PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO ATRAVÉS DA ELETRÓLISE DA ÁGUA INTRODUÇÃO Enquanto algumas reações geram eletricidade quando ocorrem, outras ocorrem

apenas quando fornecemos energia na forma de eletricidade . A eletrólise é uma delas. A eletrólise da água ocorre quando passamos uma corrente elétrica contínua por ela, desde que a tornemos condutora utilizando uma substância como eletrólito, pois a água pura não conduz corrente elétrica. A decomposição da água ocorre quando efetuamos a que bra das ligações entre átomos de hidrogênio e oxigênio. Quando a molécula é decomposta na eletrólise, os átomos livres procuram reagir novamente para formar novas moléculas. Assim, se quebrarmos as ligações químicas de duas moléculas de água, poderemos formar duas novas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, gases que reagem entre si, para formar a água. 2 H2O 2H2O(l) + 2e4OH- (aq)
Corrente Elétrica

> 2 H2(g) + O 2(g) Eored = -0,83 V (no cátodo - ) Eored = +0,40 V (no ânodo + )

H2(g) + 2OH- (aq)

O2(g) + 2H2O(l) + 4e-

OBJETIVO Promover a quebra de moléculas de água em seus átomos: Hidrogênio (H) e Oxigênio (O). MATERIAIS E REAGENTES
y y y y y y y y y

1 bateria/pilha 1 tubo de ensaio solução de hidróxido de sódio 3 mol/L Isqueiro Garrote Seringas de 20 ml Isopor Fio de Cobre Fenolftaleina

é importante observar que as mangueiras estejam desobstruídas (sem os grampos). até que uma das ampolas fique totalmente cheia de gás. 2) Ao colocar o eletrólito (hidróxido de sódio).1 mol/L. coloque os grampos nas mangueiras. retire a rolha. Coloque a solução até o nível indicado no desenho. após recolher a solução. 4) Em momento algum do experimento você irá utilizar a rolha. Observe bem as instruções abaixo para que a experiência dê certo : 1) Não deixe a solução cobrir as seringas totalmente. Ela somente deverá tampar o orifício no centro da tampa após o final da experiência.EXPERIMENTAÇÃO PARTE EXPERIMENTAL Ao receber o sistema para realizar a eletrólise. encha o sistema com uma solução de hidróxido de sódio 0. O que ocorre nos eletrodos dentro do sistema? Mantenha os eletrodos ligados à bateria. 5) Ligue os fios à bateria e observe o que acontece. . Acompanhe o caminho de cada fio que parte desses pólos e chega à ampola. Como os volumes de gases variam na ampola? Observe na bateria os pólos positivo e negativo marcados. 3) Após encher o recipiente até o nível indicado pela figura. Qual eletrodo (positivo ou negativo) gerou maior volume de gás? No eletrodo positivo temos o gás _____________ e no eletrodo negativo temos o gás ______________ .

. Explique o que ocorreu.Retire o grampo da mangueira contendo o gás hidrogênio.1 mol/L .Dissolver 4.0 gramas de hidróxido de sódio em água e completar para um litro. e recolha -o em um tubo de ensaio. Repita este procedimento com o gás oxigênio. A seguir aproxime um fósforo aceso da boca do tubo. 5. 6. A eletricidade gerada na pilha provém de uma reação química? Preparo das Soluções Solução de hidróxido de sódio 0. conforme o esquema.

sc.REFERÊNCIAS http://www.br/quimica/experimentos/eletrol.cdcc.html .usp.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful