P. 1
Apostila Cidadania e Meio Ambiente

Apostila Cidadania e Meio Ambiente

|Views: 786|Likes:
Published by Aline Colen

More info:

Published by: Aline Colen on Aug 11, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/15/2013

pdf

text

original

Sections

  • AULA 2 – O Papel da Família na Formação do Cidadão
  • AULA 3 – Valores Humanos, Cultura e Convívio Social
  • AULA 4 - Problemas Sociais e Direitos Humanos
  • AULA 5 – Problemas Ambientais
  • AULA 6 – Poluição
  • AULA 7: Impactos ambientais no mundo
  • AULA 8 - Pequenas ações, grandes resultados!

Programa CIEE de Educação a Distância

CURSO: CIDADANIA E MEIO AMBIENTE

SUMÁRIO

Aula 1 – Cidadania.................................................................................................. 03

Aula 2 – O Papel da Família na Formação do Cidadão .......................................... 06

Aula 3 – Valores Humanos, Cultura e Convívio Social ........................................... 09

Aula 4 – Problemas Sociais e Direitos Humanos .................................................... 15

Aula 5 – Problemas Ambientais .............................................................................. 22

Aula 6 – Poluição .................................................................................................... 31

Aula 7 – Impactos Ambientais no Mundo................................................................ 42

Aula 8 – Pequenas Ações, Grandes Resultados! ................................................... 50

Referências Bibliográficas ...................................................................................... 69

1

Programa CIEE de Educação a Distância

INTRODUÇÃO

Olá estudante! Daremos início ao curso “Cidadania e Meio Ambiente”.

Seu objetivo é conscientizá-lo sobre seu papel em sociedade, envolvendo aspectos como cultura, valores, família, direitos e deveres, além da importância de sua atuação em relação ao meio ambiente.

Vamos conhecer Alessandro, um jovem cheio de vontade de salvar o mundo e que nos levará a inúmeros lugares, além de conhecermos algumas ações que o homem, na busca incessante pelo “desenvolvimento”, tem promovido contra seu semelhante e ao mundo em que vivemos, mas também conheceremos movimentos e atitudes que vem na contra mão deste caminho rumo a nossa destruição. O curso está estruturado em oito aulas, a saber:

AULA 1 - Cidadania AULA 2 - O Papel da Família na Formação do Cidadão AULA 3 - Valores Humanos, Cultura e Convívio Social AULA 4 - Problemas Sociais e Direitos Humanos AULA 5 - Problemas Ambientais AULA 6 - Poluição AULA 7 - Impactos Ambientais no Mundo AULA 8 - Pequenas Ações, Grandes Resultados!

Bom curso!

2

Programa CIEE de Educação a Distância

AULA 1 - Cidadania

Olá! Meu nome é Alessandro e desde que descobri o significado do meu nome, percebi que não vim ao mundo por acaso, aliás, ninguém veio!

Meu nome é um nome de origem grega e significa aquele que defende a humanidade. Desde que fiz essa descoberta realizei um grande sonho de sair mundo afora para conhecer novas culturas, belezas e realidades que nos são motivo de vergonha. Quero poder ajudar de alguma forma. Esse curso, na verdade, serve para refletirmos sobre nossa atuação no mundo, levando em consideração nosso papel de cidadão.

Antes de mergulharmos a fundo nesse assunto, reflita...

Você já reparou que em todos os momentos de nossas vidas estamos sempre tentando viver de acordo com determinadas regras? Basta olhar ao seu redor:

Placas de sinalização, tais como:

• proibido fumar; • proibido estacionar; • não pise a grama; • informações em hospitais, ônibus e escolas.
Dentro da escola ou nossa própria casa aprendemos a:

• respeitar os idosos; • ser cordial; • ceder assento a pessoas portadoras de necessidades especiais, gestantes e
idosos em ônibus, filas etc.

• não discriminar as pessoas pela sua religião e raça.

3

a noção de cidadania esteve ligada à ideia de privilégio. mas não é só isso. isso é cidadania? Esses elementos fazem parte da cidadania. A definição de cidadania foi sofrendo modificações ao longo do tempo. A cidade era uma comunidade organizada politicamente. além de incorporar novos direitos aos já existentes. vamos conceituar a palavra cidadania que é derivada de cidadão e veio do latim civitas. definir Cidadania como: UM CONJUNTO DE DIREITOS E DEVERES. Era considerado CIDADÃO aquele que estava integrado na vida política da cidade. Mas afinal. O grande desafio é.Programa CIEE de Educação a Distância Todos esses fatores são atitudes fundamentais para se manter um bom convívio social. seja pelas alterações dos modelos econômicos. políticos e sociais ou como conquistas. Para iniciarmos nosso estudo. porém não observamos a aplicação dessas leis. Na Roma antiga. O fato é que uma vasta quantidade de direitos que alcança todos os indivíduos já está estabelecida pela legislação. Naquela época e durante muito tempo. ESTABELECIDOS OU NÃO PELA LEGISLAÇÃO. 4 . Podemos então. pois os direitos de cidadania eram explicitamente restritos a determinadas classes e grupos. integrar cada vez um número maior de indivíduos ao gozo dos direitos reconhecidos. resultantes das pressões exercidas pelos excluídos dos direitos e garantias a poucos preservados. o conjunto de cidadãos que constituíam uma cidade era chamado de civitate. portanto. sem restrições.

O Ser Pessoa A dimensão de encontrar-se no mundo. Nós desempenhamos alguns papéis em sociedade. Para finalizar a aula. Exigir a observância dos direitos e zelar para que não sejam desrespeitados. o ser pessoa e o ser cidadão. Quem garante os Direitos do Consumidor? O Código do Consumidor. O Ser Cidadão A dimensão de intervir na realidade. DIREITOS Quem garante os direitos do Ser Humano? A Declaração Universal dos Direitos Humanos. DIMENSÃO EVOLUÇÃO O homem tornase Ser Humano nas relações de convívio social. regulamentares.Programa CIEE de Educação a Distância Já o exercício da Cidadania é a forma de fazer valer os direitos garantidos. • • aprendemos a origem e definição da palavra cidadania. como placas de sinalização. O Ser Humano A dimensão do convívio social. O Ser Humano torna-se indivíduo quando descobre seu papel e função social. semáforos etc. 5 . compreendemos a diferença entre o ser humano. o ser indivíduo. O Indivíduo A Pessoa tornatorna-se pessoa se cidadão quando toma quando intervém consciência de si na realidade em mesmo. vamos relembrar algumas informações: • conhecemos algumas regras para convivência social. Quem garante Quem garante os os Direitos da Direitos do pessoa? A cidadão? A própria pessoa Constituição e (amor próprio ou suas leis autoestima). e do mundo. do outro que vive. O Ser Indivíduo A dimensão do mercado de trabalho e consumo. Observe no quadro a evolução do ser humano até o ser cidadão e identifique a diferença entre eles.

O que faz a família ser tão importante? Para compreendermos melhor. A família é muito importante para nossas vidas. que significa “escravo doméstico”. Segundo Papa João Paulo II "a família é base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que lhes guiam durante toda sua vida". entre outros aspectos fundamentais para nos tornarmos cidadãos. principalmente porque para que um prédio se mantenha em pé é fundamental possuir estrutura para isso. embasamento para o convívio social. O termo “família” é derivado do latim “famulus”. vamos voltar um pouquinho no tempo e conhecer o conceito histórico de família. cultura. ao serem introduzidas à agricultura e também a escravidão legalizada.Programa CIEE de Educação a Distância AULA 2 – O Papel da Família na Formação do Cidadão Vamos entrar em um assunto que é de fundamental importância para nosso desenvolvimento como cidadão: a família. para alcançar nossos objetivos. educação. Esse termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas. Curiosidade: Você sabia que no dia 08 de dezembro é comemorado o dia nacional da família e dia 15 de maio é comemorado o dia internacional? 6 . A constituição de uma família é similar a de um prédio. precisamos ter estrutura familiar. Com a família não é diferente. É por meio dela que receberemos todas as informações para formação de nossos valores.

primo. abandono de lar etc. Considerações: • Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome. sobrinho. biológicos ou adotados.Programa CIEE de Educação a Distância A família natural é o agrupamento constituído apenas pelos cônjuges (marido e esposa) e por seus filhos. habitando em um ambiente familiar comum e são estabelecidos através do matrimônio. 7 . herdado dos ascendentes diretos. em uma mulher e nos seus filhos. avô. cunhado. A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outros grupos sociais. Estruturas familiares A família assume uma estrutura característica e pode ser classificada de três formas: 1ª nuclear ou conjugal: consiste em um homem. • A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente. Características comuns às famílias: Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco: pai. irmão. como o divórcio. Ela tem por base o casamento e as relações jurídicas dele resultantes. materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações. óbito. mãe. sogra etc. tia. 2ª pais únicos ou monoparental: trata-se de uma variação da estrutura nuclear ou conjugal tradicional devido a fenômenos sociais.

vamos revisar alguns conceitos: • a família possui um grau de importância bastante elevado para formação do futuro cidadão. desenvolve a sua Gera afeto. netos. direitos e obrigações relações duradouras entre os características das sociedades humanas. A família não é constituída por acaso. o fundamental e o mais importante grupo social de toda pessoa. Proporciona familiares. capacidade de confiar e de se relacionar com o outro. O ser humano.Programa CIEE de Educação a Distância 3ª ampliada ou consanguínea: consiste na família nuclear ou conjugal e os parentes diretos. enquanto criança. Proporciona estabilidade e socialização. 8 . primos. Assegura a continuidade das relações. Deste modo. Assegura a continuidade da cultura da sociedade correspondente. tios etc. Para finalizar a aula. Impõe autoridade e sentimento do que é correto. normas. a família constitui o primeiro. existindo uma extensão das relações entre pais e filhos para avós. Consequências Promove o desenvolvimento pessoal natural. • o conceito histórico de família apresenta os variados tipos de famílias existentes. ela exerce importantes funções perante a sociedade: Funções da família Proporciona segurança e aceitação pessoal. por meio de regras. • toda família possui uma estrutura familiar. Orienta a uma melhor conduta humana.

Conheça os principais valores humanos: honestidade. Vamos aprender mais sobre isso? Iniciaremos por valores humanos. E outro ponto importante.Programa CIEE de Educação a Distância AULA 3 – Valores Humanos. mais estruturado se torna nosso caráter. 9 . desenvolvemos nossos valores. autoconfiança. justiça. paz (que envolve autoestima. Como vimos anteriormente. O que isso na verdade quer dizer? Que todas as pessoas. Por meio dela. autocontrole. verdade. quanto mais vivenciamos nossos valores. a família constitui a base para um bom convívio social. a partir do momento que nascem. Cultura e Convívio Social Na aula 3 apresentaremos diversos assuntos como: valores humanos. Todo ser humano possui valores que podem ser classificados como fundamentos morais e espirituais da consciência humana e é fundamental que toda pessoa tome conhecimento dos valores a ela inerente. constituímos nossa cultura e aprendemos a conviver socialmente. disciplina. foi criado com muita educação e amor. integridade. autoaceitação e desapego) e amor. possuem valores fundamentais para seu desenvolvimento individual e em sociedade. cultura e convívio social. Vejamos o exemplo: Marcelo é um jovem muito feliz. ética.

. Se cortarmos essa cebola ao meio. O conjunto de todos esses elementos forma a cultura de um grupo de pessoas. 10 . Eram utilizados animais. pois a desmotivação foi tomando conta de si. Infelizmente Adriano não suportou e decidiu sair da empresa. pois caso contrário será uma pessoa frustrada. como respeito ao próximo. além de outras atitudes que vinha de encontro com seus próprios valores de vida. Fazendo uma analogia com a cebola. por não vivenciar aquilo o que semeou desde que nasceu. Moral da história: para uma pessoa conduzir a sua vida com sucesso. Sempre participa de movimentos contra a agressão de animais e meio ambiente. entre outros. Quando se formou na faculdade. justiça. tem de percorrer lado a lado com os seus valores humanos. podemos dizer que cada anel corresponde a uma série de crenças.Programa CIEE de Educação a Distância Carrega consigo uma série de valores.. tinha facilidade de acesso à empresa.. tudo perfeito. ética. integridade. conseguiu o trabalho dos sonhos: bom salário. valores. ótimos benefícios.. costumes que em um todo forma a cultura. qualidade de vida. sua produtividade foi caindo e suas ações eram pequenas demais para frear o volume frenético de vendas da empresa. Até que começou a conhecer detalhadamente os processos da empresa e ficou chocado com uma série de ações que ela desenvolvia para testar seus produtos. veremos uma série de camadas.

linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. tudo que é produzido pelo ser humano é cultura. a origem da palavra cultura é justamente essa! Por definição cultura é o ato. mas o plantio é cultura. Cultura é o conjunto de manifestações artísticas. . 11 . Por exemplo: . hábitos alimentares. pensamentos. fazendo dele. mas o papel que delas provém é cultura. cultura é tudo aquilo que não é natureza. fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música. O Brasil atual é resultante do encontro de culturas e civilizações provindas de quatro continentes. cultura de plantas etc. arquitetura. toda ação humana na natureza e com a natureza é cultura. mitos. teatro. Em resumo. Pois bem. Nosso país conta com uma população próxima dos 200 milhões de habitantes. ameríndio ou asiático. efeito de cultivar. sociais. cultura de feijão. por sua vez.a terra é natureza. Somente para complementar. rituais religiosos.Programa CIEE de Educação a Distância Alguma vez na vida você já deve ter escutado alguma coisa sobre cultura de trigo. o país com maior mistura de raças da América do Sul. ocupando o sexto lugar na lista dos países mais populosos do mundo. africano. portanto a maioria dos brasileiros tem alguma mistura de sangue europeu. danças. formas de organização social etc.as árvores são natureza. Por isso. língua falada e escrita. invenções.

Como no Brasil. Exemplo: No Brasil. 12 .. contamos ainda. fomos colonizados pelos portugueses e herdamos a língua portuguesa como língua materna. como: o modelo de uma roupa. um esporte. de negros procedentes da África e por diferentes imigrantes. franceses. Para concluirmos esse assunto. Podemos ir mais além. a mandioca pode ser conhecida também como aipin e macaxeira. porém. Por que será que gostamos de determinadas coisas e as pessoas de outros países gostam de coisas diferentes. estaríamos cada vez mais motivados pela valorização de nossa condição cultural. mas conhecido como sacolé no Rio de Janeiro e dindin em algumas regiões do Nordeste. uma dança. se pudéssemos tomar conhecimento do porquê valorizamos determinadas ações e costumes. um elemento forte da nossa cultura. polacos e japoneses que foram misturando-se entre si. É fácil identificar. por meio do sotaque.. cores e costumes. Em algumas regiões a fruta do conde é conhecida como pinha ou ata. Viu a diversidade cultural do nosso próprio país? E não pára por aí. basta verificar essas diferenças em próprio país com relação ao sotaque. Isso também é cultura. Além disso. um determinado tipo de comida. e assim passaríamos a respirar com mais orgulho a nossa própria terra. com presença numerosa de índios. Outro exemplo é o geladinho.Programa CIEE de Educação a Distância A cultura de um país está relacionada com sua história. italianos. o idioma. como os holandeses. provocando essa impressionante mistura de raças. alemães. o estado de origem ou influência que sofreu determinada pessoa. apesar de todo território nacional utilizar a língua portuguesa existem dialetos próprios de cada região. comum em São Paulo.

em todo território nacional. do convívio em sociedade. para garantir a integridade do grupo. Finalizamos nossa aula! Vamos relembrar o que vimos nela? 13 . que para assegurar sua sobrevivência e coesão formaram as normas civis. Com o avanço do tempo e o desenvolvimento social. a convivência pacífica e o bem-estar dos indivíduos que o constituem. a vida em grupo passou a exigir uma organização formal que disciplinasse a atividade dos indivíduos. ocorreram quebras de conduta: um queria algo que pertencia a outro. que norteiam a base das civilizações. proporcionasse condições de equilíbrio em suas relações e assegurasse a distribuição e a posse de seus bens. tenha orgulho da sua pátria! Outro elemento muito importante que está ligado à família e a nossa cultura é o convívio social. Você sabia que antigamente as regras de convívio social eram somente de respeito do inferior para com seu superior.Programa CIEE de Educação a Distância Pense nisso! Apesar de todos os problemas que nos afligem. Iniciou-se então o questionamento entre o certo e o errado. de acordo com princípios de conveniência geral. Os códigos morais regem a conduta dos membros de uma comunidade. hierárquico ou sexual. comportamentos foram abandonados pelo grupo etc. a moral. pois os conflitos iniciaram dentro dos grupos sociais. como nos animais irracionais? Isso mesmo! E com o aumento da complexidade das relações humanas. a ética e o respeito são a base de qualquer grupo civilizado. Portanto.

• Valores são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. 14 . • Os principais valores humanos são: integridade. disciplina... amor. • Todo ser humano possui valores a ele inerente.. justiça. ética. verdade etc. • O convívio social surgiu para estabelecer relações de respeito entre as pessoas e o ambiente a sua volta. paz. • A cultura de um país está relacionada com sua história.Programa CIEE de Educação a Distância Aprendemos que.

pardos etc. pois apresenta nossos direitos enquanto seres humanos e os problemas sociais que o mundo enfrenta.guerras Afinal.fome . Há inúmeros tipos de preconceito.preconceito . Problemas que podem ser administrados. Há também o racismo contra brancos. Dividiremos os assuntos entre: . apesar da escravidão ter sido abolida em 1888. mas muito triste também. Preconceito à outra religião: hoje em dia. o que é Preconceito? Como o nome já diz é o pré-conceito. No Brasil. surgiu com a escravidão e é muito presente até hoje. vejamos alguns dos mais comuns: Preconceito à outra cor: é denominado de racismo e existe principalmente em relação a negros. com certeza viveremos em um mundo melhor!! Nesta aula falaremos de alguns dos mais graves problemas sociais que enfrentamos no mundo. vermelhos. Essa aula é um tanto interessante. Preconceito contra loiras: quem nunca ouviu uma piadinha sobre loiras burras? É muito comum. uma opinião formada antes de se ter os conhecimentos adequados.Programa CIEE de Educação a Distância AULA 4 . mas dispensável. Basta que cada um faça sua parte! Exatamente. ou seja. A luta entre judeus e islâmicos custa dezenas de vidas 15 . amarelos. se cada pessoa fizer sua parte. o maior exemplo desse preconceito são os conflitos no Oriente Médio.Problemas Sociais e Direitos Humanos Chegamos a aula 4.

Preconceito quanto à classe social: ricos discriminam pessoas de baixa classe social. Grupos extremistas no Iraque matam inocentes cruelmente somente porque são de outra religião. assim como muitos estrangeiros são discriminados no Brasil. Quem nunca vivenciou a cena de uma pessoa procurando restos de comida no lixo para comer ou passando de casa em casa pedindo esmola. Preconceito contra as mulheres: é denominado de machismo e existe por causa do antigo papel das mulheres como dona de casa.Programa CIEE de Educação a Distância diariamente. é importante exercer seu papel de cidadão. Preconceito contra pessoas de outra nacionalidade: brasileiros sofrem de preconceito em outros países. Mas como podemos fazer isso? Faça a sua parte! Procure agir da forma como gostaria que os outros agissem com você e sutilmente dê o exemplo correto. com famosas frases do tipo: Isso é coisa de pobre. Preconceito contra portadores de necessidades especiais: o mundo é feito de diferenças. 16 . tratando pessoas portadoras de necessidades especiais como qualquer outro ser humano dotado de deveres e direitos. Outro assunto muito triste que enfrentamos diariamente é a fome. Preconceito contra pessoas de outra preferência sexual: homossexuais e bissexuais são muito agredidos moralmente e até fisicamente só por não serem "iguais". Isso é preciso e fundamental! O preconceito realmente é um problema que precisamos eliminar definitivamente. O machismo gera muita mágoa porque vários homens não reconhecem a capacidade das mulheres de fazerem algo diferente a costurar e cozinhar.

em sua maioria crianças. Em 1987. quase 40 % da população (50 milhões de pessoas) viviam em extrema pobreza. Você sabia? Fome é a situação em que uma pessoa fica durante um período prolongado carente de alimentos nutritivos necessários à vida e à saúde do seu organismo. • as doenças causadas pela deficiência de vitamina A. Há algumas décadas o governo federal aumentou o fornecimento de energia elétrica e o número de estradas pavimentadas. o homem criou uma desigualdade. Todos sabem que para viver precisamos de alimentos ricos em proteína. uma minoria rica e de outra. entretanto. além de estimular o crescimento industrial.Programa CIEE de Educação a Distância Essa é uma das realidades mais tristes vividas por milhares de pessoas em todo o mundo. serviu para combater a pobreza. a grande maioria despojada de riqueza. no Brasil. Nada disso. a má nutrição e as doenças. Ao se organizar em sociedade. De um lado. • o raquitismo (gerado pela deficiência de vitamina D). No dias de hoje. • a anemia (provocada pela deficiência de ferro). O Brasil não está muito diferente dessa dura realidade. um terço da população é mal nutrido. 9 % das crianças morrem antes de completar um ano de vida. vitaminas e sais minerais. 17 . A fome maltrata bilhões de pessoas. Os efeitos mais comuns causados pela fome são: • a desnutrição calórico-protéica (provocada pela falta de calorias e proteínas).

formando um ou mais nódulos) e • os distúrbios causados pela carência de vitaminas do grupo B. quando não fazem suas vítimas diretamente. O objetivo é garantir segurança alimentar e nutricional aos brasileiros. sarampo. Atenção! Todas essas formas de desnutrição.fomezero. vários artistas e personalidades foram à TV e aos jornais estimular cada brasileiro a fazer o que estivesse ao alcance de cada um para resolver o problema da 18 . Vamos conhecer algumas delas. A motivação fundamental da Ação da Cidadania era a certeza de que democracia e miséria eram incompatíveis. O Programa Fome Zero é um conjunto de ações que estão sendo implantadas gradativamente pelo Governo Federal. desidratação. “Só a participação cidadã é capaz de mudar o mundo”. entre outros que acabam levando o desnutrido à morte.br/ A Ação da Cidadania nasceu em 1993 por meio do sociólogo Herbert de Souza – o Betinho. tuberculose. Saiba mais: http://www. As iniciativas envolvem todos os ministérios (federal.gov.Programa CIEE de Educação a Distância • o bócio (crescimento anormal da glândula tireóide que se manifesta por inchaço na parte anterior e inferior do pescoço. facilitam o aparecimento de outras doenças. como: pneumonia. Betinho No Brasil e no mundo algumas ações vêm sendo desenvolvidas pelo governo e pelo terceiro setor na tentativa de minimizar a fome. pode envolver toda a tireóide. estadual e municipal) e a sociedade. Betinho.

. 19 . a falta de respeito ao próximo. Qual o nosso papel nesse contexto? ACEITAR AS DIFERENÇAS: Temos de aprender a conhecer as diferentes religiões. simplesmente devido à sua origem étnica. étnicos. a violência. Os últimos anos têm sido marcados por um acentuado aumento da violência em todo o mundo.pratodesopa.care. Vivemos uma época na qual. religiosos e territoriais. Saiba mais: http://www..com. em lugar de extinguir a guerra como forma de resolver problemas e de estabelecer um diálogo pacífico.br/ http://www. O projeto mais conhecido promovido pela ONG Ação da Cidadania é o Projeto Natal sem fome. pessoas e comunidades inteiras são atacadas e alvo de violência.org.amigosdobem. Esta situação é estimulada. centenas de milhares de pessoas morrem em conflitos nacionais. religião. nacionalidade etc. para que os mitos e distorções possam ser vistos como aquilo que realmente são.org/novo/index.br/ Conheça outras instituições que atuam em prol da diminuição da fome no Brasil: http://www. pela crescente tendência de definir as diferenças em termos de identidade e não em termos de opiniões ou de interesses. tradições e culturas.acaodacidadania.com.html http://www. em parte.Programa CIEE de Educação a Distância fome no país.br/ Outros elementos que causam muita indignação são as guerras. entre tantos outros. em consequência disso.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi assinada em 1948. precisamos ser mais tolerantes! No dia 16 de novembro é comemorado internacionalmente o dia da tolerância. reconhecido como pessoa perante a lei. desde já. compreendendo que podemos amar o que somos sem odiar o que não somos. em todos os lugares. desumano ou degradante. • Todo ser humano tem direito à liberdade de reunião e associação pacífica. reconhecendo que cada um de nós tem o direito de definir a sua identidade e de adotar a crença e a cultura que desejamos. sem qualquer distinção. a igual proteção da lei. devemos começar por nos respeitar mutuamente desde hoje. RESPEITAR O PRÓXIMO: Se quisermos conquistar a paz. 20 . a trabalhar a sua! Esses problemas sociais que apresentamos são apenas alguns dos muitos que vivenciamos todos os dias ao redor do mundo. • Todo homem tem direito a uma nacionalidade. Comece.Programa CIEE de Educação a Distância CRIAR OPORTUNIDADES: Devemos criar e aproveitar as oportunidades para conhecer e aceitar melhor o outro e o novo. à liberdade e à segurança pessoal. • Todos são iguais perante a lei e têm direito. • Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel. Nela. • Todo ser humano tem o direito de ser. Enfim. são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Conheça alguns deles! • Todo ser humano tem direito à vida.

onubrasil. 21 . à livre escolha de emprego. • retratamos o grave problema que é a fome. criar oportunidades e respeitar o próximo. a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego. • Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento. acesse o link: http://www.Programa CIEE de Educação a Distância • Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação. • conhecemos programas para minimizar a fome. • apresentamos dez direitos dos seres humanos segundo a Declaração Universal. sem qualquer restrição de raça. Para conhecer todos os artigos dos direitos humanos.php Agora. • Os homens e mulheres de maior idade. • vimos que nosso papel nesse contexto engloba: aceitar as diferenças.br/documentos_direitoshumanos.org. • alertamos sobre as guerras que assolam nosso planeta. relembre o que vimos nessa aula: • falamos sobre os diferentes tipos de preconceito. nacionalidade ou religião. • Todo ser humano tem direito ao trabalho. têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. consciência e religião.

vejamos para que serve a Educação Ambiental e tudo o que a envolve. tudo que nos cerca compreende o meio ambiente. química e biológica que permite abrigar e reger a vida em todas as suas formas. Curiosidade Por cerca de 4 bilhões de anos o balanço ecológico do planeta esteve protegido. meros 100 mil anos. Mas antes. No Brasil. focaremos em problemas ambientais. Meio ambiente é o conjunto de condições. tivemos e temos um papel fundamental na construção e evolução da sociedade e do mundo em que habitamos. passarei a contar um pouco da realidade que pude presenciar. ou seja. os indígenas que aqui habitavam (estimados em 8 milhões) sobreviviam basicamente da exploração de recursos naturais. Antes da ocupação do território brasileiro. o processo degradativo do meio ambiente tem sido proporcional a sua evolução. consequências e preservação. E justamente por ser um assunto bem complexo. mas também muito triste.Programa CIEE de Educação a Distância AULA 5 – Problemas Ambientais Chegamos a um momento muito interessante. 22 . por isso. influências e infraestrutura de ordem física. pois percebemos que a mão que constrói é a mesma que impiedosamente também destrói. o início da influência do homem sobre o meio ambiente pode ser notada a partir da chegada dos portugueses. Pude viajar pelos cinco continentes e. Com o surgimento do homem. Como vocês acompanharam. leis. utilizavam os recursos de forma sustentável. a partir de agora.

poluir o último rio e derrubar a última árvore irá compreender que não poderá comer o dinheiro que ganhou”. por isso a conservação do meio ambiente é uma questão da nossa própria sobrevivência. ar. Cada um desses elementos está sofrendo algum tipo de degradação. por conseguinte. Se o explorarmos exaustivamente. mas em longo prazo. Agora que já entendemos que a preservação do meio ambiente é uma questão de sobrevivência. flora. Faz-se necessário o desenvolvimento de ações permanentes que promovam o fortalecimento de uma consciência maior sobre os problemas ambientais e ainda o incentivo à participação de todos. fauna. as condições climáticas também se alteram e. Autor desconhecido Para que educação ambiental? A educação ambiental é importante por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. vamos conhecer um pouco mais sobre alguns efeitos que a ação do 23 .Programa CIEE de Educação a Distância “Apenas quando o homem matar o último peixe. homem etc. Hoje já estamos sentindo os reflexos da falta de formação e conscientização que nos levaram a usufruir da natureza de maneira inconsequente. na preservação do equilíbrio do meio ambiente. mas sim a tudo que nos cerca: água. sofreremos as consequências. solo. Quando o meio ambiente se altera. pois a defesa da qualidade ambiental está ligada ao exercício da cidadania. A nossa e as futuras gerações precisam ser educadas para preservar o meio ambiente. podemos receber algum benefício hoje. nossa saúde está sendo muito afetada. É preciso lembrar que o meio ambiente não se refere apenas às áreas de preservação e lugares paradisíacos. bem de uso comum de todos.

petróleo e derivados de florestas e pastagens. as florestas. 24 . impede que a radiação proveniente da superfície aquecida do planeta se dissipe. aos rios e mares e a tudo mais que nos cerca. Porém essa mesma estrutura. o que pode causar sérios problemas ambientais. A intensificação desse fenômeno ocorre com a emissão de alguns poluentes e é responsável pelo aumento da temperatura média do planeta. Essa estrutura permite que a energia luminosa penetre na atmosfera.Programa CIEE de Educação a Distância homem vem causando aos animais. Esses poluentes são formados por gases provenientes da queima de combustíveis fósseis. Há duas coisas que me causam muita preocupação e que você certamente já ouviu falar: efeito estufa e aquecimento global. como: carvão. Conheça melhor como funciona o efeito estufa em nosso planeta: O mecanismo de retenção de calor na Terra é semelhante ao de uma estufa de plantas com teto de vidro. Mas você sabe o que realmente são? Efeito estufa é o nome dado à retenção de calor na Terra causada pela concentração de gases de diversos tipos. em contrapartida.

5-200 anos No 114 anos 85 anos gráfico. • O desmatamento de florestas também é um fator agravante. que capta e retém parte do calor do Sol. os seres humanos não viveriam: a temperatura média do planeta seria de -18ºC. pois sem o efeito estufa natural. 2007 OUTRAS CAUSAS DO EFEITO ESTUFA: • O ritmo acelerado de industrialização e poluição aumentou ainda mais a quantidade desses gases e afetou o equilíbrio ecológico. Certos gases do efeito estufa ficam na atmosfera apenas por alguns dias. 25 . porém outros permanecem por anos. 12 anos dióxido de carbono (CO2) óxido nitroso (N2O) metano (CH4) tetracloridro de carbono (CCI4) Fonte: Atlas de Mudanças Climáticas. em vez de 15ºC. • O simples crescimento demográfico.Programa CIEE de Educação a Distância CAUSAS DO EFEITO ESTUFA: A maioria dos gases causadores do efeito estufa é gerada naturalmente na atmosfera terrestre e sem eles não haveria vida no planeta. junto com o aumento do número de animais criados para alimentação e a decomposição dos dejetos orgânicos são outras causas do problema. séculos e até milênios. apresentamos os principais gases que provocam o efeito estufa e a sua permanência na atmosfera. uma vez que as árvores absorvem dióxido de carbono.

caso medidas de prevenção não sejam tomadas.5 1ºC 1 0. 26 .5 0 No século 20 até 2030 até 2090 0. a temperatura média global subiu em 0. O aquecimento global é um fenômeno climático que estabelece o aumento da temperatura media da superfície terrestre e que influencia o regime de chuvas e secas afetando plantações e florestas. porém uma das principais consequências é o aquecimento global.6°C no século 20. e pode elevar-se em mais 1°C até 2030. a projeção indica aumento de até 4°C. 4.5 3 2. Alguns cientistas apontam como causa do aumento do aquecimento global o elevado nível de concentração de poluentes antropogênicos (impactos no meio ambiente gerados por ações do homem) na atmosfera.Programa CIEE de Educação a Distância PRINCIPAL CONSEQUÊNCIA É difícil prever a escala e os efeitos do aquecimento global provocado pelo efeito estufa. CONSEQUÊNCIA 2 Para se ter uma ideia. podendo ocorrer "saltos" repentinos após períodos de estabilidade. Até 2090.5 4ºC 4 3. e há debates e estudos científicos em andamento.5 2 1.6ºC Fonte: Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas Pesquisas recentes sugerem que as temperaturas médias não se alteram necessariamente de forma gradual e contínua.

Para se ter uma ideia. que já vem sendo detectado.2º C 3. CONSEQUÊNCIA 4 Outro problema seria o superaquecimento da região equatorial e a alteração das zonas climáticas em seus limites de latitude. caso esse problema se agrave.5 metros mais alto até 2100. CONSEQUÊNCIA 5 A acidificação da água do mar também contribuiria para a escassez de alimento e intensificaria o processo de seca. De acordo com um encontro realizado na União Europeia de Geociências. 27 .0º C Número de mortos por ano até 2071 36 mil 87 mil Em contrapartida. CONSEQUÊNCIA 6 Os cientistas calculam que no sul do planeta dezenas de milhares de pessoas não resistirão ao calor. o que provocaria desertificação e afetaria áreas produtoras de alimentos. inundando regiões densamente povoadas próximas aos rios e fazendo desaparecer as ilhas e terrenos costeiros de baixa altitude. o nível médio dos oceanos poderá ficar de 80 cm a 1. se o aumento do calor for: Aumento do calor 2.Programa CIEE de Educação a Distância CONSEQUÊNCIA 3 Uma das consequências mais graves do efeito estufa é o derretimento das geleiras da Antártida. com o derretimento das geleiras sofreria mudanças perdendo força e diminuindo sua capacidade de aquecer a Europa. o norte do planeta resfriará por causa da corrente do Golfo que.

• extinguir o uso de aerossóis. como grandes inundações e secas. • preferir o consumo de produtos que não possuem gases nocivos à camada de ozônio. • aumentar consideravelmente o reflorestamento. A principal iniciativa internacional para tentar minimizar o problema é o Protocolo de Kyoto. além da extinção de milhares de animais e plantas. Mas o que podemos fazer para combater o Aquecimento Global? É preciso: • diminuir o desmatamento. como dispositivos para impedir que os gases poluentes emitidos industrialmente entrem na atmosfera.Programa CIEE de Educação a Distância O fato é que são inúmeras consequências que levaria toda uma população a sofrer exageradamente. do consumo e da população. sistemas de escoamento de águas etc. estejam começando a ocorrer. Alguns são favoráveis à limitação do crescimento da indústria. 28 . um tratado assinado em 1997 que estabelece metas de redução na emissão dos gases estufa. • conter a produção industrial desenfreada. Será que podemos fazer alguma coisa para reverter essa situação? Vários tipos de solução vêm sendo propostas por cientistas e organizações ambientais. Já há indícios de que algumas das alterações climáticas previstas por cientistas. • diminuir a altitude de aviões que lançam poluentes e a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. outros defendem medidas técnicas de combate aos efeitos do aquecimento global. realizando plantio maciço de árvores.

• Há evidências científicas de que o homem tem fabricado substâncias que estão destruindo a camada de ozônio. entre os quilômetros 20 e 35 de altitude e possui cerca de 15 km de espessura. Vamos conhecer sobre o assunto mais detalhadamente? • A constituição da camada de ozônio há milhões de anos foi fundamental para nos proteger contra a passagem de raios ultravioleta do Sol. através do Programa das Nações Unidas para Proteção do Meio Ambiente (PNUMA). Um outro grave problema que enfrentamos é o do buraco na camada de ozônio. • Os principais gases que destroem a camada de ozônio são comumente conhecidos como CFC (clorofluorcarbonos). • Em setembro de 1987. 31 países assinaram o Protocolo de Montreal. cientistas descobriram a existência de um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida. esses raios impossibilitariam todas as formas de vida no planeta. Para se ter uma ideia da devastação. Em 1977. apenas uma molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio. isolantes em equipamentos de refrigeração e para produzir materiais plásticos.Programa CIEE de Educação a Distância Essas são algumas medidas que podemos tomar para nos tornarmos menos nocivos ao nosso planeta. Na última aula veremos algumas ações simples para o nosso dia a dia que poderão minimizar os impactos do aquecimento global em nossas vidas e de futuras gerações. o qual estabelecia a redução pela metade da utilização de CFC até o ano de 2000. 29 . usados como componentes de aerossóis. • O buraco na camada de ozônio está situado na estratosfera. Sem ela.

ocasionados pela catarata. • o efeito estufa.. • precisamos ter educação ambiental pela nossa necessidade de sobrevivência.. • O PNUMA estima que a cada 1% de perda da camada de ozônio. surge 50 mil novos casos de câncer de pele. • o meio ambiente compreende tudo que nos cerca: água. 30 .Programa CIEE de Educação a Distância • No Brasil. e 100 mil casos de cegueira. fauna. ar.. o uso de CFC foi proibido a partir de 1989. solo. flora. em todo o mundo. • a cada momento é registrado um aumento no tamanho do buraco da camada de ozônio. Nessa aula vimos que. mesmo não sendo tão utilizado. Momento de recapitular. homem etc. suas causas e consequências foram provocadas pela ação desenfreada do homem.

Programa CIEE de Educação a Distância AULA 6 – Poluição Nesta aula. Vamos começar falando da poluição da água.25% oceanos: 97% 31 .6% é de água doce. É muito importante conhecê-las para podermos desenvolver medidas. do solo. como vapor d'água: 0. mesmo que pequenas. rios e atmosfera. A água é o composto mais abundante da terra. do ar. mas que se cada um fizer sua parte. mas antes você sabia que no dia 19 de setembro.75% geleiras: 2. além da visual e sonora. o restante está presente nos oceanos e mares. ¾ do planeta é coberto de água. comemora-se o Dia Mundial pela limpeza da água? Pois bem. com certeza viveremos mais e melhor. mas somente 2. água subterrânea. em lagos. que tal começarmos essa aula pensando em como poderíamos melhorar a qualidade da água que consumimos. falaremos sobre a poluição da água.

3) Quando o ar se esfria. lagos e sobem para o ar. rios e também na atmosfera. aproximadamente 2. Dos 3% restantes. 32 . CICLO DA ÁGUA 2 3 1 4 5 Por milhões de anos a água faz o mesmo trajeto. 2) Esse vapor d’água se condensa formando as nuvens. 1) Pela evaporação provocada pelo calor do sol. enquanto que apenas 0. mares.75 % é encontrado na forma de água subterrânea. em lagos.25% estão localizados nas calotas polares e nas geleiras. como vapor d'água.Programa CIEE de Educação a Distância Os oceanos constituem cerca de 97% de toda a água do planeta. as gotículas de água das nuvens tornam-se mais pesadas caindo sob a forma de chuvas. gotículas de água se desprendem dos rios.

contaminando-o. 5) Nas camadas subterrâneas ela fica de 200 a 10 mil anos até voltar à superfície em alguma nascente. o solo fica exposto à água da chuva e vento. ESGOTOS DOMÉSTICOS: os centros urbanos lançam. A incidência é maior em pequenas cidades que não possuem centros de tratamento do esgoto doméstico. POLUIÇÃO DA ÁGUA Uma das maiores agressões ao meio ambiente é a poluição da água. CAUSAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E BACTÉRIAS PERIGOSAS: são jogadas nos rios através de esgotos domésticos e industriais poluindo as águas e destruindo ambientes naturais de plantas aquáticas e peixes. Esses venenos infiltram-se no subsolo junto com a água da chuva ou são levados para os rios. em todo o planeta. além de lençóis freáticos que estão nas proximidades das cidades. Esse esgoto atinge rios e córregos. Atualmente vários fatores e seguimentos distintos contribuem para o processo de escassez desse recurso indispensável a todo ser vivo. umedecendo-o e alimentando as plantas e o restante vai para os rios e riachos para sofrer novamente o processo de evaporação. 33 . esgotos domésticos sem nenhum tipo de tratamento. os fazendeiros usam produtos químicos e pesticidas para adubar o solo ou matar pragas nas lavouras. DESMATAMENTO: uma vez que ao retirar a cobertura vegetal para a ocupação urbana ou rural.Programa CIEE de Educação a Distância 4) A água da chuva penetra no solo. com isso o solo vai sendo depositado nos mananciais provocando o assoreamento dos rios. diariamente. Esse processo promove mudanças climáticas e compromete a vida aquática. PRODUTOS QUÍMICOS E PESTICIDAS: no campo. principalmente nos países pobres.

a ONU. provocam dispersão de minerais pesados. Todo ser vivo necessita da água para continuar a existir e partindo deste principio temos que começar desde já a agir de modo a evitar sua escassez. As perspectivas futuras para as águas continentais são bastante negativas. por exemplo. elaborou uma série de estudos para obter um parecer concreto da real situação no quadro hídrico do planeta.Programa CIEE de Educação a Distância GARIMPOS: por estarem localizados às margens de rios. PORTOS: ao realizar a limpeza de cinco em cinco anos. A água realmente é um recurso extremamente precioso e precisamos usá-la com muita consciência. ATERROS SANITÁRIOS: são grandes agentes poluidores de águas. para a manutenção de animais e para a irrigação na agricultura. pois milhões de toneladas de lixo acumulados liberam um líquido (chorume) que é absorvido pelo solo e atinge as reservas subterrâneas de água. um comprometimento das águas para o consumo humano. mas não é somente esse recurso que precisamos zelar. como o mercúrio. Muitos são os estudos que buscam contemplar informações sobre a quantidade e qualidade da água disponível. principalmente do lençol freático. e comprovou que com o passar do tempo ocorre. Primeiramente precisamos saber que o ar é uma mistura de gases composta por: 34 . nosso ar também é muito importante. de forma crescente. os portos jogam uma imensa quantidade de dejetos. poluindo as águas que são consumidas por comunidades.

queimadas.Programa CIEE de Educação a Distância argônio. vamos estudá-lo mais detalhadamente. O ar considerado poluído é aquele que sofreu alterações em suas características físicas. à flora. químicas e biológicas normais. queima de combustíveis. concentração populacional e industrial. dióxido de carbono e outros gases 1% oxigênio 21% nitrogênio 78% Agora. maus hábitos da população. de forma a causar danos ao ser humano. • • • • • rápido crescimento populacional. 35 . industrial e econômico. aos animais ou afetar negativamente o bem-estar da população. à fauna. A poluição do ar é um fenômeno recorrente principalmente da atividade humana em vários aspectos.

Chuva Ácida): prejuízo aos ecossistemas. alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. sempre que lhe adicionamos qualquer substância estranha. para as atividades agrícola. o solo deve ser encarado como uma interface entre eles: a atmosfera (ar) e a hidrosfera (água). nos últimos anos. PROCESSO DE POLUIÇÃO O uso desenfreado da terra seja para construções dos centros urbanos. pecuária e industrial tem provocado. direta ou indiretamente. FAUNA E FLORA: extinção de animais e vegetações. a água e o ar. pois a milenar construção estava sofrendo com a poluição da capital grega.Programa CIEE de Educação a Distância • incineração de lixo. ww. um aumento 36 .uk Outro elemento bastante afetado pela poluição é o solo. a Acrópole de Atenas teve que passar por um processo de restauração. Recentemente. PROPRIEDADES DA ATMOSFERA (Efeito Estufa. Tão importante quanto a água e o ar. estamos poluindo-o e. animais e corrosão com o tempo de monumentos históricos. Como os outros.bbc. com morte de plantas. CONSEQUÊNCIAS Essa poluição tem gerado diversos problemas nas grandes cidades: SAÚDE: doenças respiratórias como a bronquite.co. BEM-ESTAR: falta de condições mínimas para sobrevivência. rinite alérgica.

A dispersão dos poluentes não ocorre somente na atmosfera. • há indivíduos e bens ameaçados por essa contaminação. mas também nos processos naturais que se relacionam com os ciclos hidrológicos e geológicos. atividades urbanas e agropecuárias. A contaminação do solo tem se tornado uma das grandes preocupações ambientais. principalmente. Desta maneira. fauna e vegetação). deposição não controlada de produtos que podem ser resíduos perigosos.A atmosfera tem sido um dos compartimentos mais utilizados para despejo de parte dos rejeitos da produção industrial. ar. Regra geral. portanto. também. bloquear vias de transferência (isolar a área). uma vez que. podendo inclusive ser geradora de problemas de saúde pública.Programa CIEE de Educação a Distância considerável nos níveis de contaminação do solo. O problema pode ser resolvido por: • • • remoção dos indivíduos e/ou bens ameaçados. 37 . águas superficiais e subterrâneas. geralmente a contaminação interfere no ambiente global da área afetada (solo. remoção da fonte de poluição. os poluentes quando deixam a atmosfera podem. há vias de transferência de poluentes que viabilizam o alargamento da área contaminada. poluir os sistemas aquáticos ou mesmo alterar ciclos biogeoquímicos. lixos e/ou aterros sanitários não controlados. devido a atmosfera ser um meio de escoamento rápido e. deposições atmosféricas* resultantes das várias atividades etc. Isso ocorre. tanto na zona urbana quanto na zona rural. Nesses locais são encontradas descargas acidentais ou voluntárias de poluentes. *Deposições atmosféricas . capaz de promover a dispersão do material nela injetado. a contaminação do solo torna-se problema quando: • • há uma fonte de contaminação.

38 . como: • insônia (dificuldade para dormir). • perda de memória. • surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído). pode causar vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas. • dores de cabeça. • agressividade. • queda de rendimento escolar e no trabalho. • cansaço. • depressão. pelo barulho dos talheres e pratos a baterem. Mesmo não se acumulando ao meio ambiente. Você já prestou atenção no barulho de um local movimentado? Muitos de nós já tivemos dificuldade em fazer uma refeição tranquila na cantina da escola ou em algum restaurante devido ao excesso de ruído das pessoas por falarem alto.Programa CIEE de Educação a Distância Outras formas bem comuns de poluição são: a poluição visual e a sonora. como outras formas de poluição. A poluição sonora ocorre quando em um determinado ambiente o som modifica a condição normal de audição. • aumento da pressão arterial. • estresse. especialmente nos centros urbanos. música ambiente etc. Dependendo da sua intensidade. • perda de atenção e concentração. • gastrite e úlcera. causa danos aos seres humanos.

Já vimos que o nível de decibéis não deve ultrapassar 50. A partir de 50 db. . .torneira gotejando (20 db) .fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento. propagandas.evitar locais com muito barulho.não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído.não gritar em locais fechados.Programa CIEE de Educação a Distância A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano.ficar longe das caixas acústicas nos shows de rock e . em áreas urbanas. Nível aproximado de ruído provocado (em decibéis) . próximos às caixas de som (acima de 130 db) Ao se falar de poluição.conversa tranquila (40-50 db) . As principais medidas para se prevenir dos efeitos da poluição sonora são: . Alguns problemas podem ocorrer em curto prazo e outros levam anos para serem notados. Veja em “curiosidade” o nível aproximado de decibéis de alguns locais.escutar música num volume de baixo para médio. 39 . . os efeitos negativos começam. Denominamos poluição visual a grande quantidade de anúncios. .turbina de avião (130 db) . placas.escutar walk man ou mp3 player num volume baixo.secador de cabelo (90 db) . banners.evitar locais com aglomeração de pessoas conversando. cartazes.shows musicais. . outdoors etc. . raramente as pessoas lembram da poluição visual.caminhão (100 db) .

. para que o ser humano se realize na vida? Ladislau Dawbor Aula finalizada. mas sim o seu descontrole. quando tentam revitalizar regiões degradadas pela violência e pelos diversos tipos de poluição. além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais. caso que ocorreu na cidade de São Paulo com a lei Cidade Limpa. hora de relembrar o que vimos nela! 40 . contribuindo desta forma para o aumento de acidentes. desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção e de trocas comerciais capitalistas.afeta a qualidade estética ambiental urbana ou rural. . Então devemos pensar bem no que criamos ou consumimos. É preciso construir tanto prédio. O maior problema. tanto carro. consumir tanto. porém. este excesso enfeia as cidades.Programa CIEE de Educação a Distância Acredita-se que.desconforto visual.prejudica a segurança da população à medida que pode desviar a atenção do motorista e pedestres no trânsito. Para refletir: A cada criação do homem um pouco do planeta se acaba. Certos municípios. não é a existência da propaganda. baixam normas contra a poluição visual. dificultando uma boa sinalização. determinando que as lojas e outros geradores desse tipo de poluição mudem suas fachadas a fim de tornar a cidade mais harmônica e esteticamente agradável ao usuário. Os efeitos negativos provocados pela poluição visual são: .

do ar. • Vimos que toda poluição gera uma consequência ao homem e à natureza. 41 . do solo. • Aprendemos que as principais causas da poluição são frutos da própria atuação do homem no planeta.Programa CIEE de Educação a Distância • Compreendemos os variados tipos de poluição: da água. sonora e visual.

com o aquecimento global. muito dos problemas que temos criado ao longo dos anos ao nosso planeta. • Além disso. • Estudos comprovam também que. Este país é de grande importância para o continente. em âmbito geral. se destacando no setor de alimentos.Programa CIEE de Educação a Distância AULA 7: Impactos ambientais no mundo Vimos. as altas temperaturas do oceano causam branqueamento dos corais e os tornam mais vulneráveis a uma doença misteriosa: a síndrome branca. desta forma. Começaremos pela Oceania. como cidadãos conscientes. O principal país desse continente é a Austrália. Outro país bastante importante na região é a Nova Zelândia. vamos viajar pelos continentes e conhecer “na prática” os impactos ambientais que acabamos de falar. desempenha um papel essencial na região. além disso. pesticidas e fertilizantes) nos mares da região. muitas ilhas situadas na Oceania ficarão submersas. A Oceania é o menor continente em área e segundo menor em população do mundo. que ocupa quase 90% de seu território. Agora. outros problemas que. Viajaremos pelos cinco continentes. 42 . uma vez que é um dos mais desenvolvidos do mundo. PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS • A Oceania passa por sérios problemas ambientais por causa da existência de toneladas de resíduos tóxicos (óleos. precisamos conhecer.

mais precisamente no Japão. Desde o início do século XIX a maioria da população de baleias esteve próxima do extermínio devido à caça comercial. a grande barreira de coral da Austrália. provocados pelo Japão. As espécies mais prejudicadas são: baleia azul. a Palestina e duas regiões administradas pela China (no continente). o coral perde a cor e. morre. 43 . mais de 2 mil baleias foram mortas com a justificativa de as utilizarem para “pesquisa científica”. A Ásia é composta por 37 países independentes. *Associação simbiótica . as algas desaparecem. Só no ano de 2006.Programa CIEE de Educação a Distância Essa descoloração está ligada à associação simbiótica* com algumas algas que aderem à sua superfície e com o aquecimento do mar. fin. Continuando nossa viagem. eventualmente. A informação consta em uma minuta de um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática na Austrália. sendo 9 independentes e duas ilhas administradas pela China. também por países insulares. É relatado que se medidas drásticas não forem tomadas. De todos os continentes o maior e mais populoso é a Ásia. vamos aterrissar sobre o continente asiático. sei e a jubarte. PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS • Um dos problemas graves. é a morte de milhões de baleias.associação vital de dois seres de espécies diferentes. desaparecerá dentro de algumas décadas.

A África é um continente que abriga 50 países independentes. O Santuário Antártico foi adotado por unanimidade. aterrissaremos em território africano. as baleias ainda estão ameaçadas. Atualmente. os graves problemas ambientais envolvem a poluição do solo. O único país que votou contra foi o Japão que registrou uma objeção à decisão e desde então continua a caçar baleias nesses locais. abrange todas as águas que cercam a Antártica e protege ¾ da população de baleias em suas áreas de alimentação. protegendo todo o ciclo de vida das populações de baleias que vivem no Hemisfério Sul. existem outros santuários sendo planejados que poderão ampliar a área de proteção do Santuário Antártico por incluir áreas de reprodução e as rotas de migração. • Na Rússia. devido à expansão da economia do país. 44 . criado em 1994 pela mesma comissão. do ar e das águas.Programa CIEE de Educação a Distância Apesar da moratória contra a caça. a população total é de aproximadamente 970 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 30 milhões de quilômetros quadrados. bem como a deterioração da qualidade do ar nos grandes centros urbanos. • O recente crescimento do consumo da China. O Santuário de Baleias do Oceano Antártico. ameaça o abastecimento de água e gera problemas como o aumento da produção de lixo. possui uma imensa riqueza natural e é um dos lugares com maior biodiversidade do mundo. A situação do planeta é mais séria do que parece! Vamos continuar nossa viagem? Agora. imposta pela Comissão Internacional Baleeira (CIB) em 1986.

A Europa. um em cada quatro seres humanos é subnutrido. o segundo menor continente do mundo depois da Oceania. florestas foram devastadas por incêndios.751 km². Itália. • Em 2005 a Espanha teve o inverno mais seco e a primavera mais prematura desde 1947. o aumento da concorrência no mercado de trabalho vem impondo obstáculos à entrada de mão de obra não qualificada. em 1998. é o único continente onde a população vem diminuindo. O envelhecimento da população exige absorção de imigrantes. a contaminação dos solos e a poluição das águas vêm mobilizando populações que têm sua qualidade de vida ameaçada por essas agressões.530. que se agravará a cada ano. • Nos Alpes Europeus a espessura média das geleiras diminuiu em 2003 quase o dobro do recorde anterior. 45 . ecossistemas aquáticos ficaram ameaçados e a massa total das geleiras dos Alpes encolheu em 10%. • No continente.Programa CIEE de Educação a Distância PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS • Estudos realizados por diversas organizações ecologistas e humanitárias britânicas advertem que o continente africano enfrentará uma grande catástrofe se os países ricos não atuarem o mais rápido possível para reduzir os efeitos do aquecimento global do planeta. • Europa Ocidental: As chuvas ácidas. Com uma população de aproximadamente 750 milhões de habitantes. França. Holanda. Por outro lado. o continente já sofre as consequências do efeito estufa. Portugal e Reino Unido em 2003 provocou 35 mil mortes. tem uma extensão de 10. principalmente profissionais em tecnologia. PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS • O forte calor na Espanha.

Com uma área de 42. América Central e América do Sul. erosão. PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS A floresta amazônica ameniza o aquecimento global retendo e absorvendo o dióxido de carbono. ficando atrás somente da Austrália que é líder no ranking de emissão de CO2 per capita. A América compõe-se de três subcontinentes: América do Norte. poluição da água e contaminação do solo. além de limpar a atmosfera. Ao sul dos Grandes Lagos concentra-se a maior produção industrial dos Estados Unidos e o maior foco de produção de gás estufa do planeta. o que contribui para o comprometimento da biodiversidade regional. exploração predatória da madeira e da caça.120 km² e uma população de mais de 750 milhões de habitantes. 46 . mais precisamente ao Brasil. às Américas correspondem a 8. contaminação de rios. El Salvador destaca-se pelas catástrofes naturais como atividade vulcânica frequente e terremotos.Programa CIEE de Educação a Distância E nossa viagem continua. Chegamos à América do Sul. especialmente os relacionados com a chuva ácida. • Os Estados Unidos é o maior emissor de CO2 na atmosfera.189. Finalmente chegamos ao continente americano. • Na América Central. • Região dos Grandes Lagos: A situação é grave por conta de diversos tipos de poluição. porém a expansão econômica crescente e desordenada fez dela palco de desmatamentos. além do desmatamento.3% da superfície total do planeta. favorece a circulação da água entre outros benefícios.

aos poucos transformou-se em área de produção de grãos. a Amazônia estará totalmente desmatada.Programa CIEE de Educação a Distância Agravantes: • O que antes era um terreno florestal que abrigava inúmeras espécies de animais. • Estima-se que se nenhuma providência for tomada. sendo considerado um rio essencial para o planeta. não é uniforme em todo o território nacional. além de desmatar. pois a busca incansável por terras os leva a cometer além de crimes ambientais. provoca várias mortes. • No nordeste. outros 48% podem ser ocupados para este fim com grandes limitações e os outros 45% são tão frágeis que nunca deveriam ser cultivados? A água no Brasil O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. tornou-se um lugar invadido e. O volume d'água do rio Amazonas é o maior do globo. agravando ainda mais o problema da escassez de água nessas cidades. é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. a falta d'água por longos períodos tem contribuído para o abandono das terras e migração para os centros urbanos. aves e índios. Sua distribuição. porém. Curiosidade: Você sabia que apenas 7% do solo da floresta amazônica é apropriado para agricultura. agropecuária e até mesmo centro urbano. por exemplo. A Amazônia. em 40 anos. crimes contra a vida humana. 47 . • Um número considerável de empresas de grande porte contribui para a destruição da Amazônia ao comprarem matéria-prima ou qualquer tipo de material ilegal. principalmente São Paulo e Rio de Janeiro. • Havia e ainda há vários fazendeiros e especuladores interessados em apropriar-se de um pedaço de terra da Amazônia e isso. porém essa é uma das regiões menos habitadas do Brasil.

essa água retorna aos mananciais após o uso. a caça e pesca predatória e a poluição. SANEAMENTO BÁSICO Um outro fator gravíssimo para aumentar a poluição ambiental é a falta de saneamento básico. gerando custos elevadíssimos com tratamento. desde a colheita até a mesa. fora àqueles que já estão extintos. • Segundo o IBGE. 20% dos alimentos são desperdiçados.Programa CIEE de Educação a Distância • Nas grandes cidades esse comprometimento da qualidade é causado principalmente por despejos domésticos e industriais. Apenas 8% do esgoto doméstico é tratado e o restante é despejado diretamente nos cursos da água. • Jogamos fora muito material reciclável (são despejados na natureza 125 mil toneladas de rejeitos orgânicos e materiais recicláveis por dia). • 50% da água tratada é desperdiçada. 48 . 148 aves e 84 mamíferos correm riscos de extinção nas próximas décadas. • Desperdiçamos muita energia elétrica com o uso irracional de aparelhos elétricos e luzes acesas desnecessariamente. 22 de répteis. FAUNA 34 espécies de insetos. poluindo aquela que estava limpa. Para piorar. As principais causas são: a destruição de habitat. O Brasil ainda tem um outro grave problema: o desperdício.

Estamos na reta final! Falta somente uma aula! 49 . Uma gota de água caindo o dia inteiro corresponde a 46 litros. 40 árvores deixam de ser cortadas.. separados pelos cinco continentes.Programa CIEE de Educação a Distância Você sabia. • As três pessoas mais ricas do mundo têm lucro superior ao PIB dos 48 países mais pobres onde vivem cerca de 600 milhões de pessoas. 15 bilhões de dólares seriam suficientes para acabar com a fome do mundo. • Relatórios da ONU apontam que 85% de produção e do consumo no mundo estão localizados nos países industrializados que tem apenas 19% da população. seriam necessários 6 planetas. que mata 10 milhões de crianças por ano. Mais uma aula foi finalizada! Reveja o que vimos nela: • Nessa aula conhecemos os principais problemas ambientais do planeta. • • • A cada tonelada de papel que se recicla. • Os EUA têm 5% da população mundial e consomem 40% dos recursos disponíveis. A quantidade de alimentos desperdiçados seria suficiente para matar a fome de toda a população carente brasileira. • É estimado que sejam gastos no planeta 435 bilhões de dólares por ano em publicidade. • Os EUA aumentaram em 13% (e deverá chegar a 29% até o fim da década) suas emissões poluentes nos últimos 10 anos.. Se os 6 bilhões de pessoas usufruíssem o mesmo padrão de vida dos 270 milhões de americanos.

grandes resultados! Nessa aula vamos conhecer algumas ações que podemos desenvolver em nosso dia-adia para minimizar os impactos ambientais que estudamos ao longo do curso. enquanto que os convencionais começam a se decompor com 10 anos. sem que seja necessário abrir mão da modernidade que alcançamos até aqui. Depois de tudo que vimos ao longo do curso. então ela não é boa! Veja algumas iniciativas: 1) SACOS DE LIXO: algumas empresas já fabricam sacos de lixo produzidos com plástico biodegradável. Para que isso aconteça. 50 . Se a sua marca preferida não faz nada disso.Programa CIEE de Educação a Distância AULA 8 . pudemos perceber que também só dependerá de nossas ações se teremos e poderemos dar uma perspectiva de futuro para as próximas gerações. e lembrese. A boa notícia é que vem crescendo o número de empresas e consequentemente de produtos que ajudam a proteger a natureza e assim garantem que o planeta possa continuar a nos oferecer o ambiente saudável que nos é essencial. Mas antes precisamos saber que toda degradação que vem ocorrendo ao longo dos anos em nosso planeta nada mais é do que a consequência de nossas ações desenfreadas rumo ao consumo. Sua decomposição começa 2 meses depois que o saco vai para o depósito.Pequenas ações. marca boa é aquela que protege o meio ambiente e promove ações para minimizar sua degradação. basta fazer a escolha certa na hora de ir às compras.

vidro. 51 . já é possível comprar lixeiras prontas para a separação do material reciclável. livres de agrotóxicos. Segundo a empresa. produzidos sem derivados de petróleo que podem ser comprados na forma concentrada. para cada árvore cortada outras quatro são plantadas. além disso.Programa CIEE de Educação a Distância 2) LIXEIRAS: em duas grandes lojas famosas de móveis. legumes e até saladas prontas. 5) DETERGENTE: um grande fabricante de detergentes tem um projeto socioambiental com a SOS Mata Atlântica que já plantou 200 mil árvores em diversas cidades. suas embalagens de vidro são totalmente recicláveis. o que economiza embalagens plásticas. 8) ALIMENTOS ORGÂNICOS: duas grandes redes de supermercados produzem alimentos industrializados orgânicos. frutas. O próprio consumidor os dilui para o uso. 9) SUCO DE LARANJA: uma empresa iniciou a produção de suco de laranja orgânico no país. Na área de alimentos também já temos algumas opções 7) EMBALAGENS: um dos maiores fabricantes de chocolate utiliza papel de áreas reflorestadas para as caixas que embalam seus produtos. plástico e papel. 3) MÓVEIS E UTENSÍLIOS: uma empresa de móveis planejados e outra do ramo de utensílios domésticos fabricam seus produtos com madeira proveniente de áreas reflorestadas. 6) MATERIAIS DE LIMPEZA: é possível encontrar alguns materiais de limpeza. purificada e reutilizada. Em suas fábricas toda água proveniente dos processos de produção é tratada. 4) GELADEIRA: é possível encontrar geladeiras com compressores a base de gases refrigerantes que não afetam a camada de ozônio nem contribuem para o aquecimento global. dentre eles há achocolatado em pó. Elas têm quatro compartimentos: metal. café e alguns tipos de chá. 100% naturais.

html . 11) CARNE: a carne de dois grandes frigoríficos são consideradas orgânicas. Para eliminar o óleo.turismoresponsavel.com. 12) SACOLA DE COMPRAS: a utilização de sacolas retornáveis deve ser adotada por todos.recolhe óleo de cozinha em Porto Alegre-RS Eco desenvolvimento: http://ecodesenvolvimento.br/lojas.blogspot. poluindo as águas e matando milhares de animais. 52 . além de demorarem de 10 a 20 anos para se degenerarem. As sacolas de plásticos.php?option=com_facileforms&Itemid=172 recolhe óleo de cozinha a partir de 5 litros na região do grande ABC do estado de São Paulo. Conheça algumas organizações que realizam a coleta: Supermercado Pão de Açúcar: www.tur. coloque-o em garrafas plásticas e entregue em postos de coleta da sua cidade.locais para entrega de óleo de cozinha em São Paulo. retira argila dos rios de suas próprias fazendas.br/noticia-viagem-turismo-meio ambiente-1040. uma grande empresa do ramo. sem agredir o meio ambiente. 13) ÓLEOS: você sabia que o óleo usado para fritura eliminado pelo ralo da pia. em muitos casos são lançadas em rios e mares. Instituto Triângulo: www.asp . sabão ou até mesmo biodiesel.com/search/label/reciclagem .paodeacucar. entope a rede de esgotos e contamina os rios.Programa CIEE de Educação a Distância 10) FILTRO DE CERÂMICA: para fabricação dos filtros.triangulo.recolhe óleo em diversas lojas de São Paulo através de urna de reciclagem "marrom". o boi é alimentado em pastos adubados sem pesticidas em fazendas que seguem a lei florestal.org. a empresa fornece recipientes). Ele poderá ser transformado em resina de tintas. De acordo com as empresas.br/portal/index. Turismo Responsável: www. A madeira utilizada para a queima da cerâmica é de áreas de reflorestamentos. com destaque para empresas que recolhem o óleo nas casas das pessoas (para mais de 50 litros.

Programa CIEE de Educação a Distância Se na sua cidade não possuir órgãos para coleta de óleo de cozinha. A soda.Quando isso acontecer. em contato com a pele.Jogue a mistura em uma forma até começar a endurecer (demora de 1 a 2 dias). Veja a receita.Adicione o óleo cuidadosamente. óculos de segurança e tenha à mão materiais de primeiros socorros em caso de acidentes.200 ml de amaciante .Coloque a soda em escamas no fundo do balde cuidadosamente. com cuidado. quanto para muitas famílias que não possuem uma renda fixa é a reciclagem. corte as barras no tamanho desejado e espere secar completamente. Mexa. prepare sabão em sua própria casa. 53 .5 litros de óleo de cozinha usado. Atenção: Quanto mais o sabão curtir. Outra iniciativa bem eficiente e que vem dando resultados. aquecido e coado . 3.2 litros de água fervente .Coloque. poderá causar queimaduras. Todo cuidado é pouco. 2. adote procedimentos de segurança como uso de luvas.1 Kg de soda cáustica em escama (NaOH) Passo a passo: 1. melhor ele fica. 5 .Adicione o amaciante. 4. 7 . Portanto. Receita de sabão a partir do óleo de cozinha Material utilizado: .Mexa novamente até formar uma mistura homogênea. a água fervendo. 6 . tanto para o meio ambiente. Mexa até diluir todas as escamas da soda.

Só o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. Quanto mais produtos industrializados. mais lixo é produzido.Programa CIEE de Educação a Distância Você sabia que a quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente cinco quilos? Se somarmos toda a produção mundial. Vamos conhecer por quanto tempo o lixo que produzimos hoje levará até sua total degradação? papel cigarro chicletes caixa de leite ou suco latas em chapa de ferro latas de alumínio sacos plásticos couro garrafa plástica espuma de nylon vidro cascas de frutas pano tampa de garrafa madeira pintada fralda descartável borracha 6 meses 1 a 2 anos 5 anos 5 anos Nunca Nunca 10 a 20 anos 25 a 40 anos 100 anos Nunca Nunca 1 a 3 meses 6 meses a 1 ano 15 anos 15 anos 600 anos nunca 54 . garrafas etc. os números são alarmantes. como embalagens. O grande aumento da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e ao perfil de consumo de uma população.

salsicha. porcelana.Programa CIEE de Educação a Distância Agora que tomamos conhecimento do tempo que esses materiais levam para a degradação. leite em pó etc) Lata de alumínio Sucata de reforma VIDROS RECICLÁVEL embalagens garrafas de vários formatos Copos NÃO RECICLÁVEL (REJEITOS) espelhos vidros planos lâmpadas. cerâmica. gesso canos de metal NÃO RECICLÁVEL (REJEITOS) esponjas de aço NÃO RECICLÁVEL (REJEITOS) etiqueta adesiva papel carbono fita crepe papéis sanitários papéis metalizados papéis parafinados papéis plastificados papéis sujos guardanapos bitucas de cigarro fotografias 55 . tubos de TV. saiba o que pode e o que não pode ser reciclado: PAPEL RECICLÁVEL jornais e revistas folhas de caderno formulários de computador caixas em geral aparas de papel fotocópias envelopes provas rascunhos cartazes velhos papel de fax METAL RECICLÁVEL lata de folha de flandres (lata de óleo.

Para que a reciclagem seja feita com mais facilidade. como solados de sapato. condomínio. sacos plásticos em geral NÃO RECICLÁVEL (REJEITOS) cabo de panela tomadas embalagem de biscoito misturas de papel. mas em outros materiais. canos. escola. Cada compartimento possui uma cor específica que indica o tipo de material a ser depositado: 56 .Programa CIEE de Educação a Distância PLÁSTICO RECICLÁVEL embalagem de refrigerante embalagem de material de limpeza copo descartável embalagem de margarina. parque etc. existe a coleta seletiva de lixo que você pode fazer em sua casa. tubos. A coleta seletiva parte basicamente do propósito de separar o lixo de acordo com o material. garrafas recicláveis não serão transformadas em outras garrafas. plástico e metais Os objetos reciclados não serão transformados nos mesmos produtos. clube. Por exemplo.

A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso. 1. 4. plástico e metal e resíduos orgânicos. vidro. 2. nem pensar! 6. 5. Descongele geladeiras e freezers antigos Se for o caso. o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo. 3. Não deixe seus aparelhos em standby Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos. Mude sua geladeira ou freezer de lugar Ao colocá-los próximo ao fogão. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles. Limpe ou troque os filtros do seu ar condicionado Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.Programa CIEE de Educação a Distância Os mais comuns são para papel. considere trocar de aparelho. Agora. vamos conhecer algumas ações que podemos fazer em nosso dia a dia contra o aquecimento global. utilizando-as você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético Procure por aparelhos com o selo do Procel para nacionais ou Energy Star para importados. 57 .

Programa CIEE de Educação a Distância

7. Feche suas panelas enquanto cozinha Ao fazer isso você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar. Já as panelas de pressão economizam cerca de 70% do gás utilizado! 8. Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiverem cheias Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve. 9. Tome banho rápido De preferência de chuveiro. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro. 10. Use menos água quente Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria. 11. Mantenha a torneira fechada Torneira aberta é igual a desperdício, com essa atitude você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia. 12. Pendure ao invés de usar a secadora Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora. 13. Recicle no trabalho e em casa Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel). 14. Faça compostagem Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem*: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito.

58

Programa CIEE de Educação a Distância

*Compostagem: é o processo de transformação de materiais grosseiros, como palhada de cereais, sabugo de milho e estrume, em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura. 15. Reduza o uso de embalagens Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria. 16. Compre papel reciclado Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum e poupa nossas florestas. 17. Utilize uma sacola para as compras Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas. 18. Plante uma árvore Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica (www.sosmataatlantica.org.br) ou Iniciativa Verde (www.iniciativaverde.com.br) . 19. Compre alimentos produzidos na sua região Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade. 20. Compre alimentos frescos ao invés de congelados Comida congelada consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena. 21. Compre orgânicos Além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e, ainda por cima, absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura “tradicional”. Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse

59

Programa CIEE de Educação a Distância

orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera, portanto, incentive o comércio de orgânicos. 22. Coma menos carne O metano, emitido por bois e vacas, é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Além disso, a produção de carne demanda uma quantidade enorme de água e terras. 23. Ande menos de carro Use mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano. 24. Não deixe o bagageiro vazio em cima do carro Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar. 25. Mantenha seu carro regulado Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera. 26. Dirija com atenção e não desperdice combustível Escolha as marchas corretas, utilize o freio de mão ao invés do pedal quando possível, desligue o carro quando ele ficar mais de 1 minuto parado. Dessa forma, você economiza dinheiro, combustível e preserva o meio ambiente. 27. Lave o carro a seco Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. 28. Quando for trocar de carro, escolha um modelo menos poluente Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos.

60

pen drives ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. além de reduzir suas emissões de poluentes também estimular seus amigos a fazer o mesmo. 34. para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou a Internet pode poupar você de stress. mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que. ao ser incinerado. 33. O papel delas no aquecimento global é grande. ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis. as árvores precisam de mais defensores do que nunca. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente. pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.Programa CIEE de Educação a Distância 29. Considere o impacto de seus investimentos O dinheiro que você investe não rende juro sozinho. Voe menos Deixar de pegar um avião apenas uma ou duas vezes por ano faz uma diferença significativa para a atmosfera. 35. 31. Economize CDs e DVDs CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas. além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera. Incentive sua escola. Hoje em dia. Informe-se sobre a política ambiental das empresas que você contrata 61 . condomínio ou comunidade a reduzir suas emissões de poluentes Você pode se tornar um agente de grandes mudanças se. 32. como CD-RWs. 30. são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas. Proteja as florestas Em tempos de aquecimento global. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. trabalho. Use o telefone ou a Internet A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano.

Monitores de LCD são mais econômicos. Não permita que as crianças brinquem com água Toda brincadeira com água é divertida. Desligue o computador Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente. muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. para economizar água e energia. 38. desligue o ar condicionado uma hora antes do final do expediente Num período de 8 horas. Não troque o seu MP3 ou celular Pelo menos enquanto estiverem em bom estado. 62 . ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. 41.5% de economia diária. considere trocá-la e descartá-la adequadamente. 39.br). Se o problema é a bateria. no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena. 37.org. mas passa uma ideia equivocada de que ela é um recurso infinito. 36. às vezes fazendo downloads. No hotel. ensine a eles o valor desse bem tão precioso. 40. isso equivale a 12. Além disso. encaminhando-a a postos de coleta. Ainda que a prática esteja se popularizando.Programa CIEE de Educação a Distância Todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Considere trocar seu monitor O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente. Doe o antigo para uma instituição como o Comitê para a Democratização da Informática (www. pois utilizam derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. No escritório. Não deixe que seus filhos.cdi. às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos. irmãos ou crianças de sua convivência brinquem com água. economize toalhas Em alguns hotéis.

papel e isopor utilizadas. Além de fazer exercício.Programa CIEE de Educação a Distância 42. que planta árvores com a ajuda dos internautas. você economiza energia elétrica.com. 47. Ao viajar para regiões onde a água é escassa. Frequente restaurantes naturais / orgânicos Experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos. que possui um dos maiores reservatórios do mundo. livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio ambiente. economize mais ainda. 44. e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas. toneladas de madeira e de plástico são jogadas no lixo. O Brasil. Regue as plantas à noite Ao regar as plantas à noite ou de manhã.br). prefira consumir sua comida lá mesmo ao invés de pedir para viagem. 48. você impede que a água se perca na evaporação. Procure reaproveitar tudo o que puder e recicle. Vá de escada Para subir até dois andares ou descer três. 43. sem contar as toneladas de papel que usamos sem necessidade. 50. tem um nordeste agonizante pela seca e pela pobreza. 49. 46. Um exemplo é o site ClickÁrvore (www. Recicle árvores Todos os anos. Economize água em suas viagens A distribuição de água no mundo é extremamente irregular. Participe de ações virtuais A Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Instale uma válvula na sua descarga Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário. Não peça comida para viagem Se você já foi até o restaurante ou à lanchonete. quando possível.clickarvore. 45. Faça sua voz ser ouvida pelos seus representantes 63 . Assim você economiza as embalagens de plástico.

br www.com.br C/D Órganização Caiobá Canastra Caranguejo CEM CEMPRE Centro de Indigenista CETESB Assunto Modelo de Recuperação e Proteção de praias contra erosão marinha Site Informativo sobre a serra da Canastra Site Informativo sobre Meio Ambiente Centro de Estudos do Mar .trabalhoindigenista.com.br www.amavida. cartas ou telefone para falar com os seus representantes em sua cidade.baleiajubarte.gov.com. A Organização Agrorganica.br www.institutoaqualung.br www.amazoniaparasempre.boibao.br Assunto Instituto Baleia Jubarte Site Informativo de biologia Um portal de busca direcionado para a atividade agropecuária Site www.avesdobrasil.apasfa. o mundo ficará bem melhor para se viver.amda.ana.br www.br www.netpar.br www.com.cempre.br Trabalho 64 .sp. Promova essas ações Oriente as pessoas do seu convívio social sobre os elementos apresentados nessa lista de ações.canastra.Programa CIEE de Educação a Distância Use a Internet.com.agrorganica.com.br www.com www.UFPR Compromisso Empresarial para Reciclagem Ong atuante em Comunidades Indígenas Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Site www.br www.com.amazonialegal.br www. 51.br www. Agora.br Amavida Amazonia Legal Amazônia para sempre Assunto ONG ambientalista-agrícola Associação Maranhense para a Conservação da Natureza Tudo sobre a Amazônia Manifesto para recolhimento de assinaturas que serão encaminhadas ao Presidente da República para que sejam tomadas as providências necessárias para acabar com a devastação da Amazônia Associação Mineira de Defesa do Ambiente Agência Nacional de Águas Associação Protetora de Animais São Francisco Instituto Ecológico Várias espécies de aves do Brasil e do mundo Portal ambiental da América Latina Site www.org.com. cada um fazendo sua parte. Com certeza.org www.caranguejo.gov.br/lindroth www.br www.com.biologo.br AMDA ANA Apasfa Aqualung Aves do Brasil Ambiente Brasil B Órganização Baleias e grandes cetáceos Biologia para estudantes Boibão www. ongs e associações que desenvolvem ações de cidadania e meio ambiente.com.org.ufpr.org.org.com. conheça algumas organizações.com.cem. estado e país.cetesb.br www.ambientebrasil.

org. destinado a empresas.br Ong em prol da conservação da Mata Atlântica Assunto Ong que tem como objetivo melhorar a relação homem e Meio Ambiente Grupo de apoio ao investimento social Grupo de Apoio ao Meio Ambiente e à Vida ONG em prol da preservação do meio ambiente Grupo de defesa ecológica Site www.ecoplan.grude.gaia-ong.br www.com.br www.br www.br Jornal do Ambiente L/M Órganização Lixo Lixo Zero MMA Meio www.org.br www.jornaldomeioambiente.socioambiental.com.org.br www.cimi.com.ibama.Programa CIEE de Educação a Distância CIMI ClickÁrvore CNDA Coco verde Condomínio da Biodiversidade Conservation International do Brasil E/F Órganização Ecohorta Ecomundi Ecoplan Educacional Fundação O Boticário de Proteção à Natureza Fundação SOS Mata Atlântica G/H Órganização Gaia Gais GAMAV Greenpeace Grude I/J Órganização IBAMA IBP ICA Instituto Socioambiental IPEC Iniciativa Verde Conselho Indigenista Missionário Plantação de árvores por meio de um único click em áreas de Mata Atlântica Conselho Nacional de Defesa Ambiental.org.br www. por meio de restauros florestais.com. eventos e pessoas físicas que compensam suas emissões de Gases do Efeito Estufa.gais.lixozero.br www. produtos.org.gov.conservation. CONSEMA.br www. Notícias sobre preservação do meio ambiente e ações sustentáveis Site www.fbpn.org.gov.br www.br www.com.ecohorta.com.br www.com. entre outros Projeto que utiliza o coco verde para criação de diversos produtos para cultivo de plantas Proposta de Conservação da Natureza da Região Metropolitana de Curitiba Conservação e uso sustentado da biodiversidade www.iniciativaverde.org.org.mma.condominiobiodiversidade.br Assunto Horta Virtual Consultoria de Conscientização Preservação do Meio Ambiente ONG de preservação do meio ambiente Internet da Educação Conservação da Natureza para Site www.br Assunto Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Instituto Brasileiro de Petróleo Instituto de Comunicação Ambiental Propõe soluções socioambientais Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado Organização que administra o programa Carbon Free.br www.org.br Assunto Saiba o que fazer com a parte reciclável do seu lixo Projetos e Consultoria de Reciclagem de Lixo Ministério do Meio Ambiente Site www.clickarvore.br www.ibp.br www.greenpeace.org.ecomundi.cnda.com.br www.br www.org.com.sosmatatlantica.org.br www.br/ipec/ www.com.org.educacional.cocoverderj.gamav.br www.lixo.br www.org www.icabrasil.br 65 .com.permacultura. registrados no CONAMA.

spvs.org.br R/S Órganização Reciclar para Construir Recicláveis Rede Pró Unidades de Conservação Renctas Rio São Francisco RITS SOS Cerrado SPVS Assunto Resíduos de materiais de construção Portal de reciclagem Notícias sobre preservação da natureza Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres Vasto acervo sobre o Vale do Rio São Francisco Rede de Informações do Terceiro setor.br www.br users.com.rits.unilivre.pcc.br U/V Órganização Unilivre Viva o Ambiente com Arte Assunto Universidade Livre do Meio Ambiente Transformação e Arte Site www.br www.riosaofrancisco.Programa CIEE de Educação a Distância N/O Órganização Nex Assunto Organização governamental cuja missão principal é a Defesa e Preservação dos Felídeos da Fauna do Brasil em processo de extinção Site voltado para Desenvolvimento da Consciência e Educação Ambiental Fundação em prol da conservação de praias.org.com.br Projeto Tamar Projeto Viaecológica www.viaecologica.renctas.planetaorganico.octopus.com.ondazul.com.br/nema www.br www.org.br www.reciclagem.br Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental – NEMA OndAzul www.soscerrado.org.reciclaveis. cidadania e ser cidadão Proteção e divulgação do Cerrado Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental Site www.com.org.org.org.nex.matrix. além de matérias especiais como visitas a centros produtores e entrevistas com personalidades ligadas à comunidade orgânica Site de proteção e preservação de tartarugas marinhas Site Ambiental com notícias atualizadas sobre o meio ambiente Site www.tamar.br www.redeprouc.br www. rios e lagoas e despoluição Hídrica Site www.br/recicle Agora você tem muito trabalho pela frente e poderá fazer alguma coisa pela sua vida e pelas vidas das futuras gerações.com.br P/Q Órganização Planeta Orgânico Assunto O site reúne toda a cadeia produtiva agroecológica (desde quem produz até o consumidor).br www.furg. Só depende de você! 66 .usp.com www.

Mas se você não fizer nada.Programa CIEE de Educação a Distância Espero que tenha sido uma grande experiência vivenciar um pouco dos problemas que enfrentamos. das ações que podemos fazer ou associações que podemos nos juntar para mudar o mundo. Espero que o curso tenha despertado em você um sentimento de justiça e reflexão para que possamos fazer alguma coisa enquanto há tempo! 67 . não existirão resultados”. • Conhecemos que é possível facilitar a reciclagem de materiais por meio da coleta seletiva de lixo. • Tivemos acesso a uma série de links que indicam empresas com projetos em prol da cidadania e meio ambiente. Mahatma Gandhi Finalizamos o curso! Agora relembre o que acabamos de estudar nessa aula: • Conhecemos algumas práticas diárias que podem gerar grandes resultados em longo prazo. • Aprendemos que existem materiais que demoram anos para se decompor e outros que nunca se deterioram. "Você nunca sabe que resultados virão da sua ação.

Greenpeace persegue baleeiros japoneses contra a "caça científica".htm (11 de março de 2008).htm (17 de março de 2008).org. Disponível: http://www.folha.htm (14 de março de 2008).Programa CIEE de Educação a Distância Referências Bibliográficas ACHE TUDO. GIODA.html (20 de março de 2008). 68 . Educação para a cidadania. Disponível: http://www1. COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO BÁSICO.br/direitos/sos/textos/oque_e_cid adania.com. 2007. DOW. Solo e Água.co m/Globoreporter/0.dhnet. CENTRO DE MÍDIA INDEPENDENTE.br/sciam/ noticias/aquecimento_global_ameaca_grande_barreira_de_corais_da_australia_imprimi r. O Atlas da Mudança Climática .globo. O que é cidadania? Disponível: http://ww w. Problemas Ambientais. 2007. 2005. ADRIANA. Aquecimento global.br/folha/ambiemte/ ult10007u347666. SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL. FOLHA ON-LINE. Disponível: http://www. Disponível: http://globoreporter. Disponível: http://www.br (17 de março de 2008).cetesb.br/especiais/jsp/de fault. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS.midiaindependente.html (12 de março de 2008).com.com. GLOBO REPÓRTER. Cidadania.VGC0-2703-6946-2-117854. Disponível: http://www. Disponível: http://www2. Poluição do solo. Disponível: http://www.org/pt/blue/2005/09/329060.almg.te rrabrasil.sp.br/ANIM AIS/poluicao_do_solo. David. O que é cidadania.shtml (19 de março de 2008).br/edu/eso/cidadania/oq uecidadaniadhnet.com.jsp?espid=21&uf=1&local=1&newsID=a1448303.htm&section=Aquecimento%20Gl obal (18 de março de 2008).br/noticias/materias/pnt_problemasamb.html (17 de março de 2008).br/cidadania/index.O Mapeamento completo do maior desafio do planeta.br/CEDIS/ (11 de março de 2008).clicrbs. Disponível: http://www.cefetsp. Disponível: http://www. FARIA.gov. Exemplo de Cidadania.achetudoeregiao. São Paulo: Publifolha. 2007. CEFETSP. DHNET.canalkids. Kirstin & DOWNING. CANAL KIDS. Aquecimento global ameaça Grande Barreira de Corais da Austrália.org.19125.html (12 de março de 2008). Thiago.00.gov.shtml (20 de março de 2008). CLICRBS.uol. TERRA BRASIL. BIELLO. Ar.uol. Disponível: http://www. Cidadania. Thomas E.com.

com/18_cidada nia.Programa CIEE de Educação a Distância IBASE.htm (19 de março de 2008). Folheto integrante das revistas Veja (edição 2035).aspx?codConteudo=72&tituloante rior=Roteiros+para+Estudo (20 de março de 2008). SUA PESQUISA.com. nº515.br/alfa /meio ambiente-ar/ar-3.htm (18 de março de 2008).com.mundod osfilosofos. Atualidades: problemas ambientais. Disponível: http://ww w. WEIGL.COM. março de 2008.ibase. RH PORTAL. São Paulo: Editora Globo. TORRES. Disponível: http://www. OBJETIVO.php?idc_cad=mglg5r8b9 (20 de março de 2008). PORTAL SÃO FRANCISCO. MANSUR. de. BONS FLUIDOS. Disponível: http://bonsfluidos. conflitos e áreas de tensão. WEB CIÊNCIA. Poluição do ar. Compre verde: como nossas compras podem ajudar a salvar o planeta. Valores Humanos.webciencia. 2002.uol.shtml (11 de março de 2008).suapesquisa. pág.com. Revista Época. Liane Camargo de.com.abril. Disponível:http://www. Ar.htm (18 de março de 2008). ALMEIDA. 2007.php (17 de março de 2008). Disponível: http://www. o que é cidadania? Disponível: http://www.rhportal. Alexandre.br/betinho_especial/conteúdo/ ecos. Luiz Alvarenga.br/artigos/wmview. O que é cidadania? Disponível: http://www.objetivo.br/portal/frm_conteudo. Claudia (edição 555) e Nova Escola (edição 208). Afinal. Disponível: http://www. Wilson F.colegiosaofrancisco.br/vanderlei7. Ecos da Cidadania. 69 . MANUAL DE ETIQUETA. 33 dicas de como enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade. MUNDO DOS FILÓSOFOS. Caminhos da tolerância.com/poluic aodoar/ (20 de março de 2008).br/edicoes/0038/bemestar/ b. 64 a 82.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->