passos para constituir uma empresa

© José Serrano

© José Serrano .

c) Celebração de Escritura Pública. b) Marcação da Escritura Pública.2. › Registo Comercial. (facultativo o registo do início da actividade) › Comunicação obrigatória ao Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho . 2.empresários em nome individual. SOCIEDADE ou EIRL a) Pedido do Certificado de Admissibilidade de firma ou denominação de pessoa colectiva e do Cartão Provisório de Identificação de Pessoa Colectiva. › Pedido do cartão de identificação. para as sociedades em nome colectivo não é necessário). › Declaração de Início de actividade e inscrição no ficheiro central de pessoas colectivas. › Documentos de identificação dos outorgantes (pessoas singulares: BI e NIF). Prazo de validade do certificado: 180 dias para efeitos de registo. realizado em dinheiro a favor da sociedade (deve ser apresentado 24 horas antes da realização da escritura. › Cartão Provisório de Identificação de Pessoa Colectiva. nos casos em que é exigido. Documentos necessários: › Certificado de admissibilidade da firma. quando há entradas em bens imóveis para a realização do capital social. salvo se estiver isento.passos para constituir uma empresa 2. › Documento comprovativo do licenciamento daquela actividade. › Inscrição do empresário na Segurança Social/inscrição da empresa individual na Segurança Social. EMPRESÁRIO EM NOME INDIVIDUAL › Pedido de Certificado de Admissibilidade de firma ou denominação (nos casos em que a firma seja diferente do nome do proprietário).pessoas colectivas: Certidão da Conservatória do Registo Comercial e o Cartão de Pessoa Colectiva). Documentos necessários: › Comprovativo do depósito do capital social. › Fotocópia dos documentos de identificação dos outorgantes (pessoas singulares: BI e NIF . válido por 1 ano após a celebração da escritura. no Registo Nacional de Pessoas Colectivas (RNPC) ou Conservatórias de Registo Comercial.1. no Cartório Notarial. C3 . no Cartório Notarial. › Documento comprovativo do pagamento da sisa (IMT). › Relatório do Revisor Oficial de Contas para as entradas em bens diferentes de dinheiro.

no jornal da localidade da sede ou da respectiva região para as sociedades por quotas ou anónimas (opcional). f) Inscrição na Segurança Social (CRSS) Documentos necessários: › Boletim de Identificação do Contribuinte. CENTROS DE FORMALIDADES DAS EMPRESAS (CFE) Os Centros de Formalidades das Empresas (CFE) são serviços de atendimento e de prestação de informações aos utentes que têm por finalidade facilitar os processos de constituição. Publicação no DR e Inscrição no RNPC Documentos necessários: › Escritura Pública da constituição da sociedade. › Certificado de Admissibilidade da Firma. › Cartão Provisório de Identificação de Pessoa Colectiva. devidamente certificado.3. › Fotocópia da escritura pública. › Documento fiscal de início de actividade. C4 . › Acta da nomeação dos membros dos orgãos estatutários e sua situação quanto à forma de remuneração. 2. Prazo: 90 dias após a celebração da escritura pública.INCM . › Fotocópia do cartão de contribuinte dos membros dos orgãos estatutários da sociedade. anónimas ou em comandita por acções. › Declaração de Início de Actividade. Publicações no Diário da República . › Cartão de Identificação de Pessoa Colectiva. Consistem na instalação física num único local de delegações ou extensões dos Serviços ou Organismos da Administração Pública que mais directamente intervêm nos processos atrás referidos.em triplicado. A inscrição na Segurança Social deverá ser efectuada no prazo de 30 dias. › Fotocópia do BI e dos números de contribuinte dos sócios e dos técnicos de contas. a contar da data de início da actividade.d) Declaração de Início de Actividade (Direcção Geral de Contribuição e ImpostosDGCI) Documentos necessários: › Modelo 1689 .para as sociedades por quotas. e) Requisição do Registo Comercial (Conservatória do Registo Comercial competente da área da sede da sociedade). Esta deve ser efectuada antes do início da actividade. ou no prazo de 90 dias a contar da inscrição no RNPC. › Escritura Pública de constituição de sociedade. alteração ou extinção de empresas e actos afins. com os dados relativos ao técnico oficial de contas.

sociedades em nome colectivo › Alteração de pactos sociais.pt Existem ainda CFE no Porto.o horário de 2ª a 6ª é das 9h00 às 16h00 para início de processo ou qualquer acto a ele inerente. › Um balcão da Caixa Geral de Depósitos. sociedades anónimas .GARC (DGRN). Sempre que inicie o processo de constituição de uma sociedade num CFE.Os CFE’s têm competência para: › Constituir os seguintes tipos de sociedades comerciais: . Coimbra. › Uma extensão da Direcção Geral de Contribuição e Impostos. Os CFE’s estão distribuidos pelo país. 86 1070-063 Lisboa Tel.pt CFE Lisboa II Rua da Junqueira. . 39-39A 1300-342 Lisboa Tel. Viseu.até às 18h00. 265 54 73 00 Número Azul. . 21 723 23 23 Email. de empresas já existentes. cfelisboaI@iapmei.Luisa Todi. › 1 gabinete de apoio ao registo comercial . Leiria e Braga. › Um Cartório Notarial. 289 420 623 Email. Fonte: www. Sugere-se que para iniciar um processo. agende a primeira visita por telefone. 21 723 23 00 Número Azul .pt CFE Loulé Edifício do NERA Zona Industrial de Loulé 8100-285 Loulé Tel.iapmei.pt CFE Setúbal Av. deve ter em atenção que todos os actos devem ali ser iniciados e concluídos. 289 420 600 Número Azul . cfelisboaII@iapmei. existe: › Um corpo de atendimento do IAPMEI. Aveiro. sociedades por quotas . sociedades unipessoais por quotas . › Uma extensão da Segurança Social. Covilhã (extensão do de Coimbra). 265 54 73 33 Email.pt 7/12/2004 C5 .808 213 213 Fax.808 213 213 Fax. › Uma delegação do Registo Nacional de Pessoas Colectivas. sociedades em comandita . serviço meramente informativo. 808 213 213 Fax. 379 2900-464 Setúbal Tel. cfeloule@iapmei. 21 361 54 23 Email. Columbano Bordalo Pinheiro. cfesetubal@iapmei. › 1 gabinete de licenciamentos (CFE de Setúbal). 21 361 54 00 Número Azul . IP (ISS). da seguinte forma: CFE Lisboa I Av. Em cada CFE.808 213 213 Fax.cfe.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful