Alfabeto hebraico

O alfabeto hebraico, também conhecido como Alef-Beit, é o utilizado para escrever o hebraico, que é uma língua semítica pertencente à família das línguas afro-asiáticas, mais falada em Israel. Também é utilizado para escrever o Jiddisch, dialecto alemão falado pelos judeus da Europa Oriental e da Alemanha. Assim como no alfabeto árabe, no hebraico os textos são escritos da direita para a esquerda. O alfabeto hebraico é composto de 22 letras. Há quatro escritas hebraicas usadas actualmente:
• • • •

o alfabeto padrão impresso, o alfabeto caligráfico. a Escrita Rashi e a Escrita Ashurita (usada nos Rolos de Torá escritos, tefilin, mezuzot e meguilot).

Alef Bet Guimel Dalet Hê Vav Zayin Chet Tet Yud Caf Lamed Mem Nun

Samech Ayin Pê Tsadic Cuf Resh Shin Tav .

o hebraico clássico foi substituído no uso diário pelo aramaico. que os crentes judeus ortodoxos consideram ter sido escrita na época de Moisés. devido à não-existência de vogais no alfabeto hebraico clássico. portanto indecifrável. tornando-se primariamente uma língua franca regional. adoptando alguns elementos do árabe. O hebraico renasceu como língua falada no final do século XIX / começo do século XX como o hebraico moderno. Por volta da primeira destruição de Jerusalém pelos Bbilónios em 586 a.O hebraico (Ivrit) é uma língua semítica pertencente à família das línguas afro-asiáticas. e outras línguas que acompanharam a Diáspora Judaica como língua falada pela maioria dos habitantes do Estado de Israel. Jiddisch. Embora hoje em dia seja uma escrita impronunciável.C. A Torá. ladino. os judeus têm-na sempre chamado de Lashon haKodesh ("A Língua Sagrada").. . no estudo do Mishná (parte do Talmude) como também no comércio. tanto usada na liturgia. foi redigida no hebraico dito "clássico".

Pergaminho do Codex Leningrad .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful