P. 1
Tetos e Fachadas Verdes

Tetos e Fachadas Verdes

|Views: 353|Likes:

More info:

Published by: Ailton Cruz da Silva on Jun 20, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPTX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/12/2014

pdf

text

original

Tetos e Fachadas Verdes

Sustentabilidade e Viabilidade
Leandro Müller Laurentino Engenharia Ambiental Adriana Costa Engenharia Ambiental Ailtom Cruz Engenharia Civil

.Definição: Tetos e Fachadas Verdes ‡ Consiste na prática de construção e ornamentação de tetos e/ou fachadas com a aplicação de espécies vegetais através de sistemas de sustentação. ‡ Podem ser encontrados como jardins suspensos. casas. revestimentos em gradeamentos por trepadeiras ou em sistemas complexos de cultivo em superfícies verticais ou não de prédios. irrigação e nutrição. etc. mantendo-os em cultivo constante.

‡ Trepadeiras. ‡ Herbáceas.Tipologias de plantas ‡ Arbóreas. . ‡ Arbustivas.

Toda a estrutura do edifício foi pensada e construída dentro dos padrões de sustentabilidade. formado por uma arquiteta brasileira e três franceses. tem mais um atrativo: o edifício sustentável Harmonia 57. em meio à paisagem paulistana. Além disso. mas também um organismo vivo. que alteram a fachada do prédio de acordo com a época do ano. ‡ O escritório de arquitetura Triptyque. são revestidas com plantas. cinzas de concreto.Exemplo Atual Com informações do IBDA ‡ O bairro paulistano da Vila Madalena. as paredes. é o responsável pelo projeto. . O projeto não é somente uma construção. tradicionalmente conhecido por seus bares e atividades culturais.

os corrimões metálicos também podem servir de encanamento. que após filtrada permanece guardada em um reservatório. . Além disso. ‡ A estrutura é considerada um ser vivo devido à vivacidade de sua fachada. As janelas são feitas de vidro. com poros preparados para receber a vegetação que é irrigada com a água proveniente das chuvas. protegidas por madeira na forma pura. Além disso.‡ O deck da construção é feito com uma estrutura metálica e madeira. que só foi possível graças ao sistema de captação da água da chuva. A proteção pode ficar fechada ou permanecer aberta. possibilitando a entrada da luz e deixando à mostra a vista da cidade. o concreto usado nas paredes é orgânico.

. que foram especialmente planejadas para permitir maior aproveitamento da luminosidade natural. A captação da água da chuva possibilita redução de até 90% nos gastos com água. ‡ O projeto conseguiu alcançar o ideal de arquitetura sustentável e ainda provar que as construções sustentáveis não precisam custar valores absurdos e não estão fora da realidade. Outro ponto considerado pelos arquitetos é a abertura das janelas. sem deixar de ser elegante e estar de acordo com o padrão estético do bairro. ‡ A preocupação com a preservação da paisagem local foi uma das coisas que norteou a ação dos arquitetos. O Harmonia 57 foi construído na capital paulista em 2008 e em 2010 recebeu uma premiação européia.‡ A vegetação que cobre a parede dupla garante o conforto térmico e acústico do edifício. permitindo a economia de energia elétrica. que conseguiram impactar a região.

.

Deques de madeira. Gradeamento em aço galvanizado. Telamento. Concreto armado impermeabilizado.Sistemas de fixação ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ Superfícies Porosas. Estruturas de canteiros Verticais e horizontais. .

com sistema de irrigação gotejado em substrato orgânico (geralmente usado para jardins suspensos). ‡ Sistemas Hidropônicos.Sistemas de Nutrição e Irrigação ‡ Canteiro de substrato irrigado na base inferior (em geral usado para trepadeiras). . ‡ Canteiros horizontais em concreto armado impermeabilizado. ‡ Entre muitos outros de grande complexibilidade. ‡ Sistemas de gradeamento metálico em canteiros verticais com canalização interna para nutrição adjunto a irrigação em substrato orgânico ou sintético (sistema usado para fachadas verdes com gramíneas). ‡ Irrigação jateada superficial ou interna.

‡ Entre muitas outras. ‡ Aumento da umidade relativa do ar localmente.Vantagens e Viabilidades ‡ A uma grande viabilidade na utilização de sistemas de fachadas e tetos verdes. ‡ Isolamento acústico e redução da poluição sonora. tendo em vista seu moderado custo de implantação/manutenção em relação aos benefícios proporcionados. . ‡ Captação de carbono e precipitação de materiais particulados do ambiente. ‡ Redução significativa da temperatura interna dos ambientes que adotam essa tecnologia.

Perguntas Relativas ao Assunto .

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->