P. 1
In Caper

In Caper

|Views: 296|Likes:
Published by Janssen Corrêa

More info:

Published by: Janssen Corrêa on Oct 22, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/22/2011

pdf

text

original

LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentidos próprio e figurado. Ortografia. Pontuação.

Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordâncias verbal e nominal. Regências verbal e nominal. Crase. Figuras de sintaxe. Vícios de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa). Processos de coordenação e subordinação. Sintaxe. Morfologia. Estrutura e formação das palavras. Discursos: direto, indireto e indireto livre. Colocação pronominal. INFORMÁTICA Conhecimentos sobre princípios básicos de informática. Microsoft Windows. MS Office: Word, Excel e PowerPoint. Internet Explorer. BrOffice. REALIDADE, SOCIAL, ECONÔMICA E AMBIENTAL DO ESPÍRITO SANTO -Formação histórica, econômica, social e cultural do Espírito Santo; -Povoamento e agricultura no Espírito Santo; -Expansão da cafeicultura; Crise cafeeira e o projeto industrializante; -Consolidação do modelo urbano industrial; -As grandes regiões agroclimáticas do Espírito Santo; -Os projetos de desenvolvimento; O Espírito Santo e sua política de desenvolvimento regional; O desenvolvimento econômico e a hegemonia do grande capital; -Crescimento econômico, urbanização e dinamização do setor terciário; -Crescimento e modernização da agricultura capixaba; As estratégias de desenvolvimento agroambiental no Espírito Santo; - Aspectos sócioambientais dos projetos de desenvolvimento implantados no Espírito Santo; estrutura fundiária; territórios rurais no Espírito Santo (cidadania e territórios de identidade). PARA O CARGO DE AGENTE DE DESENVOLVIMENTO RURAL (EXTENSÃO) – ENGENHEIRO AGRÔNOMO -Agricultura: fatores edafo-climáticos (temperatura, disponibilidade de água, umidade relativa do ar, luminosidade, acidez/alcalinidade e aeração). -Fertilidade dos solos e nutrição mineral de plantas (elementos essenciais e sua disponibilidade, adubação e fertilizantes, correção do solo e corretivos). -Tratos culturais (principais práticas culturais e particularidades de lavouras de importância econômica). - Calendário agrícola (épocas de preparo do solo, de plantio, de realização de tratos culturais, e da colheita das principais culturas nas diversas regiões do Brasil). -Controle de ervas daninhas (diferentes métodos e sua eficiência). -Principais pragas e doenças e métodos de controle. -Pecuária: bovinocultura (de corte e leiteira), suinocultura e avicultura: manejo (conhecimento das particularidades de cada espécie explorada). Sanidade (controle e prevenção das principais doenças e parasitoses). Principais raças e aptidões. Reprodução (ciclo reprodutivo e técnicas promotoras de maiores produtividades). Índices zootécnicos (taxas de natalidade, desfrute).

-Conhecimentos acerca dos planos e programas do governo do Estado do Espírito Santo e da Secretaria de Estado da Agricultura. aplicada a mapeamentos de solos. -Administração de propriedades rurais para ordenamento de atividades produtivas. -Políticas públicas (nacional e estadual) de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. -Agroecologia. Relação da agricultura familiar com o mercado. características físicas. Programa Nacional de Ater na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater). principais atributos do solo para fins de classificação. químicas e mineralógicas dos solos. -Comercialização. Boas práticas agropecuárias. Abastecimento. -Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. -Atividades e serviços agropecuários e não agropecuários. Desenvolvimento rural sustentável. Abordagem sistêmica. Metodologias participativas de extensão rural.-Economia Agrícola: interpretação analógica e digital de imagens obtidas através de sensores remotos. -Multifuncionalidade e pluriatividade da agricultura. Associativismo e cooperativismo. Política Nacional de Desenvolvimento Territorial. Aquicultura e Pesca. gênese do solo. -Estudos de caráter socioeconômico em agronomia como base para planejamento das atividades. Lei 12. -Métodos e meios da extensão rural. Teorias e conceitos de agricultura familiar. processos e fatores de formação dos solos. aplicações dos estudos / levantamentos de solos.188/2010 (Lei de Ater). inclusive para obtenção de financiamento com instituições bancárias. História do desenvolvimento da Ater no Brasil. Organização rural. -Política Nacional de Ater para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater). Papel do extensionista para o desenvolvimento rural. -Noções de pesquisa e experimentação agropecuária .

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->