o povo israelita atormentado pela sede, começou a altercar com Moisés, dizendo: «Porque nos tiraste do Egipto? Para nos deixares morrer à sede, a nós, aos nossos filhos e aos nossos rebanhos?» Então Moisés clamou ao Senhor, dizendo: «Que hei-de fazer a este povo? Pouco falta para me apedrejarem». O Senhor respondeu a Moisés: «Passa para a frente do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel. Toma na mão a vara com que fustigaste o Rio e põe-te a caminho. Eu estarei diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb. Baterás no rochedo e dele sairá água; então o povo poderá beber». Moisés assim fez à vista dos anciãos de Israel. E chamou àquele lugar Massa e Meriba, por causa da altercação dos filhos de Israel e por terem tentado o Senhor, ao dizerem: «O Senhor está ou não no meio de nós?» Palavra do Senhor. Cristina

Vamos pedir perdão ao Senhor pelas vezes em que não quisemos escutar a Sua Palavra ou não fizemos o que Ele nos pedia: Pelas vezes em que não escutámos a Vossa Palavra, nós Vos pedimos: Senhor, tende piedade de nós. Pelas vezes que não seguimos a Vossa Palavra, nós Vos rogamos: Cristo, tende piedade de nós. Pelas vezes em que nos recusámos a anunciar a Vossa Palavra, nós Vos suplicamos: Senhor, tende piedade de nós.
Edna Mª João J. Pedro

Liturgia da Palavra
[Bíblia grande levantada [pela Cristina] Presidente:

Salmo 94
Gonçalo │ Xavier

ABRI O CORAÇÃO, ESCUTAI O SENHOR. [2X]

Aclamação ao evangelho:
Chegou a altura de Deus nos falar através deste livro que se chama Bíblia ou Escritura Sagrada. Já sabemos que se chama Bíblia, mas também se lhe dá o nome de Escritura Sagrada. E porquê? Porque é o livro de Deus. Por isso, é muito importante para a nossa vida. Vamos ouvir o que o próprio Deus nos quer dizer hoje. Louvor e Glória a vós, Senhor Jesus! Louvor e Glória! Louvor e Glória, a vós, Senhor Jesus! Cristo, Vós sois a nossa alegria. Louvor e Glória a Vós

Evangelho: [Dialogado e encenado] Jesus: Marco │ Samaritana: Diana Narrador: Andrelina │ Samaritana: Lúcia

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, Chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava a fonte de Jacob. Jesus, cansado da caminhada, sentou-Se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria para tirar água. Disse-lhe Jesus: «Dá-Me de beber». Os discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Respondeu-Lhe a samaritana: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber, sendo eu samaritana?» De facto, os judeus não se dão com os samaritanos. Disse-lhe Jesus: «Se conhecesses o dom de Deus e quem é Aquele que te diz: ‘Dá-Me de beber’, tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva». Respondeu-Lhe a mulher: «Senhor, Tu nem sequer tens um balde e o poço é fundo: donde Te vem a água viva? Serás Tu maior do que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, com os seus filhos e os seus rebanhos?» Disse-lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna». «Senhor, — suplicou a mulher — dá-me dessa água, para que eu não sinta mais sede e não tenha de vir aqui buscá-la. Vejo que és profeta. Os nossos pais adoraram neste monte e vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar». Disse-lhe Jesus: «Mulher, podes acreditar em Mim: Vai chegar a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vai chegar a hora __ e já chegou __ em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são esses os adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito e os seus adoradores devem adorá-l’O em espírito e verdade». Disse-Lhe a mulher: «Eu sei que há-de vir o Messias, isto é, Aquele que chamam Cristo. Quando vier há-de anunciar-nos todas as coisas». Respondeu-lhe Jesus: «Sou Eu, que estou a falar contigo». Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher. Quando os samaritanos vieram ao encontro de Jesus, pediram-Lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Ao ouvi-l’O, muitos acreditaram e diziam à mulher:

«Já não é por causa das tuas palavras que acreditamos. Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo».
Palavra da salvação.

Todos:

Pós - Homilia

As Nossas Sedes
Presidente:

Jesus ofereceu água viva à samaritana. E oferece ainda hoje uma água viva para saciar as nossas sedes. A sede de água, essa saciamo-la com água fresca das fontes. Mas há outras sedes maiores, que as pessoas devem sentir. FELICIDADE │Inês Todos temos sede de felicidade. A Água viva que Jesus tem para nos dar são as Bem-aventuranças. Quem as praticar, encontrará o segredo da felicidade para sempre. PAZ│Ana Todos temos sede de paz. A Água viva que Jesus tem para nos dar é o seu perdão. Quando pecamos e lhe pedimos perdão, ele diz-nos: «Vai em paz!»

FESTA DA PALAVRA

VERDADE│Josué Todos temos sede de verdade. A Água viva que Jesus tem para nos dar é a sua Palavra. Nela está a verdade acerca de, nós próprios e acerca do mundo. Uma palavra que é luz. AMOR │Maria Diana Todos temos sede de amor. A Água viva que Jesus tem para nos dar é o seu amor. Tão grande que habita em nós com o seu Espírito e acompanha-nos como amigo de todas as horas. VIDA│Raquel Todos temos sede de vida. A Água viva que Jesus nos dá é a certeza de que nos dá uma vida nova, alimentada pelo Pão da Eucaristia. E nos ressuscitará para a vida eterna. DEUS│Daniela Todos temos sede de vida. A Água viva que Jesus nos dá é a Sua pessoa. Sabemos que ele é o rosto humano de Deus, o rosto visível de Deus. Encontrar-se com ele, é encontrar Deus.

Profissão Profissão de Fé:
Presidente:

Deus, Pai Criador de todas as coisas, que falastes a Moisés no monte Sinai e libertastes o teu povo do Egipto, tal como nos é revelado no livro da Tua Palavra, cantemos: CREIO EM TI.
Todos:

CREIO EM TI, SENHOR, CREIO NA TUA PALAVRA

Jesus Cristo, Palavra de Deus. Que nascestes da Virgem Maria, destes a vida por nós na cruz e estás presente no meio de nós, tal como nos é revelado no livro da Tua palavra, cantemos: CREIO EM TI.
Todos:

CREIO EM TI, SENHOR, CREIO NA TUA PALAVRA

Espírito Santo, Espírito do Pai e do Filho, que falaste pela boca dos profetas e no Baptismo nos fizeste discípulos de Jesus, tal como nos é revelado no livro da Tua palavra, cantemos: CREIO EM TI.
Todos:

CREIO EM TI, SENHOR, CREIO NA TUA PALAVRA

Oração Universal:
Presidente:

Todos: Quem me faz feliz É Cristo Jesus. Dá-me a água viva Que ao céu nos conduz.

Irmãos: Deixemos que o ardor da nossa sede se exprima em oração e nos leve a pedir a Jesus Cristo que dê à sua Igreja e ao mundo inteiro a água viva que jorra para a eternidade, dizendo confiadamente: TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA, DE VIDA ETERNA.

FESTA DA PALAVRA

Pela Igreja, por esta Diocese de Aveiro e suas comunidades, para que o Senhor lhes dê a água viva e as torne fonte de graça e de perdão; oremos, irmãos. TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA, DE VIDA ETERNA. Pelos responsáveis e governantes deste mundo, para que o Senhor lhes dê a água viva e faça deles homens de paz e de justiça oremos, irmãos. TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA, DE VIDA ETERNA. Pelos órfãos, as viúvas e todos os que sofrem, para que o Senhor lhes dê a água viva, os proteja, lhes dê alívio e os conforte, oremos, irmãos. TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA, DE VIDA ETERNA. Pelos catecúmenos que caminham para a Páscoa, para que o Senhor lhes dê a água viva e os ensine a perdoar e a repartir, oremos, irmãos. TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA, DE VIDA ETERNA. Dá, Senhor, a Tua Luz e a Tua graça aos nossos Pais, Padrinhos e Catequistas e a todos que anunciam a Tua Palavra, para que lhe sejam sempre fiéis, porque é Palavra de vida eterna, oremos, irmãos. TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA, DE VIDA ETERNA. Envia, Senhor, o Teu Espírito a esta comunidade cristã e a todos os que escutam a Tua Palavra para que dela dêem testemunho em palavras e obras, porque é Palavra de vida eterna, oremos, irmãos.

Pai

Presidente:

Senhor nosso Deus e nosso Pai, fazei-nos encontrar em Jesus Cristo a fonte da água viva onde a nossa sede de justiça e de santidade se possa saciar em plenitude. Ele que é Deus …

Pai

Apresentação dos dons: Vinho: [Josué] Pão: [Diana] flores: [Ana] Assembleia: Marco, Edna, Mª João, Xavier, João Pedro

Mãe

Cântico: A minha vida está em Ti, Senhor! (3x) A minha vida está em Ti!

Mãe

Oração Eucarística
Sanctus: Hossana. Hossana. Hossana nas alturas, Hossana. Hossana. Hossana nas alturas.

Diana Sofia

Deus nosso Pai, que sois tão bom, Bendito sejais glória a Vós, Senhor! Comunhão:

Diana Sofia

Uma sementinha de trigo caiu no chão e brotou, Caiu no chão e brotou! Foi crescendo, Foi crescendo E em pão da vida se tornou!

Pós Comunhão:

Final: ORAÇÃO DA CAMINHADA:
Inês Gonçalo Alexandre Diana Catequista Todos

Entrega da Bíblia
[As crianças colocam-se de frente para o altar. O presidente entrega a Bíblia a cada um. À medida que vão recebendo a bíblia, viram-se para a assembleia levantando a Bíblia]

Senhor, ao olharmos o mundo, são tantos os Teus sinais no coração dos Teus filhos: Casais que vivem como verdadeiras “igrejas domésticas”na evangelização de suas famílias; Jovens que partem para Te anunciarem em terras longínquas; Missionários que gastam as suas vidas no anúncio do Teu Reino. Na verdade, Senhor, o Teu Espírito trabalha no coração dos homens. Graças à Tua acção salvadora e à colaboração apostólica de todos os que, de diferentes maneiras, anunciam o Teu Reino, é possível ver inimigos a falarem-se, adversários a estenderem a mão, povos que se opunham, a fazerem juntos parte do caminho. Só Tu, Senhor, pela Tua morte e ressurreição, renovas os corações e fazes triunfar o amor. Senhor, faz de nós discípulos que anunciam, com a vida, o Teu Reino de justiça, de amor e de paz.

Presidente: Recebe a Palavra de Deus, a luz do teu Caminho. Deus, Caminho. R/ Amen!
[as crianças são convidadas a beijar a Bíblia]

[Depois de todas as crianças receberem a bíblia, cantam, levantando-a]

Maria Diana : A Vossa Palavra, Senhor, é luz dos meus caminhos. Quanto amo, Senhor, a vossa Palavra Nela medito durante todo o dia.

Oração de Bênção:
dos Diplomas Entrega dos Diplomas
[Ficam no altar e só saem, em procissão, com o presidente.] Presidente:

Abençoai, Senhor, estes vossos filhos a quem entregamos a Vossa Palavra, para que, acolhendo-a no seu coração, encontrem a sabedoria que leva à salvação, pela fé em Jesus Cristo Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo…