Tutorial - curva de calibração

Uso do Excel - Análise Instrumental II
Profª Flávia  CETEP/CEFET-MG  05/08/2010

No programa Excel, digite em uma coluna os valores de concentração e na coluna ao lado, os valores do sinal analítico (ex.: absorvância). 2. Selecione os valores digitados.
1.

5. Clique

3.

Na aba INSERIR, clique em DISPERSÃO e clique no primeiro tipo de gráfico

duas vezes no título do gráfico e digite o título desejado. Na aba INICIO o tamanho e tipo de fonte pode ser alterado. A legenda ao lado do gráfico pode ser apagada.

6. Para 4.

Aparecerá o gráfico referente aos valores selecionados.

colocar título no eixo x, clique no gráfico uma vez. Aparecerá a opção Ferramentas de gráfico acima da barra de Menus. Clique em LAYOUT, TÍTULO DOS EIXOS, TÍTULO DO EIXO HORIZONTAL PRINCIPAL, TÍTULO ABAIXO DO EIXO.

Clique em FECHAR. Clique em LINEAR. 8. 11. clique nos marcadores. clique no gráfico uma vez. TÍTULO DO EIXO VERTICAL PRINCIPAL. Clique em ADICIONAR LINHA DE TENDÊNCIA. na área do gráfico. Digite o título do eixo desejado. 10. Para inserir uma equação. 7. 9. Aparecerá a janela “FORMATAR LINHA DE TENDÊNCIA”. Aparecerão os dizeres “Título do eixo” abaixo do eixo x. Clique em LAYOUT. com o botão direito. TÍTULO GIRADO. PERSONALIZADO. Para colocar título no eixo y. EXIBIR EQUAÇÃO NO GRÁFICO e EXIBIR VALOR DE R-QUADRADO NO GRÁFICO.curva de calibração Aparecerão os dizeres “Título do eixo” ao lado do eixo y. Clique duas vezes sobre estas palavras para editar o título. Aparecerá a opção Ferramentas de gráfico acima da barra de Menus. Tutorial . Clique duas vezes sobre estas palavras para editar o título. TÍTULO DOS EIXOS. . Digite o título do eixo desejado.

12. selecione todos os valores de concentração. clique na área do gráfico (parte em branco) com o botão direito. que contém uma 3 . que contém uma seta vermelha. apague o que está escrito e clique no botão ao lado. selecione todos os valores do sinal analítico. Em “Valores de x da série”. Caso não apareça o primeiro ponto (referente à concentração zero). Aparecerão na área do gráfico a equação da curva de calibração e o valor do coeficiente de correlação ao quadrado.: Absorvância). Aparecerá a janela EDITAR SÉRIE: 14. Tecle ENTER.seta vermelha. Em “Valores de Y da série”. apague o que está escrito e clique no botão ao lado. EDITAR. Tecle ENTER. Clique em OK duas vezes. se desejar. Com o mouse. Com o mouse. O gráfico está pronto e poderá ser copiado para o Word. (Ex. clique em SELECIONAR DADOS. 13. 15.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful