SEÇÃO I – CONJUNTOS

“A mão diligente dominará...” Pv 12.24

1. Definição
Conjunto é um agrupamento de elementos que possuem alguma característica em comum. Ex.: Conjunto de vogais do alfabeto Elementos: a, e, i, o, u. Conjunto das cores da bandeira brasileira Elementos: verde, amarelo, branco, azul. Quando precisamos dar nome a um conjunto, empregamos uma letra maiúscula do alfabeto: A, B, C, D, X, etc. A = conjunto de vogais do alfabeto A = {a, e, i, o, u} B = conjunto de cores da bandeira brasileira B = {verde, amarelo, branco, azul} Existem três maneiras diferentes para representarmos os elementos de um conjunto: a) Diagrama - os elementos do conjunto são colocados dentro de uma linha fechada:
A
verde azul amarelo branco

B

a o

e u

i

b) Listagem: - os elementos do conjunto são colocados entre chaves e separados por vírgulas: A = {a, e, i, o, u} B = {verde, amarelo, azul, branco} c) Representação por propriedade: A = {conjunto de vogais do alfabeto } B = {conjunto de cores da bandeira brasileira } P = { x | x é par e positivo } = { 2,4,6, ... }.
1.1 - Relação de pertinência:

Sendo x um elemento do conjunto A , escrevemos x ∈ A , onde o símbolo ∈ significa "pertence a". Sendo y um elemento que não pertence ao conjunto A , indicamos esse fato com a notação y ∉ A. O conjunto que não possui elementos é denominado conjunto vazio e representado por φ . Com o mesmo raciocínio, e opostamente ao conjunto vazio, define-se o conjunto ao qual pertencem todos os elementos, denominado conjunto universo, representado pelo símbolo U.

1.2 - Subconjunto:

Se todo elemento de um conjunto A também pertence a um conjunto B, então dizemos que A é subconjunto de B, ou seja, A está contido em B, e indicamos isto por A ⊂ B. Ou ainda podemos 1

(raiz não exata). Ou seja.. Exemplo: 0.3. c) Conjunto dos números racionais Q = {x| x = p/q com p ∈ Z . (número pi = razão entre o comprimento de qualquer circunferência e o seu diâmetro) 2. etc. 7 = 7/1.732050807. e) Conjunto dos números reais R = { x | x é racional ou x é irracional}. Existem infinitos conjuntos numéricos.0. (dízima não periódica) √ 3 = 1.5555. Observações: a) todo conjunto é subconjunto de si próprio.. 0.01=1/100. pois é sempre possível escrever uma dízima periódica na forma de uma fração.4.. o denominador..Conjuntos numéricos fundamentais Entendemos por conjunto numérico. (∅ ⊂ A) c) se um conjunto A possui m elementos então ele possui 2m subconjuntos.-1.3. não existe outra hipótese! 2 . -2/3.. d) um subconjunto de A é também denominado parte de A.. 0.1415926. qualquer conjunto cujos elementos são números.75=3/4.-3... com q. = 1/3. ou B contem A. 2 . diferente de zero.. ii) toda dízima periódica é um número racional. } b) Conjunto dos números inteiros Z = {. 0..dizer que B ⊃ A. = 5/9 d) Conjunto dos números irracionais I = {x | x é uma dízima não periódica}..-2..2. Exemplos de números irracionais: π = 3. q ∈ Z e q ≠ 0 }.. entre os quais os chamados conjuntos numéricos fundamentais. São exemplos de números racionais: 1/2.1. a saber: a) Conjunto dos números naturais N = {0. -4. Observações: i) N ⊂ Z ⊂ Q. Isto porque não existe divisão por zero!... Observações: a) N ⊂ Z ⊂ Q ⊂ R b) I ⊂ R c) I ∪ Q = R d) um número real ou é racional ou irracional. } Obs: é evidente que N ⊂ Z. ( A ⊂ A ) b) o conjunto vazio é subconjunto de qualquer conjunto.2..01001000100001...333.1.6.5. número racional é todo aquele que pode ser escrito na forma de uma fração p/q onde p e q são números inteiros. 3/8.

define-se o conjunto interseção A ∩ B = {x | x ∈ A e x ∈ B}. 3. define-se o conjunto união A ∪ B = { x | x ∈ A ou x ∈ B}. Propriedades a) A ∪ A = A b) A ∪ φ = A c) A ∪ B = B ∪ A (a união de conjuntos é uma operação comutativa) d) A ∪ U = U .3 .5} ∩ { 4.2.4. Percebe-se facilmente que o conjunto interseção contempla os elementos que são comuns aos conjuntos A e B.3. então dizemos que os conjuntos A e B são Disjuntos.2 . Exemplo: {0.3} ∪ { 3.5 } = { 0.1.4.União ( ∪ ) Dados os conjuntos A e B . Percebe-se facilmente que o conjunto união contempla todos os elementos do conjunto A e do conjunto B. Exemplo: {0.1. Propriedades: a) A ∩ A = A b) A ∩ ∅ = ∅ c) A ∩ B = B ∩ A ( a interseção é uma operação comutativa) d) A ∩ U = A onde U é o conjunto universo.Operações com conjuntos 3.1 .6.7} = {4}. onde U é o conjunto universo.Interseção ( ∩ ) Dados os conjuntos A e B . 3 .4. e) A ∩ ( B ∪ C ) = (A ∩ B) ∪ ( A ∩ C) (propriedade distributiva) f) A ∪ ( B ∩ C ) = (A ∪ B ) ∩ ( A ∪ C) (propriedade distributiva) g) A ∩ (A ∪ B) = A (lei da absorção) h) A ∪ (A ∩ B) = A (lei da absorção) Obs: Se A ∩ B = φ .5}.

+ ∞ ). Nota: O conjunto dos números reais ( R) pode ser representado na forma de intervalo como R = ( -∞ .A = φ c) A . p e q.∞ . q] = { x ∈ R | x ≤ q} (-∞ .B = {x | x ∈ A e x ∉ B}. 4 . TIPOS INTERVALO FECHADO INTERVALO ABERTO INTERVALO FECHADO A ESQUERDA INTERVALO FECHADO À DIREITA INTERVALO SEMI-FECHADO INTERVALO SEMI-FECHADO INTERVALO SEMI-ABERTO INTERVALO SEMI-ABERTO REPRESENTAÇÃO [p.7.A ( a diferença de conjuntos não é uma operação comutativa).3} = {4.{0. {1.q .A = ∅ d) A . é chamada amplitude do intervalo. valores maiores do que p.q] = {x ∈ R | p < x ≤ q} [p. Observe que os elementos da diferença são aqueles que pertencem ao primeiro conjunto.3. valores menores do que q. q) = { x ∈ R | x < q} (p. o intervalo é dito aberto. ∞ ) = { x > p } OBSERVAÇÃO inclui os limites p e q exclui os limites p e q inclui p e exclui q exclui p e inclui q valores maiores ou iguais a p.4. Se o intervalo incluir p e q . A tabela abaixo.{1.3 .q) = { x ∈ R | p < x < q} [p.q] = {x ∈ R | p ≤ x ≤ q} (p. sendo que a diferença p .7} .φ = A b) φ . chama-se intervalo a todo conjunto de todos números reais compreendidos entre p e q .3.∞ ) = {x ∈ R | x ≥ p} (. valores menores ou iguais a q.Intervalos numéricos Sejam dois números reais.q) = { x ∈ R | p ≤ x < q} (p.B ≠ B . o intervalo é fechado e caso contrário. 4 .2. define os diversos tipos de intervalos.5} . Exemplos: { 0. Os números p e q são os limites do intervalo.5.5}.3} = {5}. Propriedades: a) A . mas não pertencem ao segundo. podendo inclusive incluir p e q.Diferença: A .2.

5 .Número de elementos da união de dois ou mais conjuntos Sejam A e B dois conjuntos. e que na intersecção de A com B há 4 elementos.n(A ∩ B) Já quando temos mais de dois conjuntos é mais pratico o método dos diagramas de Euler-Venn. e somente se : existe : não existe : para todo (ou qualquer que seja) : conjunto vazio N: conjunto dos números naturais Z : conjunto dos números inteiros Q: conjunto dos números racionais Q'= I: conjunto dos números irracionais R: conjunto dos números reais 5 . na intersecção entre A e C há 3 elementos e os três conjuntos têm um elemento em comum. podemos escrever a seguinte fórmula: n(A ∪ B) = n(A) + n(B) . Obs: o número de elementos de um conjunto. na intersecção entre B e C há 3 elementos. A. 8 e 6 elementos. determine o número total de elementos da união dos três conjuntos: Solução: Símbolos : pertence : não pertence : está contido : não está contido : contém : não contém | : tal que : implica que : se. Representando o número de elementos da interseção A ∩ B por n(A ∩ B) e o número de elementos da união A ∪ B por n(A ∪ B) . tais que o número de elementos de A seja n(A) e o número de elementos de B seja n(B). é também conhecido como cardinal do conjunto. conforme exporemos no exemplo a seguir: Exemplo: Dado que os conjuntos. B e C possuem respectivamente 10.

d.d.g} e C = {a. Você poderá concluir que: 1) Existem torcedores do time A inteligentes.d. com 5 alternativas em que uma única é verdadeira. 5}.2.d.f}. ) Contem o conjunto dos números Inteiros. 5) Nada se pode concluir.g} e C = {a.3.A ∩ C 4-) Dados os conjuntos: A = {a.c.e. B = {a.d. B = {c. a. B = {c. 4) Todo inteligente é torcedor do time A. b) o conjunto A∪ B – C. d.d.d. 1.e. c) Intervalo fechado. A = {0.e. apresenta as seguintes alternativas: a)século XIX b)século XX c)antes de 1860 d)depois de 1830 e)nenhuma das anteriores Qual a resposta correta? 6 . d) Intersecção de conjuntos. então nenhum dos Gollums são definitivamente Wargs.f.(B ∩ C) = {a. ) Soma dos elementos de vários conjuntos. e) Q U I ( ( ( ( ) Parte comum entre conjuntos.e. determine: a) A – B b) C – B c) B – C d) C – A e) A ∩ B .c.g}. 2-) Dados os conjuntos abaixo.e.b. excluindo repetição.b. ) Diferença do conjunto universo. determine: a) o conjunto A – B.e.c.c. referindo-se à data de nascimento de um famoso escritor.f} ( ) (A ∩ B) ∈ A ( )d⊂B 5-) Considerando as afirmações: "Todos os torcedores do time A são fanáticos" e "Existem fanáticos inteligentes". C = {1.f. assinale V ou F: ( ) (A U B) ∩ C = {b. 3.c.f.b.4.g}. então é necessariamente verdadeiro que: a) algum A não é G d) algum G é A b) algum A é G e) nenhum G é A c) nenhum A é G 7-) "Se todos Wargs são Twerps e nenhum dos Twerps são Gollums.b.Um teste de literatura.e. ( ) Conjunto dos números Reais. b) União de conjuntos.Exercícios 1-) Associe as colunas: (podem haver repetições e espaços em branco) a) Conjunto dos números Naturais.f} ( ) A – B = {a.b.g} ( ) A . 3) Todo torcedor do time A é inteligente.g}.f}." Esta afirmação é: a) Verdadeira b) Falsa c) Nenhuma das duas 8-) FEI/SP .5} 3-) Dados os conjuntos: A = {a. 6-) Se é verdade que "Alguns A são R" e que "Nenhum G é R". g. 2) Nenhum torcedor do time A é inteligente.

O número de elementos de A ∩ B é 30.Viçosa) Fez-se em uma população. Em relação à população consultada e com o auxílio dos resultados da pesquisa tabelados abaixo: Nenhuma Marcas A B C A e B A e C B e C A. 66 dos clientes utilizam o serviço A. b) O número de pessoas que não consomem as marcas A ou C. B e C conjuntos finitos. 42 o serviço B. 18 A. B e C 22. B e C delas Número de Consumidores Determine: 109 203 162 25 28 41 5 115 a) O número de pessoas consultadas. foram servidas as sobremesas X e Y. 5 comeram a sobremesa X. B. d) A porcentagem de pessoas que consomem as marcas A e B mas não consomem a marca C. responda: A 8 3 5 2 12 4 6 C B a) Quantos consomem C? ___ d) Quantos não consomem o produto C? ___ b) Quantos consomem exclusivamente A? ___ e) Quantos consomem dois ou mais produtos? ___ c) Quantos consomem só um destes produtos? ___ 11-) FGV-SP . Então o número de elementos de A ∩ (B ∪ C) é igual a: a)35 b)15 c)50 d)45 e)20 12-) (UF . B e C. o número de elementos de A ∩ C é 20 e o número de elementos de A ∩ B ∩ C é 15. c) O número de pessoas que consomem pelo menos duas marcas. 15 mulheres que não usam óculos e 7 homens que usam óculos. 30 o serviço C.B e C. 18 pessoas que usam óculos. B e C. uma pesquisa de mercado sobre o consumo de sabão em pó de três marcas distintas A. quantos utilizam somente dois serviços? 14-) Numa sociedade. e A e C 19. C. 7 comeram a sobremesa Y e 3 comeram as duas.9-) Após um jantar.Sejam A. e) A porcentagem de pessoas que consomem apenas a marca C. 23 A e B. existem 35 homens (que usam óculos ou não). Quantas não comeram nenhuma ? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 0 10-) Dado que os diagramas abaixo representam o consumo dos produtos A. 13-) Uma empresa oferece 3 diferentes serviços: A. Qual o número de mulheres? 7 . Sabe-se que das 10 pessoas presentes.

Quantas pessoas foram pesquisadas? R.A política econômica do governo está correta.O governo tem apoio da maior parte da população. B . 370 17-) UFBA . 16. C . 5 visitaram Manaus e Salvador e . desses 5. ) Nenhuma das anteriores é falsa 16-) Uma pesquisa sobre determinado governo procurou levantar a opinião de várias pessoas sobre três pontos: A.15-) Numa cidade foi feito um levantamento para se saber quantas crianças haviam recebido as vacinas Sabin. Os três pontos pesquisados foram: A . B e C. em seguida se ela concordava com os pontos combinados dois a dois e. Paulo e 11. ) 4696 crianças receberam apenas a de Sarampo.O governo tem maioria absoluta no congresso. B e C 60 80 40 20 10 10 05 Nenhum dos três 225 A metodologia da pesquisa foi a seguinte: pergunta-se a uma pessoa se ela concordava simultaneamente com os três pontos. O número de estudantes que visitaram Manaus ou São Paulo foi: a) 29 b) 24 c) 11 d) 8 e) 5 8 . Desses estudantes. ) 3334 crianças receberam apenas a Tríplice. A pesquisa apresentou os resultados da tabela abaixo.35 estudantes estrangeiros vieram ao Brasil. ) 874 crianças receberam exatamente duas vacinas. se ela concordava com cada um dos três pontos indicados individualmente. finalmente. Tríplice e contra Sarampo. Os dados obtidos foram: Vacinas Sabin Tríplice Sarampo Sabin e Tríplice Sabin e Sarampo Tríplice e Sarampo Nenhuma Números de Crianças 5428 4346 5800 812 904 721 1644 Tríplice/Sabin/Sarampo 521 Assinale a alternativa V ou F: ( ( ( ( ( ) 4233 crianças receberam apenas a Sabin. 3 visitaram também São Paulo. S. Salvador. Pontos A B C A e B B e C A e C A. 16 visitaram Manaus.

300 acertaram o segundo. 340 candidatos acertaram somente um problema. 62 comem banana.000 eram paulistas e que apenas 4.O quádruplo do número de pessoas que gostavam de A e B.18-) No último clássico Corinthians x Flamengo. 85. quantos não eram flamenguistas? f) Dos cariocas que foram ao estádio. entre outros e conclui-se que o número de pessoas que gostavam de B era: I . Ninguém come só laranja. o número de pessoas que não gostavam de A é igual a: a)48 b)35 c)36 d)44 e)37 9 . e destes 21 comem também maçã. 33 comem banana e laranja.000 eram corintianos.A metade do número de pessoas que não gostavam de A nem de B. realizado em São Paulo. dos 100. 530 20-) USP-SP . Verificouse também que. Quantas pessoas foram entrevistadas? 22-) 52 pessoas discutem a preferência por dois produtos A e B.O dobro do número de pessoas que gostavam de A. 120 acertaram os dois e 250 erraram o primeiro. um estudante observa que: a) choveu 7 vezes.Depois de n dias de férias. verificou-se que só foram ao estádio paulistas e cariocas e que todos eles eram só corintianos ou só flamenguistas. Podemos afirmar então que n é igual a? 21-) Em uma pesquisa de opinião.000 paulistas torciam para o Flamengo. 45 afirmaram consumir maçã e banana. III . Pergunta-se: a) Quantos paulistas corintianos foram ao estádio? b) Quantos cariocas foram ao estádio? c) Quantos não-flamenguistas foram ao estádio? d) Quantos flamenguistas foram ao estádio? e) Dos paulistas que foram ao estádio.000 torcedores. Nestas condições. b) quando chove de manhã não chove à tarde. Quantos candidatos fizeram a prova? R. As opções eram: banana. laranja e maçã. 58 comem maçã. c) houve 5 tardes sem chuva. de manhã ou à tarde. quantos eram corintianos? g) Quantos eram flamenguistas ou cariocas? h) Quantos eram corintianos ou paulistas? i) Quantos torcedores eram não-paulistas ou não-flamenguistas? 19-) Numa empresa foi realizado um concurso escrito constituído de dois problemas. perguntaram aos entrevistados quais das três frutas a seguir relacionadas faziam parte da alimentação mensal de cada um dos entrevistados. 29 maçã e laranja. II . 84. d) houve 6 manhãs sem chuva.