Memória da reunião sobre o Movimento Arruma o IdA, do dia 19 de julho de 2011 – pelos centros acadêmicos de Artes Cênicas e Artes

Visuais. Brasília, 20 de julho de 2011 Reunidos na reitoria da UnB, no dia 19 de julho de 2011, às 18 horas da tarde, estavam o Magnífico Reitor da UnB, José Geraldo de Souza Júnior; a Diretora do Instituto de Artes, Izabela Brochado; o Prefeito do Campus Darcy Ribeiro, Paulo César Marques; o Diretor de Engenharia e Arquitetura da Prefeitura, Francisco Cassiano Sobrinho; o Diretor interino do Centro de Planejamento Oscar Niemayer (CEPLAN), Cláudio Arantes; a Assessora da Diretoria de Saúde da UnB, Ângela Ferreira; a representante discente do Centro Acadêmico de Artes Visuais, Daiara Figueroa; e o representante discente do Centro Acadêmico de Artes Cênicas, Túlio Starling. Tal reunião foi marcada na semana anterior, precisamente no dia 15 de julho de 2011, quando o Reitor recebeu os dois referidos representantes do CAVIS e do CACEN para que lhe fosse entregue uma carta que sintetizava o Movimento Arruma o IdA. Esta reunião, portanto, tinha por objetivo encaminhar as demandas protestadas pelo movimento. No decorrer da reunião, além de apurar as causas das ineficiências, e os indícios das incomunicabilidades entre prefeitura e CEPLAN; levantou-se a situação atual das solicitações e seus processos, que já estavam em agenda; bem como se esclareceram as necessidades ainda não demandadas, ora por completo desconhecimento, ora por parcial ou impreciso conhecimento. Portanto, a seguir será especificidades e pendências: listada cada demanda, suas

• Iluminação do Complexo das Artes (inclusive das áreas interiores aos limites com as ruas); e instalação de quadro de energia e iluminação específica na Concha Acústica: - Demanda entregue e descrita especificamente ao Diretor de Engenharia e Arquitetura, Francisco Cassiano; - Aguardando término da greve dos servidores, para execução. • Aumento da quantidade de banheiros do SG-01 (Artes Visuais): - Demanda descrita detalhadamente aos presentes; - Será providenciado acesso da prefeitura e do CEPLAN a um projeto já existente, feito por um professor do Departamento de Artes Visuais, para verificarem as possibilidades de execução.

• Manutenção e términos de reformas de banheiros e copa do prédio Oficinas Especiais (Artes Cênicas): - Aguardando fechamento de lista geral de materiais para compra. A prefeitura cogitou acelerar o fechamento da lista, que atualmente espera pela verificação de uma obra no Laboratório de Farmacognosia; - Aguardando término da greve dos servidores, para execução. • Revisão dos telhados do SG-01 (Artes Visuais) e Maquete: - Além de solucionar goteiras e infiltrações, prevenirá focos de dengue; - A prefeitura assumiu o compromisso de realizar essa revisão, mesmo com o contingente reduzido pela greve, assim que solicitado pelo IdA. • Revisão do telhado do prédio Oficinas Especiais (Artes Cênicas): - É necessário vedar os furos dos parafusos, já que as vedações corroem-se ou derretem; - O diretor Francisco Cassiano disse que no dia seguinte à reunião, dia 21/7, uma equipe iniciaria o serviço; - É importante frisar que essa vedação precisa de manutenção regular de no máximo dois anos. Obs: No dia da reunião, dias 20/7, havia comparecido ao prédio Oficinas Especiais, uma equipe da prefeitura para levantar todos os problemas do prédio. A equipe, que em parte da visita foi composta pelo próprio Francisco Cassiano, foi recebida pelo Chefe do Departamento de Artes Cênicas, Graça Veloso. - Ficou acertado que o laudo dessa visita, assim que concluído, será enviado ao IdA. • Laudo da Diretoria de Saúde sobre ‘risco biológico’ e ‘engenharia e segurança de trabalho’ do prédio Oficinas Especiais, mais precisamente no Teatro Helena Barcelos e Galeria Espaço Piloto: - O laudo impulsionará uma solicitação de alta prioridade para solução dos problemas de drenagem. Tal solução depende de um projeto mais elaborado, pois se verificou a complexidade das dificuldades de impermeabilização e drenagem dos espaços. O projeto deverá ser realizado com urgência pelo CEPLAN, uma vez que a interdição seria o procedimento mais óbvio, mas que tal medida afetaria em muito a vida acadêmica, principalmente do Departamento de Artes Cênicas.

- A medida será tomada com urgência pela Diretoria de Saúde, a começar pelo referido prédio. Mas a intenção é que o laudo seja feito em todo o IdA. - Asssim que o relatório for enviado para a direção do IdA, esta solicitará as devidas providências para a prefeitura com cópia para o CEPLAN e o Decanato de Administração e Finanças.

• Acabamento do Guarda-Corpo do 2° pavimento do prédio Oficinas Especiais e do Teatro Helena Barcelos: - O material já está em fase de compra na Diretoria de Recursos Materiais e, após isso, dependerá da contratação do serviço. Obs: Ficou pendente checar se está nesse mesmo pedido a compra dos breezings reguladores de luminosidade1. • Dedetização específica para escorpiões e lacraias em todo o IdA, e vedação para o impedimento da entrada de morcegos na Galeria Espaço Piloto e Teatro Helena Barcelos; - O prefeito ficou de checar a especificidade da dedetização para os escorpiões; - A direção do IdA irá solicitar ambas as demandas. • Revisão elétrica da Maquete e do Auditório da Música: - Já foi realizado levantamento dos problemas existentes na Maquete; - A direção do IdA solicitará o laudo dessa visita. - Faltam alguns materiais para finalizar a revisão no Auditório da Música, que dependem do término da greve, já que o almoxarifado está fechado; - O diretor Francisco Cassiano compreendeu a necessidade de realizar a revisão também no prédio Oficinas Especiais. • Adequação dos espaços provisórios para acomodação emergencial do Departamento de Desenho Industrial: - Tal demanda emergencial foi denominada ‘Plano A’. O espaço destinado a esse plano é no ICC, e corresponde a alguns laboratórios desocupados pelo Instituto de Biologia, e no prédio Multiuso, para
1

A chefia do Departamento de Artes Cênicas informou que, em último memorando sobre o assunto, não foi solicitada a compra dos breezings, uma vez que o CEN não tinha recursos para tal. No entanto, a direção do IdA sugeriu que a compra fosse solicitada sob os dispêndios da universidade, já que o item estava incluso na construção do prédio, e que portanto é de responsabilidade da UnB e não do CEN.

onde será deslocada a Secretaria do Departamento de Desenho Industrial2; - Não ficou claro o motivo do atraso para a execução dessa demanda, pois ela foi acordada no final do 2°/2010 e tinha prazo para entrega no 1°/2011; - Aguardando término da greve para início do serviço. • Instalação integral do Departamento de Desenho Industrial em área de 780m² no ICC: - A área é hoje ocupada pelos departamentos de Ciência da Computação e de Estatística e já está comprometida ao DIn; - Para identificação, e não para alternatividade, essa demanda foi denominada ‘Plano B’; - A obra do prédio dos referidos departamentos está atrasada. É preciso que o prédio fique pronto para que haja a desocupação do espaço no ICC. • Redivisionamento do espaço da Diretoria do IdA, no SG-01: - Dada simplicidade da obra, a prefeitura se comprometeu em realizá-la ainda no recesso de inverno. - No entanto, é necessário que o espaço atualmente ocupado pela Secretaria do Departamento de Desenho Industrial seja viabilizado para a Secretaria da UAB – Artes Visuais. • Visita do Magnífico Reitor ao Instituto de Artes: - O Reitor citou que está iniciando a segunda leva de visitas às unidades acadêmicas e que agendaria uma visita ao IdA.

2

Em breve, a direção do IdA e o CAVIS marcarão uma visita referidos locais.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful