You are on page 1of 2

aula do dia 22/09: Benchmarking - Sun tzu: conhece a si próprio e depois o inimigo - Ser o melhor do melhor - aprender com os melhores

(o que e como ele tá fazendo?) - Passos para o benchmarking:s 1°Conhecer sua operação 2°conhecer a força do concorrente 3°incorporar com o que o outro tem de melhor Benchmarking Interno: investigação das melhores práticas de uma mesma empresa.

objetivo: identificação do grau de desempenho da organização e compilação de informações so própria empresa para no futuro servir de base para o benchmarking externo. vantagens: *dados fáceis de serem coletados; *não há problemas de confidencialidade desvantagens: *foco limitado; *visão tendenciosa. Benchmarking : - competitivo - funcional: comparação com outras empresas que exercem a mesma ativ idade mas não são concorrentes diretos - genérico: comp com outras empresas que nem pertencem ao mesmo se tor industrial, mas desenvolvem processos similares. funcional e genérico: vantagens: compartilhamento de dados; menos problemas com a confidencialidade; descobrir práticas inovadoras. desvantagens: consome muito tempo; .................. (cai na prova) O que é um MÉTODO: forma como faz as coisas Na aplicação do benchmarking é preciso respeitar e seguir algumas regras e procediment os para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo . PROCESSO DE BENCHMARKING: 1 - Planejamento: planejas as investigações 2 - Analise: compreensão das práticas correntes nos seus processos, bem como daquela s dos seus parceiros 3 - Integrar: o que precisa mudar. incorporar novas práticas 4 - ação: descobertas do benchmarking devem serem convertidas em açoes especificas de implementação 5 - maturidade: será alcançada quando as melhores práticas da industria estivverem inc orporadas a todos os processos da empresa, assegurando assim a superioridade. É al cançada quando o benchmarking se torna uma faceta permantente, essencial e auto-de sencadeada do processo gerencial. Utilização: melhoramento dos processos; adaptação diante das mudanças; se tornar mais comp etitivas e lucrativas diante do mercado sem fronteiras. (cai na prova) : custo de aprendizagem: no princípio o custo é maior, já nas proximas vezes o custo é menor porque já foi um aprendizado anterior que ajuda nos seguintes.

Sistemas: processo de entrada, processamento, saída e feedback Método: Sistemática de ação continua e cadenciada visando atingir um objetivo.