.

O ciclo celular apresenta mecanismos de regulação que actuam em diferentes momentos. .

.

.

para além de permitir o crescimento de serespluricelulares é fundamental na manutenção da integridade dos indivíduos adultos. .A divisão celular.

. Também a regeneração de tecidos depende de divisões celulares.

.

a mesma informação genética. . no seu núcleo. As células de um organismo. que provieram da célula-ovo por divisões mitóticas sucessivas. por isso. contêm. exatamente os mesmos cromossomas e.

onde assumem formas e funções completamente diferentes. . As células constituem tecidos e órgãos muito diversos.

um conjunto de processos através dos quais células geneticamente idênticas se especializam no sentido de desempenharem uma ou várias funções. . Ao longo do desenvolvimento de um indivíduo ocorre. em regra.

Calcula-se que cada célula diferenciada possua. apenas 5% a 10% do seu DNA activo. . num determinado momento.

Steward. . Estavam dados os primeiros passos da clonagem. trabalhando com cenouras. J. Em 1950.obteve plantas completas a partir decélulas diferenciadas da raiz.

conseguiram obter girinos. Transplantando núcleos de células especializadas de um girino para óvulos cujo núcleo tinha sido destruído. .

em determinadas circunstâncias. as células diferenciadas podem perder a sua especialização. transformando-se em células indiferenciadas. Verifica-se que. .

.

.

.

NunoCorreia09/10 .

. Mudanças reversíveis num determinado tipo de células que são substituídas por células de outro tipo.

alterando. Os elementos provenientes do ambiente ativam a expressividade de determinados genes em detrimento de outros. . assim. o tipo de célula e a sua função.

S .

_WWWZ`[_\^[bWZWZ`W_ V[STWZ`WS`bSS W \^W__bVSVWVW VW`W^ZSV[_YWZW_W VW`^WZ`[VW[a`^[_ S`W^SZV[S__ [`\[ VW U aSWS_aSXaZ [ .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful