You are on page 1of 1

No alto da página coloca-se a referência bibliográfica: Exemplo: Texto 3: ARNAUT, Luiza e LOPES, Ana Mônica.

“A ideia de África”, “os Africanos” “Religiões”. In: História da África: Uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005. P.1133. Dicas de como elaborar o fichamento:

O fichamento pode ser feito em forma de tópicos, colocando as idéias principais do texto, ou seja, dizer com suas palavras ( e as do autor tbm ) o que tal parágrafo diz, vc vai utilizar de toda sua criticidade e capacidade interpretativa.

Exemplo 1: 1.0 Desconstrução da visão preconceituosa e acima de tudo reducionista e simplificada do que seria a Àfrica, a qual é descrita e vista tão somente a partir de referências geográficas incompletas. Daí segue pontuando...

Também pode ser feito por citações, ou seja, vc faz uma leitura do texto sublinhando as idéias principais e as transpõe integramente. ( se quiser tbm pode transcrever e fazer comentários em seguida da citação).

Exemplo2:
1.1 “Uma referência muito comum a África, inclusive em livros, é a de ‘continente negro’.

Aparentemente, este nome tem a vantagem de ir além da referência geográfica ao incluir seus habitantes,o negros” (P. 12).

OBS.: Quando for utilizar citações nunca esquecer de colocar as aspas; e ao final de cada citação colocar a página de onde foi retirada. Quando for transcrever algum parágrafo e tiver alguma frase ou palavra que não lhe interesse, ou vc ache que não é necessária e quiser suprimi-la utilize colchetes: Exemplo: “[...] a perspectiva de Hegel de que os povos negros são incapazes de se desenvolver e receber uma educação ainda prevalece” (P. 15).

Mas, o fichamento também pode ser em forma de um resumão, daí vc vai dissertar livremente, pontuado as idéias do texto, fazendo seus comentários e utilizando de sua criticidade.

Não esqueça de estabelecer uma coerência entre as citações e/ou tópicos pois o fichamento é p/ facilitar; no sentido de que não precisemos estar sempre recorrendo ao texto. OBS.: E quando algum professor pedir fichamentos sempre pergunte a ele qual o tipo de fichamento que ele prefere que vc faça. No mais, boa sorte e divirtam-se!