P. 1
Rios de Portugal

Rios de Portugal

|Views: 479|Likes:
Published by SaraAntunes

More info:

Published by: SaraAntunes on Aug 19, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PPT, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/09/2013

pdf

text

original

Principais Rios de Portugal

Rio Minho
Rio luso-espanhol que serve de fronteira entre o norte de Portugal e a Galiza, de Melgaço até à foz, em Caminha. Nasce nos Montes Cantábricos, em Espanha, e o seu curso estende-se ao longo de cerca de 300 km.

Rio Minho em Caminha

Rio Lima
‡ Rio que atravessa toda a região do Minho. Nasce em Espanha e desagua no Oceano Atlântico, junto a Viana do Castelo, depois de ter percorrido cerca de 130 km.

Rio Lima em Ponte da Barca

Rio Douro
‡ Um dos maiores rios com 650 km de comprimento. Nasce em Espanha, na Serra de Urbião, e serve de fronteira desde Miranda do Douro até Barca de Alva. Desagua no Oceano Atlântico junto à cidade do Porto. Tem numerosos afluentes, e diversas barragens.
Vale do Douro onde se produz o famoso vinho do Porto

Rio Mondego
‡ O maior rio inteiramente português. Nasce na Serra da Estrela e desagua no Oceano Atlântico, junto à cidade da Figueira da Foz, após um percurso de 220 km.

Rio Mondego em Coimbra.

Rio Tejo
‡ Estendendo-se ao longo de 900 km, é o maior rio da Península Ibérica. Nasce na Serra de Albarracim, em Espanha, e desagua no Oceano Atlântico, em largo estuário, alguns quilómetros adiante de Lisboa, em S. Julião da Barra.
Rio Tejo, Vale de Santarém Portas do Rodão, Vila Velha de Rodão

Rio Sado
‡ Rio que nasce na Serra do Caldeirão e desagua no Oceano Atlântico por um largo estuário, em frente da cidade de Setúbal, após um percurso de 135 quilómetros.

Estuário do Sado

Rio Guadiana
‡ Nasce em Espanha e serve de fronteira com Portugal. Desagua em Vila Real de Santo António depois de ter percorrido 690 km. No seu leito está construída a barragem do Alqueva que criará o maior lago artificial da Europa e cuja água se destinará a abastecer e irrigar uma boa parte do Alentejo.
Alcoutim, na margem do rio Guadiana

Aproveitamento dos Rios
Armazenamento de água Produção de energia

Abastecimento de água às populações

Rega de plantações e pomares

Imagens e textos retirados e adaptados da Diciopédia 2003, Porto Editora

Pedro Dias, 2003

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->