Como evitar o desperdício de energia Para aproveitar bem os recursos da natureza através das tecnologias desenvolvidas pelo ser

humano, precisamos agir de forma racional. A energia elétrica é uma das que mais requerem cuidados, pois seu consumo sempre aumenta e há muito desperdício por aí. Mas todos podem fazer a sua parte em casa, na escola ou no trabalho, consumindo de forma inteligente, para economizar dinheiro e poupar a natureza de um desgaste desnecessário. Mundo Jovem reuniu algumas dicas de utilização, compra e instalação de diversos aparelhos, com base nas recomendações do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel). Confira! Geladeira/Freezer Chuveiro elétrico Televisão Lâmpadas Ferro elétrico Máquinas de lavar roupa e louça Ar-condicionado GELADEIRA/FREEZER Compra ‡ Procure os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia. Instalação ‡ Instale o aparelho em local bem ventilado; ‡ Evite a proximidade do fogão e de aquecedores, ou de áreas expostas ao sol; ‡ Deixe um espaço mínimo de 15cm dos lados, acima e no fundo do aparelho, no caso de instalação entre armários e paredes. Uso

‡ Não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado; ‡ Arrume os alimentos de forma que se perca menos tempo para encontrá-los, e deixe espaços entre eles; ‡ Não guarde alimentos e líquidos ainda quentes ou em recipientes sem tampa; ‡ Não forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plásticos, pois isto dificulta a circulação interna do ar; ‡ Faça o degelo periodicamente, conforme as instruções do manual, para evitar que se forme camada de gelo com mais de meio centímetro de espessura. ‡ No inverno, a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão. Regule o termostato. ‡ Conserve limpas as serpentinas que se encontram na parte de trás do aparelho, e não as utilize para secar panos, roupas etc.; ‡ Quando se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie a geladeira e/ou freezer e desligue-os da tomada. Teste de vedação das portas Problemas de vedação aumentam o consumo de energia do aparelho. Verifique o funcionamento da seguinte maneira: ‡ Coloque uma folha de papel entre a borracha da porta e o corpo do aparelho e feche a porta sobre ela; ‡ Tente retirar a folha. Se ela deslizar e sair facilmente, é sinal de que a vedação não está boa. Nesse caso, providencie a substituição da borracha e/ou o ajuste das dobradiças; ‡ Repita o teste em toda a volta da porta. CHUVEIRO ELÉTRICO Instalação ‡ Use circuito exclusivo na instalação, com fios compatíveis com a potência do aparelho; ‡ Não reutilize resistência queimada; ‡ Observe as recomendações do fabricante para o aterramento. Uso ‡ Por ser um dos aparelhos que mais consomem energia, o ideal é que se evite seu uso nos horários de maior consumo (das 18h às 19h30min e, no horário de verão, das 19h às 20h30min); ‡ Evite banhos demorados; ‡ Feche a torneira enquanto estiver se ensaboando; ‡ Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição menos

quente. Use melhor a luz do sol. que refletem melhor a luz. pois filamentos do metal podem cair dentro do aparelho e provocar curtos-circuitos. evite sempre que possível a utilização simultânea dos aparelhos. Use iluminação dirigida (spots) para leitura. elas duram dez vezes mais. LÂMPADAS Compra Dê preferência a lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares para a cozinha. cortinas e persianas. para que aconteça o auto-desligamento em um tempo determinado. ou ajuste a função sleep. Dicas de segurança ‡ Não mexa no interior de televisores. abrindo bem as janelas. ‡ Se em sua casa tiver mais de um televisor. ‡ Não coloque palhas-de-aço na antena do televisor portátil. Além de consumir menos energia. área de serviço. . ‡ Pinte o teto e as paredes internas com cores claras. garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas mais de quatro horas por dia. trabalhos manuais etc. pois há risco de ocorrer choques ou de queimar a resistência. mesmo desligados. diminuindo a necessidade de iluminação artificial. ‡ Evite dormir com o aparelho ligado. para ter mais conforto e economia. TELEVISÃO Uso ‡ Desligue o televisor quando ninguém estiver prestando atenção. Uso ‡ Evite acender lâmpadas durante o dia. danificando-o. ‡ Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados. A carga elétrica pode estar acumulada e provocar choques perigosos. ‡ Nunca mude a posição verão-inverno nem ligue aparelhos elétricos enquanto estiver tomando banho.

Neste caso. separe as roupas a serem passadas de acordo com a composição do tecido (linho. use a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Assim. No entanto. ‡ Os ferros mais modernos aquecem mais rapidamente do que esfriam. ‡ No caso de ferro automático. ‡ Depois de desligar o ferro. Uso ‡ Para economizar energia. algodão. use-as na capacidade máxima indicada . ‡ Para maior economia e melhor aproveitamento do seu tempo. você não corre o risco de desperdiçar energia com roupas que não necessitam de tanto calor para serem passadas. ‡ Acumule a maior quantidade de roupas possível. ‡ Ao terminar de usar o ferro. há aparelhos que levam em média cinco minutos para aquecerem. desligue o ferro ao interromper o serviço. seda.FERRO ELÉTRICO Uso ‡ Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. pois provoca um gasto desnecessário de energia. e passe todas de uma só vez. aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves. lã. Por isso. Dicas de segurança ‡ Para evitar o risco de provocar algum acidente grave. pois ele carrega a rede elétrica. MÁQUINAS DE LAVAR ROUPA E LOUÇA Compra ‡ Procure os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia. você deve iniciar passando as roupas mais pesadas. não enrole o fio em volta do aparelho ainda quente. ‡ Tenha cuidado para não encostar o ferro elétrico no fio da tomada quando ele estiver em uso. inicie passando as roupas que requerem temperatura baixa. ‡ Evite ligar o ferro várias vezes ao dia. fibra sintética).

que vem junto com o aparelho na hora da compra. fechando cortinas e persianas. ‡ Mantenha janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando. . para não prejudicar a circulação do ar. pode existir problema de aterramento na instalação. para não repetir a operação de enxaguar. Procure um eletricista de sua confiança e não use mais a máquina até sanar completamente o problema.pelo manual. ‡ Leia com atenção o manual para saber tirar o máximo proveito das máquinas. pois eles representarão uma grande economia para você. Curiosidade No verão. ‡ Evite o calor do sol no ambiente. Dica de segurança ‡ Se levar choque ao tocar em partes metálicas de sua máquina. ‡ Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente. Por isso é tão importante a utilização inteligente deste aparelho. regulando o termostato. AR-CONDICIONADO Compra ‡ Procure os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia. Não tape a saída de ar do aparelho. ‡ Desligue o aparelho quando o ambiente ficar desocupado. ‡ Utilize a quantidade correta de sabão ou detergente. o ar-condicionado chega a representar um terço do consumo de energia da casa. Instalação ‡ Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol. sem bloquear as grades de ventilação. ‡ Mantenha limpos os filtros do aparelho. ‡ Limpe com freqüência o filtro das lavadoras de roupas e louças. Uso ‡ Evite o frio excessivo.

. .Enchente e assoreamento dos rios. . .Diminuição dos índices pluviométricos.Desertificação.Proliferação de pragas e doenças.Genocídio e etnocídio das nações indígenas. .Destruição da biodiversidade.Erosão e empobrecimento dos solos. Uma das conseqüências do desmatamento é a destruição e .Elevação das temperaturas. .::: Voltar ::: Desmatamento de florestas As principais conseqüências do desmatamento são: . .

muitas vezes pode provocar problemas de abastecimento de água nas cidades e na agricultura. Esse bem natural é muito conhecido pelos índio que vivem nas florestas. como conseqüência da maior irradiação de calor para a atmosfera a partir do solo exposto. o acesso aos seus conhecimentos. . correndo o risco de serem destruídas antes mesmo de conhecidas e estudadas. ou seja. . como resultado da elevação da sedimentação. dificultando.elevação das temperaturas locais e regionais. muitas vezes.aumento do processo erosivo. em conseqüência do fenômeno descrito acima. o que leva a um empobrecimento dos solos. trazer dificuldades para a navegação. Estima-se que metade das chuvas caídas sobre as florestas tropicais são resultantes da evapotranspiração.assoreamento de rios e lagos.extinção de nascentes: o rebaixamento do lençol freático. Boa parte da energia solar é absorvida pela floresta para o processo de fotossíntese e evapotranspiração. . Sem a floresta. são desconhecidas do homem. evitando a sua desagregação. Mas esse povo indígeno também estão sofrendo um processo que tem levado à perda de seu patrimônio cultural. mas também do fim da evapotranspiração. acaba inviabilizando a agricultura. Um consequência agravante do desmatamento é o progresso dos processos de erosão. muitas vezes. além de causar enchentes e. usadas na alimentação ou como novas matérias-primas. da troca de água da floresta com a atmosfera.diminuição dos índices pluviométricos. .extinção de diferentes espécies. As conseqüências dessa interferência humana são várias: . . como resultado da retirada de sua camada superficial e. Muitas espécies podem ajudar na cura de doenças. que provoca desequilíbrios nesses ecossistemas aquáticos. resultante da menor infiltração da água das chuvas no subsolo. para que a água da chuva não passe pelo tronco e infiltre no subsolo. As árvores de uma floresta têm a função de proteger o solo. Elas diminuem a velocidade do escoamento superficial. A retirada da cobertura vegetal expõe o solo ao impacto das chuvas. e evitam o impacto direto das chuvas como o solo e suas raízes ajudam a retê-lo.

empobrecimento dos solos e. muitas vezes de alto valor socioeconômico. elevando as temperaturas médias. do que sua substituição por outra atividade qualquer. muitas vezes. .agravamento dos processos de desertificação. portanto. a queima de carvão vegetal vem aumentando muito na Amazônia brasileira. causando graves prejuízos. devido à combinação de todos os fenômenos até agora descritos: diminuição das chuvas. . principalmente para a agricultura. a preservação da floresta. principalmente no Pará). ambientais e mesmo econômicos. É importante lembrar que esse gás é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. como resultado de desequilíbrios nas cadeias alimentares. A queima das florestas. Além desses impactos locais e regionais da devastação das florestas. seja em incêndios criminosos.quase toda essa energia é devolvida para a atmosfera em forma de calor. Algumas espécies. acentuada diminuição da biodiversidade. como resultado da disseminação de usinas de produção de ferro gusa. geralmente insetos. há também um perigoso impacto em escala global. que pode ser explorada de forma sustentável.proliferação de pragas e doenças. compensa mais.ou fim das atividades extrativas vegetais. . em termos sociais. elevação das temperaturas. . antes em nenhuma nocividade. É importante perceber que. seja na forma de lenha ou carvão vegetal para vários fins (aliás. tem colaborado para aumentar para aumentar a concentração de gás carbônico na atmosfera. passam a proliferar exponencialmente com a eliminação de seus predadores.

o ambientalismo hoje. mesmo que não estejamos percebendo. Além disso. sem tentar provar que essa é uma opinião racional. É bem provável que nenhuma delas consiga lhe dizer nem 2 motivos coerentes. fundamentalmente causado pela atividade humana. Isso ocorre porque a discussão ambiental se resume a dizer que não se deve desmatar. Ponto fraco na educação Será que temos boa consciência ambiental? Faça um teste: pergunte para algumas pessoas se elas conseguem te dar 4 motivos ambientais ou socioeconômicos para evitarmos a destruição de matas. Mas nossa consciência exige justificativas para tomar decisões. os governantes e legisladores do nosso país têm a mesma consciência sobre o assunto. Quem desmata? . é facilmente associado ao radicalismo. o que é um erro.A destruição de matas e suas conseqüências O que é o desmatamento? O desmatamento. ou também chamado de desflorestação é o processo de desaparecimento de matas (maciços florestais).

. Prejuízos ambientais: 1. 3.O desaparecimento de florestas no Brasil é causado por três fatores principais: a obtenção de solo para a agropecuária. 2. e não do mar. Aqui estão listadas as principais conseqüências da derrubada de matas. é um processo irreversível . sendo o solo levado diretamente aos rios e lagos. a indústria madeireira. além da perda de variedade genética. mas a maior parte da água das chuvas continentais vem das próprias áreas continentais. Aterramento de rios e lagos: Com o solo sem cobertura vegetal abundante. A perda da diversidade de seres. Conseqüências do desmatamento Para que possamos lidar com o desmatamento. A derrubada de grandes áreas com matas altera o clima das regiões. Lembrando que a erosão é a perda de solo causada por água e vento. Isso ocorre por dois principais motivos: falta de conseqüência ambiental. 4. Redução do regime de chuvas: Pode não parecer. Isso ocorre principalmente devido à impermeabilização do solo em torno da água. a erosão ocorre em intensidade e freqüência espantosas. é necessário conhecermos bem suas causas. Esse processo faz com que o volume dos lagos seja limitado. causando normalmente períodos estendidos de estiagem. que levou bilhares de anos. e a especulação imobiliária. e falta de fiscalização do governo sobre o cumprimento das leis. e a vazão dos rios seja comprometida. Perda de biodiversidade: Os seres vivos que hoje estão nas vegetações nativas foram originados por um lento processo evolutivo. Degradação dos mananciais: A retirada da mata que protege as nascentes causa sérios problemas ao bem que está cada vez mais escasso em todo o mundo: a água.

7. A derrubada de matas deixa o ar mais seco e a temperatura mais elevada e instável. tem causado a desertificação dos ambeintes. causando considerável aumento no efeito-estufa. Muitos dos remédios e cosméticos que circulam pelo mundo são feitos com extratos de plantas descobertas em nossas matas. Com o desmatamento. Apesar disso. muitas cidades e estados não conhecem esse potencial e não aproveitam. Comprometimento da qualidade da água: A maior erosão e lixiviação causada pelo desmatamento fazem com que a qualidade da água seja comprometida. que guardam o carbono em sua estrutura orgânica. 3. Perda do potencial farmacêutico: O Brasil. Aumento do efeito-estufa: As florestas são grandes reservas de carbono. O desmatamento traz conseqüências irreversíveis ao setor. Prejuízos socioeconômicos: 1. além de promover a regulação da temperatura nos ambientes em que estão. descartando a possibilidade do Brasil se tornar poderoso por possuir a maior parte desse bem tão essencial. Redução do turismo: As áreas de mata nativa são sem dúvida um grande atrativo. Perda do potencial hídrico brasileiro: O Brasil é a maior reserva de água do mundo. quase todo o carbono absorvido pelas plantas volta à atmosfera. Ao queimarmos essas florestas. 6. Redução da umidade relativa do ar: A evapotranspiração das folhas é um dos principais reguladores da umidade do ar. faz baixíssimo proveito do potencial farmacêutico bilionário de suas plantas. não conhecemos nem a metade das espécies que existem no nosso país. 8. há degradação das nascentes e dos rios. Desertificação: A retirada de matas associada a manejos inadequados do solo. possuidor da maior biodiversidade biológica do mundo.5. O desaparecimento de matas traz perdas incalculáveis e irreversíveis ao turismo nesses locais. . tornando-a sempre turva e muitas vezes imprópria para ao consumo. Na verdade. principalmente ao eco-turismo. 2. onde a ausência de vida predomina. tornando o planeta ainda mais quente.

Estado de Minas Publicação: 28/01/2010 11:13 Atualização: 28/01/2010 11:21 O que fazer com o lixo? Este é hoje um sério problema para as grandes cidades e nos países ricos.maior grupo cimenteiro do mundo . transformando-o em energia. A importância da queima do lixo para a obstenção de energia e do . Essa solução foi encontrada a partir da queima do lixo. Mas. que pretende usar tecnologia importada dos Estados Unidos.também pretende utilizar a queima do lixo na produção de cimento em sua unidade em Montes Claros. A medida atende a demanda de grandes indústrias e diminui o uso de recursos naturais. Mas. Por outr o lado. A tecnologia já adotada em outros países. que dependem diretamente de espécies nativas das plantas cultivadas. está chegando ao Brasil. Perda do potencial genético: Poucos sabem. que não encontram mais lugar para depositar os resíduos.poderá ser uma das primeiras brasileiras a transformar lixo em energia a partir da combustão dos resíduos. a Lafarge .de 360 mil habitantes . ajudando na prevenção contra o aquecimento global. Reduz também a emissão de gases na atmosférica. mas o desenvolvimento da agricultura depende de programas de melhoramento genético. de biodigestores ou pela própria degradação natural nos aterros. em parceria com uma empresa. isso demora algum tempo. Mas.4. Mas. Montes Claros . afirma o professor Guilherme Guimarães. com as novas tecnologias tornou -se viável a queima dos resíduos sem a contaminação da atmosfera". A resistência a doenças e pragas é muitas vezes adquirida através do cruzamento de parentes próximos nativos encontrados com a cultura em questão. com o uso de uma nova tecnologia é possível a destinação do lixo e ainda tirar proveito dele. seja por pirólise (com baixa presença de oxigênio) ou incineração (em condiçoes normais). . que pode ser aproveitada de várias formas. Antes a incinera ção gerava poluentes atmosféricos. A Prefeitura local trabalha com um projeto a queima dos materiais descartáveis. Energia retirada do lixo Luiz Ribeiro .há também um processo físico de aproveitamento da energia que é a queima. "Grande parte do lixo tem caloria.. do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

afirma o professor Guilherme Guimarães. entre outros". a queima do lixo para produção de de energia representa grande vantagem para o meio ambiente. observa Leme. "O coprocessamento é uma atividade que destrói resíduos que não deveriam ir para o meio ambiente. Ele informou que a Lafarge já adota a tecnologia do "coprocessamento para a destruição de resíduos urbanos". todos os resíduos são de struídos. Estados Unidos e Inglaterra. afirmou Leme. em diversos países como França. empresa do Grupo Lafarge. "Do pneu por exemplo. Por outro lado. O grupo também aplica a tecnologia em sua fábrica em Cantagalo (RJ). aproveita a energia térmica gerada por eles. Os demais componentes são incorporados no processo de produção. Agora. nos lixões e até mesmo nos rios". A questão precisa ser olhada sobre o aspecto da sustenbabilidade". Mas somente o fato de não gerar nenhum passivo ambiental é um grande ganho para todos os municípios e para o planeta. Ele trabalhou na montagem do projeto da implantação de uma . diretor da Ecoprocessa. vai usar o mesmo processo em sua unidade de Montes Claros. estamos colocando resíduos cada vez mais na crosta terrestre. tanto é aproveitada a energia gerada na combustão de produtos de maior poder calorífico como outros materiais que iriam para o meio ambiente. Ele salienta que na indústria do cimento. "Ás vezes. já entrou em contato com a Prefeitura. "Nesse processo. para receber parte do lixo gerado na cidade. Estados Unidos. a venda da energia obtida no processo pode não pagar o custo de operação. Para isso.aproveitamento dos resíduos na indústria (o chamado coprocessamento)´é destacada por Francisco Leme. para o aproveitamento na produção de cimento. a borracha é queimada e transformada em energia enquanto a parte de ferro substitui a demanda de minério de ferro". no planeta. para cada cidadão há um consumo de oito toneladas/ano de recursos minerais. "Hoje. substituindo matérias -primas que seriam retiradas do ambiente natural. especializada no gerenciamento de resíduos sólidos para o reaproveitamento no processo industrial. para explicar a relevância do reaproveitamento dos resíduos. relata. como calcário e minério de ferro. que alcança o total de 300 toneladas por dia. Alemanha.5 mil centígrados. embora possa não significar grandes ganhos financeiros. tendo sua parte energética aproveitada. Francisco Leme lembra um autoforno de cimento atinge uma temperatura 1. Ao mesmo tempo que destrói os materiais descartados. descreve. Vantagem para o meio ambiente O professor Guilherme Guimarães destaca que.

traz atitudes fáceis e práticas que você mesmo pode tomar para tornar o mundo um lugar mais agradável e seguro de se viver. visando a preservação do ambiente em que vivemos. . a empresa Coenergy deseja importar a tecnologia da companhia americana para implantar projeto semelhante na cidade -polo do Norte de Minas. Uma das vantagens que não gera o chorume (líquido do lixo orgânico que polui o meio ambiente) e não lança poluentes no ar. Mas. agora. em parceria com uma empresa. o prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB) anunciou a disposição de retomar o projeto. Mas.usina de queima do lixo em Montes Claros. se dispondo a também pagar um valor por cada tonelada de lixo incinerado. A empresa participou de uma licitação realizada pela prefeitura. podendo adquirir também resíduos de outras cidades. do ex-prefeito Athos Avelino (PPS). ainda na gestão anterior. tendo em vista que a lic itação foi questionada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). As prefeituras pagariam pelo processamento do lixo. afirmou o prefeito. Para tanto. vendida para duas empresas. no início deste mês. Ainda segundo ele. a empreendedora pretende implantar uma unid ade para processar cerca de 400 toneladas de lixo por dia. mas ficariam livres dos custos de manutenção dos aterros sanitários. num raio de 90 quilômetros de Montes Claros. A unidade beneficia 800 toneladas de resíduos por dia e gera 22. o projeto foi emperrado. cidade da Califórnia. desenvolvido pela prefeitura na gestão anterior. o prefeito aproveitou para visitar uma unidade de combustão de resíduos sólidos para a geração de energia. Segundo Tadeu Leite. aliviando o impacto sobre o meio ambiente. em viagem de férias aos Estados Unidos. sediada próximo a Modesto. que ficaria responsável por ceder o terreno. com um investimento da ordem de R$ 50 milhões "A intenção da empresa é que queima do lixo de Montes Claros sirva de vitrine para outras cidades brasileiras". a Coenergy. Preservação do meio ambiente Introdução: Este trabalho. Nele também abordamos o trabalho que algumas entidades vêm realizando em prol da conservação das condições d e vida saudável no nosso planeta. tendo como principal vantagem uma destinação correta dos resíduos.5 megawats de energia.

araras. peças de marfim. A reciclagem diminui a demanda por matérias primas virgens e reduz o consumo de energia. as atitudes que você pode tomar. Está sobretudo na rotina diária de cada cidadão comum do planeta. Reduza desperdícios de toda ordem. Pelo menos uma vez por semana. Compre eletrodomésticos e lâmpadas eficientes. vidros. onças. aja localmente". Reduza o consumo de água. mantenha seus aparelhos sem vazament os. Recicle seu lixo. Evite o consumo desnecessário de energia. orquídeas. xaxins. Separe papéis. deixe seu carro em casa. use aquecimento solar. Evite vazamentos e desperdícios. como spray com CFC. tucanos. Micos. . seguindo o lema: "Pense globalmente. Boicote alimentos e mercadorias que implicam na morte de animais selvagens ou dano à flora: palmito silvestres . entregue a sucateiros. Boicote produtos que causam impacto ambiental. Não há produção de energia sem impacto ambiental. colares de coral. tartaruga (carne. Não compre animais silvestres para criar em casa. Não estimule o comércio ilegal da fauna. fras cos one-way. ovos e subprodutos do casco). Evite os descartáveis. garrafas. atum. Reduza o uso de veículos. quando queimados. tanto a mais é preciso tirar do meio ambiente. não deixe luzes acesas. Opte por residências com boa iluminação natural. Embalagens de espuma. latas de cerveja e plástico são materiais difíceis de degradar no ambiente. sobretudo em dias de inversão térmica. casacos de pele. Também provocam poluição atmosférica.O que VOCÊ pode fazer para preservar o meio ambiente: A decisão de proteger os ambientes naturais e controlar a poluição não está apenas nas mãos dos políticos e grandes industriais. Quando mais recursos são desperdiçados. A água encanada demanda energia e tratamento para chegar até sua casa. plásticos e latas. bolsas e cintos de jacaré. Abaixo. macacos.

Reduzindo o lixo Evite levar para casa embalagens plásticas e de papel qu e não serão novamente utilizados. rios e mares. Proteja parques. reutilizando e reciclando o lixo. sempre que for possível. Reaproveitando o lixo . Não jogue lixo na natureza ou nas ruas das cidades. Use corretamente produtos químicos. Tenha mascotes nascidos e criados em cativeiro. praias.papagaios. produtos com vasilhame reaproveitável. LIXO: REDUZIR. Não construa sobre o mangue. tartarugas. sempre que puder. Veja a seguir como diminuir este lixo. Não compre lotes irregulares no litoral. Prefira. Não contamine o lixo e o esgoto de sua cidade. REUTILIZAR e RECICLAR Você sabia que grande parte do nosso lixo pode ser reaproveitado. substâncias tóxicas. Outra maneira de preservar o meio ambiente é reduzindo. reduzido ou reciclado? Comece por observar o que você joga fora todos os dias. Evite desperdício. pesticidas. Não jogue lixo no chão. Evite comprar alimentos com embalagens desnecessárias. produtos feitos com papel reciclado. Verifique a destinação adequada dos restos. áreas verdes. peixes ornamentais fazem falta na natureza. Escreva nos dois lados do papel e use. Não deixe um rastro de sujeira por onde passa.

Compre sempre que possível bebidas com embalagens de vidros retornáveis e quando puder leve os vidros usados a um coletor de garrafas. Por que é importante reciclar? Diminui a exploração de recursos naturais e o consumo de energia. Roupas. Latas e peças de metais sem utilização devem ser vendidas para os catadores ou ferro velho existentes na cidade. preservamos a qualidade da nossa vida e evitamos a formação de lixões. Reciclando o lixo A indústria da reciclagem cuida de transformar componentes do lixo como o vidro.Jornais e papéis velhos podem ser vendidos ou doados aos catadores de papel que percorrem as ruas da sua cidade. diminuindo assim as sobras que vão para o lixo. Procure reaproveitar melhor os legumes e frutas usando novas receitas. Proceder ao acondicionamento seletivo do lixo. ." O que devemos fazer para tornar a reciclagem viável para todos? Reduzir a quantidade do lixo produzido. doe a instituições e bazares de caridade. metal e plástico em matéria -prima. papel. sendo que ao reapr oveitarmos o lixo estamos contribuindo para a utilização mais adequada dos recursos naturais. portanto. O acondicionamento seletivo do lixo consiste na separação de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. Melhora a limpeza da cidade e a quali dade de vida da população. livros e jogos que você não usa mais podem ser reaproveitados por outros. da água e do ar. para novos produtos. não os jogue fora. "Reciclando. brinquedos. Contribui para diminuir a poluição do solo.

Não há perda de matéria-prima. verde ou transparente (garrafas. Gera receita pela comercializaç ão dos recicláveis. Reciclagem de Metal Separe: Latas. Reciclagem de Plástico Separe: . pregos. arames. A cada 50 quilos de papel reciclado estamos evitando que uma árvore seja cortada. praticamente não produz resíduo e economiza 30% de energia elétrica. Um quilo de vidro usado transforma-se em um quilo de vidro novo. caixas. panelas.Prolonga a vida útil de aterros sanitários e melhora a produção de composto orgânico. Gera emprego para a população não qualificada. grampos. O papel pode ser reciclado várias vezes. etc. fios. copos. Reciclagem de Vidro Separe: Vasilhame nas cores: âmbar. Cada tonelada de alumínio reciclado economiza a retirada de cinco toneladas de minério bauxita e 95% de energia elétrica. etc. Reciclagem de Papel Separe: Jornais. cacos de vidro). cadernos. alumínios. Contribui para formar uma consciência ecológica e para valorização da limpeza urbana. revistas. cobre. formulários. embalagens. dependendo do tamanho de suas fibras. talheres.

cristais. papel higiênico. celofane. folhagens. retalho de tecido e carpete. em sua maioria. soci al. pedagógico e político. Separar o lixo não é uma tarefa difícil. bagaço. sacos de plástico. sanitário. espumas. Compostagem do lixo A compostagem do lixo é a produção do adubo orgânico a partir do lixão não reciclável e.Plástico filme (mole). etc. porcelana. NATUREZA ± VIDA CICLOS DE TRANSFORMAÇÃO . plástico duro. requer apenas mudança de hábito e um pouco de boa vontade. econômico. fralda descartável e absorvente higiênico. Alguns materiais não são recicláveis. A participação de cada um e da comunidade é a base para solução do problema. Matéria Orgânica Separe: Restos de comida. palhas. ovos e verduras. papel carbono. baldes. papel laminado. pneus. casc as de frutas. produtos de poda. filtro de ar de veículos. louças. tubulações para esgoto. A reciclagem de materiais encontrados no lixo é de grande importância sobre o aspecto ambiental. A coleta seletiva. deverá estar associada a um processo de recuperação dos subprodutos recicláveis do lixo. A reciclagem do plástico economiza produtos derivados de petróleo. onde serão transformados em adubo orgânico. sacolas. em produtos como engradados. o reaproveitamento. sempre que possível. Os plásticos serão transformados. isopor. Esses materiais podem ser levados às usinas de compostagem. como lâmpadas. a redução e a reciclagem do lixo são soluções mais adequadas para se resolver o grave problema do lixo no planeta.

Consciência Sócio Ambiental A produção de resíduos é inerente à condição humana e inexorável. Navegando no Lixo. certo? Cremos que um futuro melhor seja o resultado de um presente mais responsável.com.br você vai ter uma idéia de como a coisa funciona. mas podemos diminuir essa produção. Como? Reduzindo o desperdício. . Individualmente responsável. Não há como não produzir lixo. Consciência Sócio Ambiental A produção de resíduos é inerente à condição humana e inexorável. Tem coisas que a gente só não faz por não saber como. A idéia é construirmos um mundo melhor. É importante conhecer o processo e as regras quando queremos fazer a diferença. reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva. MAS A LATA DE LIXO NÃO É UM DESINTEGRADOR MÁGICO DE MATÉRIA ! O lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira.

A idéia é construirmos um mundo melhor. embalagens plásticas. Como? Reduzindo o desperdício. papéis em geral. reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva. plásticos. Navegando no Lixo. entre outros.com. Tem coisas que a gente só não faz por não saber como. É importante conhecer o processo e as regras quando queremos fazer a diferença.br você vai ter uma idéia de como a coisa funciona.MAS A LATA DE LIXO NÃO É UM DESINTEGRADOR MÁGICO DE MATÉRIA ! O lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira. é produzido pelas pessoas em suas residências. certo? Cremos que um futuro melhor seja o resultado de um presente mais responsável. . Individualmente responsável. Não há como não produzir lixo. mas podemos diminuir essa produção. Classificação adotada para os tipos de lixo ---------------------------------------------------------------Lixo doméstico ------------------------------------------------------ também chamado de lixo domiciliar ou residencial. Constituído principalmente de restos de alimentos.

. ---------------------------------------------Lixo das áreas de saúde também chamado de lixo hospitalar. gaze. postos de saúde e casas veterinárias. metais. etc. pode conter restos de alimentos. Proveniente de hospitais. Lixo industrial --------------------------------------------------------- original das atividades do setor secundário (indústrias). papelões e plásticos. algodão. madeiras. Composto por seringas. desde a coleta até a sua deposição final. órgãos humanos. farmácias. tecidos. É composto especialmente por papéis. vidros de remédios.Lixo comercial gerado pelo setor terceiro (comércio em geral).--------------------------------------------------------------. Este tipo de lixo é muito perigoso e deve ter um tratamento diferenciado. produtos químicos e outros. couros.

. segundo a última pesquisa de saneamento básico consolidada pelo IBGE.300 toneladas. ou aproximadamente 2% do total.Limpeza pública ----------------------------------------------------- Composto por folhas em geral. Quase 50 mil toneladas de resíduos são despejados todos os dias em lixões a céu aberto. a reutilização dos materiais e a reciclagem. cerca de 228. atualmente. entulhos de construção.Lixo nuclear decorrentes de atividades que envolvem produtos radioativos. apenas 4. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume. plásticos. Mudar esse cenário envolve a redução de padrões sociais de consumo. entre outros. o que representa um risco à saúde e ao ambiente. galhos de árvores. papéis. Do total de resíduos descartados em residências e indústrias. ou 125 mil toneladas diárias. animais mortos. Tipos Regra Não de Destinação Poluição Doenças dos Recicláveis Compostagem Recicláveis lixo Rs O Brasil produz. em 2000. terras.4 mil toneladas de lixo por dia. conforme a "Regra dos Três Erres" preconizada pelos ambientalistas. são destinadas à coleta seletiva. madeiras e móveis danificados -------------------------------------------------------------------.

caixas em geral. leite em pó. plásticos em geral (retire antes o excesso de sujeira) garrafas de bebida. CDs. otimizar recursos e aumentar a vida útil dos aterros. copos (retire antes o excesso de sujeira) latas de alumínio (refrigeran te. embalagens de produtos de limpeza. listas telefônicas. revistas. papelão. embalagen sacos. potes de produtos alimentícios. conservas ). disquetes. jornais. como vidro e plástico. frascos em geral. Tempo de decomposição dos resíduos Coleta Seletiva Veja abaixo quais os tipos de lixo que podem ser reciclados: DESTIN O PAPEL PLÁSTICO VIDROS METAIS COLET A SELETI VA papéis de escritório. cerveja. cadernos. canos e tubos. cartolinas. evitar a poluição do ar e da água. PET (como garrafas de refrigerante). livros. papel cartão. latas de produtos alimentíci os (óleo.A idéia é diminuir o volume de lixo de difícil decomposição. suco). tampas de .

e também de energia (luz. Ela pode ser causada pela liberação de matéria. termofax. cerâmicas. papel vegetal. papel higiênico. vidros de janelas. som): os chamados poluentes. livros garrafa. listas telefônicas. . lâmpadas. tubos de TV e de computador es clipes. guardanap os. ampolas de medicament os. fitas ou etiquetas adesivas plásticos termofixos (usados na indústria eletroeletrônic a e na produção de alguns computadores. esponjas de aço. lenços de papel. fotografias. porcelanas. telefones e eletrodoméstic os). cristais. calor. folhasdeflandres LIXO COMUM papel carbono.DESTIN O PAPEL PLÁSTICO VIDROS METAIS s longa vida. embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos) espelhos. celofane. embalage ns metálicas de congelado s. vidros de automóveis. pregos e canos O termo poluição refere-se à degradação do ambiente por um ou mais fatores prejudiciais à saúde deste. grampos. papéis encerados ou palstificado s. tachinhas.

Assim. morte de rios e lagos. às gerações de populações vindouras. como única fonte de alimento. destruição da camada de ozônio. muitas pessoas têm. efeito estufa. atmosférica. alteraçõe s drásticas nas taxas de natalidade e mortalidade de populações. Como se não bastasse este fato. morte por asfixia. propiciado por este momento histórico. . chuvas ácidas e destruição de monumentos e acidificação do solo e da água. são apenas algumas das consequências da poluição. por exemplo. O simples fato de. Em um mundo onde a maior parte de lixo produzido é de origem orgânica. evitarmos sacolas e materiais descartáveis feitos de plástico. por derramamento de petróleo e por eutrofização. aquele oriundo de lixões a céu aberto. térmica. Com a consolidação do capitalismo. por substâncias não biodegradáveis. inversão térmica. mutações genéticas. são alguns exemplos. aliada à necessidade aparente de se adquirir produtos novos a todo o momento. por elementos radioativos. necrose de tecidos.Poluição sonora. mostra que nosso planeta realmente não está bem. a grande produção de lixo gerado por esta forma de consumo ligada ao desperdício e descarte. gerando impactos na cadeia trófica. propagação de doenças infecciosas. dentre outras. trazendo consigo a urbanização e a i ndustrialização. faz com que tenhamos consequências sérias. A fome e a má qualidade de vida de alguns. O marco desse problema foi a Revolução Industrial. Problemas neuropsíquicos e surdez. fez com que a ideia de progresso surgisse ligada à exploração e destruição de recursos naturais. para que consigamos garantir um futuro digno ao nosso planeta e. em detrimento da riqueza de outros. devemos repensar nossa forma de nos relacionarmos com o mundo. poderia ter impedido a formação da camada flutuante de 1000 km com 10 metros de profundidade que compromete a vida de organismos que têm o Oceano Pacífico como habitat. o incentivo à produção e acúmulo de riquezas. consequentemente.

quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo. com a Revolução Industrial. rinite alérgica. O clima também é afetado pela poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriai s européias. a chuva ácida mata plantas. A saúde do ser humano. Geração da poluição A poluição gerada nas cidades de hoje são resu ltado. Atualmente. A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. principalmente. deixá -los de lado atualmente é extremamente difícil. Doenças respiratórias como a bronquite. carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diesel ). Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo. Fruto desta poluição. A partir deste momento. pois a milenar construção estava sofrendo com a poluição da capital grega. animais e vai corroendo. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso . alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. toneladas de poluentes. monumentos históricos. Tóquio.Introdução A partir de meados do século XVIII. elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. com o tempo. por exemplo. por exemplo. da queima de combustíveis fósseis como. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial. Problemas gerados pela poluição Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso". a Acrópole de Atenas teve que passar por um processo de restauração. é a mais afetada com a poluição. A poluição também tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. aumentou muito a poluição do ar. Recentemente. Por isso.

planeta. bloqueando a dissipação do calor. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. Soluções e desafios Apesar das notícias negativas. Futuramente. combustível não fóssil. pesquisadores afirmam que poderemos ter a elevação do nível de água dos oceanos. por exemplo. . apenas vapor de água. Muitas espécies animais poderão ser extintas e tufões e maremotos poderão ocor rer com mais freqüência. temos milhões de carros movidos a álcool. provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera. provocando mudanças climáticas. que poluí pouco. na atmosfera. Desta forma. os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança. Testes com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo. o homem tem procurado soluções para estes problemas. No Brasil. o calor fica concentrado na atmosfera.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful