You are on page 1of 2

O GÊNIO DO CRIME Uma reunião no quarto do Bolacha, todos tristes e desanimados. Um de cara inchada , outro de joelho machucado.

Edmundo chateado diz que o Sistema do Cambista era perfeito, não dá para segui-lo. A polícia fracassou, os detetives e nós fomos um fracasso.Agora que ele sabe de tudo vai ter muito mais cuidado e nada vamos conseguir, disse Pituca.Ele tem paciência de chinês, demora mais de duas horas só para fazer caminhos que despiste todos. Ele é osso duro de roer. Cada um dava uma explicação.Bolacha só escutava, comendo suas torradas. Passou geléia na torrada quentinha e ia comer quando de repente largou a torrada e gritou: - Pera aí ! Tem uma idéia dançando na minha cabeça e parece boa. Ela vai volta e não consigo pegar. Ele começou a andar até perto do trem elétrico e voltava. Todos estavam sem saber o que fazer. Achavam que ele estava em transe. Ele pedia silêncio para poder pegar a idéia quando ela chegasse.Foram muitas tentativas.Cada amigo dava uma explicação, e era uma pior que a outra.Pituca dizia que ele era metido, para ter idéia precisava tanto carnaval ?- Peguei ! - grita o gordo. Vamos seguir o cambista ao avesso.Todos ficaram assustados e pediram para explicar melhor.A idéia se resumia em esperar o cambista mais cedo e ver de onde ele vinha, no outro dia a mesma coisa até ver de onde ele saia, e depois do horário em que ele chegava em casa até o largo para saber onde era a sua casa e a fábrica clandestina.Todos gritaram abraçando o Bolacha e dizendo ser a melhor idéia que já tinham ouvido. Ele era o Gênio do crime ao avesso. Quando uma quadrilha de pilantras começa a falsificar as figurinhas de um álbum de futebol, seu Tomé pede a ajuda de Edmundo, Pituca e Bolacha, o Gordo, para encontrar os bandidos. E os três topam a parada, mesmo que para isso seja preciso mentir, arriscar a pele e até acampar às margens do Tietê. Impossível dizer qual é a melhor parte do livro: tudo é tão bem entrosadinho que uma trama não tem graça sem a outra e um resumo simplezinho acaba ficando chocho. O bom é ler e dar risada com a inteligência do Gordo, com o sotaque impagável de Mr. John Smith Peter Tony, o "detetive invicto", com os planos mirabolantes do anão. Contar mais nem é tirar a graça da história: é querer competir inutilmente com ela.

Fonte(s):
“ O Gênio do Crime”, de João Carlos Marinho (ed. Global) A história se passa no mês de outubro, na cidade de São Paulo. Nessa época, todos estavam com a mania de colecionar figurinhas da Copa do Mundo. Mas estavam sendo falsificadas muitas delas, e o dono da fábrica, seu Tomé, estava sem prêmios para entregar aos ganhadores. Um dia os ganhadores se revoltaram com a falta de prêmios e começaram a jogar coisas na fábrica. Edmundo, um dos meninos que estavam lá, achou que não precisavam fazer aquilo e que era melhor chamar um advogado. Alguns não gostaram e começaram a jogar pedras e xingar Edmundo, mas um garoto concordou e disse que seu pai era advogado. Foram todos ao escritório dele e a situação foi contornada. A fábrica voltou a dar os prêmios e seu Tomé foi agradecer a Edmundo e pedir para que ele investigasse o “caso”. Os pais de Edmundo ficaram muito assustados e bravos com seu Tomé, mas o menino reuniu sua turma – Pituca e Bolachão – para desvendar o mistério. Além deles,

Peguei ! .uma menina. Berenice. demora mais de duas horas só para fazer caminhos que despiste todos.A idéia se resumia em esperar o cambista mais cedo e ver de onde ele vinha.Foram muitas tentativas.Agora que ele sabe de tudo vai ter muito mais cuidado e nada vamos conseguir. não dá para segui-lo.Cada amigo dava uma explicação. Ele é osso duro de roer.Ele tem paciência de chinês.Todos gritaram abraçando o Bolacha e dizendo ser a melhor idéia que já tinham ouvido. Seu Tomé contratou um detetive internacional e aí fica a pergunta: quem conseguirá desvendar o mistério primeiro? Eles passam por muitas situações difíceis com um cambista e vários bandidos.grita o gordo. Todos estavam sem saber o que fazer. disse Pituca. e depois do horário em que ele chegava em casa até o largo para saber onde era a sua casa e a fábrica clandestina.Edmundo chateado diz que o Sistema do Cambista era perfeito. outro de joelho machucado. Vamos seguir o cambista ao avesso.Pituca dizia que ele era metido. Achavam que ele estava em transe. os detetives e nós fomos um fracasso. Ele começou a andar até perto do trem elétrico e voltava. A polícia fracassou. no outro dia a mesma coisa até ver de onde ele saia. Uma reunião no quarto do Bolacha. Passou geléia na torrada quentinha e ia comer quando de repente largou a torrada e gritou: .Bolacha só escutava. e era uma pior que a outra.Todos ficaram assustados e pediram para explicar melhor.Pera aí ! Tem uma idéia dançando na minha cabeça e parece boa. para ter idéia precisava tanto carnaval ?. Ele era o Gênio do crime ao avesso . todos tristes e desanimados. Ele pedia silêncio para poder pegar a idéia quando ela chegasse. Ela vai volta e não consigo pegar. também se envolve na aventura. comendo suas torradas. Cada um dava uma explicação. Um de cara inchada .

Related Interests