Lista de verificação de condições seguras na reparação, construção e manutenção de tubagens de àguas e àguas resíduais Local da Obra: O técnico de SHT

em ____/____/_____ Tipo de operação: ________________ Tempo de duração estimado: Nº de trabalhadores: Data início obra:___/___/____ Data do fim da obra: ___/___/____ Características do terreno O solo é consistente? Apresenta fissuras? Está exposto a vibrações excessivas? O solo apresenta indícios de recente movimentação? Que tipo de solo foi identificado? Medidas preventivas para os trabalhos na vala Foi efectuado o talude inclinado de acordo com a profundidade? O coroamento foi efectuado à distância de 60 cm do rebordo? As máquinas encontram-se à distância mínima de 2 metros? Há meios seguros de acesso à vala? A vala encontra-se delimitada por fita ou barreira de segurança? Foi verificada a existência de outras redes subterrâneas? Há necessidade de entivação? Justificação: Sinalização de segurança de equipamentos e trabalhadores A obra encontra-se correctamente sinalizada? Os sinais são visiveis e estão em bom estado? 3.3 Os trabalhadores usam roupas c/faixas reflectoras ou coletes? 4 - Equipamentos e utensílios de trabalho 4.1 Os equipamentos e utensílios de trabalho são adequados? 4.2 Os equipamentos e utensílios de trabalho estão em bom estado? 4.3 Os EPI´s e sinalização estão bem acondicionados? 4.4 São usados os EPI necessários nas várias tarefas em que são exigidos? 5 - Combate contra incêndios e 1ºs socorros 5.1 Existe um extintor operacional no veículo? 5.2 Existe caixa de 1ºs socorros completa com o necessário? 5.3 Há produtos perigosos ou inflamáveis acondicionados nas viaturas? 6 - Procedimentos de trabalho 6.2 Métodos correctos de transporte de equipamentos e ferramentas para a vala? 6.3 O trabalho foi planificado numa sequência lógica? 6.4 Foram detectados actos inseguros? 6.5 Quais? 7 - Análise e avaliação de riscos 7.1 Os riscos estão minimizados sendo o grau de risco percepcionado aceitável? 7.2 Há falhas de protecção que indiciem a necessidade de avaliar o grau de risco? Medidas de controlo: Enquadramento Legal:
Portaria nº 762/2002 de 1 de julho Regulamento de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho na Exploração dos Sistemas Públicos de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais Decreto-Lei nº 273/2003 de 29 de outubro Procede à revisão da regulamentação das condições de SHST em estaleiros temporários ou móveis.

11.2 1.3 1.4 1.5 1.6 22.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.7 2.8 33.1 3.2

SIM NÃO N/A

SIM NÃO N/A

SIM NÃO N/A

SIM NÃO N/A

SIM NÃO N/A

SIM NÃO N/A

SIM NÃO N/A

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful