Esfregue a areia em uma mão só: se rugir (fizer aquele barulhinho que dá gastura...

), é sinal de que a areia contém pouco barro e que pode ser utilizada. Independente dos testes acima mencionados, é sempre aconselhável fazer um teste prático: preparar uma pequena porção de massa com aproximadamente 1 centímetro de espessura. Se no outro dia aparecer qualquer rachadura, por menor que seja, deve-se continuar com a procura da areia ideal ou reduzir a porção de areia média.

- 1 serra de cortar ferro - 1 torquês de cabo longo - 1 serrote - 1 martelo - 1 pá - 1 enxada - 1 chibanca - 1 peneira para areia fina - 1 nível de pedreiro - Prumo - Desempoladeira de madeira - Linha de nylon - Fita métrica - 1 escala - 1 pedaço de esponja grossa - 1 desempenadeira - 2 réguas com 1,20 m de comprimento - 1 colher de pedreiro (grande) - 1 colher de pedreiro (pequena) - 2 caixotes para argamassa - 1 tambor de 200 litros - 1 carrinho de mão - 2 baldes ou latas de 18 litros - 50 cm de cano de ferro de meia polegada - 1 escada com 45 cm de largura e 3 m de altura - 2,50 m de corda fina - 102 varas com os seguintes comprimentos: 34 varas de 50cm; 34 varas de 1,20 m; 17 varas de 1,70 m; e 17 varas de 2,30 m - 4 estacas de 2,50 m de comprimento - 1 rodela de madeira de 50 cm de diâmetro e 3 cm de espessura

O armazenamento de água na região semi-árida brasileira é uma necessidade das comunidades rurais, o que torna evidente o uso de tecnologias de baixo custo e adaptadas às condições econômicas, sociais e ambientais da região. Estamos colocando à disposição das comunidades rurais quatro tamanhos de cisternas, que devem ser levados em consideração na hora de decidir qual o tamanho que é mais adequado à necessidade de cada família. É preciso que cada família fique atenta para: - O tamanho do telhado; - A quantidade de chuvas que cai durante o período do inverno; - E os recursos financeiros. Para entendermos melhor, uma cisterna de 16.000 litros satisfaz as necessidades de água para beber e cozinhar de uma família com cinco (05) pessoas, durante o período de 6 a 8 meses. Para isso, a área de captação de água precisa ser de 40m², com uma pluviosidade de 500 milímetros anuais.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful