Os quatro erros…

A revista Isto É publicou uma excelente entrevista com Roberto Shinyashiki, médico psiquiatra, com Pós-Graduação em administração de empresas pela USP, consultor organizacional e conferencista de renome nacional e internacional. Aqui verá uma das perguntas da entrevista e a respectiva resposta. Medite sobre ela.

ISTO É – Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus, isso é verdade? Shinyashiki - A sociedade quer definir o que é certo. São quatro loucuras da sociedade:

A primeira, é instituir que todos têm de ter sucesso, como se ele não tivesse significados individuais.

A segunda loucura é: Temos que estar felizes todos os dias.

A terceira é: Temos que comprar tudo o que pudermos. O resultado é este consumismo absurdo.

Por fim, a quarta loucura: Temos de fazer as coisas da maneira acertada. A maneira certa não existe. Não há um caminho único para se fazerem as coisas.

As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito.

Existem pessoas que dizem que não serão felizes enquanto não se casarem, enquanto outras, dizem-se infelizes justamente por causa do casamento. Podemos ser felizes a comer um gelado, em ficar em casa com a família ou amigos verdadeiros, a levar os filhos a brincar ou indo à praia ou ao cinema.

Quando eu era recém-formado, trabalhei num hospital de pacientes terminais. Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu procurava conversar com eles na hora da morte. A maior parte agarra o médico pela camisa e diz:

"Doutor, não me deixe morrer. Eu sacrifiquei-me a vida inteira, agora eu quero aproveitá-la e ser feliz". Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas.

Ninguém, na hora da morte, diz ter-se arrependido por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou acções, ou por não ter comprado isto ou aquilo, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.
Roberto Shinyashiki

” Todos, na hora da morte.... dizem arrepender-se de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.”

”Aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas”

PENSA... E… MEDITA! Isto parece-se com alguma coisa da tua vida?

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful