ANTES DA PARTIDA PANE: 1.

MAJOR “FLY GATE”
FLY GATE FAULT CORRECT BEFORE FLT CHECK RFM RECOM

No solo: DESCRIÇÃO Um ou ambos os SWITCHES que estabelecem que a manete do motor está na posição FLY, ou não está na posição FLY, apresentou um mau funcionamento e o motor foi subsequentemente cortado; ou a falha foi encontrada ao ser ligada a corrente elétrica antes da partida. Nota: A Fly Gate pode ocorrer como uma Major Fault apenas se detectada com o motor cortado. Se a Fly Gate for detectada após energizar a aeronave, antes da partida dos motores, o procedimento seguinte pode ser tentado para resetar a falta. RECOMENDAÇÃO Quando encontrada no solo, antes da partida, desligue ambos os motores e a força elétrica. Avance a manete do motor para FLY, verifique que ela se posiciona corretamente em FLY e depois retarde a manete do motor para STOP. Ligue a bateria ou a fonte externa e, se a falha FLY GATE permanecer presente com a indicação da luz azul das MAJOR FAULTS, desligue tudo e corrija antes do vôo. OBJETIVO – Demonstrar que não se consegue dar a partida no motor com a falta e o procedimento do RFM para resetar esta pane.

Não há casamento preciso de N1. e também selecione os limites 30 SEG ou 2 MIN. e os dois motores estão operando com controle proporcional. se confirmado.2. * Aproveitar para realizar uma partida manual. exceto a partida. entretanto. DEGRADED “CROSSTALK” X-TALK FAILURE N2 GOVERNING DGRAD CK ACTIV OEI LIMIT DESCRIÇÃO A comunicação cruzada entre os canais dos DECUs de cada motor falhou. RECOMENDAÇÃO Continue o vôo. OBJETIVO – Demonstrar que não se consegue fazer a partida automática e como é o procedimento do RFM para esta pane. não serão afetadas. ANTES DO POUSO / TRÁFEGO PANE: 1. nem limitação bimotor. consulte a seção de limitações operacionais concernentes às faltas do DECU que permitem a decolagem. A função de partida automática normal estará desabilitada. As operações do motor. Uma partida manual poderá ser realizada se a indicação de T5 parecer normal. MINOR “T5 SIGNAL” T5 SIGNAL FAULT NO AUTO START NORM INDICATED T5 DESCRIÇÃO Houve falha dos sinais redundantes de T5 enviados diretamente para o DECU. Esteja preparado para verificar uma queda de até 102% N2 durante condições de baixa . RECOMENDAÇÃO Verifique se as luzes OEI ARMED estão acesas e. Exerça precaução quando prosseguir com OEI MCP selecionado. se desejado ou requerido. considere a seleção do limite OEI MCP. entretanto. O indicador de T5 da cabine usa o outro sinal de T5 e deverá permanecer normal. pois não haverá outro efeito no motor além da partida. o POWER CHECK automático não pode ser feito.

tal como a transição para o HOVER. A operação normal é assegurada. 2. O controle não consegue reconhecer que a Engine Lever está em FLY. resultará em alguma contribuição de potência pelo motor afetado. Nesta condição não há casamento de N1. A falha está instalada (trancada) e não poderá ser corrigida em vôo. 3. se confirmada.Desligue a aeronave e corrija antes do vôo. OBJETIVO: Demonstrar que as luzes de 30 segundos são armadas no IIDS e ao passar do pairado para o pouso (ou outras situações que demandem baixa potencia) observar queda de 107 % para 102% de N2 (sendo esta mais uma lógica do DECU que visa evitar disparo de N2 ao baixar o coletivo). o motor afetado irá contribuir com potencia proporcional a queda de NR. tais como aproximação ou redução do coletivo após o pouso. a menos que a Engine Lever do motor . Qualquer demanda de alta potência subseqüente. RECOMENDAÇÃO No solo . OBJETIVO: Demonstrar que na transição para o pairado. mas poderá haver pouca ou nenhuma contribuição de potência. Em vôo . Se não houver queda. Se a Engine Lever é posicionada em FLY. o motor manterá 107% N2. proporcional a qualquer queda encontrada quando o motor atinge o limite OEI selecionado. selecionar o limite OEI MCP. considere a seleção OEI MCP.Cheque se a luz de armar OEI está acesa no outro motor e. DEGRADED “FLY GATE” FLY GATE FAULT NO LOAD SHARE CK ACTIV OEI LIMIT DESCRIÇÃO Encontrada durante a aceleração dos motores de IDLE para FLY. Para melhor visualização da lógica.demanda de potência. a contribuição de potência pelo motor afetado não foi necessária. MINOR “FCU RESOLVER” FCU RESOLVER FAULT AVOID MIXED MODE AVOID MAN TRAINING DESCRIÇÃO Houve falha do dispositivo interno de confirmação de medida do FCU. Exerça precaução quando prosseguir com OEI MCP e se necessário selecione o limite de 30 SEG ou 2MIN.

NO CORTE 1. Caso isso ocorra. OBJETIVO: Demonstrar que caso haja necessidade de mexer na manete do motor em mixed mode ou em manual training. * Aproveitar para treinar o procedimento de pouso conforme o RFM para uma MAJOR FAULT. Se a Engine Lever for movimentada em MIXE OU MANUAL. O corte deverá ser feito em mixed mode. deve-se assegurar que não existe instalada uma minor fault de FCU RESOLVER no mesmo motor. RECOMENDAÇÃO Evite o treinamento em MANUAL TRAINING e a operação em MIXED MODE. e depois retarde a manete para a posição de corte. já que nenhuma minor fault é anunciada pela seta magenta. somente um motor irá responder ao comando. retarde a manete do motor em MIXED MODE. OBJETIVO: Demonstrar que ao reduzir as manetes dos motores. 2. A luz de 2 minutos será armada no motor que estiver com a falta. será introduzida e trancada uma MAJOR FAULT. DEGRADED “FUEL SHUT-OFF VALVE” FUEL SHUTOFF FAULT NO EFFECT IN FLT AT SHUTDN USE MIX DESCRIÇÃO . ajuste a N1 manualmente para a faixa de resfriamento. MINOR “FLY GATE” FLY GATE FAULT USE MIX AT SHUTDN LOG BOOK ENTRY DESCRIÇÃO Esta falha é encontrada na posição FLY: o controle não é capaz de reconhecer quando a manete do motor é recuada da posição FLY.seja movimentada em MIXED MODE ou MANUAL TRAINING. uma MAJOR FAULT será trancada. RECOMENDAÇÃO Durante o corte.

A válvula mecânica de corte de combustível. ajuste manualmente a N1 para o período de resfriamento e depois retarde a manete para o corte do motor.A válvula elétrica de corte de combustível falhou. OBJETIVO: Demonstrar que só será possível cortar o motor em mixed mode. atuada através do cabo manual. funcionará. RECOMENDAÇÃO Na hora do corte. . retarde a Engine Lever no MIXED MODE. retorne a manete do motor para a posição FLY e prossiga com o corte em MIXED MODE (UPPER TRACK). Caso um procedimento de corte normal tenha sido iniciado no passeio inferior (LOWER TRACK).

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful