You are on page 1of 38

II Unidade/2011 1º DIA

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 01: (ENEM) Entre 2004 e 2008, pelo menos 8 mil brasileiros foram libertados de fazendas onde trabalhavam como se fossem escravos. O governo criou uma lista em que ficaram expostos os nomes dos fazendeiros flagrados pela fiscalização. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões que mais sofrem com a fraqueza do poder público, o bloqueio dos canais de financiamento agrícola para tais fazendeiros tem sido a principal arma de combate a esse problema, mas os governos ainda sofrem com a falta de informações, provocada pelas distâncias e pelo poder intimidador dos proprietários. Organizações não governamentais e grupos como a Pastoral da Terra têm agido corajosamente, acionando as autoridades públicas e ministrando aulas sobre direitos sociais e trabalhistas.
Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo. Disponível em: <www.mte.gov.br>. Acesso em: 17 mar. 2009. [Adaptado]

Nos lugares mencionados no texto, o papel dos grupos de defesa dos direitos humanos tem sido fundamental, porque eles: A) B) C) D) E) negociam com os fazendeiros o reajuste dos honorários e a redução da carga horária de trabalho. defendem os direitos dos consumidores junto aos armazéns e mercados das fazendas e carvoarias. substituem as autoridades policiais e jurídicas na resolução dos conflitos entre patrões e empregados. encaminham denúncias ao Ministério Público e promovem ações de conscientização dos trabalhadores. fortalecem a administração pública ao ministrarem aulas aos seus servidores.

QUESTÃO 02: (ENEM) Na década de 1930 do século XIX, Tocqueville escreveu as seguintes linhas a respeito da moralidade nos EUA: “A opinião pública norte-americana é particularmente dura com a falta de moral, pois esta desvia a atenção frente à busca do bem-estar e prejudica a harmonia doméstica, que é tão essencial ao sucesso dos negócios. Nesse sentido, pode-se dizer que ser casto é uma questão de honra”.
TOCQUEVILLE, A. Democracy in America. Chicago: Encyclopedia Britannica, mc., Great Books 44, 1990. [Adaptado]

Do trecho, infere-se que, para Tocqueville, os norte-americanos do seu tempo: A) B) C) D) E) buscavam o êxito, descurando as virtudes cívicas. tinham na vida moral uma garantia de enriquecimento rápido. valorizavam um conceito de honra dissociado do comportamento ético. relacionavam a conduta moral dos indivíduos com o progresso econômico. acreditavam que o comportamento casto perturbava a harmonia doméstica.

QUESTÃO 03: (ENEM) Para Caio Prado Jr., a formação brasileira se completaria no momento em que fosse superada a nossa herança de inorganicidade social — o oposto da interligação com objetivos internos — trazida da colônia. Este momento alto estaria, ou esteve, no futuro. Se passarmos a Sérgio Buarque de Holanda, encontraremos algo análogo. O país será moderno e estará formado quando superar a sua herança portuguesa, rural e autoritária, quando então teríamos um país democrático. Também aqui o ponto de chegada está mais adiante, na dependência das decisões do presente. Celso Furtado, por seu turno, dirá que a nação não se completa enquanto as
Aluno(a): ____________________________________________________________________________________ Turma: ______ Nº: _____

alavancas do comando, principalmente do econômico, não passarem para dentro do país. Como para os outros dois, a conclusão do processo encontra-se no futuro, que agora parece remoto.
SCHWARZ, R. Os sete fôlegos de um livro. Sequências brasileiras. São Paulo: Cia. das Letras, 1999. [Adaptado]

Acerca das expectativas quanto à formação do Brasil, a sentença que sintetiza os pontos de vista apresentados no texto é: A) B) C) D) E) Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, um país que vai pra frente. a eterna esperança. glória no passado, grandeza no presente. terra bela, pátria grande. gigante pela própria natureza.

QUESTÃO 04: (ENEM) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV; do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.
K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: Semtec/MEC, 2003, p. 37.

Com relação ao assunto tratado no texto, é correto afirmar que A) B) C) D) E) a a o a a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente. existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente. surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil. exploração da África decorreu do movimento de expansão europeia do início da Idade Moderna. colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.

QUESTÃO 05: (ENCCEJA) Usamos um calendário que tem como ponto inicial o nascimento de Cristo. Assim, o ano de 2002 marca o tempo transcorrido desde o nascimento de Jesus. O marco inicial do calendário muçulmano é a fuga do profeta Maomé da cidade de Meca para Medina. Pode-se afirmar que os calendários muçulmano e cristão estão organizados a partir de uma referência A) B) C) D) E) política. religiosa. econômica. militar. social.

QUESTÃO 06: (ENEM) As dimensões continentais do Brasil são objeto de reflexões expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no seguinte poema: (...) Que importa que uns falem mole descansado Que os cariocas arranhem os erres na garganta Que os capixabas e paroaras escancarem as vogais?
2

Que tem se o quinhentos réis meridional Vira cinco tostões do Rio pro Norte? Junto formamos este assombro de misérias e grandezas, Brasil, nome de vegetal! (...)
(Mário de Andrade. Poesias completas. 6. ed. São Paulo: Martins Editora, 1980.)

O texto poético ora reproduzido trata das diferenças brasileiras no âmbito: A) B) C) D) E) étnico e religioso. linguístico e econômico. racial e folclórico. histórico e geográfico. literário e popular.

QUESTÃO 07: (ENCCEJA) Observe a imagem e leia o texto.

Camponeses trabalhando próximo aos portões de uma cidade, fins do século XV.

Não existe cidade na América Latina que tenha uma concentração tão grande de marcas de luxo como São Paulo. Estão instaladas na metrópole paulistana marcas conceituadas e caras como Versace, Armani, Diesel, Kenzo, Tiffany, outras duas Louis Vuitton — sendo que uma delas é a Global Store, com dois andares e custo de US$ 1 milhão —, entre muitas outras.
Laura Ancona Lopes. Revista IstoÉ, n. 1780, 12/11/2003.

Observando a imagem e lendo o texto, produzidos em diferentes contextos históricos, escolha a opção correta. A) A presença de estabelecimentos de luxo em São Paulo ilustra o desenvolvimento econômico e a igualdade social na cidade. B) A posse e a utilização da terra eram elementos essenciais da vida econômica do período medieval. C) A concentração de riqueza no período medieval ocorria nas grandes cidades, tal qual na São Paulo atual. D) As muralhas da cidade medieval facilitavam o desenvolvimento do comércio, favorecendo a circulação da riqueza. E) Como no período medieval, quando a terra era sinônimo de riqueza, atualmente os estabelecimentos de luxo em São Paulo se devem ao sucesso do agronegócio.

3

administração eficiente. dá o tom do Projeto Erê (entidade criança do candomblé). consiste no direito de eleger deputados. Nessa altura do discurso foi aparteado por um deputado que disse: “BRASILEIROS. QUESTÃO 09: (UFBA-adaptado) Observe o mapa e assinale as alternativas corretas. Todas as atividades são remuneradas. você tomou conhecimento da existência do Projeto Axé (Bahia). Os meninos participam da banda mirim do Olodum. o Projeto Axé conseguiu fazer. 4 . respeito pelo menino. A receita do Axé é simples: competência pedagógica. Lição de cidadania — 1998 — Brasil Na língua africana iorubá. jogam capoeira e têm um grupo de teatro. Em Salvador. as crianças têm alimentação. em apenas três anos.QUESTÃ 08: (ENEM) Você está estudando o abolicionismo no Brasil e ficou perplexo ao ler o seguinte documento: Texto 1 Discurso do deputado baiano Jerônimo Sodré Pereira — Brasil 1879 No dia 5 de março de 1879. nos seguintes termos: Texto 2 Projeto Axé. Em seguida. do llé Ayê e de outros blocos. que jazem ainda no cativeiro. formação e bons salários para os educadores. Além da bolsa semanal. o deputado baiano Jerônimo Sodré Pereira. afirmou que era preciso que o poder público olhasse para a condição de um milhão de brasileiros. discursando na Câmara. o que sucessivos governos não foram capazes: a um custo dez vezes inferior ao de projetos governamentais. Com a leitura dos dois textos. incentivo. transformando-os de pivetes em cidadãos. você descobriu que a cidadania: A) B) C) D) E) jamais foi negada aos cativos e seus descendentes. forte presença na Bahia. ainda hoje continua incompleta para milhões de brasileiros. A cultura afro. foi obtida pelos ex-escravos tão logo a abolição fora decretada. uniforme e vale-transporte. NÃO”. Bahia. o Axé atende hoje a mais de duas mil crianças e adolescentes. não era incompatível com a escravidão. ajuda meninos e meninas de rua a construírem projetos de vida. axé significa força mágica. Criado em 1991 pelo advogado e pedagogo italiano Cesare de Florio La Rocca. a parte cultural do Axé.

II e III. e 5 . perseguidos até os altares. protegidos de armaduras. expresso através da ciência. de dia e de noite. Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas.A análise comparativa dos Impérios Bizantino e Muçulmano e do Reino dos Francos permite afirmar que: A) A estrutura do Direito e a legislação pública estabelecidas em I foram adotadas integralmente em II e III. apesar de ter havido alguns confrontos militares. verificou-se. 1989 (com adaptações). da literatura e da contagem do tempo (calendário). I. os cristãos tinham sido surpreendidos pelos muçulmanos. III.cruzados. ocorridas no período medieval —. As mulheres. de fato. os velhos. responsável pela definição do perfil da estrutura do sistema feudal. que os franj* se apossaram da Cidade Santa. seu olhar se esfria como se eles ainda tivessem diante dos olhos aqueles guerreiros louros. São Paulo: Brasiliense. foram resolvidas com base na ideia do respeito e da tolerância cultural e religiosa. desembainhado. Michaud. no qual os califas assumiam. construiu-se uma hierarquia social e política baseada na relação suserania/vassalagem. E. 2ª ed. degolando homens. tinha ficado sem sepultura. QUESTÃO 11: A Peste Negra dizimou boa parte da população europeia. E) Entre I. mesmo no momento em que os sacerdotes celebravam o sacrifício da Missa. mas apresentam visões distintas sobre a realidade dos conflitos religiosos desse período histórico. As Cruzadas vistas pelos árabes. 1956 (com adaptações). A multidão dos cristãos. a presença de um Estado democrático. encontrando por todas as partes ossadas humanas. II e III registrou-se o processo de unificação cultural. na sexta-feira 22 do tempo de Chaaban. No meio desse quadro sinistro. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Ambos os textos narram partes de conflitos ocorridos entre cristãos e muçulmanos durante a Idade Média e revelam como a violência contra mulheres e crianças era prática comum entre adversários. durante a Idade Média. sem estremecer de dor. Ambos narram conflitos ocorridos durante as Cruzadas medievais e revelam como as disputas dessa época. separadamente. que tratam das Cruzadas. São Paulo: Editora das Américas. Avalie as seguintes afirmações a respeito dos textos. Foi. não puderam ver. Os exilados ainda tremem cada vez que falam nisso. Amin Maalouf. do ano de 492 da Hégira. D) A aliança firmada entre II e III contribuiu para a rapidez da expansão e da dominação islâmica na Europa Ocidental. Lá. * franj . B) Em II. II. C) Em III. trapos e bandeiras. saqueando as mesquitas. todos os que a fraqueza ou a doença conservava sob as tendas. tinham sido levados para a escravidão ou imolados por um inimigo cruel. É correto apenas o que se afirma em A) B) C) D) E) I. mulheres e crianças. pilhando as casas. após um sítio de 40 dias. as crianças. Na cidade de Siena. III. o acampamento onde Gauthier havia deixado as mulheres e crianças. Os textos referem-se ao mesmo assunto — as Cruzadas. QUESTÃO 10: Os cruzados avançavam em silêncio. História das cruzadas. II. com efeitos sobre o crescimento das cidades. J. que espelham pelas ruas o sabre cortante. massacrada naquele lugar. o poder religioso e a autoridade política e militar. I e II.

esta lhe dava “uns pós não sabe de quê. C) a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (. Bowsky. à medida que possibilitou a migração de mão-de-obra das cidades para os campos. sugere que A) o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.. garantiu a permanência de todas as prerrogativas dos nobres.. assim que essas fossas ficavam cheias. Transgressão e transigência na sociedade urbana colonial.” Agnolo di Tura. iniciaram-se as mudanças na Europa Ocidental que. Guiomar de Oliveira denunciou Antônia Nóbrega à Inquisição.) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. Brasília: UnB/José Olympio. 6 . B) Nos centros urbanos. E) os cristãos deviam preservar a instituição do casamento recorrendo exclusivamente aos ensinamentos da Igreja. Segundo o depoimento. e outros pós de osso de finado. as corporações de ofício regulavam a produção industrial e o trabalho assalariado foi tornando-se comum. ARAÚJO.todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e. D) A crise do século XIV reforçou os poderes dos senhores feudais. que acabava por enganar o enfeitiçado. O teatro dos vícios. os monarcas dispuseram-se a enfrentar a parcelarização política então vigente. os quais pós ela confessante deu a beber em vinho ao dito seu marido para ser seu amigo e serem bem-casados. e que todas estas coisas fez tendo-lhe dito a dita Antônia e ensinado que eram coisas diabólicas e que os diabos lha ensinaram”. C) A despeito da resistência da aristocracia feudal. A) o problema dos métodos citados no trecho residia na dissimulação. pois eram perceptíveis suas tendências feministas. B) o diabo era um concorrente poderoso da autoridade da Igreja e somente a justiça do fogo poderia eliminálo. um sobrevivente da Peste Negra. a seguir. porque as vítimas eram poucas e identificáveis. QUESTÃO 12: (ENEM) No final do século XVI. única fonte concreta de rendimentos econômicos. disseminando o saber médico. The Black Death: a turning point in histoty? New York: HRW. na Bahia. Sobre esse período é correto afirmar: A) A atividade mercantil ganhou impulso. Do ponto de vista da Inquisição. E. cavavam-se mais. B) a Igreja buscou conter o medo da morte. 1971 (com adaptações). desencadearam o processo de montagem do sistema capitalista. O testemunho de Agnolo di Tura. D) as feiticeiras representavam séria ameaça à sociedade. 1997. que assolou a Europa durante parte do século XIV. Relativamente a essas mudanças. C) os ingredientes em decomposição das poções mágicas eram condenados porque afetavam a saúde da população. D) houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste. In: William M. E) A propriedade da terra. a monetarização das trocas fez-se presente e o segmento social burguês foi conquistando espaço social e político. E) o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados. QUESTÃO 13: (UnB — DF) Na Baixa Idade Média.

Carta de Pero Vaz de Caminha. 1 v. Vocabulário batel — antiga embarcação pequena. que matou cerca de 2/3 de toda a população da Europa. | vergonhas — os órgãos sexuais humanos. B) Grande Fome. o europeu considerava-se culturalmente superior ao índio.. de um lado. Após a análise do documento. que descreveu o encontro entre os primeiros habitantes do Brasil e o colonizador europeu.13 v. São Paulo: Museu Paulista da usp. porque eles não têm e nem atendem a nenhuma crença. quando o batel chegou à foz do rio estavam até 18 ou 20 homens. envolvendo. originadas principalmente da falta de estrutura das cidades para suportar o aumento populacional e enfrentar o problema da fome. Entre esses acontecimentos. A certidão de Nascimento do Brasil: a carta de Pero Vaz de Caminha. In: VALENTE. E) epidemias. é correto citar: A) epidemias.. estes. que seriam logo cristãos. França e Espanha e. abandonaram os campos e causaram muitas mortes nas cidades.. do outro. como a Peste Negra. no final da Idade Média.. é correto afirmar que A) B) C) D) E) o europeu concordava que o índio seguisse a sua própria religião. devido ao grande número de pragas que destruíram as plantações. o primeiro encontro entre as culturas indígena e europeia foi hostil. José Augusto Vaz (Org. . sem ter o que comer. e que gerou inúmeras mortes. QUESTÃO 16: (ENCCEJA) Mapa de Lopo Homem.. C) Guerra dos Cem Anos. Inglaterra e Portugal.). o principal interesse dos europeus era transferir sua cultura aos índios. 1519 7 .) Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas. como a Peste Bubônica. D) Revolta dos Camponeses. pardos.. por uma sucessão de acontecimentos que geraram a chamada ―crise do século XIV’. p. Parece-me gente de tanta inocência que se a gente os entendesse e eles a nós.) Assim. os povos indígenas e os europeus tinham a mesma cultura.). 1500 (trecho selecionado). QUESTÃO 15: (ENCCEJA) Leia o texto. todos nus (.QUESTÃO 14: (FATEC — SP) A dissolução do Feudalismo foi apressada. manifestada neste século. e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto (. 1975. (.

Monopólio comercial. latifúndio e trabalho escravo de índios e negros. o desmatamento não era praticado na época colonial. a presença de embarcações e de espécies animais sugere contrabando.Nesta representação cartográfica do Brasil. a atividade econômica básica e a mão-de-obra nela empregada ficaram caracterizadas. E) feitorias. os europeus realizavam o escambo do pau-brasil com trabalho indígena. monocultura de exportação e trabalho servil de mestiços. Propriedade minifundiária. exploração do pau-brasil e mão-de-obra indígena submetida à orientação dos jesuítas. a madeira era aproveitada apenas como material de construção das habitações indígenas. pelas A) B) C) D) feitorias. capitanias hereditárias. capitanias hereditárias. a ocupação portuguesa. QUESTÃO 19: (UESB-2007. feitorias. trabalho indígena assalariado e produção monocultora. colônias agrícolas e trabalho escravo. os indígenas e africanos trabalham como escravos a serviço dos europeus. respectivamente. podemos considerar que A) B) C) D) E) o Brasil era visto como uma terra na qual a agricultura era a base da economia. Propriedades diversificadas. exploração do pau-brasil e mão-de-obra escrava. exportação de matérias-primas e trabalho servil. cultivo da cana-de-açúcar e pelo índio sob regime de escravidão. QUESTÃO 18: (FGV-SP) Quais as características dominantes da economia colonial brasileira? A) B) C) D) E) Propriedade latifundiária. cultivo da cana-de-açúcar e pelo indígena pacificado. Pequenas vilas mercantis. QUESTÃO 17: (UFSE) Durante o chamado Período Pré-colonizador. exploração do pau-brasil e a mão-de-obra indígena.1) 8 .

B) III.A análise do mapa anterior. devido à necessidade de conquista de novos mercados fornecedores de matéria-prima que suprissem a demanda das indústrias em expansão. relacionados à alta lucratividade obtida com o tráfico negreiro. a ocupação francesa foi breve. uma colonização de povoamento. sendo esse território absorvido pelos ingleses. o aspecto eminentemente urbano e igualitário da sociedade foi uma característica marcante. interessadas na exploração sistemática da lavoura canavieira. baseada no trabalho livre e assalariado. voltada para o mercado externo e apoiada nos princípios mercantilistas. prata e diamantes. C) da imposição da aristocracia rural. E) dos interesses mercantilistas metropolitanos. com o advento da Revolução Industrial. 9 . ocorreu a partir A) do estabelecimento do Governo Geral. diante do fracasso do modelo de colonização estabelecido pelas Capitanias Hereditárias. aliada aos conhecimentos sobre a colonização europeia nas Américas permite afirmar que. fez dessas ilhas as maiores fornecedoras dessas riquezas para o continente europeu. devido à expansão das atividades industriais. A opção pela utilização do escravo africano. DEPOIS DO MACACO. os ingleses implantaram. C) I se desenvolveu uma colonização de exploração. cuja economia se sustentava no comércio de escravos de outras etnias africanas. EXCELENTES PARA O TRABALHO ESCRAVO! SÃO OS IRRACIONAIS MAIS PARECIDOS COM O HOMEM. D) IV. facilitada pelo baixo nível cultural dos povos africanos e pelo poderio naval da Inglaterra. nas Câmaras Municipais. D) do interesse do Reino africano do Congo.2) QUE É ISSO!?! ÍNDIOS. a exploração de metais preciosos. e impediu o desenvolvimento da agricultura na região. na Colônia. B) da monopolização do tráfico pelos ingleses. como ouro. em todo o território. E) V. ALMIRANTE. QUESTÃO 20: (UEFS-2008. em A) II.

...... . C) a passividade completa das populações indígenas.... na América. além da já indicada. E) Os holandeses se sobressaíram. B) o conflito entre populações indígenas rivais... C) A extensão do território sob o domínio dos espanhóis deveu-se ao apoio das civilizações inca e asteca aos conquistadores europeus.. a exemplo de Cuba e da Jamaica.. morreram injustamente mais de doze milhões de pessoas..... indicada no mapa... pela tirania e ações diabólicas dos espanhóis. QUESTÃO 22: (Fuvest-SP) Considere as duas frases a seguir.......” Bartolomé de Las Casas... decorrente de suas crenças religiosas......... “Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos... a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem...... representados. Pesquisas históricas recentes apontam outra causa...QUESTÃO 21: (UEFS-2003... ao conquistarem. reflete o isolamento da Inglaterra da política econômica da Europa Ocidental. permitem afirmar: A) Os ingleses e os franceses expandiram sua colonização na América do Norte. respectivamente... B) A reduzida extensão territorial inglesa. pelas colônias de povoamento e pelas de exploração.... 1474-1566.. a partir de modelos econômicos diferentes.. D) A área de domínio territorial dos portugueses sofreu um processo de encolhimento significativo durante a União Ibérica............. dos franceses e dos espanhóis. que foi A) a incapacidade das populações indígenas em se adaptarem aos padrões culturais do colonizador........ As duas frases acima colocam como causa da dizimação das populações indígenas a ação violenta dos espanhóis durante a conquista da América. ..2) 4 3 5 5 2 1 OCEANO PACÍFICO 1 2 3 4 5 Domínios coloniais portugueses Domínios coloniais espanhóis Domínios coloniais ingleses Domínios coloniais franceses Domínios coloniais holandeses A análise do mapa e os conhecimentos sobre os impérios coloniais europeus.. nos séculos XVI e XVII.. 10 ....... “A espada.. 1904-1973... o controle sobre as grandes ilhas do Caribe.......” Pablo Neruda........... estimulado pelos colonizadores.

IV. em larga escala. QUESTÃO 25: Observe a figura abaixo: 11 . C) As partículas que compõem a atmosfera não se distribuem de forma homogênea nos diversos ambientes da superfície terrestre. Apenas as afirmativas II. B) A estratosfera é a camada em que ocorre a maior parte dos fenômenos meteorológicos. III e IV estão corretas. QUESTÃO 23: (PUC-RJ) A conquista e a colonização europeias na América. em áreas de colonização inglesa e francesa. a força de trabalho das populações ameríndias. II. II e III estão corretas. E) a série de doenças trazidas pelos espanhóis (varíola. Ao norte do litoral atlântico norte-americano. Nas áreas de colonização espanhola. A) A atmosfera é composta de vários gases cujas proporções não variam em função da altitude. voltada para a exportação e assentada no uso predominante da mão de obra de escravos africanos. A alternativa correta é: A) B) C) D) E) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. exclusivamente. tifo e gripe). III. apresenta ar bastante rarefeito e temperatura estável. área de colonização inglesa. assinale a proposição que esteja CORRETA. assistiu-se à implantação da grande lavoura. a mão de obra escrava de negros africanos e/ou de indígenas locais. condicionaram a formação de sociedades coloniais diversas e particulares. QUESTÃO 24: A atmosfera é a camada de ar que envolve o nosso planeta. Considerando essa camada importante. particularmente nas regiões destinadas ao fabrico do açúcar. como a mita e a encomienda. foi empregada. Todas as alternativas estão corretas. nas quais se utilizou tanto o trabalho livre quanto a servidão por contrato. diante de novos problemas ambientais. houve o estabelecimento de pequenas e médias propriedades. Sobre tais sociedades podemos afirmar que: I. Apenas as afirmativas I. D) A troposfera. para as quais as populações indígenas não possuíam anticorpos. explorou se. como as chuvas e os ventos. sob a forma de relações servis. E) A maior quantidade de ozônio é encontrada na troposfera. e ele é importante porque reflete as ondas de rádio. Apenas as afirmativas I. Na região do Caribe. III e IV estão corretas.D) a ausência de técnicas agrícolas por parte das populações indígenas. entre os séculos XVI e XVII. Nas áreas de colonização portuguesa. primeira camada da atmosfera.

como o tempo. O clima. é nela onde os fenômenos do tempo atmosférico e a turbulência são mais marcantes. estimada até o ano 2100. mas é a combinação de tendência dominante e permanente (vale dizer. D) Os países industrializados são os maiores responsáveis pela emissão de gases que destroem a camada de ozônio. causada pelo efeito estufa. C) Os gases compostos por clorofluorcarbonos (CFCs) são os grandes responsáveis pela diminuição da camada de ozônio. vêm preocupando os cientistas e ambientalistas do mundo. devido à absorção da radiação ultravioleta pelo oxigênio atômico. nas últimas décadas. Hidrogênio e Hélio formam uma camada muito tênue e as leis dos gases deixam de ser válidas. B) A presença da camada de ozônio é fundamental para a manutenção da vida na Terra. a temperatura aumenta com a altitude. A) Na Mesosfera. devido a seu grande volume de gelo e influência nas circulações atmosférica e oceânica. deve compreender 30 anos. que provoca a ionização. Assim. segundo a Organização Meteorológica Mundial . assinale a alternativa INCORRETA. secos. Das alternativas que seguem. QUESTÃO 28: Leia este trecho: O tempo é uma combinação efêmera (um instante ou alguns dias). pelo contrário. QUESTÃO 27: A redução da camada de ozônio. D) Na Troposfera.OMM. a temperatura aumenta com a altitude e pode chegar a 50 °C. para o clima atual. ensolarados 12 . O clima. uma tendência de elevação do nível do mar. entre 0. a temperatura aumenta com a altitude. B) Na Estratosfera. em face de maior quantidade de vapor d'água na atmosfera. gás que tem a função de filtrar os raios ultravioletas. de elementos generalizáveis) da atmosfera de um lugar. Os cientistas já verificaram. menos seco. Portanto. os átomos de Oxigênio.A atmosfera terrestre é dividida em camadas. pode-se dizer que o tempo deste inverno foi relativamente quente. mas que o clima nessa cidade se caracteriza por invernos frescos. C) Na Ionosfera. Sobre este assunto. E) O Efeito Estufa é um processo natural que vem sendo acentuado pela ação humana. é incorreto afirmar: A) Os países subdesenvolvidos não influem na diminuição da camada de ozônio. só é percebido após um estudo paciente e metódico de um longo período de tempo que. Essa camada concentra a maior parte do ozônio da atmosfera. C) A Antártica tem papel fundamental no condicionamento climático do Planeta.00m acima do nível atual. em Belo Horizonte (combinação acidental). Existe uma região onde a atmosfera é muito afetada pelos Raios X e Radiação Ultravioleta. D) Observa-se um aumento do Buraco de Ozônio na atmosfera. B) Observa-se uma tendência geral de aumento na taxa de precipitação. A) Atualmente observa-se um derretimento progressivo tanto nas geleiras periféricas aos pólos quanto nas de altas montanhas. E) Em 1982 cientistas descobriram um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida. porém concreta. provocado pelo Efeito Estufa. É uma realidade na escala da vida humana e a observação direta permite apreendê-la rapidamente. E) A Exosfera contém 75% dos gases da massa total da atmosfera e a quase totalidade do vapor de água e aerossóis. QUESTÃO 26: Dados sobre o aquecimento global vêm indicando mudanças ambientais que podem provocar problemas ao homem já no próximo século. Sobre o assunto. resulta de uma combinação de elementos atmosféricos. identifique a que descreve corretamente a camada da atmosfera.60m até 1.

A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias. 19. apresenta: A) B) C) D) E) menor pressão e menor concentração de oxigênio. (PEDELABORDE. maior pressão e menor temperatura. diferenciados em sua origem. A pressão atmosférica varia na razão inversa da altitude.1995) A adaptação da equipe foi necessária principalmente porque a atmosfera de La Paz. p. quando comparada à das cidades brasileiras. "A seleção brasileira embarca hoje para La Paz. maior pressão e maior quantidade de oxigênio. freqüentemente. E) As áreas que sofrem influência marítima são de menor variação térmica que o interior dos continentes. 4. habitualmente. aproximadamente. "Introduction a l'étude scientifique du climat". por se constituir ele uma generalização. evitando-se. em altitudes elevadas. 2. QUESTÃO 30: Analise o quadro e as proposições a seguir: 1. capital da Bolívia. C) O clima de um lugar é o resultado de fatos atmosféricos. durante anos.700 metros de altitude. 13 . risco de um colapso circulatório. D) O tempo meteorológico e o clima resultam de combinações de elementos atmosféricos específicos. A pressão atmosférica varia na razão direta da altitude. QUESTÃO 29: A adaptação dos integrantes da seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995.400 metros de altitude é de 9 mb. onde disputará o torneio Interamérica.) (Texto traduzido e adaptado) Com base na leitura desse trecho. situada a 3. necessita desse tempo para se adaptar. 3. todas as seguintes conclusões estão corretas.(combinação habitual durante vários séculos e que resulta da repetição de influências dominantes que determinam o tempo nessa cidade). O valor da pressão atmosférica média ao nível do mar é de 1013 mb. usa-se o termo clima para denominar estados atmosféricos de curta duração. por ocasião de um torneio. O organismo humano. B) O autor defende a idéia de que a compreensão do clima. 1970. A pressão atmosférica média a 35. menor pressão e maior temperatura. 5. assim. maior pressão e maior concentração de gás carbônico." (Adaptado da revista Placar. A altitude não modifica o valor da pressão atmosférica. EXCETO A) A confusão entre tempo e clima é comum e. Paris: SEDES. como pode ser lido no texto abaixo. P. desde que eles se repitam. é mais difícil que a do tempo. edição fev.

1. 5.orográfica e III . II . há uma igualdade nos valores das oscilações térmicas entre continentes e oceanos.Estão corretos apenas os itens: A) B) C) D) E) 3. II .frontal orográfica. 2. não estão na dependência da distribuição de massas sólidas (continentes) e massas líquidas (oceanos). C) em função do Hemisfério Norte possuir maior dimensão continental.orográfica QUESTÃO 33: A tabela a seguir apresenta dados relativos a quatro cidades. 4. B) quanto mais uma área continental estiver afastada do oceano ou de sua influência. II . pode-se afirmar corretamente que: A) em qualquer estação do ano. indicados pelos algarismos romanos I.frontal e III . II . 14 .frontal e III . QUESTÃO 32: Na figura abaixo. QUESTÃO 31: O comportamento térmico das rochas (meio sólido) é diferente do comportamento térmico da água (meio liquido). Este fenômeno denomina-se continentalidade térmica.convectiva e III . 4 4 3 3 4 e e e e e 5. maiores serão suas oscilações térmicas. E) as variações de temperatura. nos oceanos. 5. seus verões são mais frios e os invernos mais quentes que no Hemisfério Sul. II e III. as variações de temperatura são mais acentuadas que nos continentes.frontal frontal.convectiva e III . estão representados os três tipos de precipitações pluviais. 2. D) dada a existência de um maior volume das massas líquidas no planeta. e sim são função da salinidade.orográfica convectiva. Sobre a variação da temperatura nos continentes e oceanos. 1. A) B) C) D) E) I I I I I orográfica. II . nos oceanos. Aponte a alternativa que expressa corretamente a denominação das chuvas.convectiva convectiva. 4.

E não rias assim. A sequência correta é A) B) C) D) E) 1. A tua voz tortura toda a gente! Vale-te mais chorar. Não sabe se há de rir. 2. 1. tem temperaturas médias inferiores às das demais. A) As quatro cidades apresentam temperaturas médias elevadas e grande variação térmica anual. Ó vento. voz plangente. 3. chora!" (Versos do poema "Ao Vento". E) Os índices pluviométricos das cidades da tabela situadas próximas do nível do mar são semelhantes.Considerando os dados da tabela e a dinâmica climática. sofre condensação e consequente precipitação. Vento que ris do mundo e do amor. D) A cidade de Quito. 2. ) Forma-se a partir do encontro de uma massa de ar frio com uma de ar quente. torna a passar. sofre condensação e se precipita.. QUESTÃO 34: Associe os tipos de chuva às suas respectivas características. Em gargalhadas ásperas de demente. C) Das cidades da tabela. 2. B) Os dados indicam que as quatro cidades se situam na zona extratropical do hemisfério sul. 1 QUESTÃO 35: "O vento passa a rir. em contato com as regiões elevadas. 3. se há de chorar! Vento de voz tristonha. apesar de muito próxima da linha do Equador. ao entrar em contato com as camadas de ar frio. de Florbela Espanca) 15 . 1. somente as com temperaturas elevadas e precipitação anual abundante encontramse em regiões tropicais. Vento que ris de mim. CARACTERÍSTICAS ( ( ( ) Resulta do deslocamento horizontal do ar que. 2. 1. meu pobre amigo! Desabafa essa dor a sós comigo.. ) Decorre da ascensão vertical do ar que. assinale a alternativa correta. 3. 2. sempre a troçar. 3. 3. E esta minh'alma trágica e doente.

provocando fortes chuvas e inundações. e 3 representam maior temperatura e menor pressão nas brisas. regionais e locais. provocando muita precipitação. como por exemplo as brisas. Características geográficas específicas dão origem a ventos especiais. B) durante o inverno. na brisa continental. as porções Sul e Sudeste da Ásia são as áreas de maior índice pluviométrico do globo terrestre. que atuam em amplas áreas do planeta. IV. Com base nessas informações. durante uma época do ano. E) as monções chegam às regiões asiáticas no verão. e 4 representam menor temperatura e maior pressão na brisa continental. V. C) a maior atuação das massas de ar oceânicas ocorre no verão. está INCORRETA a afirmativa do item: A) esses ventos são produzidos por diferenças de pressão atmosférica entre o oceano Índico e o Sul e o Sudeste da Ásia. no sentido inverso. ocorrem ventos que. Com base nos textos acima e em seus conhecimentos. durante a noite. D) por causa das monções. os ventos sopram dos centros de altas pressões para os centros de baixas pressões ou ciclonais. as massas de ar continentais úmidas deslocam-se para o oceano. sopram num sentido e. II. III e IV II. QUESTÃO 37: O ar se move horizontal e verticalmente devido às diferenças de temperatura e de pressão entre os diversos locais da Terra. III e V. é correto dizer que: I. e 2 representam menor temperatura e maior pressão na brisa marítima.Sobre o fenômeno natural. o vento tem "voz plangente" porque a sua velocidade aumenta com a diminuição do gradiente de pressão. o ar em deslocamento é o resultado direto da ausência de desequilíbrios barométricos na baixa atmosfera de uma região. são exemplos marcantes de ventos periódicos que transportam umidade para os continentes. em outra época. os alísios e as monções. trazendo chuvas torrenciais para o continente. é correto afirmar que A) B) C) D) E) 2 1 1 3 1 representa maior temperatura e menor pressão na brisa marítima e 3. Observe a figura a seguir. III. representa maior temperatura e menor pressão durante o dia e 4. 16 . Está(ão) correta(s): A) B) C) D) E) Apenas Apenas Apenas Apenas Apenas I IV IeV II. QUESTÃO 36: Na Ásia das Monções. poeticamente explorado por Florbela Espanca. os alísios de sudeste e de nordeste se originam em centros de altas pressões semifixos das faixas subtropicais e se deslocam para a faixa equatorial.

I e IV. por exemplo. já que a massa de ar sobre elas é mais seca e dificulta a chegada de massas úmidas ao continente . I e II. dentre os quais se destaca a latitude. de altas latitudes. possui temperaturas menos extremas do que o hemisfério sul. ao passarem nas proximidades de litorais. portanto. apresenta maiores médias de temperatura. QUESTÃO 39: As condições climáticas de um dado lugar estão relacionadas à atuação de um conjunto de elementos e fatores. portanto.como ocorre. e. o hemisfério norte. III. ocorrendo uma menor incidência dos raios solares. II. contribuem para o surgimento de desertos.ao contrário da América. devido à inclinação da Terra . devido ao fato de que o continente tende a aquecer-se e resfriar-se mais lentamente do que o mar. II. IV. o que contribui para a não ocorrência de grandes variações de temperatura. Essa diferença acontece porque A) Belém apresenta maiores temperaturas. A continentalidade faz com que a amplitude térmica seja menor. III e V. Está correta ou estão corretas somente: A) B) C) D) E) apenas apenas apenas apenas apenas II e III. o que contribui para elevadas variações de temperatura. fica evidente que a cidade de Belém apresenta temperaturas médias anuais mais elevadas que a cidade de Porto Alegre. C) Belém está localizada em baixa latitude e recebe uma maior incidência dos raios solares. Correntes marítimas frias. por exemplo.e por isso são as mais quentes do globo. 17 . onde as barreiras naturais do relevo dificultam tal trânsito. E) Porto Alegre encontra-se localizada em região de baixa latitude. tendo em vista receber maior incidência de raios solares. que contêm aplicações práticas dos principais fatores climáticos. O relevo influencia no clima ao criar barreiras naturais ou corredores para o trânsito das massas de ar.assim o ar rarefeito das altas montanhas é muito frio em qualquer latitude. II e V. facilita a chegada das massas frias do pólo norte até a região equatorial . B) se Porto Alegre encontra em baixas latitudes. I. que tem mais terras do que água. A disposição das montanhas na Ásia. D) Porto Alegre está localizada em áreas de alta incidência de raios solares. Por isso. principalmente em função da menor quantidade de moléculas de oxigênio para reter o calor . Regiões situadas em altas latitudes recebem maior quantidade e intensidade de radiações solares. V. por estar localizada em áreas de altas latitudes. A altitude compensa a latitude. Observando-se a figura a seguir.QUESTÃO 38: Analise as afirmativas a seguir. na relação entre a Corrente de Humboldt e o deserto do Atacama.

p.364." São Paulo: moderna.Paisagem e Território. Em termos relativos.5°C é o valor da amplitude absoluta anual. Analisando os gráficos. 1998. MAGNOLI. As mais altas temperaturas ocorreram nos meses de novembro a junho. e ARAUJO. D. ) As maiores amplitudes térmicas ocorrem no climograma I. "Geografia Geral e Brasil . as variações de temperatura e. 3. 18 .1°C é o valor da amplitude relativa anual. indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas seguintes: ( ( ( ) O climograma I caracteriza o clima tropical. a mais baixa temperatura ocorreu no mês de setembro. R. através de colunas. a cidade de Aracaju possui uma grande amplitude absoluta. com verão úmido e inverno seco. observe-os a seguir. ) Os maiores índices pluviométricos são encontrados no climograma II e ocorrem nos meses de verão. A sequência Correta.QUESTÃO 40: Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa. A) B) C) D) E) V–V-V–F-F F–V-V–F-V F–V-V–F-F F–F-V–F-F F–V-V–V-F QUESTÃO 41: Sabendo que os climogramas são gráficos que representam através de uma linha. Em função de sua posição geográfica. as precipitações atmosféricas. Analise a tabela e as proposições: OBSERVAÇÕES METEOROLÓGICAS MUNICÍPIO DE ARACAJU ANO DE 1991 ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 21.

) no verão. ) no verão. Há o resfriamento noturno com orvalho e nevoeiros.V.Domínio de massa de ar Tropical Atlântica. quente e úmida. apenas atinge uma pequena área da fronteira centro-sul do Brasil. B) VERÃO . chuvas e instabilidades atmosféricas. 19 .Domínio da massa de ar Tropical Atlântica muito estável que propicia semanas inteiras de céu claro e azul. Observando o mapa de massas de ar que atuam na América do Sul: ( ( ( ( ( ) a massa equatorial atlântica (mEa). causando elevações de temperatura. principalmente nas áreas localizadas a seguir do Trópico de Capricórnio.F. A) B) C) D) E) V–V–V–V–F V–F–V–V–F V–F–V–F-F V–F–V–V-V F–V–V–V-F QUESTÃO 43: Assinale a alternativa que MELHOR sintetiza o comportamento das massas de ar na Amazônia brasileira. a massa de ar mais atuante no Brasil é a mTa. domina a porção noroeste da Amazônia durante praticamente todo o ano. com centro de origem na Amazônia ocidental. que provoca instabilidades pelo forte aquecimento vespertino.Domínio da massa de ar Tropical Atlântica quente e pouco úmida.A massa de ar Equatorial Continental provoca muito calor. QUESTÃO 42: Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa. A sequência correta é A) B) C) D) E) V-F V-F F-V F-V V-F - V . A sequência correta. domina a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste durante alguns momentos do ano e tem seu centro de origem no Oceano Atlântico. V .F.F. ) a massa polar atlântica (mPa) influencia mais os climas do Sul do Brasil. as variações de temperatura e as precipitações são típicas do clima equatorial. que provoca grande instabilidade no tempo e é responsável por chuvas de verão em grande parte do país. INVERNO . V . quente e seca. INVERNO . F . a mTc. A) VERÃO . ) a massa equatorial continental (mEc). quente e úmida. que se forma no centro da América do Sul.V.( ) No climograma II. F .

INVERNO .indicada na figura pelo número 2 -. fria e úmida. Atua mais no inverno. INVERNO . e tem seu centro de origem no Oceano Atlântico. quente e úmida. E) VERÃO . quente e úmida.indicada na figura pelo número 5 -. forma-se nas porções do Oceano Atlântico próximas à Patagônia. durante quase todo o ano. é correto afirmar que A) a Massa Equatorial Continental (mEc) . quente e úmida com freqüente presença da CIT que provoca instabilidades e chuvas. fria e seca. na forma de massa de ar ou de vento. em sua região de origem.Domínio da massa de ar Equatorial Continental com possibilidade de curtas penetrações da massa de ar Polar Atlântica que provoca a "friagem".Domínio da massa de ar Equatorial Atlântica. originária do Oceano Atlântico. o que vai determinar o clima. INVERNO . que provoca aquecimento e chuvas rápidas e torrenciais. C) a Massa Tropical Continental (mTc) . quente e pouco úmida.indicada na figura pelo número 4 -. quando entra no Brasil como uma frente fria. 20 .A massa de ar Tropical Continental com seus ventos de Noroeste produz um grande aquecimento e fortes aguaceiros. Se uma massa de ar possui características particulares de temperatura e umidade. com centro de origem na parte ocidental da Amazônia.indicada nas figuras pelo número 2 -. as massas avançam para o território brasileiro ou recuam. exerce enorme influência sobre o clima da parte litorânea do Brasil. Observe o mapa representativo da ação das massas de ar no Brasil. torna-se importante para a determinação do tempo e do clima de uma área. durante quase todo o ano. domina a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste. Com base nas informações acima e em seus conhecimentos.Domínio da massa de ar Tropical Continental que provoca mau tempo com forte nebulosidade e chuvas abundantes.C) VERÃO . pode ceder lugar à Frente Polar Atlântica que ocasiona curtas "friagens".indicada na figura pelo número 3 -. quente e úmida. permanecendo.A massa de ar Equatorial Atlântica. nas imediações do trópico de Capricórnio. B) a Massa Polar Atlântica (mPa) . denomina. D) VERÃO . se origina na depressão do Chaco e abrange uma área de atuação muito limitada. quente e úmida. D) a Massa Equatorial Atlântica (mEa) . no verão e no inverno. a porção noroeste dessa região.Domínio da massa de ar Equatorial Continental. Dependendo da estação do ano. provocando chuvas e queda de temperatura. em alguns momentos do ano. QUESTÃO 44: O ar atmosférico está sempre em movimento. E) a Massa Tropical Atlântica (mTa) .

com posterior estabilização e queda da temperatura. 21 . ao entrar em contato com as camadas de ar frio da atmosfera. na determinação A) B) C) D) E) da da da do da corrente elétrica. potencial elétrico. C) ao encontro da massa de ar tropical atlântica (mTa). resultando em instabilidade atmosférica inicial. B) à formação de chuvas orográficas.climatempo. é correto afirmar que as mudanças do tempo descritas na tabela estão relacionadas: A) ao aquecimento e à ascensão vertical do ar que. provocando. caracterizada pelo encontro de uma massa de ar polar com outra tropical. sofre condensação. E) ao efeito dos ventos alísios que sopram dos trópicos para o equador e depois retornam aos trópicos (contra-alísios). O tempo é um fio que vale muito (…) (Henriqueta Lisboa.br/ A partir de seus conhecimentos sobre dinâmica climática. porém há casos em que ele é dispensável como. com a massa equatorial continental (mEc) fria e seca. 1985) O tempo é uma grandeza física que ―vale muito‖. neste movimento. Antologia Poética. potência. perdeu-se o tempo. CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÃO 46: (…) O tempo é um fio por entre os dedos. quente e úmida. ocasionando a inversão térmica e a conseqüente diminuição das temperaturas. MG. velocidade.QUESTÃO 45: Considere as informações apresentadas na tabela a seguir: Região Sudeste do Brasil: Previsão do tempo Fonte: adaptado de: http:/www. resultantes do encontro dos ventos úmidos vindos do oceano. rápidas oscilações das características atmosféricas. por exemplo. frequência. diminuindo os índices de pluviosidade no interior da região. com barreiras do ar quente e seco do Planalto Atlântico. provocando diminuição das temperaturas e oscilações na pluviosidade. Escapa o fio.com. D) à ocorrência de uma frente fria.

5 6. eletrizado positivamente com carga elétrica de 2.0. O trabalho necessário para se deslocar uma carga elétrica q  2. Considere a constante eletrostática do vácuo k 0  9.5 3. a qual denomina o potencial de transmissão de energia por carga elétrica.0 4.0  C.10-12C + 0. Considere o campo elétrico uniforme de intensidade 5 V/m. ele fica sujeito a uma força eletrostática que o leva para o ponto B.0. no ponto A de um campo elétrico.m 2 C2 .0 mJ.0 7.10-12C QUESTÃO 48: Ao abandonarmos um corpúsculo. Foi batizada em honra ao físico italiano Alessandro Volta (1745-1827).109. entre dois pontos distintos no espaço. 22 . ou vóltio (símbolo: V).10-9C + 0. A diferença de potencial elétrico entre os pontos A e B desse campo elétrico é: A) B) C) D) E) 1. em joules.0.106 C do ponto A ao ponto B vale. Pode-se afirmar que o valor de Q é A) B) C) D) E) + 3.1.QUESTÃO 47: O diagrama potencial elétrico versus distância de uma carga elétrica puntiforme Q no vácuo é mostrado ao lado. A unidade Volt corresponde a: A) B) C) D) E) J/C N/C N/m J/m J/s QUESTÃO 50: Na figura a seguir.10-12C + 3. observa-se uma distribuição de linhas de força e superfícies equipotenciais.5 kV kV kV kV Kv QUESTÃO 49: O Volt. é a unidade de tensão elétrica do Sistema Internacional de Unidades (diferença de potencial elétrico). N. após realizar o trabalho de 6.10-9C – 3.1.

então.0 x 10–19J.A) B) C) D) E) 8 7 6 2 4 . 16. 8. 23 .2 x 10–20J.6 x 10–19 C é levada do ponto M ao ponto N. Uma carga de 1.10-5 .10-5 . O trabalho realizado para deslocar essa carga foi de A) B) C) D) E) 3.10-5 QUESTÃO 51: Duas placas paralelas estão eletrizadas e geram em seu interior um campo elétrico uniforme de intensidade E  103 V/m (figura abaixo).10-5 . um ponto B distante 20 cm de A tem potencial elétrico VB de: A) B) C) D) E) –80 V –100 V 0V –20000 V – 40000 V QUESTÃO 52: A figura é a intersecção de um plano com o centro C de um condutor esférico e com três superfícies equipotenciais ao redor desse condutor.10-5 . 4.2 x 10–18J.0 x 10–19J. 3. Um ponto A desse campo tem potencial elétrico VA = 100 V.0 x 10–19J.

Essa partícula adquire movimento e se choca em B. a potência dissipada na resistência R é igual a 3. Quando a diferença de potencial sobre R for igual a 2. a velocidade dessa partícula ao se chocar com o obstáculo é de A) B) C) D) E) 4 5 6 7 8 m/s m/s m/s m/s m/s QUESTÃO 54: Para investigar o desempenho de uma bateria B. A resistência R é variável e os fios de ligação têm resistências desprezíveis. A bateria nessa situação se constitui um receptor. 24 . podemos dizer que: A) B) C) D) E) A força eletromotriz da bateria é igual a 6. foi montado o circuito ao lado. Sabendo-se que o potencial elétrico do ponto B é de 100 V.50 Ω.25 V. Para a corrente de 1. eletrizada com carga elétrica positiva de 40 C. respectivamente. A resistência interna da bateria é igual a 1. a quantidade de carga que a atravessa em 10 s é igual a 22.5 C. As indicações do voltímetro e do amperímetro são: Nessas condições. é abandonada do repouso no ponto A de um campo elétrico uniforme. um voltímetro e um amperímetro ideais. no qual o potencial elétrico é 300 V.QUESTÃO 53: Uma partícula de massa 1 g.00 V.00 A.00 W. com um anteparo rígido. em que V e A representam.

0 V E = 10 V 25 .5 A e 1.0 A e 1.0 V E = 6.5 A 600 .0 V E = 8.0 A e 1.QUESTÃO 55: A figura abaixo representa o trecho AB de um circuito elétrico. QUESTÃO 57: Sendo a força eletromotriz de uma bateria igual a 15 V: A) B) C) D) E) a corrente fornecida pela bateria é de 15 A. a força eletromotriz é: A) B) C) D) E) a a a a a força que o gerador imprime dos elétrons. energia que o gerador transfere a uma unidade de carga portadora de corrente energia dissipada em forma de calor. Quando se liga uma resistência de 8. a corrente nesse gerador é de 2.0 A 12 . 9.0 Ω e 2. a corrente no gerador passa a valer 1. respectivamente: A) B) C) D) E) 5 . a potência fornecida pela bateria para o circuito externo é de 15 W. 9. ddp entre os terminais do gerador.0 Ω a um gerador. QUESTÃO 58: Quando se liga uma resistência de 3. a energia química que se transforma em energia elétrica é de 15 J para cada 1 C de carga que atravessa a bateria.0 A e 6. 1.5 A QUESTÃO 56: Num circuito de corrente elétrica.0 Ω ao mesmo gerador.0 A.0 A. é necessária uma força de intensidade igual a 15 N para cada 1 C de carga que atravessa a bateria. quantidade de energia consumida.0 V = 6.0 A 20 . A resistência equivalente desse trecho e as correntes nos ramos i1 e i2 são. 1.0 Ω e = 8. Pode-se afirmar que a resistência interna r e a força eletromotriz e do gerador valem: A) B) C) D) E) r r r r r = = = = = 0ΩeE 0ΩeE 2. 1.0 Ω e 2.0 A e 6.0 A 12 . a resistência interna é de 15 W. em que a diferença de potencial entre os pontos A e B é de 30 V.

receptor. A energia perdida por um elétron é emitida sob a forma de ondas eletromagnéticas.0 Ω QUESTÃO 61: A figura é a representação esquemática da eletrosfera de um átomo. gerador. A fcem e a resistência interna desse receptor são. maior a energia de ionização. 26 . respectivamente.5 Ω e 2. receptor e resistor. Quanto mais afastado estiver o elétron do núcleo. resistor e gerador.0 Ω e 1.QUESTÃO 59: Considere os gráficos a seguir. E1. E2 e E3 correspondem a níveis decrescentes de energia. resistor. A) B) C) D) E) gerador.5 22 V 11 V 20 V e 5. A) B) C) D) E) Os elétrons da camada K de qualquer elemento possuem sempre a mesma energia. resistor e receptor. Um elétron necessita ganhar energia ao passar do nível N para o nível L.0 Ω e 1.0 Ω V e 2. receptor. gerador e resistor. conforme o gráfico a seguir. receptor e gerador. Eles representam as curvas características de três elementos de um circuito elétrico. QUESTÃO 60: A ddp nos terminais de um receptor varia com a corrente. respectivamente: A) B) C) D) E) 25 V 12.

para a compreensão dos espectros atômicos. I e II. QUESTÃO 64: Dadas as afirmações: I. Böhr propor outro modelo que explicasse os espectros de linhas dos elementos químicos. Dessas afirmações apenas: A) B) C) D) E) I é correta. descrevendo uma trajetória elíptica de energia variável. na eletrosfera. Bohr. III.QUESTÃO 62: O modelo atômico de E. A formação do cátion X+2 pode ser assim representada X + energia  X+2 + 2 e–. II. apesar de esclarecer satisfatoriamente os resultados da experiência de dispersão de partículas alfa. quanto maior o número atômico. IV. II. Os íons Aℓ+3. II e III. III. nos compostos NaCℓ. não conseguiu explicar os espectros atômicos. Entretanto. Em íons isoeletrônicos. KBr e LiI. Rutherford. 27 . A segunda energia de ionização de um átomo é menor do que a sua primeira energia de ionização. II é correta. se encontram ao redor do núcleo. I e II são corretas. na forma de radiação eletromagnética. C) Ao retornar de uma órbita mais externa para outra mais interna. D) A energia do elétron diminui à medida que ele se afasta do núcleo. II. Os elementos químicos artificiais são obtidos a partir de transformações. III e IV são corretas. ou seja possuem o mesmo número de elétrons. passa de um nível para outro de menor energia. F–1 e Na+1 são isoeletrônicos. II e III são corretas. pode-se incluir: A) A maior parte da massa do átomo se encontra em uma pequena região central. maior será o raio. IV. de átomos de elementos químicos naturais. B) Os elétrons. no átomo. pode-se afirmar que apenas são verdadeiras as indicadas na alternativa A) B) C) D) E) III e IV II e IV. pois há um maior número de prótons no núcleo. os elétrons emitem energia. O elemento químico cuja configuração eletrônica apresenta o subnível mais energético 3d6 pertence ao quarto período da Tabela Periódica. possuem raios atômicos iguais. E) Um elétron. de carga positiva. A partir da análise dessas proposições. I e IV. Os cátions dos elementos químicos do grupo 1. QUESTÃO 63: Considere as proposições: I. O elemento químico hélio possui a primeira energia de ionização maior do que todos os elementos químicos do grupo 18. ao absorver energia interna no átomo. Dentre as contribuições de N. coube a N.

por exemplo. número de massa de um átomo é a soma do número de prótons. gás carbônico é fonte de oxigênio molecular para os organismos heterotróficos aeróbios. O raio iônico de Se2. QUESTÃO 67: O Selênio. Por outro lado. pode-se afirmar que o A) B) C) D) E) íon cloreto e o argônio são espécies isoeletrônicas. Dentre outros alimentos. por exemplo na queima de combustíveis fósseis. Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados. II e III. ocasionado pelo aumento do efeito estufa. na eletrosfera. metano é fonte de hidrogênio para os organismos fotossintetizantes. Os elementos químicos artificiais são obtidos a partir de transformações. I e IV. A partir da análise dessas proposições. Considerando-se essas informações e os conhecimentos sobre tabela periódica. Os cátions dos elementos químicos do grupo 1. gás carbônico é fonte de carbono inorgânico para os organismos fotossintetizantes. O elemento químico hélio possui a primeira energia de ionização maior do que todos os elementos químicos do grupo 18. A diferença de número de prótons.é menor do que o de S2-. II e IV. o: A) B) C) D) E) metano é fonte de carbono para os organismos fotossintetizantes. O raio atômico aumenta do oxigênio para o selênio no grupo 6A. tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. pode-se afirmar que apenas são verdadeiras as indicadas na alternativa A) B) C) D) E) I e II. está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários. E) O átomo de selênio tem número de camadas eletrônicas inferior ao do átomo de criptônio QUESTÃO 68: (ENEM-2010) O aquecimento global. como a gasolina. de nêutrons e de elétrons dos átomos dos elementos químicos e em sua disposição na Tabela Periódica. possuem raios atômicos iguais. gás carbônico é fonte de energia para os organismos fotossintetizantes. esse elemento químico é encontrado na castanha do pará e no feijão fradinho. nos compostos NaCℓ. de átomos de elementos químicos naturais. KBr e LiI. IV.QUESTÃO 65: Na tabela periódica. os elementos químicos estão agrupados em ordem crescente de seu número atômico. Se. III. elétrons e nêutrons. porque. Baseando-se nessas diferenças de número de prótons. outro gás causador do efeito estufa. elemento localizado no grupo 14 e 3o período tem 28 prótons no núcleo. a produção de metano (CH4). O elemento químico cuja configuração eletrônica apresenta o subnível mais energético 3d6 pertence ao quarto período da Tabela Periódica. é um antioxidante que tem se mostrado eficiente no combate ao câncer de próstata. metal alcalino terroso situado no 6o período tem menos níveis de energia que o Cs. pode-se afirmar: A) B) C) D) A primeira energia de ionização dos elementos químicos do grupo 6A aumenta do oxigênio para o polônio. eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico. de nêutrons e de elétrons caracteriza um átomo e define suas propriedades. QUESTÃO 66: Considere as proposições: I. III e IV. os óleos e o carvão. O poder antioxidante do selênio está na capacidade que tem esse elemento químico de receber elétrons em suas reações. Essa disponibilização acontece. nível de menor energia do antimônio comporta 5 elétrons. 28 . que libera o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. II.

que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil‖. aldeído e éster.QUESTÃO 69: (ENEM-2010) A curcumina. 29 . B) provoca uma redução de 5% na quantidade de carbono emitido pelos veículos automotores e colabora no controle do desmatamento. mas também para acionar motores elétricos e aquecer recintos. por lei. para geração de outro tipo de energia.º 11. D) aponta para pequena possibilidade de expansão do uso de biocombustíveis. pode ajudar a combater vários tipos de câncer. substância encontrada no pó amarelo-alaranjado extraído da raiz da curcuma ou açafrão-da-índia (Curcuma longa). éster e fenol. em 5% do consumo de derivados do petróleo. o percentual mínimo obrigatório a ser adicionado ao óleo diesel vendido ao consumidor. A introdução de biocombustíveis na matriz energética brasileira: A) colabora na redução dos efeitos da degradação ambiental global produzida pelo uso de combustíveis fósseis. como os derivados do petróleo. E) diversifica o uso de fontes alternativas de energia que reduzem os impactos da produção do etanol por meio da monocultura da cana-de-açúcar. biocombustível é ―derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou. fixado. apenas nos últimos anos passou a ser investigada pela ciência ocidental. conforme regulamento. QUESTÃO 71: (ENEM-2008) A biodigestão anaeróbica. identificam-se os grupos característicos das funções: A) B) C) D) E) éter e alcool. Usada há quatro milênios por algumas culturas orientais. aparentemente. A estrutura da curcumina. C) incentiva o setor econômico brasileiro a se adaptar ao uso de uma fonte de energia derivada de uma biomassa inesgotável. o mal de Parkinson e o de Alzheimer e até mesmo retardar o envelhecimento. aldeído e enol. De acordo com essa lei.097/2005 dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira e fixa em 5%. que se processa na ausência de ar. QUESTÃO 70: (ENEM-2008) A Lei Federal n. em volume. éter e fenol. permite a obtenção de energia e materiais que podem ser utilizados não só como fertilizante e combustível de veículos.

atividade solar e gases estufa. somadas ao anseio pela diminuição da dependência do petróleo. atividade solar. QUESTÃO 72: (ENEM-2007) O gráfico abaixo ilustra o resultado de um estudo sobre o aquecimento global. é utilizado como fertilizante. Internet: <solar-center. atividade vulcânica e ozônio.stanford. que. atividade solar e atividade vulcânica. que.O material produzido pelo processo esquematizado acima e utilizado para geração de energia é o: A) biodiesel. contribuíram de forma efetiva e positiva para aumentar a temperatura atmosférica: A) B) C) D) E) aerossóis. além de ser empregado na geração de energia elétrica. Brasil e Estados Unidos 30 . aerossóis. combustível economicamente mais viável. E) metanol. QUESTÃO 73: (ENEM-2007) As pressões ambientais pela redução na emissão de gás estufa. A curva mais escura e contínua representa o resultado de um cálculo em que se considerou a soma de cinco fatores que influenciaram a temperatura média global de 1900 a 1990. principalmente para o etanol. ozônio e gases estufa.edu>. fizeram os olhos do mundo se voltarem para os combustíveis renováveis. atividade vulcânica. é matéria-prima na indústria de bebidas. Os dados apresentados revelam que. D) hidrogênio. C) etanol. gases estufa e ozônio. Líderes na produção e no consumo de etanol. A contribuição efetiva de cada um desses cinco fatores isoladamente é mostrada na parte inferior do gráfico. de 1960 a 1990. obtido a partir da decomposição de matéria orgânica e(ou) por fermentação na presença de oxigênio. produzido sem necessidade de oxigênio. B) metano (CH4). biocombustível utilizado em diferentes máquinas. além das aplicações mostradas no esquema. conforme mostrado na legenda do gráfico. aerossóis.

Os EUA utilizam o milho como matéria-prima para a produção desse álcool. 1511. B) mais eficiente. pois gasta-se menos energia fóssil para se produzir 1 litro de álcool a partir do milho do que para produzi-lo a partir da cana. juntos. destruindo essa proteção. que levam à destruição da camada de ozônio. + Cl .ClO + O . as diferenças entre o preço de venda do litro do álcool e o custo de sua produção se equiparam. usado sem controle pelas indústrias de refrigeração e aerossóis até alguns anos atrás. pois a produtividade do canavial é maior que a do milharal.Cl + O 3 c. QUESTÃO 74: “O CFC. C) igualmente eficiente. é correto afirmar que: A) o CFC contém uma molécula de cloro. ClO + O 2 . superando-a em mais do dobro de litros de álcool produzido por hectare. p. E) menos eficiente. jun. 31 _ _ _ _ _ _ _ F luz F C F .F C Cl Cl b. O quadro abaixo apresenta alguns índices relativos ao processo de obtenção de álcool nesses dois países. pois. pois o custo de produção do litro de álcool a partir da cana é menor que o custo de produção a partir do milho. C) cada molécula CF2Cl2 é responsável pela decomposição de apenas uma molécula de O3. B) o nome IUPAC da substância CF2Cl2 é dicloro-difluoro-metano. o uso da cana-deaçúcar é: A) mais eficiente. pois o balanço energético para se produzir o etanol a partir da cana é menor que o balanço energético para produzi-lo a partir do milho./2007 (com adaptações).) Esse trecho faz referencia a uma classe de substâncias que é conhecida como clorofluorocarbonetos. . podem ser representadas por: Cl a. Cl. As reações químicas de um dos membros dessa classe. contém uma molécula de cloro que reage com uma outra do ozônio. ed. . cerca de 35 bilhões de litros do produto em 2006. D) menos eficiente. n. Se comparado com o uso do milho como matéria-prima na obtenção do etanol.º 35. + O 2 . nas duas situações. Sobre essa classe de substâncias. 48. Globo Rural.da América (EUA) produziram. 3 setembro 1997. ao passo que o Brasil utiliza a cana-de-açúcar.” (Veja.

redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores. o petróleo. QUESTÃO 77: O lixo orgânico de casa — constituído de restos de verduras. a cocaína. entre outros —. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis. E) radicais metila. Entretanto. entre os quais a Terra. há produção de oxigênio gasoso. sua reciclagem gera um excelente adubo orgânico. Nas duas estruturas há em comum igual número de: A) carbonos insaturados. que pode ser usado no cultivo de hortaliças. por exemplo. portanto. D) radicais hidroxila.D) como representado pelas equações (b) e (c). aparas de grama. + O2. C) grupos carbonila. se for depositado nos lixões. um processo simples que 32 . QUESTÃO 76: O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos. pois provoca: A) B) C) D) E) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra. pode contribuir para o aparecimento de animais e de odores indesejáveis. B) núcleos aromáticos. a liberação CF 2Cl2 . HO HO CH2CH2NH2 DOPAMINA que produz a sensação de euforia. redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos. é benéfica ao meio – ambiente. produzindo ClO. cascas de ovo. e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. frutas. QUESTÃO 75: No cérebro. aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera. A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono. são limitados. E) a molécula de cloro reage com o ozônio. na atmosfera. O CH 2 CH N CH 2 CH CH 3 CH CH CH 2 O O C C O CH 3 COCAÍNA provoca aumento na quantidade livre de dopamina. frutíferas e plantas ornamentais. a atmosfera e os oceanos. sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis. legumes. aumento da produção de carboidratos de origem vegetal. A produção do adubo ou composto orgânico se dá por meio da compostagem.

V. que possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas. desejosa de fazer seu próprio adubo orgânico. de forma a homogeneizá-lo. Analisando o caso acima. E) apenas microrganismos que independem de oxigênio poderiam agir sobre a matéria orgânica e transformála em adubo. o adubo formado seria pobre em matéria orgânica que não foi transformada em composto. O material de restos de capina pode ser intercalado entre uma camada e outra de lixo da cozinha. [Adaptado] Suponha que uma pessoa. 2008. a falta de água no composto iria elevar a temperatura da mistura. passou a ter sérios problemas com os cachorros-do-mato que atacavam sua criação. Passado pouco tempo. A) B) C) D) o processo de compostagem iria produzir intenso mau cheiro. o adubo orgânico estará pronto em aproximadamente dois a três meses. uma grande praga de gafanhotos destruiu totalmente a plantação de milho e as galinhas ficaram sem alimento. Por meio desse método. 42. houve um grande aumento no número de pássaros e roedores que passaram a atacar as lavouras. ajudado pelos vizinhos. O material que é acumulado diariamente em recipientes próprios deve ser revirado com auxílio de ferramentas adequadas. QUESTÃO 78: Um agricultor. o que resultaria na perda de nutrientes essenciais. semanalmente. jun. exterminou os cachorros-do-mato da região. É preciso também umedecê-lo periodicamente. tenha seguido o procedimento descrito no texto. Nessa situação. Nova campanha de extermínio e. logo depois da destruição dos pássaros e roedores. O agricultor. Como usar o lixo orgânico em casa? Ciência Hoje. exceto no que se refere ao umedecimento periódico do composto.requer alguns cuidados especiais. a falta de água no composto vai impedir que microrganismos decomponham a matéria orgânica. podemos perceber que houve desequilíbrio na teia alimentar representada por: A) )B C) D) E) 33 .

por se alimentarem de detritos. a falta de alimentos representou para os veados um mal menor que a predação. é justificável. a predação demonstrou-se um fator positivo para o equilíbrio dinâmico e sobrevivência da população como um todo. do ponto de vista biológico. certamente. a linha pontilhada indica a expectativa quanto ao crescimento da população de veados. até então desapercebidos. II e III. acertou se indicou as alternativas: A) B) C) D) E) I. III e IV. apenas. III. II e IV. nesse mesmo período. porque os vertebrados ocupam o topo das teias alimentares. a linha cheia indica o crescimento real da população de veados. No gráfico abaixo. quando estes predadores. visto que o felino possui função superior à da minhoca numa teia alimentar. I. devem ―cavar‖ diariamente o seu próprio alimento. porque ambos são consumidores primários em uma teia alimentar. o mesmo estudante elaborou as seguintes hipóteses e/ou conclusões: I. moveu-se uma caçada impiedosa aos seus predadores — pumas. a arrogância do gato com relação ao comportamento alimentar da minhoca. I. apenas. lobos. III e IV. é justificável. é justificável. foram favorecidos pela eliminação de seus competidores. apenas. porque ambos. 34 . no período de 1905 a 1940. porque as minhocas. O estudante.QUESTÃO 79: No início deste século. II. IV. os únicos e mais vorazes predadores dos veados. II. desta vez. caso o homem não tivesse interferido em Kaibab. como consumidores. com a finalidade de possibilitar o crescimento da população de veados no planalto de Kaibab. coiotes e lobos. não se justifica. não participam das cadeias alimentares. isto levou à degradação excessiva das pastagens. tanto pelo consumo excessivo como pelo seu pisoteamento. II e III. no Arizona (EUA). pumas e coiotes não eram. Para explicar o fenômeno que ocorreu com a população de veados após a interferência do homem. ainda que a atuação dos predadores pudesse representar a morte para muitos veados. QUESTÃO 80: Na charge. apenas. aumentaram numericamente e quase dizimaram a população de veados. a morte dos predadores acabou por permitir um crescimento exagerado da população de veados. A) B) C) D) E) não se justifica.

35 . Os porcos revolveram raízes e a terra na busca de semente. a longo prazo. caranguejos e até cabritos pequenos. o principal dispersor de suas sementes. é um verdadeiro quebra-cabeça. tudo parece bem encaixado. apenas. pode-se afirmar que A) a introdução desses animais domésticos trouxe. foi favorecido pela introdução de mais dois tipos de animais na ilha. eles dispersam as sementes dos manduvis. os porcos passaram a devorar qualquer coisa: ovos de tartarugas. III. dependeria de técnicas de preservação de embriões. mas. de aves marinhas. de volta ao estado selvagem. II. tem sido discutida a possibilidade de se preservarem espécies por meio da construção de ―bancos genéticos‖ de sementes. Se. D) o desequilíbrio só apareceu quando os porcos começaram a comer os cabritos pequenos. pois não há dispersão de suas sementes e não surgem novos manduvinhos. Entretanto. os manduvis se extinguem. C) a principal alteração do ecossistema foi a presença dos homens.. e isso afeta as araras-azuis.globo. não preservaria a variabilidade genética das populações. que não têm onde fazer seus ninhos. O manduvi. Diante da perda acelerada de biodiversidade. I. sua construção é considerada questionável do ponto de vista ecológico-evolutivo. Até aqui. Está correto o que se afirma em A) B) C) D) E) I. óvulos e espermatozóides. pois se argumenta que esse tipo de estratégia I. é justamente o tucano-toco o maior predador de ovos de arara-azul — mais da metade dos ovos das araras são predados pelos tucanos. as cabras consumiram toda a vegetação rasteira e ainda comeram a casca dos arbustos sobreviventes. o equilíbrio ecológico. Internet: <http://oglobo. na natureza. II e III. ainda desconhecidas. a arara-azul e o manduvi. não reproduziria a heterogeneidade dos ecossistemas. ficamos na seguinte encruzilhada: se não há tucanos-toco. Então. Porcos e cabras soltos davam boa carne aos navegantes de passagem. QUESTÃO 83: Um estudo recente feito no Pantanal dá uma boa idéia de como o equilíbrio entre as espécies. apenas. por outro lado. II. Com base nesses fatos. mas seus ovos são muito predados. apenas. QUESTÃO 82: Há quatro séculos alguns animais domésticos foram introduzidos na Ilha da Trindade como ―reserva de alimento‖. Apesar de os ―bancos‖ preservarem espécimes (indivíduos). I e III. O tucano-toco é o único pássaro que consegue abrir o fruto e engolir a semente do manduvi. E) o aumento da biodiversidade. é uma das poucas árvores onde as araras-azuis fazem seus ninhos. pois não houve uma interação equilibrada entre os seres vivos. pois animais nunca geram desequilíbrios no ecossistema. e as araras-azuis têm muito lugar para fazer seus ninhos. há muitos tucanos-toco.QUESTÃO 81: A biodiversidade é garantida por interações das várias formas de vida e pela estrutura heterogênea dos habitats. apenas.. com o passar dos anos. sendo. II e III. Depois de consumir todo o verde. por sua vez. assim. As peças do quebra-cabeça são o tucano-toco.com> (com adaptações). B) o ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado. cansados de tanto peixe no cardápio.

D) o aumento da concentração de gás carbônico (CO2) atmosférico no período Carbonífero causou mutações que permitiram o aparecimento de animais gigantes. são cobras que. B) as alterações no seu código genético surgiram para aperfeiçoá-la. QUESTÃO 84: Pesquisas recentes estimam o seguinte perfil da concentração de oxigênio (O2) atmosférico ao longo da história evolutiva da Terra: No período Carbonífero entre aproximadamente 350 e 300 milhões de anos. durante o período Permiano. pois. C) a conservação da arara-azul exige a redução da população de manduvis e o aumento da população de tucanos-toco. possibilitando o surgimento de animais gigantes. elas têm sido caçadas continuamente. 36 . E) a derrubada de manduvis em decorrência do desmatamento diminui a disponibilidade de locais para os tucanos fazerem seus ninhos. No entanto. se as pessoas não as percebem. E) a redução da concentração de oxigênio atmosférico no período Permiano permitiu um aumento da biodiversidade terrestre por meio da indução de processos de obtenção de energia. B) o tucano-toco. Sabendo-se que o O2 é um gás extremamente importante para os processos de obtenção de energia em sistemas biológicos. grande parte da vida na Terra foi extinta há cerca de 250 milhões de anos. por serem facilmente detectadas. D) a conservação das araras-azuis depende também da conservação dos tucanos-toco. causam poucos acidentes a humanos. houve uma ampla ocorrência de animais gigantes. Isso se deve ao ruído de seu "chocalho". QUESTÃO 85: As cobras estão entre os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil. conclui-se que A) a concentração de nitrogênio atmosférico se manteve constante nos últimos 400 milhões de anos. A explicação darwinista para o fato de a cascavel estar ficando mais silenciosa é que A) a necessidade de não ser descoberta e morta mudou seu comportamento. o que passa a ser um problema. B) a produção de energia dos organismos fotossintéticos causou a extinção em massa no período Permiano por aumentar a concentração de oxigênio atmosférico. principalmente na área rural. apesar de extremamente venenosas. como por exemplo insetos voadores de 45 centímetros e anfíbios de até 2 metros de comprimento. apesar de estes serem predadores daquelas. C) o surgimento de animais gigantes pode ser explicado pelo aumento de concentração de oxigênio atmosférico. que faz com que suas vítimas percebam sua presença e as evitem. em relação a outras espécies. o que possibilitou uma maior absorção de oxigênio por esses animais. As cascavéis ('Crotalus'). digere-as e torna-as inviáveis. aumentam os riscos de acidentes.toco como da arara-azul para sua sobrevivência. Apesar disso. Esses animais só atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de pequenos roedores e aves. A) o manduvi depende diretamente tanto do tucano. depois de engolir sementes de manduvi. Ultimamente os cientistas observaram que essas cobras têm ficado mais silenciosas.De acordo com a situação descrita.

Na figura. D) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais. segundo a lei do uso e desuso. por exemplo. Em geral. foram selecionadas por serem mais adaptadas o ambiente em que os organismos se encontram. ausência de olhos. mas seria transmitida apenas a primeira geração de descendentes. Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. D) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e. sendo que os ratos de uma mesma população têm coloração muito semelhante. ao longo do tempo. E) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois. em alguns casos. distribuída ao longo de um gradiente sul-norte. MULLEN. Cada população é representada pela pelagem do rato. Natural selection along an environmental gradient: a classic cline in mouse pigmentation. D) as variedades mais silenciosas foram selecionadas positivamente. B) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos. corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e. em seguida. essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas aos descendentes. 37 .C) as mutações sucessivas foram acontecendo para que ela pudesse adaptar-se. de novos indivíduos adaptados ao ambiente. encontram-se representadas sete diferentes populações de P. 2008. a coloração da pelagem também é muito parecida à cor do solo da região em que se encontram. Nessa situação. apresentam algumas características corporais como. C) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa. E) as variedades sofreram mutações para se adaptarem à presença de seres humanos. ele diria que A) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural. que também apresenta a mesma variação de cor. E) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação. ausência de patas. Ao adotar esse ponto de vista. QUESTÃO 88: Os ratos Peromyscus polionotus encontram-se distribuídos em ampla região na América do Norte. HOEKSTRA. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados: A) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações.. QUESTÃO 86: As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. C) aparecimento. por uma amostra de solo e por sua posição geográfica no mapa. A pelagem de ratos dessa espécie varia do marrom claro até o escuro. Evolution. L. M. B) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos. polionotus. por geração espontânea. E. o que reduz a diversidade de genes e cromossomos. H. QUESTÃO 87: Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea.

E) não provou a formação de moléculas com função energética. introduziu nele gases que provavelmente constituíam a atmosfera e colocou água. Após a condensação do material. que mantém constante a grande diversidade interpopulacional. E) os princípios da Biogênese e da Geração espontânea não explicam o surgimento de bolores em alimentos. D) provou que.O mecanismo evolutivo envolvido na associação entre cores de pelagem e de substrato é A) a alimentação. o princípio da biogênese estaria refutado. E) a herança de caracteres adquiridos. poderia ser entendida como a sobrevivência diferenciada de indivíduos com características distintas. ao tentar reutilizar o molho. percebeu que este estava tomado por bolores (fungos). ao ser fervida. C) a seleção natural. D) a mutação genética. testou a hipótese da Evolução gradual dos sistemas químicos para provar a origem da vida no planeta Terra. sob certas condições. Baseado no texto e em seus conhecimentos. 38 . B) não provou a formação de uma molécula com função de gene. B) o fluxo gênico entre as diferentes populações. A mistura gasosa foi submetida a descargas elétricas. simulando as condições do clima da época. C) provou apenas a formação de moléculas e não a origem do primeiro ser vivo. é correto afirmar que: A) o surgimento de bolores no molho de tomate (matéria inanimada) ilustra o princípio da geração espontânea. que. têm maior ocorrência e capacidade de alterar significativamente a cor da pelagem dos animais. QUESTÃO 89: Após utilizar parte do molho de tomate que preparara. o bolor haveria crescido no molho devido à sua contaminação anterior por fungos presentes no ambiente. é INCORRETO afirmar que o experimento de Miller A) obteve moléculas orgânicas que fazem parte das proteínas. as quais exercem papéis essenciais nas células. verificou-se a presença de aminoácidos. C) o princípio da geração espontânea sustenta que organismos vivos surgem de organismos mortos da mesma espécie. Depois de alguns dias. que. Mariana guardou o que restou na geladeira. é possível haver formação de compostos orgânicos. provavelmente esse era semelhante a um procarionte atual. além de transmitir as características. em certos ambientes. apresentando apenas uma membrana externa. tem capacidade de se autoduplicar. como por exemplo. como os de solo mais escuro. nesse caso. citoplasma e material genético disperso. portanto os primeiros seres vivos provavelmente eram heterotróficos. formava vapor. em 1953. produzindo seu próprio alimento. D) caso não houvessem surgido bolores no molho de tomate. sem a participação de seres vivos. pois ele. B) segundo o princípio da biogênese. Essa molécula provavelmente tenha sido semelhante ao RNA. ele construiu um aparelho que simulava as condições da Terra primitiva. QUESTÃO 90: Miller. capacidade de organismos se adaptarem a diferentes ambientes e transmitirem suas características genéticas aos descendentes. as funções enzimáticas. a qual. pois pigmentos de terra são absorvidos e alteram a cor da pelagem dos roedores. Considerando os princípios da origem da vida. Para isso.