PROGRAMA DE AUDITORIA PARA CONTAS DO PASSIVO

tais como: falências. Os principais erros no passivo circulante decorrem de subavaliação. omissões. valores fictícios. Esses erros também são destinados a verificar fins diversos. concordatas. entre outros.PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO PASSIVO As obrigações representam fontes de recursos e reivindicações de terceiros contra ativos da empresa. acréscimos falsos e simulações. . desvios de numerário.

PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO PASSIVO GRUPOS DE CONTAS. OBJETIVOS E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA LIVRO PÁGINA 391 .

. 9 Importância incluídas nas contas a pagar estão adequadamente classificadas. e de conformidade com os Princípios Fundamentais de Contabilidade consistentemente aplicados. 9 Contas a pagar incluem todas as obrigações correntes significativas.PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO PASSIVO AUDITORIA PARA FORNECEDORES E CONTAS A PAGAR O objetivo deste programa é determinar que: 9 Contas a pagar representam obrigações correntes devidamente autorizadas.

PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO PASSIVO AUDITORIA PARA OBRIGAÇÕES SOCIAIS E OUTRAS OBRIGAÇÕES O objetivo deste programa é determinar que: 9O grau de confiabilidade dos registros e saldos contábeis das obrigações sociais e fiscais é adequado. 9Todas contingências e despesas futuras estimadas foram provisionadas. consistentemente aplicados. 9As obrigações abrangem custos e despesas relativos ao período. . classificadas e descritas de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.

compreendem o seguinte: 9 Verificar se existe controle interno satisfatório sobre o exigível. 9 Determinar se os itens do passivo são corretamente apresentados nas demonstrações financeiras.PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO PASSIVO AUDITORIA DAS CONTAS DO PASSIVO EXIGÍVEL Os objetivos do auditor. ao verificar o exigível. 9 Certificar-se de que todo o passivo foi registrado. ou seja de que não há item algum do passivo sem registro. 9 Determinar a razoabilidade e a propriedade do passivo registrado. .

ativos ca cionados etc . 9 Os respectivos encargos são contabilizados de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO PASSIVO AUDITORIA PARA EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS CIRCULANTE E LONGO PRAZO O objetivo deste programa é determinar que: 9 As obrigações foram devidamente autorizadas e apropriadamente classificadas e descritas nas demonstrações financeiras. em encargos. 9 Passivos são registrados corretamente. 9 A contabilização dos encargos é consistentemente efetuada. 9 As demonstrações financeiras incluem informações adequadas sobre cláusulas restritivas.

PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO PASSIVO CONTAS A PAGAR: RELAÇÃO DE TIPOS DE ERROS DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. LIVRO PÁGINA 394 A 397 . OBJETIVOS DE AUDITORIA E TESTES SUBSTANTIVOS DE AUDITORIA.

.

aquelas ocorrências que não seriam alcançadas no exame auditorial e confirmará ter procedido com obediência aos princípios gerais e legais que regem sua atividade econômica.PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA REVISÃO FINAL CARTA DE REPRESENTAÇÃO DECLARAÇÃO FORMAL DA ADMINISTRAÇÃO O auditor deverá solicitar ao cliente a carta de representação. . principalmente. em que se define a responsabilidade da empresa quanto aos fatos de sua competência. A empresa informará.

MODELO NO LIVRO. .PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA REVISÃO FINAL CARTA DE REPRESENTAÇÃO DECLARAÇÃO FORMAL DA ADMINISTRAÇÃO Essa carta não exime o auditor da responsabilidade profissional.

OBRIGADO! PERGUNTAS? Silvio Aparecido Crepaldi www.br .br silvioaparecido@uai.adv.crepaldi.com.