P. 1
Princípios Básicos da Esterilização (vapor)

Princípios Básicos da Esterilização (vapor)

|Views: 541|Likes:
Published by dougfunnie26

More info:

Published by: dougfunnie26 on Jul 24, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPT, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/07/2013

pdf

text

original

Princípios Básicos da Esterilização

Prof° Douglas Augusto Madeira Alves

Métodos de Esterilização (Físicos) Calor úmido ou vapor saturado sob pressão (Autoclavação)

que aceleram o aquecimento levando ao alcance de temperaturas próprias para esterilização. .Métodos de Esterilização (Físicos)  Calor úmido ou vapor saturado sob pressão (Autoclavação)  A Autoclavação atua destruindo os microorganismos por coagulação das proteínas.  Da ± se o nome de calor úmido sob pressão porque sua temperatura equivale ao ponto de ebulição da água.  Esta temperatura é produzida pela combinação da energia que aquece a água com níveis de pressão maiores que a pressão atmosférica. em tempo mais rápido.

Métodos de Esterilização (Físicos)  Calor úmido ou vapor saturado sob pressão (Autoclavação)  Este é o processo de escolha nas unidades hospitalares. . indicado para os artigos termorresistentes.

Métodos de Esterilização (Físicos)  A Autoclavação possui três parâmetros essenciais de funcionamento e monitoramento:  Tempo  Temperatura  Pressão .

as autoclaves precisam de:  Ter vapor em contato direto com o material a ser esterilizado.  Criar um vácuo para deslocar todo o ar inicialmente presente na autoclave e substituí-lo por vapor.  Implementar um esquema de controle bem desenhado para a evacuação do vapor e refrigeração.Métodos de Esterilização (Físicos)  Funcionamento da Autoclave  Para se efetivo contra a formação de bactérias e vírus. para que a carga não pereça. .

 Ponto térmico ou temperatura térmica final onde todos os micróbios em uma amostra estão mortos. isto é. o tempo que os micróbios devem ser expostos a certa temperatura antes de estarem todos mortos.Métodos de Esterilização (Físicos)  A eficiência do processo de esterilização depende de dois fatores principais:  Tempo térmico final. .

Métodos de Esterilização (Físicos)  Qualidade do vapor:  O vapor pode ser obtido em vários estados físicos cada um com um efeito na qualidade da esterilização. Os tipos de vapor formados possíveis são:  Vapor saturado seco  Vapor saturado úmido (condensado)  Vapor saturado super aquecido .

.  É a forma mais efetiva de vapor para esterilização.Métodos de Esterilização (Físicos)  Vapor Saturado Seco:  Contem somente água no estado gasoso agregando tato água quanto possível para sua temperatura e pressão (100% UR).

Métodos de Esterilização (Físicos)  Vapor Saturado Úmido (Condensado):  É normalmente formado quando a água da caldeira ou condensador dos tubos são carregados pelo vapor saturado ao ser injetado na câmera do autoclave. . resultando em um excesso de água que poderá comprometer a secagem da carga em processo.

com maior dificuldade de penetração. .Métodos de Esterilização (Físicos)  Vapor Saturado Superaquecido  Formado a partir do vapor saturado. O vapor torna-se deficiente em umidade e consequentemente. o qual é submetido a temperaturas mais elevadas.

Quando esse tempo é alongado temos com resultado artigos secos e estéreis.Métodos de Esterilização (Físicos)  Tipos de Autoclavação:  Esterilização por gravidade  Neste aparelho o vapor é injetado na câmara e o ar vai sendo expulso.  O aquecimento da carga é feito de fora para dentro o que exige aumentos elevados de tempo. . para conseguir aquecimento necessário à esterilização. na mesma velocidade.

.Métodos de Esterilização (Físicos)  Esterilização por alto-vácuo:  Neste tipo de equipamento o vapor introduz-se na câmara interna quando uma bomba de alto-vácuo elimina o ar inteiro. o que reduz o tempo quando comparado com equipamento por gravidade.

 O sistema mais eficiente é o de pulsos de pressurização pois existe grande dificuldade em obter-se níveis adequados de vácuo num só pulso.Métodos de Esterilização (Físicos)  Esterilização por Vácuo Pulsátil:  Neste sistema o ar é extraído da câmara por sucessivas injeções e retiradas de vapor. .

.Métodos de Esterilização (Físicos)  O tempo da esterilização: será contado após total remoção do ar dos pacotes.  Este sistema permite mais rapidez no processo total. obtém-se o ciclo de esterilização e secagem em tempo mais reduzido que nos processos descritos anteriormente. Após esta fase a bomba de vácuo irá fazer a sucção do vapor promovendo assim a secagem dos pacotes. pois com a rápida extração do ar e consequente aumento da temperatura da carga.

.Métodos de Esterilização (Físicos)  Esterilização ultra-rápida (Flash Sterilization):  Equipamentos de pequeno porte programados para operar sem o ciclo de secagem e com material desempacotado.  Este método deve ser utilizado preferencialmente para resolver problemas emergenciais. como a contaminação acidental de instrumentais utilizados em cirurgias em curso.

Seu uso deve ser extremamente racionalizado e o material utilizado de imediato. devido às dificuldades de controle deste processo. .Métodos de Esterilização (Físicos)  Neste sistema não devem ser esterilizados os implantes.

Métodos de Esterilização (Físicos)  Recomendações:  Antes da aquisição de tais equipamentos devem ser verificados:  Rede elétrica  Rede hidráulica .

 Estabelecer a eficácia como rotina diária. .Métodos de Esterilização (Físicos)  Recomendações  Testar a eficácia do equipamento na instalação e após manutenção (testes químicos e biológicos).  Verificar a eficácia após qualquer modificação proposta no processo de esterilização.

os materiais anteriormente a montagem da carga.Métodos de Esterilização (Físicos)  Recomendações:  Limpar e secar. de acordo com métodos já descritos.  Acomodar a carga de forma permitir a circulação do vapor entre os instrumentais (distância de 25 a 50 mm entre cada material) sem empilhar os mesmos. nunca adicionar carga extra durante o processo.  Nunca abrir a porta da autoclave enquanto ela estiver em processo. ou seja. .

armazenagem e distribuição de produtos estéreis. .  Utilizar técnica e soluções padronizadas. ao manipular material  Respeitar prazo de validade.  Utilizar EPIs contaminado.Métodos de Esterilização (Físicos)  Recomendações:  Respeitar os princípios de empacotamento.

danificar o aparelho e/ou os produtos a serem esterilizados.Métodos de Esterilização (Físicos)  Recomendações:  Também deve ser verificada a qualidade da água que formara o vapor que deve estar livre de contaminantes químicos em concentrações que possam interferir no processo de esterilização. .

Métodos de Esterilização (Físicos)  Vapor saturado sob alta pressão X Calor Seco  Em um forno a ar seco. Usando o vapor saturado. leva duas horas a 160°C para matar os esporos da bactéria Clostridium botulinium (associada com a comida enlatada). . os mesmos esporos são mortos em apenas cinco minutos a 121°C. provando que calor úmido é mais efetivo que o calor seco.

II e III) .Métodos de Esterilização (Físicos)  Tabelas de preferência de métodos esterilizantes de acordo com o tipo de material a ser esterilizado (Anexos I.

.

.

.

Obrigado! .

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->