Higiene e Segurança Informática para a Saúde

9
Vibrações

EST, 2007/2008
Fernando Miranda, Eng.
1

Filipe Carreiro, Eng.

Vibrações

O corpo humano constitui um sistema físico e biológico extremamente complexo.

Do ponto de vista mecânico pode ser representado por um sistema simplificado, composto por vários subsistemas primários massa-mola-amortecedor.

2

Vibrações

As vibrações são agentes físicos nocivos que afectam os trabalhadores e que podem ser provenientes das máquinas ou ferramentas portáteis a motor ou resultantes dos postos de trabalho.

As vibrações encontram-se presentes em quase todas as actividades, nomeadamente em construção e obras públicas, indústrias extractivas, exploração florestal, fundições e transportes.

Os riscos devidos a vibrações mecânicas têm efeitos sobre a saúde e a segurança dos trabalhadores e deles podem resultar perturbações musculoesqueléticas, neurológicas e vasculares, além de outras patologias.
3

Vibrações

As vibrações podem ser transmitidas ao corpo inteiro ou ao sistema mão-braço.

As vibrações que afectam o corpo inteiro são transmitidas através dos pés de uma pessoa em pé, através das nádegas de uma pessoa sentada ou através da área de suporte de uma pessoa deitada.

A vibração do corpo inteiro pode corresponder a posturas em pé, em solos ou plataformas em vibração ou à condução dos mais variados meios de transporte.

4

Vibrações

5

Vibrações

As vibrações que afectam o sistema mão-braço são transmitidas por máquinas ou ferramentas portáteis a motor, tais como martelos pneumáticos ou motosserras.

As vibrações transmitidas ao sistema mão-braço podem provocar afecções dos vasos sanguíneos e das articulações.

A situação mais comum traduz-se por uma diminuição da circulação com consequente perda de sensibilidade nas mãos e sobretudo nos dedos, sendo conhecida por síndroma de Raynaud ou síndroma dos dedos brancos.

6

7

Vibrações

O Decreto-Lei n.º 46/2006, de 24 de Fevereiro define:

- Vibrações transmitidas ao corpo inteiro: as vibrações mecânicas transmitidas ao corpo inteiro que implicam riscos para a saúde e a segurança dos trabalhadores, em especial lombalgias e traumatismos da coluna vertebral.

- Vibrações transmitidas ao sistema mão-braço: as vibrações mecânicas transmitidas ao sistema mão-braço que implicam riscos para a saúde e a segurança dos trabalhadores, em especial perturbações vasculares, neurológicas ou musculares ou osteoarticulares.
8

Vibrações

Para as vibrações transmitidas ao corpo inteiro, o Decreto-Lei fixa os seguintes valores:

- valor limite de exposição: 1,15 m.s-2 - valor de acção de exposição: 0,5 m.s-2

Para as vibrações transmitidas ao sistema mão-braço, o Decreto-Lei fixa os seguintes valores:

- valor limite de exposição: 5 m.s-2 - valor de acção de exposição: 2,5 m.s-2
9

Vibrações

O empregador deve assegurar ao trabalhador que tenha estado exposto a vibrações mecânicas superiores aos níveis de acção de exposição a vigilância de saúde adequada.

Sempre que seja excedido um valor limite de exposição, a periodicidade mínima da avaliação dos riscos é de dois anos.

Recomenda-se a consulta do Decreto-Lei n.º 46/2006, de 24 de Fevereiro

10

Kit para Medição de Vibrações no Corpo Humano (Bruel & Kjaer)

11

Vibrações
Controlo das Vibrações

O controlo das vibrações pode ser efectuado por três processos:

- redução das vibrações na origem; - diminuição da transmissão de energia mecânica a superfícies potencialmente irradiantes; - redução da amplitude de vibrações das superfícies irradiantes.

O controlo de vibrações na origem pode não ser exequível se requerer novo desenho do equipamento ou uma modificação onerosa.
12

Vibrações

O controlo de vibrações através de alterações no percurso de transmissão pode revestir duas formas:

- introdução de elementos resilientes, tais como molas e apoios em borracha ou fibra de vidro ou cortiça, que reduzem a transmissão de energia vibratória;

- tratamento amortecedor dos elementos estruturais que compõem o percurso de transmissão, de modo a absorver parte da energia vibratória produzida.

13

14

15

Vibrações

A redução da vibração de superfícies irradiantes conseguese através da adição de massas àquelas superfícies.

Se uma superfície vibra numa das suas frequências naturais, a junção de uma pequena massa pode conduzir a uma alteração daquela frequência e consequentemente à redução da vibração em causa.

16

Bibliografia

Manual de Higiene e Segurança no Trabalho, Alberto Sérgio Miguel, Porto

Editora, 2006

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful