Zang fu – Auteroche Esta teoria estuda a actividade fisiológica das vísceras, suas modificações patológicas e relações recíprocas, englobando

também a relação entre os Zang fu com os tecidos, pele, carne bem como com os órgãos dos sentidos, nariz, boca…

CORAÇÃO
- Comandar os vasos, encerrar o Shen, a sua abertura está na

língua, sendo protegido por ataques nocivos pelo “invólucro do coração” o Xin Bao Luo.

Funções:
O coração governa o sangue e os vasos
Impulsiona o sangue para que este circule nos vasos Pode ser dividido em duas “funções” distintas - Governa o sangue – Mover e impulsionar o sangue. O pulmão ajuda, já que é este que governa o Qi. - Governar os vasos – manter os vasos cheios e em bom estado. Quando o Qi do Coração é abundante o sangue circula sem parar e pode corresponder às necessidades de todo o organismo. A força e a fraqueza desta circulação reflectem os estados dos pulsos e as alterações da cor do rosto. O Qi do coração é abundante: - Vasos cheios, pulso tranquilo, rosto rosa e brilhante O Qi do coração é insuficiente - Pulso vazio, ou ténue e fraco. Rosto pálido Desaparecimentos súbito do sangue do Coração - Rosto branco, baço. Rosto e pele descorados Há estagnação de sangue - Pulso rugoso, o rosto Roma uma cor azulada, a cair para o roxo.

O coração encerra o Shen
Manifestação externa da vitalidade do corpo, representando a consciência que comanda o Coração.

Realiza os processos de recepção de fenómenos vindos do exterior e da produção de actividade mental. O sangue é o suporte material da consciência. Quando o sangue e o Qi do Coração são abundantes, o pensamento é vivo, o pensamento é claro. O inverso pode suscitar insónias, abundância de sonhos, amnésia, agitação mental. A sua manifestação é no Rosto, a sua abertura na Língua. Na Língua acontecem várias manifestações, tal como no Rosto. Pode-se apresentar pálida, arroxeada, com varicosidades… Afecta o Discurso, na sua forma e conteúdo.

BAÇO
Está situado no Aquecedor Médio e as suas principais funções são de dirigir o transporte / transformação do Jing Qi dos alimentos, a subida do que é puro, de conter o sangue nos vasos.
Transporte e transformação das matérias nutritivas, faz subir o que é puro. a) Transformação e transporte do Qi . O Qi do Baço separa a essência dos alimentos e transforma em Jing Qi adquirido. . O Qi do Baço transporta a essência, fazendo-a subir aos Pulmões e ao Coração onde é transformada em Qi e em sangue.
. O Qi do Baço envia a essência dos alimentos para todo o corpo.

Um mau funcionamento desta função pode levar a alterações digestivas, dilatações abdominais, fadiga, emagrecimento. b) Transformação, separação e movimento dos líquidos orgânicos (via das aguas) . O Qi Baço separa os líquidos puros dos impuros. . Transporta os líquidos puros, fazendo-os subir aos Pulmões para serem distribuídos pela pele. Um mau funcionamento desta função pode levar ao Edema generalizado . Transporta os líquidos impuros, fazendo-os descer ao Intestino Delgado.

c) Transporte e transformação da humidade . O Qi do Baço transporta o excesso de líquidos nos meridianos, tecidos e órgãos para fora do corpo onde são eliminados.

O baço retém o sangue nos vasos
O Qi do Baço permite ao sangue correr livremente e impede que se espalhe fora deles. Um enfraquecimento, leva a que o sangue transborde. Hematomas

O Baço comanda a carne e os membros
O Baço é o órgão que tem a função de silo, rege o transporte e a transformação da essência dos alimentos a fim de produzir e nutrir os músculos.

A abertura do Baço é na boca, sua manifestação externa são os Lábios.
Quando o baço está em vazio, o Qi e o Xue ficam em fracos, a boca e os lábio ficam pálidos, secos, ou murchos e amarelos. Se estiver normal, os lábios estão vivos e húmidos.

A subida do Qi
- O não haver subida do Qi pode acontecer a queda dos órgãos – Aptose Esta subida mantém os órgãos nos seus lugares. - Subida do Yang Qi brilhante ou do Yang Qi vertical. É o que nos permite ver , ouvir, falar. - Subida do Jing Qi para o Pulmão - Subida dos Jin Ye para o Pulmão

Yi

Pensamento, Memória O mau funcionamento do Baço pode levar a: - Obsessão - Manias - Perfeccionismo excessivo.

PULMÃO
Órgão impar, situado no Aquecedor Superior. Dirige o Qi, governa a Difusão, controla a descida e a eliminação, regula a circulação na via das águas.

Dirige o Qi ; Governa o Qi
Dirige o Qi da Respiração, especifico, para formação do Zong Qi, como também o Geral, Qi em todo o corpo. Faz o transporte generalizado, dinamização do movimento do Qi. Se o Qi do Pulmão for insuficiente aparecem problemas como a respiração sem força, ou a falta desta, voz baixa, astenia.

O Pulmão controla a descida e a eliminação ( e regula a via das aguas)
Do Qi
a) Descida do ar inspirado
. O Qi do Pulmão desce, transportando o ar inspirado até aos Rins. Os Rins devem segurar o ar inspirado.

Um mau funcionamento pode levar ao aparecimento de sinais como peito oprimido, tosse, asma.

Dos líquidos orgânicos
b) Descida dos líquidos orgânicos . O Qi do Pulmão faz descer os líquidos orgânicos aos Rins e Bexiga.

Um mau funcionamento pode levar a micção difícil, edemas

Rege a difusão
Sempre para o espaço entre a pele e os músculos a) Distribuição do Qi defensivo . Distribui o Qi defensivo (Wei Qi) por todo o corpo no espaço entre os músculos e a pele. b) Distribuição dos líquidos orgânicos . Distribui os líquidos orgânicos por todo o corpo no espaço entre os músculos e a pele. . Humedece a pele. . Regula a abertura e o encerramento dos poros e a transpiração

A abertura do Pulmão é no Nariz.
Já que é aqui por onde passa a respiração, esta torna-se a sua abertura.

Manifesta-se na pele e no pelo
Alterações de cor e textura.

Alberga a alma corpórea
. Sentimento - tristeza e perda

RIM
Têm três funções principais - armazenar a essência - Governar a agua - Receber o Qi

Está também ligado ao crescimento e à reprodução

A sua abertura é nas Orelhas, governam os orifícios da parte inferior. A sua manifestação é nos cabelos
Mais propriamente na sua VITALIDADE.

Armazena o Jing, rege o crescimento e a reprodução
Jing inato e adquirido. Rege o crescimento e a reprodução através de ciclos de desenvolvimento. São de 7 em 7 anos nas Mulheres, de 8 em 8 nos Homens. A essência do Rim . É constituída pelo Jing inato e pelo Jing adquirido. . Controla as diversas fases do desenvolvimento humano (nascimento, puberdade, menopausa e morte) . Produz a medula óssea. . Está na base da formação do Qi do Rim e do Yuan Qi: . A essência do Rim é transformada em Qi do Rim pela acção aquecedora e evaporadora do Fogo do Rim. . A essência do Rim ao ser dinamizada pelo Qi do corpo (em geral) forma o Yuan Qi.

Os rins governam a agua ( via das aguas)
Abrir e fechar o portão
. Abre e fecha o portão de modo a controlar o fluxo dos líquidos orgânicos no aquecedor inferior.

Apoiar a Bexiga . Providencia o Qi para que a Bexiga possa armazenar e transformar a urina. Controlar a função dos Intestinos
. Controla a função dos Intestinos na separação dos líquidos orgânicos.

Humedecer os Pulmões . Vaporiza líquidos orgânicos para os Pulmões não secarem. Apoiar o Baço . O Yang do Rim dá ao Baço o calor que ele necessita para manter a sua função de transporte e transformação dos líquidos orgânicos

Asseguram a recepção do Qi
O Zong Qi desce do Pulmão onde deve ser recepcionado e “agarrado” pelo Rim

Produzem a Medula, governam os ossos, sua manifestação está nos cabelos
O Jing forma a medula, que é considerada uma víscera extraordinária. Esta medula vai alimentar a: - Medula dos ossos (daí se dizer que governa os ossos) - Espinal-medula - O cérebro ou mar das medulas

ZHI
Força de vontade Qualidade mental, psíquica. É o que nos dá a Persistência. A energia para nos mantermos mesmo quando as adversidades são muitas. Há diferença entre o Zhi e o impulso inicial que é dado pela Vesícula. Um é a continuação o outro é o inicio.

FIGADO
As funções principais do Fígado são de “aplainar e assegurar a regulação; de encerrar e conservar o sangue; de comandar os tendões.

Função de aplainar e assegurar a regulação
Actua na circulação e regulação do Qi. Assegura o bom andamento e a facilidade dos movimentos e transformação do Qi. Garante assim a regulação da actividade dos órgãos e vísceras. Manifesta-se em três direcções: - Regulação dos sentimentos A actividade mental e afectiva é uma das manifestações do Shen, que é comandada pelo Coração e mantém relações estreitas com o Fígado. A função do Fígado de assegurar um livre fluir do Qi tem um efeito fundamental no estado emocional. Se a função está normal, o Qi fluí livremente e a vida emocional está feliz. Se a circulação livre do Qi está lesada, a circulação do Qi está lesada, a circulação do Qi está obstruída, o Qi fica restringido e ocasiona frustração emocional, depressão, ou raiva contida , acompanhada por sintomas como a dor no hipocôndrio, a sensação de opressão no peito, irritabilidade etc. A raiva faz com que o Qi suba e estagne no peito. - Regulação da digestão e assimilação Actua sobre a digestão, de um lado ajudando os movimentos de subida e de descida do Qi do Baço e do Estômago, do outro lado pela formação de Bílis a partir do Qi excedente do Fígado. No estado saudável, esta função do Fígado assegura a assiste a função digestiva do Estômago e do Baço, ou seja a existência de dois movimentos distintos de Qi, ao nível do Aquecedor Médio. Se existe estase de Qi do Fígado este pode invadir o Estômago, impedindo a descida de Qi do Estômago, com o aparecimento de sintomas como: os arrotos, regurgitação ácida, náusea ou vómito. Se invade o Baço, obstrui a sua função de transformação e transporte, impedindo o Qi do Baço de subir de que resulta, habitualmente, uma diarreia.

- Movimentação do Triplo Aquecedor, liberação das via das aguas Comanda a movimentação do Triplo Aquecedor.

Conservar e encerrar o sangue
O Fígado é o orgão mais importante no armazenamento do Sangue e ao fazer isto, ele regula o volume do Sangue em todo o corpo, em qualquer altura. a) O Fígado regula o volume de Sangue no corpo de acordo com a actividade física. Quando o corpo está em repouso o Sangue volta ao Fígado, quando o corpo está activo o Sangue vai para os músculos. Ao regular o volume de Sangue o F. exerce uma acção determinante no nivel energético da pessoa. Se existe uma perturbação nesta função haverá falta de Sangue e de nutrição onde e quando é necessário, e a pessoa cansar-se-á fácilmente. As funções do F. de armazenar e regular o Sangue influência indirectamente a resistência do corpo contra os factores patogénicos (outros como o Qi do Pulmão e o Qi defensivo, têm uma influência directa). Contudo, se a pele e os músculos não forem bem nutridos pelo Sangue apresentam maior debilidade na luta contra os factores patogénicos. b) A função do Fígado de armazenamento do Sangue tem uma influência marcada na menstruação e na prática clínica. Se o Fígado armazena o Sangue normalmente, não existem problemas menstruais. Se o Fígado está deficiente, haverá amenorreia (ausência dos períodos menstruais) ou oligomenorreia. Se o Sangue do Fígado está em excesso ou quente, haverá menorragia (perda excessiva de sangue durante a menstruação) ou metrorragia. Muitos dos problemas ginecológicos derivam de alterações do Qi do Fígado ou do Sangue. Se existe Estase do Qi do Fígado, esta pode causar estase de Sangue e períodos dolorosos com tensão pré-mestrual e aparecimentos de coágulos no Sangue menstrual. Também uma perturbação da função de armazenamento do Sangue do Fígado afecta o equilíbrio dos meridianos Ren Mai e Chong Mai, os dois vasos curiosos que apresentam uma relação estreita com o útero.

O Sangue do Fígado também humedece os olhos e os tendões. Se o Sangue do Fígado está deficiente, haverá visão turva, espasmos musculares e contracturas ou tensão nos tendões. Por outro lado, existe uma influência recíproca entre o Fígado e o Sangue. - Se o Sangue está deficiente ou tem calor, pode afectar a função do Fígado. - Se a função do Fígado está perturbada pode afectar a qualidade do Sangue, causando certo tipo de doenças de pele como eczemas ou a psoriasis.

Função de comandar os tendões e de ter a sua aparência exterior na unhas
A aparência exterior vê-se nas unhas. As unhas são um produto subsidiário dos seios – dependem do Sangue do Fígado. Se falta nutrição e humedecimento às unhas estas tornam-se quebradiças, secas e escuras. Pode comandar os tendões e bainhas musculares porque o sangue alimenta os. O estado dos seios, incluindo os tendões, afecta a capacidade de movimento do corpo e esta depende da nutrição e humedecimento do Sangue do Fígado. “O Qi do alimento entra no Estômago, a essência refinada é extraída dos alimentos, vai para o Fígado e o Qi em excesso do Fígado flui para os seios. Se o Sangue do Fígado é abundante os seios são humedecidos e nutridos assegurando a suavidade dos movimentos articulares e das acções musculares.

Tem a sua abertura nos Olhos
O Qi e o Sangue do Fígado irrigam os olhos

Alberga a Alma Etérea
O Hum é Yang por natureza (opõe-se à alma Corpórea) e depois da morte sobrevive ao corpo, fluindo para um mundo de energias, subtis, não-materiais. Influencia a capacidade de planear a vida e de encontrar um sentido para a mesma. Influencia capacidade de planear a vida.

Bom equilíbrio do Qi do Fígado – criatividade e tomada de decisões O Vento afecta o Fígado O Fígado pode causar convulsões O Fígado chega do lado esquerdo

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful