FICHA DE TRABALHO – Coordenação e Subordinação

____________________________________________________________________________________
1. Divide as orações coordenadas nas seguintes frases e classifica-as.
a) Os guardas não o viram nem o ouviram.
b) Ou Robinson fala com Sexta-Feira ou este zangar-se-á!
c) Não bebi, logo vou poder conduzir.
d) As feras surpreenderam as presas, contudo não as apanharam.
e) O leão domesticado comerá não só as sopas como também as galinhas.
f) Os soldados iam atacar, por conseguinte todos estavam com medo.
g) Robinson nem comeu o fricassé de pitão nem bebeu o sumo de piteira.
h) Decidimos não ir à festa, no entanto arrependemo-nos.
i) A macaca pulava para o alto da paliçada e o cão ladrava.
j) Sexta-Feira permanecerá na ilha ou decidirá embarcar.
k) O rio está poluído, portanto não vais tomar banho.
l) Sexta-Feira tinha prometido fazer-lhe um pitéu, porém esquecera-se.

2. Forma frases complexas, a partir das frases simples que se seguem, unindo-as com as conjunções e
locuções conjuncionais apresentadas. Nota que as frases têm de sofrer algumas alterações.
EXEMPLO: Os actores ensaiaram muito. Os actores representaram magnificamente. Os autores são
aplaudidos pelo público. (e / por isso)
Os actores ensaiaram muito e representaram magnificamente, por isso são aplaudidos pelo público.

para que ele acabasse o projecto a tempo.a) Ensaias o teu papel. O soldado entrega as armas aos adversários. a) Tanto… como ________________________________________________________________________________ b) Contudo ________________________________________________________________________________ c) Quer… quer ________________________________________________________________________________ d) Logo ________________________________________________________________________________ 3. A actriz aceita o papel na peça. O soldado decide render-se. porque quer ter boas notas. Os soldados desistiram do combate. Desistes do espectáculo. 4. d) Ele tem estudado muito. (não só…como também / ainda assim) ___________________________________________________________________________________ c) Os soldados não invadiram a cidade. a) Estudámos muito para o teste de Inglês bem como nos preparámos para o de Geografia.1. (ou…ou / todavia) ___________________________________________________________________________________ b) A actriz decide ensaiar o texto. A actriz só ficará tranquila após a estreia do espectáculo. Divide e classifica as orações das frases seguintes. Constrói frases complexas com duas orações ligadas pelas conjunções e pelas locuções conjuncionais coordenativas indicadas. (e / por conseguinte) ___________________________________________________________________________________ 3. Classifica as orações das frases que construíste. os automobilistas afastavam-se. f) Embora não vá à festa. (nem…nem / portanto) ___________________________________________________________________________________ d) O soldado desiste do combate. eu contribuo para a prenda da Marília. b) Mal chegues. A decisão é tua. c) Ela foi ajudá-lo. . e) Conforme a multidão avançava. telefona-me. Os soldados não atacaram a população.

já que o exame é só daqui a um mês. m)Se encontrares a Rebeca. a fim de que pudessem passar no exame. l) O espectáculo era muito longo. a) Visto que ________________________________________________________________________________ b) Enquanto ________________________________________________________________________________ c) Se ________________________________________________________________________________ . Completa as seguintes frases com uma oração subordinada completiva integrante. nós iremos trabalhar. a) Eles disseram _____________________________________________________________________ b) Ela perguntou _____________________________________________________________________ c) É importante ______________________________________________________________________ d) Os passageiros receiam ______________________________________________________________ e) Espero ___________________________________________________________________________ f) Todos afirmaram ___________________________________________________________________ g) A rapariga queria saber ______________________________________________________________ h) O João pediu à irmã ________________________________________________________________ 6. 5. i) A alegria de o ver era tal que se esqueceu do jantar da avó. mesmo que andassem a pé todo o dia. de maneira que saímos antes do final. Exemplo: Pensámos que a festa seria em tua casa. Constrói frases complexas com duas orações ligadas pelas conjunções e pelas locuções conjuncionais subordinativas indicadas. j) Ele está a estudar pouco.g) Vou para casa antes que escureça. h) A não ser que haja greve. pede-lhe a minha camisola. n) O objectivo era ver a cidade. k) Os alunos estudaram muito.

f) Eles fizeram a algazarra quanta fora necessária para a ocasião. os quais pertenciam aos meus bisavós. g) Tropecei no galho que estava a obstruir a via. Sublinha os pronomes relativos e classifica as orações nas frases seguintes. j) O tapete azul que estava em exposição no Palácio da Pena é de Arraiolos. d) O rei que amava a pátria morreu num sangrento combate. Exemplo: O príncipe / que comandará os destinos do reino. b) Hoje passei pela casa antiga onde costumava brincar na infância. h) Ficámos no hotel onde os príncipes de Gales já ficaram hospedados.d) Para que ________________________________________________________________________________ e) Como ________________________________________________________________________________ f) Por mais que ________________________________________________________________________________ g) De modo que ________________________________________________________________________________ 7. / merece ser salvo. e) Era a rapariga de vestido azul quem guardava as jóias da baronesa. 1 1 – Oração subordinante 2 1 2 – Oração subordinada relativa a) Encontrei o livro que a professora tanto sugeriu. . c) Decidimos leiloar os quadros. i) Foram necessários tantos livros quantos os usados na reunião anterior.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful