P. 1
capitulo1

capitulo1

|Views: 78|Likes:

More info:

Published by: Edemar Schoenardie Júnior on Sep 10, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/10/2011

pdf

text

original

CURSO: BIOMEDICINA

Professora: Alessandra Peres

Imunolo g i a

html http://www.peres@metodistadosul.C E N T R O U N I V E R S I TÁ R I O M E T O D I S TA I PA BIOMEDICINA Alessandra Peres alessandra.nature.edu.html .com/webcontent/anisamples/microbiology/antibioticproducers.com/nrmicro/animation/imp_animation/index.br Laboratório de Imunologia e Cultivo Celular Prédio H sala 107 Fone: 33161255 Animações: http://www.sumanasinc.

diferenças entre a imunidade inata e adquirida. O sistema imunológico é formado por um conjunto de células. P ode-se definir imunidade como o mecanismo de resistência a doenças infecciosas. 2 . Função fisiológica: prevenir infecções e erradicar as infecções estabelecidas. tecidos e moléculas. Células virgens e células de memória e tecidos do sistema imunológico. A resposta imunológica é uma reação coordenada do sistema imune. Componentes da imunidade humoral e celular.Introdução ao sistema imune 1 Principais componentes do sistema imune.

3 .

quando esta imunidade é acionada já houve a entrada do patógeno. monócitos.Importância do sistema imune • • • • Defesa contra infecções Rejeição a transplantes Defesa contra tumores Uso de anticorpos para diagnóstico MECÂNICA E FÍSICA CELULAR QUÍMICA Ácidos. O objetivo é bloquear a entrada e eliminar rapidamente. Imunidade adquirida: 4 . lipídeos e PMNs. Imunidade inata: específica – precisa ser estimulada. Pele e mucosa das enzimas macrófagos e esosinófilos membranas IMUNIDADE ADQUIRIDA Resposta humoral Células B anticorpos Resposta celular Células T citocinas Tipos de resposta imunológica   natural ou nativa – sempre presente.

impedir que os patógenos tenham acesso e colonizem células e tecidos do hospedeiro. anticorpos não tem acesso aos patógenos intracelulares 2. Memória: º Resposta primária: linfócitos virgens reconhecem o antígeno eliminando o patógeno 5 . Imunidade humoral: mediada por anticorpos produzidos pelos linfócitos B. O sistema imune distingue pelo menos 1 bilhão de antígenos. Anticorpos As funções dos anticorpos são: neutralizar. Especificidade: o sistema imune desenvolve respostas mais acentuadas e mais eficazes a exposições repetidas ao mesmo antígeno. Imunidade passiva Transferência de anticorpo ou linfócitos de um individuo imunizado ativamente (não induz resistência) Imunidade ativa Mecanismo de vacinação ou infecção (induz resistência) Propriedades da imunidade adquirida   resposta a um determinado antígeno específico. Tipos de imunidade adquirida 1. Na imunidade adquirida as estruturas são especificas para cada microrganismo.Reconhecimento de antígenos Na imunidade inata os antígenos reconhecidos são comuns aos diferentes microrganismos. Imunidade celular: mediada por linfócitos T auxiliares e T citotóxicos.

Figura 1-8 (Abbas Imunologia Básica. células T citotóxicas eliminam células infectadas Efetora:   após eliminação do patógeno os estímulos se encerram  apoptose  células mortas são eliminadas pelos fagócitos Apoptose: 6 .  Reconhecimento: linfócitos virgens específicos para um determinado antígeno    Ativação: Sinal 1: ligação do antígeno aos receptores Sinal 2: fornecidos pelos microrganismos clones dos linfócitos que reconheceram os antígenos começam a se dividir  expansão clonal  linfócitos efetores  células B liberam anticorpos. 2007) Fases da resposta imunológica Cada fase da resposta imune envolve a reação de linfócitos e outros componentes do sistema imune.º Resposta secundária: encontros subseqüentes com o mesmo antígeno leva a uma resposta mais rápida. mas acentuada e eficaz na eliminação do patógeno.

reconhecem o MHC de classe II presente nas células apresentadoras de atígeno (APC) . macrófagos e células dendríticas 7 . Diferença entre células virgens. . exceto as hemáceas. .T citotóxica: possuem CD8 na superfície . reconhecem o MHC de classe I presente em todas as células.T auxiliar: possuem a molécula CD4 na superfície.NK: reconhecem células alteradas por mutações ou presença de patógenos intracelulares Origem dos linfócitos As células do sistema imune possuem sua origem na medula óssea. efetoras e de memória Característica Receptor de antígeno Duração Virgens Sim Meses Efetora Sim Dias Memória Sim Anos Sim quando ativada pela presença do antígeno Secreção anticorpo=não necessita presença de patógeno Alta Permanece ao isotipo direcionado na fase efetora Tecidos e linfonodos Função efetora Não Sim Células B Afinidade da Ig Isotipo da Ig Célula T Migração Baixa IgM e IgD Linfonodos Variável Variável Sitio de infecção Células apresentadoras de antígenos: APCs Células B. As células B amadurecem na medula e as células T amadurecem no timo.B: secretam anticorpos  possuem receptores na membrana para o reconhecimento de antígenos . Memória: as células permanecem em estado de repouso por meses ou anos Células do sistema imune Linfócitos: apesar de diferentes tipos de linfócitos eles são morfologicamente semelhantes o que diferencia são as proteínas de superfície conhecidas como CD (Cluster of Differentiation).

faringe e placas de Peyer no intestino 8 . tecido conjuntivo é drenado para os vasos linfáticos Baço: retira antígenos do sangue Tecidos associados a mucosa: tonsilas.Portas de entrada comuns:  pele trato gastrointestinal trato respiratório  Célula dendrítica  Transporta para os linfonodos regionais Tecidos do sistema imunológico  facilita o encontro de células para que a resposta imune seja montada Órgãos linfóides periféricos:     Linfonodos se localizam ao longo dos canais linfáticos por todo o corpo Liquido do epitélio.

9 .

e como podem ser identificados e distinguidos? 10. efetores e de memória? 11. Quais são as principais classes de linfócitos. Quais são as diferenças importantes entre os linfócitos t e b virgens. Qual a função do baço? 9. Quais são os órgãos linfóides primários e secundários num indivíduo adulto? 7. Como se chama o precursor de granulócitos e macrófagos? 3. EXERCICIOS E ATIVIDADES  1. como suas funções se diferenciam. Por que as células tronco são chamadas de pluripotentes? 2. Por que durante um processo infeccioso os linfonodos incham? 8. Em que região dos linfonodos os linfócitos T e B estão localizados e como é mantida sua separação anatômica? 12. Quais os tipos de granulócitos (polimorfonucleares) no sangue e sua função na imunidade inata? 4. Como você poderia distinguir morfologicamente um neutrófilo de um linfócito? 5. Quais são os dois tipos de imunidade e que tipos de microrganismos essas respostas imunológicas combatem? 6. Como os linfócitos T virgens e efetores diferem em seus padrões de migração? 10 .

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->