Clandestinos

Em Portugal como em toda a União Europeia há muita imigração, um grande número dessa imigração é lega, mas infelizmente há também imigração ilegal. Vêm para o país ilegalmente em busca de trabalho e de melhorias de vidas, por que na sua terra têm faltado mesmo, vêm trabalhar em serviços que as pessoas recusam, não fazem os respectivos descontos como nós fazemos, assim não contribuindo para o desenvolvimento económico do país em questão. Esta imigração ilegal traz também problemas sociais, pois como estão ilegais, muitas vezes não têm casa para morar condignamente, e acabam em morar em barracas, aumentando assim a criminalidade e o mau estar na sociedade. Por outro lado aumentam a taxa de natalidade nos países para onde imigram, porque a maioria desses imigrantes são jovens e em idade de procriar contribuindo assim para o crescimento da taxa de natalidade, o que é positivo, pois neste momento em Portugal e na Europa está a diminuir a natalidade e a aumentar a velhice tendo a maioria idosa.

Guerra pode ser uma das causas mais graves dos movimentos migratórios com consequências devastadoras. Comente?
Devido as guerras as pessoas fogem dos seus países para não morrerem. Com medo de apanhar doenças, como lepra, malária devido aos corpos descompostos que ficam á berma da estradas ou mesmo nos campos. Procuram outros países, para puderem melhorar o modo de vida, dar uma educação aos seus filhos porque sabem que no tempo de guerra podem morrer de fome, não tem água potável e tendo a ajuda das organizações da ONU sabem que podem optar por uma vida melhor.

ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores nº 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461  Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful