Familiaris Consortio

Contexto histórico do documento e perspectivas (FC 1-10)

A Igreja a serviço da família .1.Um dos bens mais preciosos da humanidade .Dirige-se particularmente aos jovens .Transformações da sociedade .

A Justiça no Mundo 1980 .Sacerdócio ministerial .Família cristã no mundo contemporâneo .O Sínodo de 1980 1971 .2.

Matrimônio e Família. bens preciosos Igreja > Família < Sociedade .3.

liberdade e dignidade .Verdade.Necessidade de conhecer a situação .O conhecimento é exigência da evangelização .O desígnio de Deus visa o cotidiano .4.

” .O discernimento evangélico “Os leigos. têm o dever específico de interpretar à luz de Cristo a história deste mundo. enquanto são chamados a iluminar e dirigir as realidades temporais segundo o desígnio de Deus Criador e Redentor. em razão da sua vocação particular.5.

Pontos Negativos: Independência dos cônjuges entre si.A situação da família no mundo Pontos Positivos: Consciência da liberdade pessoal. a praga do aborto. ambiguidades da autoridade entre pais e filhos. promoção da dignidade da mulher. maior qualidade das relações interpessoais. .6.

Recusa das normas morais .Pressões dos meios de comunicação .A influência na consciência dos fiéis .Falta de consciência crítica .7.

Construção de um humanismo contemporâneo .A ciência é chamada a juntar-se à sabedoria .Participação do gesto criador de Deus .Necessidade de sabedoria nessa época .8.

Dizer não à injustiça originada pelo pecado .Dizer não ao próprio egoísmo .Seguir Cristo Crucificado .9.Gradualidade e conversão .

É mediante a «inculturação» que se caminha a reconstituição plena da aliança com a Sabedoria de Deus .10.A Igreja recolhe das culturas tudo que exprime as riquezas de Cristo .Inculturação .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful