P. 1
Instalação colinux

Instalação colinux

|Views: 46|Likes:
Published by Thiago Lima

More info:

Published by: Thiago Lima on Jul 06, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/06/2011

pdf

text

original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - CCET CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO

A COMPUTAÇÃO PROFESSOR: LUCIANO DE AGUIAR MONTEIRO Instalação do Cooperative Linux
1º Passo: Baixe o instalador do colinux www.superdownload.com.br e, execute o mesmo. no site www.colinux.org ou

2º Passo: Aparecera à janela de boas vindas, click em next.

3º Passo: A janela seguinte é da licença de uso selecione o botão I Agree:

. conforme tela abaixo: 5º Passo: Nessa parte você vai informar o local da instalação altere para “c:\colinux”.4º Passo: Na tela seguinte para selecionar os componentes não desmarque nada e clique em next. conforme figura abaixo: 6º Passo: Na tela seguinte está sendo informado que será instalado outra interface de rede. para que você possa ter acesso a uma rede. clique em next.

no campo “nome do arquivo” digite colinux.7º Passo: Nesse passo é para baixar uma imagem Linux da internet.ext3-mit-backports. 8º Passo: Crie um subdiretório com o nome root_fs dentro do diretório “c:\coLinux”. senão selecione a distribuição que você deseja a que estou utilizando neste tutorial é a Debian. neste subdiretório root_fs você deverá descompactar o arquivo da imagem que você baixou o Debian-3.0r2. selecione now download. clique no botão instalar assim mesmo.1gb usando o winrar.ext3-mit-backports.0r2. conforme descrito abaixo:  Altere a linha cobd0 apontando para a imagem Linux que você descompactou no diretório root_fs deixando conforme descrito abaixo: cobd0="c:\coLinux\root_fs\Debian-3. que você criou na área de trabalho do seu computador. neste momento aparecerá uma tela de instalação de hardware.1gb. Agora você pode iniciar o seu sistema operacional a partir do arquivo colinux.conf Na hora de salvar no campo do notepad onde tem escrito “salvar como tipo” coloque todos os arquivos. abra o bloco de notas e digite as seguintes linnhas: cd c:\colinux colinux-daemon.  Descomente ainda as linhas #eth0=slirp e #eth1=tuntap.bat. . retire o comentário que é o caratere cerquilha (#).1gb"  Na linha #mem=64.exe -t nt @example.conf é através deste arquivo que será carregado o sistema operacional Linux. 10º Passo: Por último vamos criar um arquivo para chamar o coLinux sem necessitar acessar o dos. finalmente clique em install.ext3-mit-backports.0r2. 9º Passo: Neste momento você deverá configurar o arquivo example. o local onde o arquivo deverá ser salva pode colocar no desktop. caso você já tenha a mesma que é o arquivo Debian-3.

Conforme descrito no gráfico abaixo: Placa que será Compartilhada conexão Placa que será O Gateway para o SO coLinux Internet Placa de Rede Fisicamente Instalada Tap Win-32 Placa do SO coLinux 1º Passo: Renomear a placa de rede que foi emulada. e deixe conforme figura abaixo: Observe que a sua placa de rede colinux recebeu automaticamente o ip 192. quando foi realizado a instalação do colinux foi emulado uma segunda placa de rede.1.Configurando a Rede Vamos primeiro entender como é feito o acesso a uma rede do seu Sistema Operacional coLinux. para a que foi criada na instalação do coLinux. . conexões de rede. 2º Passo: Compartilhar a conexão. finalmente a placa de rede eth que está instalada no Sistema Operacional Linux acessará a internet utilizando como gateway a placa que foi instalada junto como o aplicativo colinux. essa placa de rede deverá acessar a internet através da sua placa de rede que já vem instalada fisicamente no seu computador. clique com o botão direito em cima da placa de rede selecione a opção renomear e. para isso vá em painel de controle.0. vá para a guia avançada. altere o nome para colinux. para isso você deverá compartilhar o acesso dessa sua rede. não altere este será usado como gateway. clique com o botão direito em cima da sua placa de rede fisicamente instalada. selecione a opção propriedades.168.

conf”.: Este material é baseado na versão nova do colinux que é a 0.3º Passo: Configurando a interface de rede no Sistema Operacional coLinux.7. .com.165. Obs.br Caso não ocorra perca de pacotes você configurou corretamente sua rede.155 é o dns utilizado pela velox. para isso você deverá acessar o diretório /etc.xml.132. deixando conforme imagem abaixo: Onde 200.conf com o comando “editor resolv. acesse o diretório com o comando “cd /etc/network”.conf é o default.1. com o comando “cd /etc” e altere o arquivo resolv. a versão anterior não utiliza o arquivo example. Para testar o acesso execute o comando abaixo no Shell do Linux: ping –c 4 www. altere o arquivo interface com o comando “editor interfaces”. deixando conforme descrito abaixo: 4º Passo: Finalmente você deverá informar ao coLinux que será o seu dns.google.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->