Ficha de Matemática para o 8ºano - Set 2010 Nome: _________________________________________________ nº ___ Turma____ Tema: Equações do 1º grau a uma incógnita

A primeira referência na história sobre equações refere-se ao papiro de Rhind, um dos documentos matemáticos dos antigos egípcios. Como não utilizavam a notação algébrica como actualmente, a solução de equações eram procedimentos muito cansativos e complexos. Já os gregos resolviam equações através da Geometria. Na obra Os Elementos, de Euclides, encontramos soluções geométricas de equações do segundo grau. Foram os árabes que promoveram o grande desenvolvimento no estudo e resolução de equações. Destaca-se o trabalho do árabe Al-Khowarizmi que, no século IX, resolveu e discutiu vários tipos de equações. Ele é considerado o matemático árabe de maior expressão do século IX. Por isso é chamado de "pai da Álgebra".
_________________________________________________________________________________________________________________

No final deste tema deves ser capaz de:  Reconhecer a(s) incógnita(s), os membros, os termos, se um elemento é ou não solução de uma equação dada.  Resolver no conjunto Q, qualquer equação do 1º grau a uma incógnita.  Classificar equações depois de conheceres o seu conjunto solução.  Escrever da linguagem corrente para a linguagem matemática, enunciados que se traduzam por equações do 1º grau a uma incógnita e vice-versa.  Analisar, discutir, resolver e apresentar soluções de problemas que envolvam equações do 1º grau a uma incógnita.

1. Entre as expressões seguintes identifica, justificando, as que são equações: a) 2x-5(1+2x)- 3y b)2a – 7< 3-a c) 7(y3 +4) = y d) z – 4(3-9z) e)

2. Verifica se as equações seguintes admitem como solução o valor indicado para cada alínea a) 2x - 1 = 3x +2 d) e e (-3) b) 3a -4 =a + 1 e) e e (1) c) -11 - 9y =-3 g) e e (-2)

3. Identifica o princípio de equivalência utilizado em cada par de equações seguintes: a) 3y + 5 = 3 +2y c) e e 3y -2y = 3 -5 6-10.(b-1) =4b b) d) e 2 - 5y =-3

4. Verifica se são ou não equivalentes as equações seguintes: a) 2z-3-5z = 3 +3z c) e e 4(3+z)= 2-3(z-1) 10b=12b-4 b) d) e 5 - 15y-3 =-6

5. Resolve e classifica cada uma das equações que se seguem:

1

-1. 0. b) Qual é o número que dividido por 5 é igual a 6? c) Qual é o número que multiplicado por 7 é igual a 3? d) Qual é o número que somado com 5 é igual a 11? e) Qual é o número que somado com 6 é igual a . Será possível? Será possível com moedas de 25$00 3m vez de 20$00? 2 . Qual é o numero? g) Pretende-se trocar a quantia de 500$00 pelo mesmo número de moedas de 20$00 e de 100$00. Traduz para linguagem matemática e depois determina os valores que satisfazem cada uma das situações seguintes: a) Sabendo que o quádruplo de um número somado com 9 é igual ao número somado com 6. 6. 3 .5 e) i) m) q) t) b) 3a .Analisar a(s) solução(s) obtida(s): se é adequada ao problema (pode ser impossível) e se existem mais soluções.2 g) k) o) d) 5x -1=8x+5 h) l) p) s) v) 5.3(1 + 2x)= 4x -1 c) 2a +3 . 1.4 = a + 1 f) j) n) r) u) c) 9y .11 = .a) 4x + 8 = 3x . Classifica no conjunto indicado as equações seguintes: a) 2 .Interpretar o problema: definir o que se pretende obter (incógnita) e os dados de que dispões. descobre qual é esse número. 2} em Z+ Na resolução dos problemas da actividade 6. 4 .Resolver a equação para poder determinar a solução do problema.13? f) O dobro da soma de 3 com um número é igual à diferença entre a 5 e a quarta parte desse número. deves ter em conta as seguintes etapas: 1 .Traduzir o enunciado do problema para uma equação matemática. 2 .5(2a)= -4 -7a em IN em Q b) d) no conjunto {-2. se necessário faz um desenho ou um esquema.

Calculou a diferença entre o dobro do maior e o triplo do menor e obteve -17. Qual é a área de cada dormitório se as outras dependências da casa ocupam 140m 2? z) Como devo distribuir R$ 438. duplicou-o e. sobrando 2 cm de fita. Indique a amplitude de cada um dos ângulos do triângulo. Quantos objectos há na caixa? s) Em uma fábrica. Sabes dizer em que número pensou o Carlos? i) Uma fita de 30 cm de comprimento. serviu para contornar um quadrado. num total de 1600$00. obtendo 15.00 entre três pessoas.3 = 16 b) c) Bom trabalho! 3 . Quantos são os empregados da fábrica? t) Uma estante custa três vezes o preço de uma cadeira. Ele levava um porta-moedas em prata com 14 moedas. se a estante e a cadeira juntas custam 64 000$00? u) O Vítor foi às compras e gastou metade do dinheiro que tinha num livro e a quinta parte do restante num chocolate. Qual o comprimento de cada lado do quadrado? j) A soma de um número com outro menor que ele 4 unidades é 192. um terço dos empregados são estrangeiros e 90 empregados são brasileiros. em seguida adicionou 5. de modo que as duas primeiras recebam quantias iguais e a terceira receba o dobro do que receber as duas primeiras? 7. Qual o preço só da estante. l) A diferença entre 60 e dois terços de um número é igual a 54. Descubra as idades de cada um deles. v) Ana e Maria são irmãs e a soma de suas idades é igual a 35. umas de 50$00 e outras de 200$00. Quais são os números? p) O Alberto fez accionar o alarme ao passar na porta de segurança de um aeroporto. o) A Isa pensou em dois números ímpares consecutivos. Qual a idade de Ana. y) Uma casa contendo 260m2 de área construída possui 3 dormitórios de mesmo tamanho. Determine quanto dinheiro levava o Vítor se lhe sobraram 880$00.h) O Carlos pensou num número. Qual é o número? m) Determine três números inteiros consecutivos cuja soma è igual ao triplo do número intermédio. se Maria é 5 anos mais nova? x) A soma das idades de André e Carlos é 22 anos. Determine os valores dos números somados. sabendo-se que André é 4 anos mais novo do que Carlos. k) Num triângulo sabe-se que um ângulo mede 96º e que dos outros dois um mede metade do outro. a) Inventa um problema cuja solução pode ser encontrada através de cada uma das equações: 2x . Quantas moedas de cada tipo tinha o Alberto? q) Júlio tem 15 anos e Eva tem 17 anos. Daqui a quantos anos a soma de suas idades será 72 anos? r) A metade dos objectos de uma caixa mais a terça parte desses objectos é igual a 75.