OS NOMES DE DEUS NA BÍBLIA: YHWH – é formado pelo tetragrama (termo grego com o significado de “quatro letras”) que indica

o nome divino de Deus. Na tradição hebraica pós-bíblica significa o nome próprio de Deus. Nas traduções católicas o nome é traduzido como “Senhor”; nas protestantes como o “Eterno”. O tetragrama – YHWH – particularidade exclusivamente hebraica, é o que aparece com maior freqüência nas Escrituras (5.372 vezes) exceção feita no Cântico dos cânticos, Éster e Eclesiastes. Analisando o contexto de Ex 3, a revelação do nome foi feita numa declaração em primeira pessoa – “ehyé” – que equivale a “eu sou”, mas o sentido mais provável é o de “estar”: Deus Está Conosco. ELOHIM, EL ELOHIM é o segundo nome divino mais citado nas Escrituras (2.523 vezes) menos em Abadias, Cântico dos cânticos, Éster e Lamentações. Do ponto de vista lingüístico, ELOHIM pode ser plural do nome divino EL que aparece 230 vezes em toda a Bíblia hebraica. Do ponto de vista semântico o nome ELOHIM significa “Verdadeiro Deus”, “O Deus Da Verdade E Da Justiça...” Existem nomes chamados teofóricos (nome de pessoas que contêm um nome divino) compostos com o prefixo ou com o sufixo EL, como por exemplo Natana’el, “Dado Por Deus”, El’azar (Eleazar), “Deus Ajudou”, etc. ‘ELYON – é termo de origem Cananéia que aparece 31 vezes com o significado de “Elevado”, “Altíssimo”, podendo ser um nome divino ou um atributo, como é o caso de expressão El ‘eliyon, com a intenção de afirmar a superioridade de El sobre todos os outros deuses. Em Gn 14,17-20, El’eliyon é o Deus de Melquisedec. ADONAI – é o nome divino que aparece em textos proféticos ou poéticos. ADONAI é plural de ADON, termo semítico que significa “Senhor”. A palavra ADON em (Dt 10,17: adon kol há-adonim), quer dizer, “Senhor Dos Senhores”; com a criação (Sl 97,5: adon kol há-arez),” Senhor De Toda A Terra” e, também era atribuído a qualquer personagem de destaque na sociedade. SHADAI ou EL SHADDAY – aparece 48 vezes nas Escrituras hebraicas (31 em Jô, 9 no Pentateuco e 8 nos demais livros).

Sua etimologia indica que o nome pode derivar do acádio “SHADU”, “Rocha”, “Montanha” (Deus Das Montanhas), ou “Shedu”, “Demônio”, sendo este pouco provável ou ainda ,” SHE-DAY”(aquele que é suficiente a si mesmo) Mas estudos recentes demonstraram que “SHADU” = “MONTANHA” pode significar “seios”, “mamas” (em hebraico, shaddayim – Gn 49,25): por EL SHADDAI... benção das mamas e dos seios; Gn 17,2; 27,1s. 35,11; 49,25 – denominação de EL SHADDAI ligada à fecundidade. Em nossas Bíblias tem o significado de ação de um SER FORTE.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful