Rede Metodista de Educação do Sul

Curso de Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing Projeto de Marketing aplicado à PP

Projeto para o Restaurante e Padaria Dolci Novitá

Aluno: Gilmar Stoffel Messerschmidt Professor: Ms.Mário Neto

Porto Alegre, junho de 2008

Restaurante e Padaria Dolci Novitá
Razão Social: Restaurante e Padaria Delci Nevitá Horário de Funcionamento: 7:00h às 20h30min Horário de maior fluxo: 15:00h às 19:00 Proprietário: Airton da Silva Mantovane Endereço: Av. Mariante, nº 1055, Rio Branco - Porto Alegre Telefone: (51) 33317903

Histórico da empresa:
A empresa foi criada em 1990 na Av. São Pedro em Porto Alegre.Nessa época era apenas uma padaria. Em 1996, Airton, dono da empresa, viu a possibilidade de aumentar o seu ramo de atuação e locou na Av. Mariante, um espaço que suportaria a padaria e também um restaurante. Airton sempre atuou no ramo da alimentação. Atualmente a empresa conta com 12 funcionários entre atendentes, cozinheiros e padeiros, distribuídos em horários diversos.

Missão, Visão e Valores:
Missão: Garantir a excelência de produtos e serviços relacionados à culinária, garantindo a satisfação dos clientes. Visão: Ser a melhor empresa do ramo alimentício no bairro Rio Branco, gerando a satisfação completa de seus clientes. Valores: Nossa conduta deve ter o mais altos padrões de ética; Nossos produtos devem ser da melhor qualidade; Nossa comunicação deve ser eficaz e transparente; Nosso relacionamento com os clientes e colaboradores deve ser claro e responsável.

Ambiente:
Ambiente tecnológico: A empresa Dolci Novitá está sempre se atualizando em relação ao mercado tecnológico. Há um preocupação elevada com a qualidade de produção e conservação de

lancherias e casas noturnas. sem que houvesse uma contra-partida por parte das autoridades com investimentos em infra-estrutura e segurança.50 salários mínimos. *Bom Fim Dados demográficos • • • • • • População/2000:11. O foco da empresa é oferecer excelência na qualidade de seus produtos.351 moradores o Homens: 4. o que necessita ter confiança em seus equipametos. com seus diversos bares. o bairro abriga um dos pontos mais freqüentados por jovens.961 Rendimento médio mensal dos responsáveis pelo domicílio/2000: 15. Atualmente. Ambiente demográfico: *Rio Branco Dados demográficos • População/2000: 19.80 salários mínimos.855 Área: 136 ha Densidade: 140 hab/ha Taxa de crescimento 91/2000: (-)1. à noite e nos finais de tarde. Os produtos são todos padronizados.40% aa Domicílios: 4.069 o Homens: 8.214 o Mulheres: 10.1 aa Número de domicílios: 7.319 Rendimento médio mensal dos responsáveis pelo domicílio/2000: 20.549 Área: 38 ha Densidade: 299 hab/ha Taxa de crescimento 91/2000: (-)0.seus produtos. . o incremento da construção civil foi responsável pelo aumento do número de habitantes.802 o Mulheres: 6. • • • • • FONTE: Wikipedia Características atuais Com um comércio diversificado.

RDC Nº. Aos sábados e domingos é um bairro bucólico. *Portaria 146 . Freqüentado por intelectuais e integrantes de movimentos alternativos e de contracultura. a atmosfera do bairro é efervescente e diversificada. *Lei nº 3.org. o Bom Fim constitui-se como bairro residencial e comercial. destacando-se as sofisticadas lojas de móveis e o tradicional brique da José Bonifácio.Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Higiênico-Sanitários para Manipulação de Alimentos e Bebidas Preparados com Vegetais *Rotulagem de Produtos Embalados. visto que são normalmente de origem vegetal e animal.asp . Osvaldo Aranha. DE 29 DE JULHO DE 2005 . Portaria n° 42 .br/legislacao. antiguidades e briques. O valor dos produtos varia de acordo com o mercado.abip. O clima interfere diretamente sobre o valor e a qualidade dos produtos. e devido ao período que se encontra. Apesar da atual diversidade de moradores. Durante a semana. sinagogas. com ares de interior. O Parque da Redenção é o principal ponto de atração do bairro.Pão a Peso (Inmetro 20/06/2006). capelas. pode se notar variações no valor dos produtos oferecidos. e parques. Ambiente político/ legal: Seguem algumas resoluções para legalizar padarias: *RESOLUÇÃO . o Bom Fim permanece como símbolo da colonização judaica em Porto Alegre. com suas feiras de artesanato. O maior preocupação é oferecer um produto de qualidade e não o mais barato. é um bairro nervoso e rápido em sua larga e extensa Av. anfiteatros.Obrigatoriedade da colocação de cardápios com seus respectivos preços na parte externa! Esses documentos estão disponíveis no link: http://www. Nele situam-se universidades. verão. primavera e outono. escolas tradicionais. 218. inverno.Características atuais Atualmente.CVS/MS de 14/01/98 (Legislação Federal). Ambiente Físico natural: A empresa disponibiliza diversos produtos no ramo alimentício.941de 02/01/2007 .

Premiação para o funcionário mais competente no mês.anje. ou pe l o l i n k : bas t a http://www. Pontos Fracos .pt/academia/media/como_criar_um_restaurante_. Esses bairros de destacam por receber diversos intelectuais por ser berço de culturas elitistas. Bom Fim e Rio Branco são bairros que hospedam muitas empresas de diversos ramos e que são vistos como clientes em potencial.pdf Ambiente Sociocultural: As pessoas que freqüentam e moram nos bairros Rio Branco e Bom Fim se destacam quanto a renda familiar e a cultura.Legislação sobre restaurantes: *Decreto-Lei nº 168/97 de 4 de Julho (Instalação de Estabelecimentos de Restauração e Bebidas) *Decreto-Lei nº 38/97 de 25 de Setembro (Requisitos Mínimos e Medidas de Segurança) *Decreto-Regulamentar nº 4/99 de 1 de Abril (Requisitos e Medidas de Segurança) *Decreto-Lei nº 57/2002 de 11 de Março (Instalação de Estabelecimentos de Restauração e Bebidas) *Decreto-Lei nº 555/99 de 16 de Dezembro(regime jurídico da urbanização e edificação) * Esta l eg i s l a ção fo i a fon t e para a e l abo r ação do gu i a .Falta de cursos de capacitação para os funcionários. . Análise do ambiente interno: Pontos Fortes . para adqu i r i r so l i c i t a r à ANJE. Damos destaque ao Judeus do Bairro Bom Fim. um grupo de interesse da empresa que segue sua tradição religiosa e que conta com uma renda familiar atraente para a empresa.

. Estacionamento pago ao lado da Dolci Novitá.Lugar bastante movimentado por pessoas. . .Constante limpeza do ambiente. .Estacionamento público.Pouco espaço para crescimento.Não ter a liberação do prédio para uso de placa estilo front ligth. ..Localizada numa zona cercada de empresas.Qualidade nos Produtos. . .Ter produtos padronizados.Boa iluminação interna. . . suporta poucos carros. .Funcionários pouco ágeis.

Fachada da Dolci Novitá sem o front Light Locais de armazenamento sempre novos. .

Gôndola de mantimentos oferecidos .

Doces padronizados Espaço para clientes iluminado e higienizado .

Podemos citar como principal concorrência mercados e um ponto de cachorro quente localizado na frente da Dolci Nevitá. Foi constatado que existem por perto restaurantes que servem pratos prontos e que são especializados em apenas um produto. È importante lembrar que a capacidade de atendimento do restaurante da Dolci Nevitá está ao máximo. Mini-Mercado próximo à Dolci Novitá . não suportando um grupo numeroso de novos clientes.Análise da concorrência: Há poucas lojas que possam ser consideradas concorrência para a Padaria e Restaurante Dolci Novitá.

Mariante Principal concorrente da Dolci Nevitá. Mariante . localizado na Av.Restaurante localizado na Av.

10 e 16 de maio do ano de 2008. Exemplo da pesquisa realizada: . Pesquisa com os clientes da Dolci Nevitá: Pesquisa realizada nos dias 9. no horário das 10h às 13h. salgados e doces oferecidos pela padaria. O que se prioriza é a qualidade dos produtos e o prazo de pagamento.Venda de Cachorro-Quente em frente à Dolci Novitá Fornecedores: Há empresa conta com diversos fornecedores. Podemos considerar o principais aqueles que fornecem alimentos para o almoço para o restaurante e ingredientes necessários para a produção dos pães.

00: 8 *Atendimento: Balcão de atendimento: ótimo:28 bom:20 regular:4 precário:8 Espaço Físico: precário:4 regular:8 bom:24 ótimo:24 Agilidade dos Atendentes: ótimo:20 bom:24 regular:12 precário:4 .Resultado da pesquisa realizada: Total de 60 Pesquisa: Homens: 32 Mulheres:28 *Idade: Até 20 anos: 0 Entre 21 e 40: 40 Acima de 40: 20 *Consome: Padaria: 48 Restaurante: 12 *Número de vezes que freqüenta o estabelecimento: 1 vez por semana: 24 De 1 a 3 vezes por semana: 20 Mais de 3 vezes por semana: 16 *Estimativa de gasto: Menos de R$10.00: 52 Mais de R$10.

Simpatia dos Atendentes: precário:4 regular:16 bom:16 ótimo:24 Pães: ótimo:28 bom:24 regular:8 precário:4 *Infra-Estrutura: Mesas: ótimo:20 bom:28 regular:8 precário:4 Salgados: precário: 0 regular:12 bom:24 ótimo:24 Espaço Físico: precário:0 regular:12 bom:28 ótimo:20 Doces: ótimo:28 bom:20 regular:4 precário:4 Limpeza. Iluminação. Climatização: ótimo:20 bom:24 regular:16 precário:0 Localização: precário: 0 regular:4 bom:28 ótimo:28 Pratos do buffet: precário: 0 regular: 0 bom:16 ótimo:8 Bebidas: ótimo:32 bom:12 regular:16 precário:0 *Qualidade dos Produtos: Mantimentos: precário:0 regular:0 bom:27 ótimo:12 .

que respondeu a pesquisa veio da Cel. Análise do sertor: -Rivalidade entre os concorrentes Considerado baixo. A pesquisa nos mostra que os principais consumidores da Dolci Novitá são moradores próximos e pessoas que estão se deslocando para o seu trabalho. visto que a demanda é grande para o número de estabelecimentos localizado na zona da Av. Mariante e Av. no centro de Porto Alegre somente para consumir os produtos oferecidos pela padaria. não se preocupando tanto com o valor. pois mora perto ou está se dirigindo ou voltado do trabalho e há dois terminais de ônibus próximos ao estabelecimento. Protásio Alves no bairro Rio Branco. A principal negociação é pelo prazo de pagamento dos produtos comprados. Vicente. -Poder de barganha dos clientes O poder de barganha com os clientes é baixo. onde se pode adquirir produtos congelados pata serem feitos em casa.Consumidor: Foi constatado nas visitas e por meio de conversar com o dona da empresa que normalmente os clientes pagam suas contas em dinheiro. -Poder de barganha dos fornecedores Alto. O cliente geralmente vem a pé. -Produtos substitutos Não muito longe está localizado um super-mercado. já que o pagamento deve ser efetuado na hora e não há desconto. É importante relatar que uma Sra. -Ameaça de novos entrantes Com a percepção de ser uma zona com muitas empresas e moradores se percebeu que com o passar do tempo empresas do ramo alimentício entraram no mercado na localidade que está instalada a Dolci Novitá. porém não apresentou diminuição de receita para a empresa. O poder de barganha com os fornecedores é alto. mas que é fundamental haver máquinas para pagamento com cartão. mas sim pelo custo-benefício que irá encontrar. visto que é necessário sempre ter produtos novos e frescos para as refeições oferecidas no restaurante. Composto de Marketing: . O cliente busca os produtos oferecidos pela qualidade que as mesmas tem.

Mantimentos relacionados à café. Protásio Alves. cartões de crédito e ticketes como pagamento. dono da empresa. A padaria dispõem do serviço de tele-entrega para localidades próximas. Estão localizados próximos ao estabelecimento dois terminais de ônibus: um em frente ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre e outro no Terminal Americano. é investido cerca de 15% do lucro líquido semestral em comunicação. folderes que são distribuídos aos clientes do estabelecimento. sendo que às 12:00 atende também como restaurante com buffet à quilo e livre. Seu preço pode ser considerado acima da média. Também é investido um anúncio no Jornal Chai.Promoção/ Comunicação: A empresa possuía um front light em sua fachada. Cafés a partir de R$1. Praça/ distribuição: O restaurante e padaria Dolci Novitá está localizado num ambiente de grande fluxo de carros e pedestres. RESTAURANTE: . Refrigerantes. Torta de Maçã: R$2. A padaria fica aberta das 7:00h às 20:30. De acordo com Airton.00. A prefeitura mandou tirar a peça e agora está sendo estudado uma forma de regularizar o front light. Iogurtes. porém seu objetivo é proporcionar ao cliente uma ótima alimentação e um lugar seguro para conversas. Cerveja. É produzido em épocas estratégias. de acordo que não haja a necessidade de liberação por meio dos donos ou locatários de outras peças do prédio.80. Outra mídia usada é a rádio evangélica Mensagens. Diversas variedades de pães. A empresa aceita dinheiro. porém houve uma denúncia para a prefeitura de irregularidade na questão do tamanho da peça. recebendo um grande grupo de moradores e trabalhadores de empresas próximas ao local da Dolci Nevitá. Abaixo uma pequena amostra dos valores dos produtos: Principais produtos oferecidos: PADARIA: Salgados a partir de R$2. Preço: O restaurante e padaria Dolci Nevitá prima pela qualidade do produto e serviço oferecido ao cliente. onde é veiculado spots semestrais divulgando a marca Dolci Novitá. sendo que o mínimo para que ocorra a entrega gratuita é 2 centos de salgado e uma torta média.90. como dia das mães. Doces a partir de R$2. Fica próximo a Av. onde foi detectado grande retorno financeiro. terminais que recebem um grande número de pessoas. um jornal direcionado ao público judeus morador do bairro Bom Fim.Não aceita vender fiado.50. uma das principais vias de Porto Alegre.

Sugestões para a Dolci Novitá: Atendimento: -Padronizar atendimento: uniformes. tudo para incentivar o relacionamento entre funcionários. perguntar se encontrou tudo o que precisava e agradecer o cliente por ter comprado no estabelecimento. como demonstra a pesquisa de opinião realizada com os seus clientes. mostrando ser uma empresa preocupada com a sociedade. prêmios e elogios para aquele que mais se destacar de forma positiva. para a venda num espaço reservado para essa ação. . não havendo a intenção de aumentar o espaço.90 Kg Buffet livre: R$8. lançamentos de livros. como doces. artesanatos.Ampliar a campanha de incentivo ao funcionário. O restaurante está com sua capacidade de atendimento no máximo. produto muito apreciado por seus clientes. além de haver uma comunicação única entre todos e todas. todos frescos e seguindo um padrão de qualidade estipulado desde o início do negócio. É servido buffer à quilo e livre. Espaço: -Promover nas sexta-feira à noite eventos culturais. com boa iluminação natural e artificial e bem distribuído. Ação social: -Compra de produtos oferecidos por ONGs. pratos quentes. recados diversos. harmonizando o ambiente de trabalho. curiosidades. . Comunicação interna: -Criar um mural com datas comemorativas. dando-lhes descontos. como música ao vivo. Produto: O PDV é amplo. É feito limpezas seguidamente. sempre havendo uma preocupação com a higiene do local. visando ocupar o espaço ocioso que fica após às 20:30hs. desejar boas-vindas. O atendimento peca um pouco na agilidade e simpatia dos atendentes. sempre havendo variedades de saladas. grelhados e sobre-mesas. horário de fechamento do estabelecimento. Na padaria se destaca a torta de maça.00 Também é oferecido cigarros de diversas marcas. além de oferecer grande diversidade de salgados e doces.Buffet à quilo: R$21.

Haverá uma lista onde estará especificado o número de pontos necessários para se trocar pelos produtos. Funcionará da seguinte maneira: O cliente irá consumir na Dolci Novitá. Essa meio de comunicação necessita a contratação de uma empresa de WebDesign e de uma empresa que disponibiliza servidores de alocação. Também terá uma ferramenta de reservas de mesas para o almoço. canal de contato de baixo custo e muito rentável. quando for pagar sua conta será creditado em seu cartão fidelidade pontos. Deverá ser criado um site. . além de ter uma ferramenta de atualização do cardápio semanal oferecido pelo restaurante. Essa ação não visa aumentar os lucros da empresa. além de comprar um computador com banco de dados e uma máquina capaz de processar e identificar o código do cliente. Esse cartão será disponibilizado aos clientes que preencherem o cadastro que será oferecido na própria padaria. que irão variar de acordo com o gasto naquele momento. que é justificado pelo fato de alguns clientes não gostarem de certas refeições oferecidas pelo restaurante. visto que foi constatado que a ambiente está atingindo a sua capacidade máxima de clientes. poderá trocar por produtos da padaria ou do restaurante. Este recurso facilitará a vida de muitos. que diversas vezes se atrasam por motivos pessoais e ao chegarem no restaurante tem esperar as mesas serem desocupadas. onde será exposto os produtos oferecidos na padaria. além de ter que pagar o domínio anualmente. Ele deverá ser entregue 1 semana após o cadastro. Quando o cliente atingir uma certa pontuação. e se naquele dia não estiver do agrado poderá comer um sanduíche natural ou outros alimentos que estiverem à disposição. Para que essa ação tenha sucesso é necessário fechar uma parceria com uma empresa produtora de cartões magnéticos.Comunicação: • Relações Públicas – Cartão Fidelização O Cartão Fidelização visa fidelizar o cliente da Padaria e Restaurante Dolci Novitá. Hoje não é investido em nenhuma ação para privilegiar esses clientes assíduos. Foi constatado por meio das diversas visitas que fizemos ao estabelecimento e por meio da pesquisa que havia muitos clientes que vinham mais de uma vez por semana à padaria e restaurante. mas fazer que esses clientes assíduos se sintam privilegiados e que retornem sempre ao estabelecimento. • Publicidade e Propaganda – Dolci Site Essa ação deverá atingir principalmente os clientes do restaurante e aqueles que não conhecem os produtos oferecidos pela Dolci Novitá.

onde está localizada a Dolci Novitá. Outra forma de avaliação é medir o número de pessoas que freqüentam o estabelecimento após a realização dessas ações além de confrontar o lucro pré-pós projeto. Essa ações visam melhorar a identidade da empresa fixando a marca na mente do cliente e também a prospecção de novos clientes. Todas as ações citadas a cima são flexíveis. garantindo a eficiência na qualidade dos produtos e serviços oferecidos de uma forma responsável. Criamos diversas ações que serão citadas abaixo. onde será proposta uma parceria para serem publicadas mensalmente receitas de pães. Formas de avaliação do trabalho Esse trabalho só terá validade se realmente for aplicado na vida diária da empresa. Conclusão As propostas citadas a cima foram todas criadas por meio de uma análise baseada em conversas com os proprietários da Dolci Novitá. • Assessoria de Imprensa Dolci Receita Essa ação deverá ocorrer no jornal judeu Chai. salgados e doces e que obviamente deverão conter menções sobre a Dolci Novitá. todas com o objetivo de agradar o público interno e externo. visto que o bairro Bom Fim fica próximo do bairro Rio Branco. O método de avaliação será a mensuração de clientes judeus a freqüentarem a padaria ou o restaurante. Mensalmente deverá ser escrito um release pelo profissional de comunicação descrito a cima. confrontar os dados recentes com os dados demonstrados aqui nesse projeto. A comunidade judaica é considerada de alta atratividade para a padaria. produtos e percepção pessoal sobre a empresa. se adequando a realidade da empresa. Uma forma de avaliação é medir o grau de satisfação dos clientes e funcionários por meio de uma pesquisa quantitativa onde será proposto perguntas com assuntos relacionados aos serviços. de observação presencial dos clientes e ambiente e também por pesquisas aplicadas ao clientes e aos colaboradores da empresa. Atualmente é investido em anúncios nesse mesmo jornal e foi constatado resultados significativos quanto ao número de judeus que freqüentam o estabelecimento. aumentando assim o lucro numa forma sustentável.Os métodos de avaliação são: na hora do cadastro para adquirir o cartão fidelidade terá um item que perguntará onde o cliente ficou sabendo sobre a Dolci Novitá. . gerando um aumento expressivo de receita. além do mais tradicional: mensurar o lucro mensal. Depois dessa pesquisa.

. demonstrando ser uma empresa preocupada com a sociedade. tudo para incentivar o relacionamento entre funcionários deixando o ambiente de trabalho mais harmonioso e incentivando a comunicação entre todos e todas. como música ao vivo. artesanatos. proporcionam à padaria grande diferencial em relação à concorrência. como doces.Distribuir folderes para empresas incentivando a comemoração mensal dos aniversários com uma festa entre todos os funcionários. prêmios e elogios para aquele que mais se destacar de forma positiva no mês. com o objetivo de atiçar a fome das pessoas que estão na rua e por conseqüência entrarem na padaria e realizar a compra. recados diversos e curiosidades. lançamentos de livros. Espaço: -Promover nas sexta-feira à noite eventos culturais. Confeitaria Ligth e Diet -Estes produtos. Prospecção: -Adquirir aparelho aromatizante. Ação social: -Compra de produtos oferecidos por ONGs. Comunicação interna: -Criar um mural com datas comemorativas. Atendimento: -Padronizar atendimento: uniformes e formas de abordagem dos colaboradores com os clientes. além de apresentarem margem de lucro alta por terem maior valor agregado. que será posto em frente a padaria num lugar discreto com o aroma de pão novo. colocando à disposição os serviços e produtos da Dolci Novitá. Ilha de Produtos -A exposição de produtos em uma ilha (mesa ou balcão baixo) no meio da área de vendas é um ótima estratégia para destacar produtos de lançamento ou promocionais.Ampliar a campanha de incentivo aos funcionários. dando-lhes descontos. fidelizando clientes adeptos ao consumo deste tipo de produto e que não encontram com facilidade no mercado. para serem vendidos num espaço reservado para essa ação. .Sugestões extras para a Dolci Novitá: Comunicação: . visando ocupar o espaço ocioso que fica após às 20:30hs. horário de fechamento do estabelecimento.

DICAS Por que o Cliente vai à Padaria -Segundo a ABIP. Coloque em cestas diferentes em local visível.Música na Padaria -Colocar música ambiente na padaria tira a pressa do cliente e o condiciona a comprar mais. A música escolhida deve ser calma e com volume agradável. Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria. E lembre-se: para o cliente tem muitos fatores mais importantes que o preço. “normal” e “tostadinho”. já que muitos clientes fazem questão de levar somente um dos 3 tipos. Além do seu cliente adorar poder escolher. em ordem de importância: 1º Proximidade da residência 2º Proximidade ao local de trabalho 3º Condições de higiene e limpeza 4º Qualidade do atendimento 5º Qualidade dos produtos 6º Variedade de pães e doces 9º Rapidez no atendimento 10º Pão quente a toda hora 11º Ambiente agradável 12º Preço mais acessível 13º Horário de funcionamento 14º Praticidade no sistema Portanto. os motivos que levam o cliente à padaria são. assim o atendente não vai ter que ficar escolhendo na hora. este procedimento irá facilitar o atendimento. Pão ao Gosto do Cliente -Uma maneira de surpreender e encantar o seu cliente é criar 3 categorias de pão francês: “clarinho”. Qual a importância do produto estar bem exposto? -Conforme pesquisas realizadas pelo POPAI (Point of Purchase Advertising . trabalhe bem estes tópicos e explore as vantagens de cada um comunicando ao seu cliente.

se forem bem trabalhados. sabores e formas disponíveis expostos em um mesmo lugar sem dar . Segundo. testar. Mas para que isso aconteça. Primeiramente é tomar a real consciência do espaço físico disponível. como: área de exposição. conseqüentemente. Primeiramente pela proximidade com o local onde o produto é feito. pode-se ter exposições buticalizadas e massificadas. é preciso criar maneiras diferenciadas de exposições. 85% dos consumidores decidem o produto e a marca que vão levar no ponto de venda. pagar. mas eles possuem grande importância no processo da venda.International). fazer o cliente percorrer toda a sua loja e levar mais algum produto além do pão diário. e mais importante. Ou seja. que respeite a hierarquia de valores do mesmo. A massificação acontece quando se coloca todos os tipos. Fazer um programa de necessidades com todas as áreas e suas respectivas atividades. preferencialmente ao fundo do estabelecimento. No Salão de Vendas. As exposições buticalizadas são aquelas que se expõem o produto de uma forma diferenciada. Circulações -É muito comum o lojista se preocupar com o local onde vai colocar todos os produtos e esquecer do local onde o cliente vai circular. Ninguém gosta de lugares apertados em que todos se esbarram com freqüência. Com isso. ele precisa estar exposto estrategicamente dentro da loja para que se concretize a venda agregada dos outros produtos. área promocional. aliado a uma boa iluminação e organização pode ser determinante na concretização de uma venda. A loja precisa destes espaços de exposição diferenciados a fim de dar um maior destaque e valorização para eles. O Ponto de Vendas (PDV) -Na concepção de um projeto de Ponto de Vendas existem muitos condicionantes importantes a serem levados em conta e que. vitrine. de maior valor. caixa e pacote e estoque. Como o pão gera uma freqüência quase que diária dos cientes. os produtos expostos neste percurso deve estar atrativamente dispostos. o balcão do pão deve estar. podem gerar bons resultados. A loja precisa ter uma boa fluidez! Buticalização e Massificação -Em uma mesma loja. de melhores marcas e. precisa-se hierarquizá-los. mas que confira a ele um valor especial. facilitando a logística de abastecimento. Existem produtos de melhor qualidade. isolada ou coordenada com outros produtos. Um produto pode ser exposto de várias maneiras. Além disto. Geralmente estes locais são os que sobram. ter um ponto de venda que exponha o produto de forma adequada e atrativa.

Dependendo da oferta e da disposição dos produtos. O resultado ainda é mais expressivo em áreas comerciais ou com grande concentração populacional. pinos para encartelados e outros. exige . Os equipamentos também precisam ter um mesmo padrão nos acabamentos para evitar aquela salada de materiais e cores. estabelecendo-se assim uma regra clara. Opte por equipamentos versáteis e modulados. que possa ser adaptado o layout conforme as necessidades. A unidade nos materiais que farão a composição da loja. os panificadores estão reformando as instalações e atualizando os equipamentos. o cliente chega para levar o pão. Os equipamentos precisam propiciar a fácil limpeza além de uma exposição asseada. A exposição massificada não quer dizer que ela tenha que ser bagunçada. os com côco. mas acaba comprando outras coisas. No caso de serem modulados. O ambiente não precisa só estar limpo. sejam elas por cor. em um balcão refrigerado e expor os doces separados dos salgados e ainda classificar os doces que são a base de ovos. precisa-se ter uma loja versátil. de aspecto confiável e que conserve a integridade do produto. lojas de conveniência. tamanho. Por exemplo. conferirão a mesma. como precisa parecer limpo. você pode adquirir ou remover um módulo se necessário. Expositores que possam receber vários tipos de acessórios expositivos como prateleiras. pequenas mercearias e restaurantes por quilo. Com mais consumidores nos estabelecimentos. Uma pesquisa feita pelo POPAI Brasil revelou que 20% das compras são feitas por impulso. o percentual pode chegar a 60%. Para o mercado. cestas. Ou seja. muito pelo contrário. buscar sempre uma regra ordenadora. Expor bem os produtos. harmonia e organização. é muito importante expor por categorias bem definidas e as categorias próximas umas das outras por afinidade. marca. Estudos feitos pelo Sindicado da Indústria de Panificação e Confeitarias de São Paulo (Sindipan) mostram que as vendas crescem até 30% com ampliação das áreas para refeição. A limpeza é fundamental para quem comercializa alimentos. na hora de expor os produtos. A exposição massificada precisa de cuidados para não saturar a loja e poluí-la visualmente. Nada de engessar a loja de maneira que você precise fazer uma reforma para propiciar pequenas mudanças. Layout -De olho na freguesia dos supermecados. As exposições precisam de regras claras.destaque específico para algum. aumentou também a compra por impulso. Equipamentos e Expositores -Com as constantes mudanças do varejo. os com frutas e por aí em diante. segmento. entre outras.

Pré-Pesados.Pãezinhos Doces.Biscoitos. o atendimento tende a ser substituído pelo auto-serviço. reduzindo a possibilidade de compras. 12 . .Pão Francês. Procure fazer com que o caminho para entrar seja facilitado.Mural de Ofertas. largo o suficiente para evitar que o movimento de saída não iniba o de entrada.Folhados Doces. O auto-serviço representará redução de custos (menos funcionários) e aumento de vendas (cliente se sente mais à vontade). procure bloquear os principais atalhos. procurando sempre fazer um traçado em forma de "U" invertido. 8 . Para implementação deste tipo de serviço na sua padaria você deverá observar algumas peculiaridades no layout do seu ponto de venda. onde o próprio cliente se serve. Para tal. 4 . 11 . não disponibilize uma saída separada.Deixe o corredor do lado direito mais largo que o do lado esquerdo para atrair o cliente mais para a entrada. 6 .Mesa de Pães Especiais. 13 . Evite atalhos pela padaria de modo que o cliente percorra a loja inteira.Cestinhos. o que vai ajudar a evitar que o cliente entre pela saída. Promoções e Degustações. preços. oferecer o auxílio de um atendente treinado caso o cliente solicite. 9 . utilizando um só acesso.Promoções e Informações 3 . No mesmo sentido em que a venda na padaria está passando de venda por unidade para venda por quilo. 5 . 7 . Para evitar também que o cliente "atalhe" pela saída. Atente também para que o corredor do lado da entrada (normalmente o direito) seja mais largo que o do lado da saída. 1 . 2 . tipos de recheios são imprescindíveis nas embalagens ou perto das prateleiras ou cestas de exposição.Estufa de Salgados. usando um traçado em linha reta até o fundo da loja e que para sair (ou entrar pela saída) tenha que fazer alguma curva ou contornar algum obstáculo.Conveniência Leve. colocando balcões centrais e ilhas de produtos. . O método ideal é o auto-serviço assistido.Folhados Salgados.Posicione o caixa estrategicamente .Confeitaria.espaço e também criatividade. aumentando a possibilidade de maiores vendas.Deixe o acesso à padaria largo o suficiente para evitar choques e esbarrões na entrada e saída de clientes. 10 . faça o seguinte: . isto é. E para chegar ao melhor layout às vezes são necessárias várias reformas.Pãezinhos Salgados. Neste caso informações como nome dos produtos. Para evitar que o cliente entre pela saída da padaria.Importados. Muitas padarias já aumentaram suas vendas de 30% a 50% com implementação deste sistema. o famoso self-service. .

.fiambreria e laticínios.Leites Longa Vida. com produtos especiais (folhados. Cestos no chão.Caixa. Em seguida. . A seguir pães tradicionais (francês.Laticínios . sem percorrer toda a loja. pães-mini). tipo de recheio e ingredientes da receita. não são percebidos pelos clientes. colocar uma vitrine com estantes altas atrás para dar maior proteção as operações se torna um bom recurso.Evite a possibilidade do cliente atalhar. O cliente quando ingressa em uma loja. biscoitos.Bebidas Quentes. 20 . precisa dar alguns passos para se sentir realmente dentro e começar a prestar atenção nos produtos.). Em padarias maiores. 21 . 17 . Em lojas mais amplas. este acessório não pode faltar. . leite. guarda-chuva. devem ficar mais próximos à saída.Vitrine. no trajeto do cliente. atrás das portas ou fora do trajeto do cliente diminuem muito a possibilidade de serem apanhados. 15 . sucos e outros.O layout deve fazer o cliente percorrer a loja da direita para esquerda. chamada de Zona de Descompressão. bem à vista. .. muitas vezes. montar um balcão para lanches rápidos aumetam o consumo de doces.Frios embalados. -Não esqueça de ter rampas nos acessos que facilitem a entrada de portadores de deficiências.. Para caixas na entrada. etc. e na altura das mãos para que ele não precise se baixar para pegar. Deixe uma área de respiro. Padarias com boa fachada pedem portas amplas e convidativas. 19 . 16 . massinhas) a na seqüência confeitaria. salgados. Estudos comprovam que os produtos literalmente à porta. . muito mais que as mãos. . Use gôndolas baixas no meio do salão de vendas.Inicie com produtos supérfluos e a conveniência leve.14 .Bebidas Geladas. carteira. as quais estão sempre ocupadas com algum acessório (bolsa. 18 . chave. gerando boa fonte de receita. Isso é muito importante! -Produtos literalmente na porta tendem a não ter uma boa venda.Refrigerantes.Utilize cestinhos na entrada. . pois o cliente pode levar mais produtos pela capacidade de armazenamento da mesma. Proporcione um ambiente mais agradável e amplo.). A utilização do cestinho poderá aumentar as suas vendas em até 50%. Devem ficar no máximo a três metros da entrada da loja.Os produtos mais pesados (refrigerantes.Acesso à padaria deve ser largo o suficiente para permitir a entrada e saída sem choques. refrigerantes.Os produtos devem ter à vista identificação de preços. Algumas Dicas Importantes . o balcão caixa próximo a saída é uma boa opção.

Olhar para um relógio em momentos de espera faz o tempo parecer mais longo do que realmente é. no guardanapo. . O seu cliente precisa assimilar a sua marca de uma maneira facilitada.Se você possui um relógio no salão de vendas. uma excelente opção para reduzir custos com pessoal é a colocação da balança eletrônica junto ao caixa. podendo ser aplicada no fundo do caixa. faça com que ele não seja visto da fila. Mas fotos desbotadas. e se mostrar ágil no atendimento para atendê-lo o mais rápido possível. Por isso. demonstrar que você viu que ele está em pé em uma fila. o que vai contra os interesses da sua padaria. ajudará a reduzir a percepção de tempo. Embora as filas muitas vezes sejam inevitáveis. em banners. algumas dicas podem amenizar este transtorno ao seu cliente. muito cuidado! . além de ser uma ótima oportunidade de divulgar seus produtos e aquecer as vendas. Mostrar-se solidário ao cliente. O que fazer com as filas do caixa? -Quanto mais tempo um cliente espera para ser atendido proporcionalmente menor serão as compras dele. -Destacar um atendente para servir degustações ao longo da fila. Ter a preocupação com um bom letreiro na fachada é o primeiro passo. Dentro da loja a marca também precisa estar presente. nas embalagens onde você coloca os doces e salgados. o cliente que está esperando. ou seja. gomas de mascar. Banners e luminosos com fotos bonitas e com bom colorido sempre despertam o consumo e ambientam a loja. é despertado pela maior sede. Também é uma área boa para termos refrigerantes e águas geladas no sistema de auto serviço. -Para padarias com auto-atendimento.Um detalhe muito importante é a degustação de produtos e principalmente. Esperar na fila. mal tiradas e sem padrão. para que o próprio funcionário do caixa possa operá-la. . podem passar um ar de desleixo. . nas etiquetas. sem dúvida. Sinalização e Programação Visual -Sua loja possui uma marca que a identifique? Esta marca é aplicada da mesma maneira e com as mesmas cores em todo o material que você produz? Não? Então corra para arrumar isso! A identidade visual de uma empresa pode ser o bem maior da mesma.Os pães tradicionais devem ficar no fundo da loja. ao ver uma bebida gelada. quando estão dispostos em local de passagem do consumidor.Explorar a área dos caixas com produtos ou guloseimas de baixo valor como balas. O momento de ócio do cliente precisa ser bem trabalhado para minimizar a sensação de espera e gerar vendas. na louça onde você serve um lanche. Uma loja precisa ser bem identificada. nas sacolas. drops e picolés. reduz a vontade de comprar. Revistas e jornais também podem ser consumidos neste momento..

Fazer sempre a sinalização macro. A promoção. Mas nada de cometer excesso! Cores -É comprovado que as cores exercem influências e estímulos sobre o nosso comportamento. Preços escondidos ou a falta deles identificados no produto pode ser determinante para venda não se concretizar. É muito chato ter que perguntar para um vendedor o preço de tudo! A sinalização das promoções também é muito importante. Deve-se ter cuidado com a precificação. Mas é necessário muito cuidado na utilização das cores na composição do ponto de venda. O auxílio de um arquiteto ou profissional da área especializado em estabelecimentos comerciais. FONTE: SEBRAE ANEXOS Pesquisa para conhecimento do público Do Restaurante e Padaria Dolci Novitá . identificar os segmentos e não os produtos. Principalmente se você tem o auto-serviço na sua loja. O cliente precisa achar o preço dos produtos com facilidade. ou seja. Ela deve ser padronizada. Exemplo: sinalizar laticínios e matinais e não iogurte e margarinas. O uso inadequado pode gerar efeitos indesejados. O ideal é buscar o auxílio de um arquiteto ou profissional da área especializado em estabelecimentos comerciais. além de ser. As cores que mais despertam o consumo de alimentos são o amarelo e o vermelho. precisa parecer vantajosa para o cliente.Outro item importante em lojas um pouco maiores são as placas de identificação de setores.

Idade: ( ) Até 20 anos ( ) Entre 21 e 40 anos ( ) Acima de 40 anos Consome: ( ) Padaria ( ) Restaurante Número de vezes que freqüenta o estabelecimento: ( ) 1 vez por semana ( ) de 1 à 3 vezes por semana ( ) Mais de três vezes por semana Estimativa de gasto por dia: ( ) Menos de R$ 10.00 ( ) Mais de R$ 10. Iluminação e Climatização: ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Precário Localização: ( ) Precário ( ) Regular ( ) Bom ( ) Ótimo Qualidade dos Produtos: Pães: ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Precário Salgados: ( ) Precário ( ) Regular ( ) Bom ( ) Ótimo Doces: ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Precário Pratos do Buffet: ( ) Precário ( ) Regular ( ) Bom ( ) Ótimo Bebidas: ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Precário Mantimentos: ( ) Precário ( ) Regular ( ) Bom ( ) Ótimo .00 Atendimento: Balcão de Atendimento: ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Precário Caixa: ( ) Precário ( ) Regular ( ) Bom ( ) Ótimo Agilidade dos Atendentes: ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Precário Simpatia dos Atendentes( ) Precário ( ) Regular ( ) Bom ( ) Ótimo Infra-Estrutura: Mesas: ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Precário Espaço Físico: ( ) Precário ( ) Regular ( ) Bom ( ) Ótimo Limpeza.

Como ficou sabendo da existência do estabelecimento? ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Jornal do Bairro Rádio Indicação de Amigos Moro Perto Habitual caminho em meu dia-a-dia Se você compra em outra padaria ou restaurante responda abaixo: ( ( ( ( ) Mais perto de Casa ) Preço Baixo ) Qualidade )Produtos não encontrados na Delci Nevitá Se você compra apenas na Dolci Novitá responda abaixo: ( ( ( ( ) ) ) ) Mais perto de Casa Preço Baixo Qualidade Produtos não encontrados em outras padarias .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful