Para ajudá-lo a encontrar respostas claras e concretas às suas perguntas

ARTES ADIVINHATÓRIAS
O I CHING

O I Ching ou Livro das Mutações
Os tempos mudam, os costumes evoluem, mas as preocupações dos homens continuam a ser as mesmas. Livro de oráculos e de sabedoria, o I Ching adapta-se a todas as circunstâncias da vida.

O

I Ching, ou Yi-King, é com a Bíblia, u m dos livros mais an­ tigos. Foi redigido durante o primei­ ro milênio antes da nossa era, por u m ou vários autores, na época em que, na outra parte do m u n d o , a Bíblia tinha ao mesmo tempo os seus pri­ meiros redatores. Durante três mil anos, exerceu uma in­ fluência dominante na cultura e no pen­ samento dos povos da China e da Ásia. Nos séculos VI e V a. C , Confúcio e Lao-tsé, os dois grandes mestres da fi­ losofia chinesa, inspiraram-se nele e a ele dirigiram suas referências e comen­ tários. Assim, a mentalidade e o modo de vida dos chineses impregnaram-se com os axiomas do Livro das Mutações. Ao longo dos séculos foram integrados tanto na vida cotidiana dos camponeses como na arte de governar dos imperadores da China. A famosa revolução cultural não foi suficiente para anular a veneração dos chineses por este livro. Consultam-no sempre através dos adi­ vinhos que oficiam na praça pública ou nas ruas das grandes cidades da China.

0 PRINCÍPIO DO I CHING Tal como a Bíblia, o I Ching deu lugar a lendas e mistérios que lhe conferi­ ram um caráter esotérico e místico. Não obstante, foi redigido a partir de um sistema básico e binário de uma grande simplicidade, sendo posterior­ mente aperfeiçoado pelo homem da Antigüidade para, tal como a astrolo­ gia, organizar e compreender o mun­ do. Este sistema sobejamente conhe­ cido é o do yin e yang, o grande princípio dualista da filosofia chinesa. N o começo, os livros de oráculos e as artes adivinhatórias estabelecidos pelos nossos antepassados ofereciam duas respostas possíveis: sim ou não. N o I Ching, o sim é representado por um traço inteiro (-) e o não por uma linha dividida (—). Pouco a pouco, as per­ guntas dos homens começaram a pedir respostas mais sutis, mais matizadas. A partir do sim e do não, do traço in­ teiro e da linha dividida, foram criadas combinações desdobrando e triplican­ do os traços, acabando por acoplar duas combinações de três linhas inteiras e linhas divididas, formando deste modo os 64 hexagramas que compõem o 7 Ching. A FILOSOFIA DO I CHING Cada um dos nossos atos tem um efeito nos movimentos do universo, do céu e da Terra, nas manifestações da natu­ reza. A partir daí, o universo e a natu­ reza são considerados um grande livro aberto. Ao consultar este livro, cada um se interroga a si próprio, já que o mundo é feito à nossa imagem. Ao consultar o oráculo do I Ching, a pes-

0 que significa I Ching?
I (ou também Yi), em chinês, é um camaleão, um réptil que adota a cor do ambiente que o rodeia para se confundir e dissimular nele. 0 camaleão é o símbolo da mudança ou da transformação que se efetua de acordo com as circunstâncias e o momento oportuno. Animal onisciente, ao qual nada lhe escapa devido à extrema mobilidade de seus olhos, o camaleão é dotado do poder de transformação. Ching (ou também King), em chinês, faz alusão à trama de um tecido no qual, na China antiga, se envolviam os livros sagrados. Literalmente, poderíamos traduzirIChing como "a textura do camaleão" ou "a textura do animal que se transforma", que é uma das metáforas mais apreciadas pelos chineses para designar o Livro das Mutações. ..

Diagramas, trigramas e hexagramas
Um diagrama é um esquema que representa o desenvolvimento e as vibrações de um ou vários fenômenos. Por exemplo, utiliza-se um diagrama para acompanhar a progressão ou regressão de um doente. Um trigrama é composto por três traços, linhas ou elementos que servem de referências gráficas. E um hexagrama é composto por seis traços, linhas ou elementos. Os trigramas do I Ching são constituídos por três traços inteiros e/ou divididos, e os hexagramas, de seis traços inteiros e/ou divididos, isto é, por dois trigramas.

fere. N o entanto, esta mobilidade ou esta mutação permanentes dos elemen­ tos da natureza que se combinam em cada instante não c senão uma cons­ tante da vida. Daí, a constante paradoxal e genial dos criadores do I Ching, segundo a qual "a transformação é o imutável". O sistema do I Ching baseia-se na permanência da transformação constante das coisas deste mundo, que atua também den­ tro de nós. Em outras palavras, se existe um princípio fiável e imutável neste mundo, é o da transformação. Tudo passa, tudo muda, tudo está por acon­ tecer, tudo se transforma. É esta a filosofia do I Ching.

Os oito trigramas doIChing

A CONSULTA DO ORÁCULO DO I CHING pessoa pede uma resposta a si mesma, uma Antigamente, consultava-se o I Ching verdade contida nos axiomas de sabe­ com pés de aquiléia (Aquillea mille¬ doria, compostos segundo as combi­ folium), uma planta também chamada nações dos 64 hexagramas do I Ching. "milefólio" e utilizada com diversos Como traduzir, com palavras e com fins pelos antigos chineses. Com este metáforas, o que muda e se transforma jogo de pés de aquiléia foi criado o jogo constantemente? De fato, no grande da destreza, chamado mikado. Porém livro do universo e da natureza tudo é comum hoje em dia consultar-se o muda e se transforma. Inclusive a ver­ oráculo do I Ching com três moedas, dade também muda e se transforma. nas quais estão gravadas numa face Conforme o momento, as circuns­ (com o valor 2) os ideogramas chineses, tâncias e as situações e o indivíduo, a e na outra (com valor 3), os oito tri­ verdade não é a mesma, a resposta di­ gramas.

0 I Ching é constituído por oito trigramas principais que se combinam em 64 hexagramas. Tal como se explica nesta edição do I Ching, o hexagrama 42 corresponde a "Yi" (a Evolução).

42. Yî: Evolução

Evolução
YI é a retidão inata, o sentido do dever que faz ganhar altura à estatura moral; segundo Confúcio e seus discípulos, trata-se de uma das virtudes cardeais do homem, cujo desenvolvimento constitui a finalidade da educação (cfr. o hexagrama 37). 0 hexagramaYîentende-se também como o esforço consciente de encarnar, no âmbito humano, a lei universal. 0 signo confere ao caráter a necessária plenitude; com efeito, para que o caráter seja bom em sentido completo, não basta a elevação mística, sendo também necessário existir grandeza, por issoYîdefine o crescimento orgânico da personalidade. Através das difíceis experiências de Kien, Kieh e Sun, chegamos preparados ao tempo da plenitude, da conquista, da consciência e do conhecimento, ou seja, ao tempo de Yi,

As linhas
As linhas mutantes enriquecem o pensamento da fórmula sapiencial e a sugestão da imagem, como o refrão de uma canção. O primeiro nove; Vantajoso comprometer-se em tarefas importantes. Grande fortuna. Nenhum erro. Quando a experiência souber dar ao caráter a força necessária e à mente a lucidez de juízo, tudo se poderá tentar. É, pois, tempo de grandes realizações, de fervor, de satisfações inimagináveis, basta ter a coragem de experimentar embora, como sempre, comporte um certo risco e exija uma boa dose de coragem.

Elemento: Metal. o norte. Reina no Sul. re­ presenta a Terra. com os agentes do Zodíaco chinês. de acordo com a tradição chinesa. com­ posto de três traços contínuos. assim como com uma direção e. o I Ching. o este e o sudeste. na qual há mais de história do que mito. N Esta estrutura é lida tal como é representada pelos chineses: o norte em baixo e o sul em cima. des­ cobriu semelhanças entre as marcas inscritas em seu corpo e as existentes no céu. Estação: Verão. Segundo a lenda. cada um deles orientado em di­ reção ao ponto cardeal ao qual corres­ ponde. O mítico imperador em questão criou essa roda de tal forma que cada trigrama estivesse relacionado com um dos oito pontos cardeais: o sul. o Vento. Elemento: Terra. isto é. o nordeste. na medida em que os 8 tri­ gramas representam as constelações e que agora sabemos que todos os zo­ díacos são constituídos a partir desse enxame de estrelas. com a figura binária do yin e do yang em seu centro. o Fogo e o Lago). o Trovão. COMPOSIÇÃO E SÍMBOLOS DOS 8 TRIGRAMAS Cada trigrama está relacionado com um princípio do mundo físico e da na­ tureza que o simboliza (o Céu. representa o Trovão. em meados do se­ gundo milênio antes de nossa era. ou mais exatamente. Elemento: Madeira. uma es­ tação. formam os 64 hexagramas. os 8 trigramas estão também relacionados com os elementos. 8 x 8 — 64 é uma mul­ tiplicação que pode ser consi­ derada uma fórmula mágica e univer­ sal. A partir desta observação. representadas pelas conste­ lações. repre­ senta o Céu. o sudoeste. Reina no Nordeste. combinados. esta roda deve ser compreendida como um símbolo uni­ versal do cosmos e do homem. a Água. é provável que a criação do I Ching seja anterior à do Zodíaco chinês. foi o imperador chinês Fo-Hi que. Em outras palavras. Na maioria das vezes. os fenô­ menos da natureza e. obviamente. a ordem do mundo. uma operação divina. a Montanha. o homem. o este. . revelando o princípio funda­ mental da criação e da "não permanên­ cia" das coisas. Reina no Norte. Por outro lado. Com efeito. o noroeste. com­ posto por um traço contínuo e dois interrompidos. para 4 deles. o imperador criou os 8 trigramas que regem as leis universais. ► K'OVEN O segundo trigrama. K'IEN O primeiro trigrama. com­ posto de três traços interrompidos. as conste­ lações. TCHEN O terceiro trigrama. a Terra. é representada por uma figura octogonal que contém 8 tri­ gramas.Os 8 trigramas ou a estrutura do I Ching O elaborado sistema do oráculo do I Ching consta de 8 trigramas que. Es­ tação: Inverno.

ritos K'AN O quarto trigrama. representa que. Estação: a Prima­ trigrama. Elemento: Fogo. que nos ilumina ou nos inspira. repre­ reito. De forma dois traços contínuos acima. cobrir os grandes princí­ Elemento: Terra. Estação: Outono. cada terceiro trigrama serve de união entre um deles constituído de seis traços e os dois primeiros.479 a. composto dada a eles pelos chineses de um traço interrompido na base com é muito simples. K'ouen. límpida. e cujo pico está próximo ao céu. crenças. Reina no Sudoeste. confrontaram sua cultura. representa a Água. tínuos. Para os ante­ com um traço interrompido acima. A seguir. sob o im­ pulso de imperadores mí­ ticos e legendários. já que o raio Esta é a composição da roda dos 8 tri­ e o trovão que o acompanha são efei­ gramas que formam a estrutura do I Ching e que. composto para fazer da China uma de dois traços interrompidos superpos­ civilização de pleno di­ tos e um traço contínuo acima. C). invisível porém real. Reina no Oeste. Ele­ sobrenatural. e a Terra que de dois traços contínuos superpostos. o que no Ocidente chamamos o fogo de Deus. com três traços interrompidos. ao des­ senta a Montanha. Reina no Noroeste. com três traços con­ vera. a tempestade. composto de dois traços interrompidos e um traço contínuo no centro. Touei. o oitavo e úl­ timo trigrama do I Ching. esquivando-se dos obstácu­ los. Elemento: que todos os povos da Fogo. mas sim o fogo fonte de calor e luz. da mesma maneira o Vento. o sexto trigrama. TOVEI é evidentemente o raio. pios revelados por estes 8 trigramas. O sétimo trigrama. sário impregnar-se da mentalidade dos representada pelo quinto trigrama. a paz do coração e da alma. que são natural­ cada traço com um significado diferente. . Por que um lago? Porque se trata de água clara. que repousa sobre a Terra. Não é o fogo do céu que representa o sétimo trigrama. penetra e fertiliza A NATUREZA a terra. tificado que ele tenha sido escolhido como o terceiro trigrama. Ele­ mento: Água.e costumes. penetra e se infiltra por todos os lados. bemestar. O oitavo trigrama. o Trovão. Tchen. 551 . que inspira repouso. povos da Antigüidade. Reina no Sudeste. segundo o caso. Finalmente. a partir da qual foi ráter adivinhatório. o oráculo do I Ching A Água aparece em seguida como o contém 364 frases ou conselhos de ca­ quarto princípio. homem de letras e filósofo chinês. faz sen­ de um traço interrompido em meio de tido que o Céu seja re­ dois traços contínuos. Quanto ao Vento. N o entanto. tranqüila. composto Com base nisso. mente opostos um ao outro. também da chama da vida. mas também com a ajuda de grandes filósofos. que protege criando obstáculos e li­ mites inacessíveis e que é como uma coluna sobre a qual o céu repousa. põem tos produzidos pelo céu na Terra. Reina no Este. antes de fun­ dir-se para criar a China. composto o fogo que cai do Céu. Trata-se portanto. Souen. Podemos portanto considerar que este à nossa disposição 64 hexagramas. Confúcio (c. quando combinados. que aquece o corpo. criado o quarto trigrama. vem a montanha compõem a roda do 1 Ching. tratava-se de um fenômeno presenta o Lago. K'an. Mesclaram e Ken. do fogo interior. que ilumina na noite. desvia-se dos obstáculos para DOS 8 TRIGRAMAS avançar e encher as áreas vazias da Para compreender o que representa e terra. re­ passados. descobriremos SOVEM logo que a interpretação O sexto trigrama. transforma-se em profundidade significa cada um dos 8 trigramas que e abismo. K'ien. Com base neles. a luz que brilha na noite. Antigüidade. que KEN contribuíram amplamente O quinto trigrama. Parece totalmente j u s ­ mento: Metal. o coração e a alma. é neces­ majestosa. como Confúcio e Lao-Tsé. arrastando tudo que encontra em seu caminho. o Império do Sol. treme sob seu impacto. alegria serena. A Água também cai do céu. Li. é represen­ tado por um lago. e a Terra. viam o céu redondo e cheio e a Terra LI quadrada e vazia. representa o presentado pelo primeiro Fogo.

de que receberemos alguma mensagem. fácil e agradável de utilizar. além disso.Quando e como devemos consultar o oráculo Quando devemos consultar o I Ching? Quando temos realmente algo que perguntar. trata-se de um oráculo tentador. portanto. podemos fazê-lo sem­ pre. Deste modo. Como devemo consultá-lo? Da mesma maneira como consultaríamos um amigo sempre atento e benévolo. quando empregamos o I Ching. . Quanto a saber se realmente será interessante. Podemos estar seguros. isto é. de consultar. é preciso fazer muitos poucos es­ forços pessoais de imaginação ou inter­ pretação para obter respostas para nos­ sas preocupações ou perguntas. de 2 a 12 parágra­ fos de interpretações de traços mutáveis. O método de consulta do oráculo do I Ching e os 64 hexagramas — que oferecem 64 parágrafos de interpre­ tações gerais. Sem dúvida alguma. pois sabemos que como res­ posta a nossas perguntas dispomos sempre de no mínimo 2 parágrafos de interpretações gerais e 2 conselhos prá­ ticos para ler. 384 parágrafos de inter­ pretações de traços mutáveis e 64 con­ selhos práticos — faz com que seja uma arte muito fácil de praticar. Isto significa que podemos consultar este oráculo quando nos apeteça. cada vez que temos a opor­ tunidade. isto é. sempre dispomos de algo que ler em re­ lação aos hexagramas de nosso lance. sob qualquer pretexto e fazendo qualquer pergunta? QUANDO PODEMOS CONSULTAR 0 ORÁCULO DO I CHING? Evidentemente. qual­ quer que seja nossa pergunta. isso já é outra história. como acabamos de ex­ plicar. na qual.

Às vezes. com o maior distancia­ mento possível. então. . comportando-nos co­ mo se estivéssemos com um amigo sin­ cero. impregnando-nos bem de todos os parágrafos de interpretações que os dois hexagramas nos propõem. como se estivéssemos a ponto de dirigir-nos a um amigo querido. Mas. com uma dúvida ainda maior so­ bre a qual necessitáva­ mos consultar. um confidente ou um ser em quem confiamos totalmente e do qual sabemos que. em um estado espiritual de extrema confiança. reconfortado. Assim. entre os textos de de­ senvolvimento de cada hexagrama. nos aconselha que não lhe interroguemos às tontas nem. evidentemente. basta que não o consul­ temos por futilidades ou coisas de pouca importância e escolhamos um momento de tranqüilidade. Não existe uma hora ideal. conhecemos todas as respostas a nossas perguntas e todas as soluções a nossos atos errôneos. à pergunta: Quando podemos con­ sultar o oráculo do I Ching?. principalmente. "é o jovem louco quem me busca. ao consultar o oráculo do I Ching. A este respeito. por mais extraordinário ou incrível que possa parecer. diz o Julgamento do hexagrama 4 em nossa versão. não informo. como já afirmamos antes. in­ formo. as palavras acompanham os traços e as decisões falam em função das circunstâncias. um momento perfeito ou um dia mais ade­ quado que outro para fazê-lo." A melhor maneira de consultar o oráculo do I Ching é colocar-se em um lugar agradável. por conseguinte. Se é ino­ portuno. o I Ching. deveremos compreender que este nobre e célebre ancião metafórico não é outro senão nós mesmos. tem resposta para tudo. não lhe agrada. De fato. tal comportamento é con­ seqüência de um estado de angústia e de impaciência.N o entanto. trata-se de inoportunidade. com o risco de nos encon­ trarmos com uma con­ fusão de respostas e. indica o seguinte: "Os oito trigramas mostram o caminho através de suas imagens. caso em que já estejamos em um bom caminho antes de ir vê-lo. em de­ terminadas circunstâncias de nossa vida. três vezes. podemos interrogá-lo de forma regular e inclusive com bastante freqüência. não se trata de consultar este oráculo às tontas até obtermos a res­ posta que nos convém. O mesmo I Ching. nos indica de modo explícito e com clareza que uma atitude assim significa a "lou­ cura juvenil": "Não sou quem busca ao jovem louco". podemos distinguir a fortuna do infortúnio. a magia do I Ching reside em que estas respostas e soluções que buscamos — c que alguns dias. iluminado e talvez até mesmo consolado. mas sim se­ reno. adotando uma posição confortável: instalar-se o melhor possível. o grande comentário do I Ching. podem ser vitais para nós — são reve­ ladas pelo complexo jogo de 8 trigramas. o Ta Chuan. Em outras palavras. na maioria das vezes. N o primeiro oráculo. mas que por esta razão esquiva a resposta que já recebeu e que. composto de vários textos que no século XIII de nossa era foram acrescentados aos textos dos he­ xagramas. Simplesmente." Como vemos. poderemos consultá-lo como é devido. em todas as situações da vida. isto é. pois nunca imaginamos que. mas só em determinadas condições e por razões que exporemos a seguir. para que não tenha­ mos que nos apressar e para realizar o lance com toda serenidade. COMO PODEMOS CONSULTAR 0 ORÁCULO DO I CHING? Simplesmente. N o entanto. com uma grande ex­ periência e à qual consultamos quando necessitamos conselhos. ao deixá-lo. Assim. pois esta obsti­ nada atitude é muito parecida com a da criança que sempre está fazendo a mesma pergunta para obter a resposta que quer ouvir. É fácil imaginar que o I Ching é uma es­ pécie de pessoa possuidora de uma grande sabedoria. estamos nos interrogando a nós próprios. ou então das angústias e das dúvidas que lhe deixam incapacitado a receber ou ouvir uma resposta. respondemos: quando quisermos. não partire­ mos com o coração vazio. Da mesma forma como se entrelaçam o firme e o maleável. de uma maneira repetitiva. Se me pergunta duas. ao I Ching propria­ mente dito — depois de terem sido re¬ datados provavelmente pelo rei Wen de Cheu —. livro da sabe­ doria que se inspira justamente em todos os comportamentos humanos. N o adulto.

uma linha de conduta. 2. A VONTADE faz prevalecer a vontade de ação. compreender os demais e conhecer-se. . uma discussão. as ilusões. dirigir discretamente. são consti­ tuídos de 8 parágrafos diferentes. as energias criadoras. o símbolo. as si­ tuações que se deduzem de um lance de hexagramas correspondem quase que exatamente às situações em que nos en­ contramos no momento em que o in­ terrogamos. o sentido adivinhatório de cada um dos 6 traços que formam o hexa­ grama. contém con­ selhos práticos para todas as situações da vida. A JUVENTUDE revela a ignorância. manobrar. a in­ consciência. a calma. 7. um conflito. 3. A PACIÊNCIA indica a força serena que sabe esperar antes de agir até o mo­ mento adequado.Do primeiro ao trigésimo segundo hexagrama Aos 64 hexagramas do I Ching são atribuídas sentenças de caráter adivinhatório. entrega. A SUGESTÃO indica a influência que pode exercer a ternura na hora de aconselhar. com diplomacia. reunião. atribuídas a este he­ xagrama. ara consultar o I Ching (chamado também Livro das Mutações ou das Transformações) não é preciso que haja motivos de preocupações com o futuro. Os textos relativos aos 64 hexagramas. A SOLIDARIEDADE ilustra as idéias de coope­ ração. 2. uma nova empresa. a perseve­ rança. A SENSIBILIDADE refere-se a tudo aquilo que se relaciona com a receptividade. uma polêmica. 5. dis­ tribuídos da seguinte maneira: 1. P NOMES E SIGNIFICADOS DOS PRIMEIROS 32 HEXAGRAMAS 1. O que surpreende é que. 9. cada um dos quais possui um nome representativo do princípio fundamental que enuncia. união e associação. Pode ler-se simplesmente como uma obra de ensinamentos úteis para me­ lhorar suas atitudes. as forças instintivas. colaboração. Além das reflexões e meditações filosó­ ficas que o caracterizam. A DISCÓRDIA anuncia um desacordo. uma disputa ou um escândalo. a contemporização. 4. A DISCIPLINA ensina a quem a escuta as noções de ordem. . autoridade e confiança mútua. se o con­ sultamos com fins adivinhatórios. a sentença. abandono e abnegação. mas também um sentido iniciático. O NASCIMENTO sublinha o caos ou confusão 'que precede uma criação. uma norma ou estilo de vida. uma querela. 6. ser você mesmo.ético e moral. mas ao mesmo tempo a inocência da juventude. S. uma atitude a adotar. A CONDUTA implica um comportamento a seguir. indispensáveis para a luta e a conquista.filosófico. 3 a 8. propor. 10. ternura. a torpeza. a loucura. a inexperiência. uma nova idéia que germina.

uma situação em ponto morto. 0 CASTIGO expressa a idéia de que se deve tomar a decisão justa e agir com rapidez para restabelecer a ordem. 15. bloqueada.11. de pensamento nobre e generoso. simplicidade. 13. 31. 30. 20. a seguir outros ou a se associarem uns com os outros. 26. 23. A PERSEVERANÇA recomenda-se aqui para ad­ quirir um caráter forte e po­ tente. de uma decadência. dos conhecimentos e do saber que alimentam o espírito e a alma graças à experiência. 32. princípios nobres. uma grande dificuldade já pre­ vista. para agir a longo prazo e alcançar os próprios objetivos. 29. considerado neste he­ xagrama como o elemento motor. 2». A RIQUEZA aparece aqui em referência às posses e riquezas mate­ riais e espirituais da pessoa. 14. A SOBRECARGA indica uma situação onde as tensões e as pressões são tais que é necessário fazer uso da prudên­ cia e tomar todo tipo de precauções para evitar uma catástrofe. A BELEZA faz alusão neste hexagrama à graça e à harmonia das formas exteriores. algo novo que se produzirá. a se associarem. 15. seus tor­ mentos e medos. 24. idéias justas e boas para poder agir e comportar-se com clareza. às causas comuns ou centros de interesse comuns que in­ d u z e m as pessoas a se reunirem. 18. animam. 22. A RENOVAÇÃO representa neste hexagrama uma reviravolta na vida. de uma degeneração. OS A L I M E N T O S dizem respeito tanto aos ali­ mentos terrestres como celes­ tes. esquivar-nos ou ultrapassar dando mostras de flexibilidade. modéstia. da fraqueza. . A SIMPATIA manifesta-se aqui em forma de atrações e afinidades que levam certas pessoas. que pro­ gride. reú­ nem. que fazem as coisas complexas e difíceis serem vistas como fáceis e naturais. A IGUALDADE faz alusão à vida comuni­ tária. A HUMILDADE sugere aqui as qualidades de reserva. uma nova era que começa. a confiar nos bons instin­ tos e seguir a voz da consciência. 19. que influi em nossa vontade assim como na daqueles que nos cer­ cam. vertigi­ nosa. A CONTEMPLAÇÃO significa tanto ver com j u s ­ tiça como mostrar-se justo. 16. A PROGRESSÃO está em relação a uma si­ tuação que evolui. materiais como espirituais. que se deve com­ bater energicamente. a paz nas relações manas e os elementos que se har­ monizam para dar lugar a circunstân­ cias favoráveis. O DESEJO origem de nossos impulsos e ações. ver o que está bem e é bom. ter­ nura. de pros­ tração. estimulam os seres e dissipam suas idéias obscuras. da preguiça. A EMOÇÃO valoriza os sentimentos e emoções que unem. de infortúnio e de aniquila­ mento contra o qual é inútil oferecer qualquer resistência. ou a uma possibilidade de pro­ moção. da qual temos de nos alegrar. uma estagnação. de modo natu­ ral. o princípio da estagnação. à força de um espírito iluminado. A CLARIDADE sublinha a necessidade de es­ tabelecer valores elevados. a unirem seus esforços e talentos. A OBSTRUÇÃO mostra um obstáculo. que não é por serem encantadoras e agradáveis para nós que deixam de ser efêmeras e ilusórias. problemática. A CORRUPÇÃO definida aqui como a co­ rrupção do abandonar-se. A INSTRUÇÃO revela o ensino da cultura. 21. ver tanto as verdadeiras motivações das pessoas como mostrar as suas. uma nova perspectiva que se anuncia. delicadeza e agilidade. 17. ini­ ciador. 12. A AUTENTICIDADE incentiva a mostrar-se natu­ ral. A CONCÓRDIA é tanto o acordo como a harmonia. que devemos evitar a todo custo. A SUBMERSÃO confronta-nos com um perí­ odo de decadência. 57. O ABISMO confronta uma situação pe­ rigosa. sem saída. Referemse ao bem-estar do corpo e da alma. verdadeiro e a conservar estas qualidades sob qualquer cir­ cunstância.

devem organizar-se e ser solidários uns com os outros. 33. O CRESCIMENTO toma como exemplo a planta. atenuar. uma mes­ ma motivação e desejam trabalhar jun­ tas. Cada um dos seis traços de um hexagrama contém também um significado particular. expansiva. 46. A PERDA põe com freqüência em evi­ dência uma situação onde será positivo fazer um sacrifício. indica uma das si­ tuações mais vantajosas. diminuir. um progresso obtido ou realizado. 45. O PODER significa aqui que usamos a força com delicadeza e mode­ ração. O OBSTÁCULO indica o caminho a seguir para superar um obstáculo. de lutar contra as paixões. 43. revelar a comple­ mentaridade. A COMUNIDADE traz à tona todas as relações que existem na vida em co­ munidade. que cresce aparentemente sem esforço. circunstâncias transbordantes de riquezas e possibili­ dades que é preciso saber aproveitar no momento oportuno. para conseguir isto. a so­ lução de uma dificuldade. um movimento ascendente. moderar-se ou acalmar-se. resolver um problema crucial. vencer uma dificuldade maior. 44. A EXPANSÃO refere-se a uma situação em evolução positiva. ao opor-se. de flexibilidade e de bene­ volência. 42. O BENEFÍCIO contrário ao hexagrama pre­ cedente. 41. sublinha os esforços que devem ser feitos para eliminar toda divisão e. o lugar que ocupa. 34. para que esta aliança seja frutífera. um período no qual estamos imersos na adversidade. A REUNIÃO refere-se à reunião de um grande número de pessoas que têm um mesmo objetivo. 40. social. Em qualquer caso. o final. A SEPARAÇÃO faz alusão a tudo que se opõe e contradiz à natureza hu­ mana. abando­ nar algo em benefício de outra coisa. o que dará lugar a um alí­ vio e a uma liberação. 39. familiar. 38. de forma natural. do qual já mencionamos que possui 64. minorar. conflitos que enfrentamos sem estar em condições de resolvê-los. assim. aca­ bam encontrando-se um com o outro. A DETERMINAÇÃO sublinha a resolução que de­ vemos tomar quando se trata de pôr um fim à desordem. para indicarnos o procedimento a seguir quando perseguimos um objetivo. O RETROCESSO revela uma situação diante da qual devemos distanciar-nos. 36. de um problema. aparentemente opostos. livrar-se de uma obs­ trução. em troca de desfazer um a um todos os nós. mas ao mesmo tempo de atenção. é necessário que existam certas circunstâncias. que renunciamos a todo tipo de violência para exercer um domínio sobre os acontecimentos. progredir e triunfar. 35. A UNIÃO indica que dois elementos. as circunstâncias não são favoráveis às iniciativas nem à ação. O DESENLACE anuncia a saída. Chamado também "a Evolução". o comportamento que se deve adotar no seio do grupo.Do trigésimo terceiro ao sexagésimo quarto hexagrama Aqui estão as interpretações gerais dos últimos 32 hexagramas do I Ching. Porém. de sofrimentos e preo­ cupações. as dificuldades. 37. certas regras de­ vem ser seguidas. o papel que cada um desempenha. dando mostras de firmeza. queremos evoluir. A CONFUSÃO indica uma situação confusa. . uma gratifi­ cação ou adiantamento.

Podemos nos prevenir contra ela prestando atenção aos detalhes. A DECADÊNCIA é o que pode acontecer se não estamos atentos naqueles mo­ mentos em que reina a ordem e tudo parece estar bem. Mas não é inevitá­ vel.47. com simplicidade. de um juízo sadio. Diz-se então que é preciso superar as etapas uma a uma. Nós a leva­ mos ao poço para que todos a desfru­ tem. parar ou des­ cansar. oposições. especulações e an­ gústias. a boa disposição de coração e alma. 63. nos in­ forma este último hexagrama. sem pressa nem precipitação. O MEDO anuncia um acontecimento repentino. uma situação onde não podemos ficar. . da justa medida. gradualmente. 5». 60. O ÊXITO está muito próximo. A MUDANÇA indica que terá lugar uma mudança. A SERENIDADE ou a paz interior não se pode obter pela força ou por obri­ gação. A FATALIDADE é a manifestação do destino adverso. simplesmente fazer o que as exigências do momento nos pedem que façamos. 56. com a condição dela poder atuar como deve. 4S. pretende fazer o bem a todos. que é preciso melhorar. dos desejos. A MODERAÇÃO nos permite tomar consciên­ cia dos limites que é preciso saber estabelecer e impor a si mesmo. das circunstâncias contrárias a nossos desejos e iniciativas. A ABUNDÂNCIA revela uma situação onde a ri­ queza é inesgotável e oferece numerosas possibilidades. 64. rea­ lizar ou obter alguma coisa. A COLHEITA anuncia um período de abundância. 61. A INFLUÊNCIA que se exerce aqui é doce. das regras e leis que é preciso respeitar. A INSTABILIDADE indica uma situação que dá insegurança. pulsações e impulsos desorde­ nados que semeiam a confusão. O DEVER indica uma situação onde é preciso cumprir com o dever. e diante das quais é melhor que nos re­ fugiemos em nós mesmos e esperemos que se apresentem circunstâncias mais favoráveis. trata-se de aprender a não ser vítima dos sentimentos contradi­ tórios. de uma espontaneidade que se deixa levar pelas correntes de simpatia. 52. A SINCERIDADE este hexagrama nos diz que sempre provém de uma au­ têntica clareza interior. A ALEGRIA revela o poder e a força pro­ duzidos pelo bom humor. mas ao qual devemos dar as boas-vindas. 55. im­ previsível. desconcertante. grande riqueza. as co­ rrentes de simpatia e afinidades que cir­ culam entre os indivíduos. porém para con­ segui-lo é preciso adotar um ponto de vista objetivo e não deixar-se cegar pelo entusiasmo. exercendo habilmente nosso livre arbítrio. objetivo. isto é. geralmente produ­ tos do egoísmo e da intransigência. A FORÇA DO DESTINO deixa ver as qualidades. 62. 57. O PRAZER este hexagrama nos diz que o prazer cria sem cessar novos desejos. Sabemos que chegará. 50. 51. que há algo que já não tem razão de ser. dons inatos que todos possuímos e o mé­ todo indicado para aproveitar nossas possibilidades e interesses. 0 RECOLHIMENTO é indispensável para evitar as divisões. 49. 54. Aqui. plenitude. modificar ou transformar. 53. que é preciso aproveitar mi­ nuciosamente para que dure o máximo possível. 59. surpreendente. conflitos entre os indivíduos. mal­ entendidos e desgostos nas relações entre as pessoas. boa e penetrante. A PACIÊNCIA é o conselho que se dá quando queremos empreender. contra o qual não podemos fazer nada.

Não tem um minuto de des­ canso. capacidades e de suas possibi­ lidades. se puder consultar uma pessoa digna de confiança e capaz de lhe dar bons conselhos. Não se deixe guiar pelos desejos e pelas necessidades insaciáveis. Considere que tem em suas mãos tudo que é ne­ cessário para alcançar êxito. tem que se concentrar nas coisas a longo prazo. Tem de frear de forma impe­ rativa sua ambição do contrário pode encontrar-se em um beco sem saída. K'IEN A VONTADE Interpretação geral do hexagrama Atualmente. Traço 5: atualmente. sem dúvida alguma. encontra-se em uma situação na qual tudo é possível mas na qual não pro­ duziu nem realizou nada. Se o fizer. de coragem. Traço 6: vangloriou-se de suas forças. você vai descobrir as interpretações dos 64 hexagramas do I Ching. mas para a reflexão. Traço 3: os acontecimentos atrope­ lam-se em sua vida ou em sua situação atual.Os hexagramas 1 e 2 A partir de agora. está cercado de pessoas que partilham as mesmas motivações c convicções. Pode agir com efi­ cácia para obter o que quer ou satis­ fazer suas ambições. Assim terá mais recursos energéticos. Se quer alcançar suas metas. Tem o sucesso assegurado. ou segue outra via discreta na qual se sentirá mais livre. Você está. tudo aquilo que empreen­ deu terá sido em vão. Mas tem tendência a se dispersar e não saber parar a tempo. Volte simplesmente a considerações mais justas. Persista nesta via para não se deixar escorregar. Tem de juntar todos os elementos úteis para poder levar a cabo seus projetos. um apoio sólido e confiável que lhe dará mais segurança. Traço 4: você se encontra ante uma alternativa importante. organize-se melhor e não faça mais de uma coisa ao mesmo tempo. tenha paciência e seja coerente. Germinam todos os projetos e idéias mas nada ainda tomou forma. Interpretações dos traços mutáveis Traço 1: o momento não é propício para a ação. Além disso. com confiança c firmeza. faça-o. Foi demasiado depressa e demasiado longe. Tudo está por fazer. estará cm con­ dições de abrir caminho e evitar uma decepção. que pode ser usado de maneira útil em seus lances. perderá a capacidade de discernimento. . mas não deve se precipitar. é um conselho de prudência que lhe é ofe­ recido aqui. atento e não se descuida de nenhum detalhe. Mas não é uma situação desesperada. Escolha consciente­ mente e no momento opor­ tuno. Traço 2: você está no seu lugar. Se agir assim. pois seus pla­ nos podem fracassar. Se não esperar o momento oportuno para agir. a ter um lugar Conselho prático revelado pelo hexagrama 1 Seja lúcido. então. supera a dificuldade. de perseverança e não se deixe influenciar pelas circunstâncias. Não deve ceder à vertigem nem mostrar-se presunçoso. na vida social c material. evitar precipitações. Portanto. na raiz de possíveis frustrações. Arme-se de confiança. As duas opções são válidas. toma uma iniciativa que o levará a assumir mais responsabilidades. Se se mostrar receptivo aos seus bons con­ selhos. Porém. Encontrará. Não desgaste suas forças desejando resul­ tados imediatos. você tem a via livre. Não lhe faltam recursos mas você se mostra demasiado prudente c cir­ cunspecto. não correrá o risco de cometer erros. Tem as car­ tas na mão para poder agir. O u bem segue em frente. Na medida do possível.

ín­ tegro. sério e f justo. Por outro lado. Traço 5: se se encontrar em uma si­ tuação onde é necessitado. Quanto menos disser. em­ bora lhe pertençam por direito. se se dobrar sobre si mesmo. con­ seguirá o que pretende. te­ rá que confiar em sua sensibilidade. Conselho prático revelado pelo hexagrama 2 É correto ser sensível. Não seria um bom mo­ mento. no momento oportuno. melhor será. Traço 6: se atiçar o fogo. A partir disto. adquirirá experiência e savoi-faire que. É melhor que se abstenha. Confie em sua sensibilidade c em seu instinto. sem deixar de prestar atenção aos demais. se não se voltar espontaneamente para os outros ou se se isolar. que esteja à altura dos aconteci­ mentos. Em am­ bos os casos. Não espere que se cristalizem para agir. avan­ çando com cautela mas com rapidez. seus projetos. Guarde se­ gredo sobre os seus projetos e não se vanglorie do que está fazendo. Aja de forma pre­ ventiva com muita prudência. . Traço 2: confie totalmente em seu ins­ tinto. Volte a ganhar confiança em si e exerça sua boa influência sobre os outros. Espere que as coisas se acalmem por si. se sentir que uma situação ou uma relação se degrada. ficará triste e deprimido. suas intenções. O que sente atualmente é justo. levará um con­ flito até o fim. Por en­ quanto. que de mo­ mento assuma suas responsabilidades seja moderado. Para evitar problemas. ou for beneficiarse de uma pro­ moção e de I uma posição gratificante 1 que exigirá que seja mui­ to discreto. seus sentimentos ou seus pressentimentos do momento não são bons. Assim. Adaptese às circunstâncias. a uma evidência. de forma séria e íntegra. Interpretações dos traços mutáveis Traço 1: suas idéias. fle­ xível e estar disponível. Tem que ser receptivo. e terá a apro­ vação absoluta de tudo aquilo que o cerca. pois o que fará corresponderá a uma necessidade.K'OUEM A SENSIBILIDADE Interpretação geral do hexagrama Em sua situação atual. receptivo e atencioso com os outros. lhe permitirão um certo reconhecimento. não a deixe degenerar. sem fazer muitas pergun­ tas e sem tomar iniciativas. se seus atos forem tão claros quanto suas intenções. só tem que agir com serenidade. Tenha confiança em si. abstenha-se de dizer qual­ quer coisa que possa ser usada contra você mesmo. Desta maneira. mas não se arrependerá porque terá con­ seqüências sobre as duas partes. compreensivo. aja simplesmente no dia a dia. Mas deve saber explorar estas qualidades. Não imponha nada aos outros. visto que há uma pessoa do seu meio com in­ tenções pouco confiáveis. Traço 4: encontra-se numa situação que implica a maior discrição. Não faça nada que saia do normal. guardando um sentimento de frustração. Traço 3: ainda não é o momento de lhe fazer ver nem de lhe atribuir os méritos de seu trabalho ou de suas ações. Trata-se de um ato justo. atencioso. tudo correrá bem.

Mas antes. triunfará onde os outros fracassaram. Em vez de enfrentar os obstáculos de frente. dirija-se às pessoas suscetíveis de lhe ajudar a sair desta situação difícil que. Ao atuar desta forma. N o entanto. Traço 4: não só você está em uma si­ tuação na qual pode empreender ou Quando um hexagrama não contém nenhum traço mutável Pode acontecer que durante um lance você só obtenha traços inteiros e/ou interrompidos sem cruz (7 e/ou 8). é particu­ larmente importante não se precipitar. paciência e humildade. você está indeciso ou não se sente capaz de fazê-lo só. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: forçando os acontecimen­ tos você não conseguirá sair mais de­ pressa da difícil situação que está atra­ vessando. confusa. É verdade que o que você está fazendo é ou menos­ prezado ou passa totalmente ' despercebido pelos demais. uma pausa. Reflita melhor sobre sua situação. se for necessário.Os hexagramas 3 e 4 atuar. Não duvide em pedir ajuda. você poderá fazer um segundo lance. planificar as ações a empreender e pedir ajuda às pessoas competentes. você se sente só ou incompreen­ dido em sua situação. e assim não será necessário realizar outro lance. no entanto. Mas em lugar de se lamentar de sua má sorte. ou comece atualmente. não consegue avançar. TCHOUEN | O NASCIMENTO Interpretação geral do hexagrama Você se encontra imerso em uma situação problemática. você corre o risco de perder muito tempo c cansar-se em vão. já verá. porém que em muitos aspectos lhe oferece nu­ merosas possibilidades. . N o entanto. porém existe uma promessa de triunfo. ou não pode encarar de frente a pessoa que lhe atrai e lhe interessa. mais possibilidades terá de encontrar as ajudas ou os apoios de que necessita. Tanto em um caso como no outro. não mutáveis. consulte a ficha correspondente aos textos deste hexagrama e aprenda a interpretação geral e o conselho que é apresentado. pois seria uma lástima deixar passar uma oportunidade como esta. Traço 2: ou você não obtém o que de­ seja enérgica e sinceramente. Neste caso. Os tempos mudam. Nestas circunstâncias. Você se engana ao não mostrarse totalmente tal como é. Traço 3: se busca algo em um lugar onde não tem nenhuma possibilidade de encontrar. não é definitiva. difícil. De fato. visto que se trata de um mal que vem para o bem. não se realiza ou não sai como você quer. em um momento dado. Quanto mais for você mesmo. Faça. mas sim organizar-se. rodeie-os com sensatez. A seguir. não desanime e não reduza seus esforços. Conselho prático revelado pelo hexagrama 3 Não serão seus impulsos ou as pulsações que lhe permitirão produzir algo novo ou fazer-lhe dono da situação atual. mas também. dê as boas-vin­ das a esta volta do destino. Certa­ mente a situação não está clara. É possível que bastem para responder à sua pergunta. consulte sua tabela do I Ching e identifique o número do hexagrama em questão. Deixe-se aconselhar pelos demais. você escolheu o momento oportuno para fazê-lo. Você terá então um hexagrama que não poderá se transformar. você conseguirá o que quer e encon­ trará a pessoa que lhe convém. portanto. En­ contre concretamente um guia ilu­ minado que lhe ajudará a progredir. Traço 6: você tem a impressão de que qualquer coisa que faça. boas perspec­ tivas. Traço 5: atualmente. Em breve você não atuará em vão. ao jogar um jogo duplo ou mostrar aos demais uma cara diferente da sua.

a situação piorará e as conseqüências poderão ser muito mais graves. Mas você não dá ouvidos aos conselhos de prudência que lhe chegam por todos os lados. que se comporta de maneira comple­ tamente irrefletida. ou você se mostra servil ou se adianta. para que a pessoa cm questão tire uma lição do erro que cometeu. Com efeito. Traço 2: mostre-se condescendente. Conselho prático revelado pelo hexagrama 4 É preciso sobretudo não ocupar-se com o inútil. Em conjunto. portanto. porém implica em estabelecer ou restabelecer ordem com freqüência. pois o tempo apaga ou soluciona bem as coisas. você deveria finalmente ver de forma clara esta situação. Interpretações dos traços mutáveis Traço 1: às vezes quando uma pessoa irrefletida ou insensata transgride as re­ gras de maneira flagrante. Mas. que inclusive atua de ma­ neira um tanto irresponsável ou in­ conseqüente. atenção e discernimento. N o segundo caso. nem do que está realizando. N o entanto. sem esque­ cer no entanto de ser firme e enérgico. Ao sentir que perde ou desperdiça seu tempo com futilidades. verá tudo através do filtro de seus sonhos e suas ilusões. N o primeiro caso. por falta de discerni­ mento ou por inexperiência. as quais você sabe aproveitar. não parará nunca. Um bom uso da disciplina exclui toda coação. faria bem em deixar-se guiar. natural­ mente.A MONG JUVENTUDE Interpretação geral do hexagrama Se você se concentrar na árvore não con­ seguirá enxergar a floresta. não duvide em pedi-la. de maneira que não há nenhuma dúvida sobre sua culpabilidade. Da mesma forma. uma vez pronunciada a sentença e infligido o castigo. não será tão difí­ cil como parece. . faz com que você es­ teja muito atento às idéias. Traço 5: sua natureza compre­ ensiva e receptiva. não resta nen­ huma solução senão atuar com ela com o máximo rigor. compreensivo e tolerante. Traço 3: ou você está diante de uma pessoa cujos sentimentos são interes­ seiros e cheios de segundas intenções. é preciso esquecer rapidamente o que aconteceu. Estes traços de caráter são mais de bom augúrio. você corre o ris­ co de comprometer-se. se você se deixa levar pelas emoções. De outra maneira. Realizando uma mistura de intuição. atualmente você convive com gente que não se comporta sen­ satamente. reflexão. caso contrário. que persiste e se aferra a seus erros. Traço 4: você tem tendência a viver sob a influência de pessoas que não são to­ talmente de confiança. seja na vida cotidiana ou nos pensamentos. não deposite ne­ nhuma confiança nesta pessoa. idéias ou relações. opiniões e experiências dos demais. mude de comporta­ mento e não faça mais do que lhe pe­ dem. é preciso sempre tentar ir ao essencial. verá apenas parte das coisas. Traço 6: quando estamos diante de uma pessoa que não quer escutar nada. é preciso atuar com rigor e firmeza. por não estar totalmente seguro de suas perspectivas atuais. Por outro lado. é bom recorrer ao seu espírito lógico e seletivo. se necessita ajuda enérgica para atuar. se você a ob­ serva corretamente.

antes do acontecimento. Traço 5: você tem que alcançar uma meta ou quer obter algo a todo custo. Seja lúcido. o que tiver que vir virá e você estará preparado para recebê-lo. com um problema ou um acon­ tecimento perturbador ou inesperado. Quando tiver passado. corre o risco de se alterar. Fa­ ça o que tem que fazer. você tem a oportunidade de recuperar as forças. pode relaxar. N o entanto. esperar não quer dizer per­ manecer passivo. Para consegui-lo. Então. Seria um erro atuar prematuramente. Pode aproveitar a es­ pera com o fim de se preparar moral­ mente para as novas circunstâncias que produzirão em sua vida. Seu esforço foi em vão. e tudo se solucionará. Não é preciso precipitar os acontecimentos nem in­ tervir no desenvolvimento natural das coisas para que aconteçam mais depressa. de ficar nervoso e de estragar tudo devido à sua impaciência ou à sua ansiedade. você agradecerá esta reviravolta inesperada das cir­ cunstâncias. Não lhes dê importância e tudo se solucionará. você superou nume­ Conselho prático revelado pelo hexagrama 5 A paciência não tem nada a ver com a preguiça. Por isso. N o entanto. ao considerá-la mais grave e inextricável do que é na realidade.Os hexagramas 5 e 6 rosas dificuldades. Traço 6: depois de ter en­ frentado numerosas difi­ culdades e ter transposto inúmeros obstáculos. Não adote uma atitude de desafio. de relaxar-se. você corre o risco de deparar-se com uma situação difícil. É preciso esperar. tranqüila­ mente. mas tampouco caia no excesso inverso. você está a ponto de chegar ao final que estabeleceu como meta ou de obter o que espe­ rava. a con¬ tra-tempo ou realizada de uma ma­ neira imprudente e descontrolada. Se você souber aguardar o momento oportuno com confiança. mas conser­ vando a calma e vivendo normalmente. Efetivamente. Traço 3: você está em uma situação difícil. até que você mude de atitude. N o entanto. sem se atrever a levar a cabo sua decisão. Continue cumprindo com suas obrigações e tarefas habituais. não se preocupe com isso. SU A PACIÊNCIA Interpretação geral do hexagrama Não é o momento de atuar. Por enquanto. não con­ seguirá sair das dificuldades. neste ponto produzse um acontecimento inesperado e você parece desviar-se de seu objetivo final ou retardar seu avanço. Permaneça tranqüilo. Aproveite a vida tal como se apresenta e espere que a situação amadureça. Como o ditado afirma. você aca­ bará conseguindo seus fins e suas metas. Algo vai che­ gar ou alguém vai vir. pois lhe le­ varia a enfrentar inutilmente o perigo. mas vai precisar su­ perar outras. mas sua re­ ação foi demasiado prematura. se você souber aproveitálo. Tentou sair dela. . Es­ pere sua chegada. As ten­ sões e desacordos podem piorar. Traço 2: o clima de relações no qual você se encontra não é bom. Traço 4: a situação é difícil e complicada. Poderiam falar mal de você. Estando disposto a esperar o tempo necessário. É preciso dar tempo ao tempo. pa­ ciente e atento aos bons conselhos ao seu redor. Se você não atua assim. verá que se trata de uma autêntica oportunidade. Porém. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: você tem um bom pressen­ timento. tudo chega a quem sabe esperar. Cada uma das partes implicadas neste as­ sunto tem tendência a considerar o outro como responsável. Não se engane.

im­ paciente e descontente. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: em caso de desacordo com uma pessoa que tiver mais peso ou in­ fluência que você. porém decidiu não tomar par­ tido por nenhum dos dois lados. ou em recorrer à justiça. você tem consciência de sua conduta. Traço 2: conscientemente ou de uma maneira irrefletida você se comprome­ teu em uma luta ou um conflito. que representam um movimento continuo que se regenera sem cessar. sem nenhum desperdício de energia. alterado. Você terá que lutar novamente e nada permite pensar que o que você ganhou não será perdido multiplicado por cem. Traço 5: em caso de litígio ou disputa. não du­ vide fazer intervir um ár­ bitro imparcial que decida. os conflitos acabam sendo inevitáveis. de agredir. o que é uma sábia decisão. Às vezes. Interrompa-as buscando um termo médio e chegando a um acordo com seu interlocutor para tomar a me­ lhor decisão possível. quando o diálogo não é possível e parece que nos encontramos frente a um muro de incompre­ ensão. se você tem cer­ teza de seus direitos. é de seu interesse atuar assim. quando dois seres dão muita im­ portância a suas prerrogativas e a seus bens. De fato. E muitas vezes. Por sorte. presos um ao outro. optamos finalmente pelo silêncio. de precipitar os aconteci­ mentos. Desta maneira você poderá atuar com tranqüilidade e voltará a encontrar a se­ renidade. Traço 6: A razão do mais forte não é a melhor. se tranqüilizará c finalmente tudo ficará solucionado. não deixe que as dis­ cussões se prolonguem ou se envene­ nem. porém a guerra não acabou. de provocar uma luta ou um conflito para demonstrar que tem razão. Traço 4: você está ansioso. mas da qual você não se beneficia. Por que oito vezes? Porque se trata de um número simbólico representado por dois círculos juntos. que não pusesse resistência e que não insistisse. ou então você tende a querer aproveitar-se de uma si­ tuação à qual é verdade que você fez contribuições. exclusivistas ou egoístas. Você a corrigirá a tempo. como parece ser o caso. Não atue e console-se pensando que o que real­ mente lhe pertence nunca poderá ser arrebatado de você. Para não atingir este extremo ou para solucionar finalmente as coisas. não querem ceder em nada e são possessivos. . Porém. Parece que você ganhou uma batalha. reconhecendo as responsa­ bilidades. ao fim do qual não ganhará nada pois você se defrontou com um tema bastante mais forte que você. é ne­ cessário chegar a compromissos fazendo concessões. Entre­ gue as armas e tente proteger-se. N o caso presente. Conselho prático revelado pelo hexagrama 6 Em francês. os deveres e direitos de cada um e respeitá-los. Você pode atrair problemas. depois destas oito voltas da língua e um tempo de reflexão. de reivindicar.SOUNG A DISCÓRDIA Interpretação geral do hexagrama A sinceridade e a boa vontade não bas­ tam para evitar os conflitos. Sempre na defensiva. dá a sensação de estar a ponto de morder. Traço 3: ou você está no meio do fogo cruzado. existe um provérbio que aconselha a virar a língua oito vezes na boca antes de falar. O melhor seria que re­ nunciasse de imediato. não nos resta outra al­ ternativa. você demonstrou estar em seu direito e você ganhou.

porém não exagere o papel que tiveram neste as­ sunto. se isto continua assim. dar voltas ao assunto até ficar doente. por depor as armas e retirar-se. não é imagi­ nação sua. método e disciplina. mas não de qualquer maneira. ser rigoroso e impor regras estritas. Está claro que você ten­ tou o possível para que esta situação se resolvesse. Só você pode contra-atacar. peça ajuda. Traço 2: não são somente seus inte­ resses e seus princípios que estão em jogo. . Estabeleça claramente seus ob­ jetivos. parece que você está repetindo a questão. Traço 4: a luta que você provocou ou o combate em que se viu envolvido pa­ rece sem saída ou desesperado. assegure-se de que é legítima. Estando perfeitamente consciente disto. Quando a obediência se baseia em respeito pelos princípios e pelas regras da vida. A cada qual os seus méritos e nada mais. Traço 5: não. Porém. e se lhe pa­ recer necessário. A indecisão gera desordem e confusão. STZE A DISCIPLINA Interpretação geral do hexagrama A priori. é pre­ ciso saber que não há razão para se en­ Conselho prático revelado pelo hexagrama 7 No caso presente. opor resistência. não atue com rapidez. Tentam desestabilizá-lo. quem dirige. Elabore uma estratégia. De outro modo. uma força tranqüila que ganhará para você a simpatia de todos. Ouça bem o que a sabedoria lhe dita. Se sua gratidão for exagerada. ou seja. já não se sabe quem pensa. Tem todos os requisitos para fazê-lo. decida-se de uma vez por todas. tem que produ­ zir o melhor de si mesmo. E se esta é sua decisão. deixe de pensar nisso e tire essa idéia da cabeça. para isso. Traço 3: o problema que enfrenta nesta altura é como o do dragão de sete ca­ beças. peça-a a pessoas competentes e sérias que saibam o que têm a fazer. tem de permanecer perto deles ou entre eles. Agradeça a quem o ajudou. Traço 6: não mostrou nenhuma fra­ gilidade nem nenhuma falha e venceu ou ganhou alguma coisa. neste assunto. E preciso reagir. É inútil portanto continuar a insistir. quem faz ou quem quer o quê. De fato. resistir e fi­ nalmente vencer. Cada um quer dar sua opinião e segu­ rar as rédeas. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: se tem que travar uma luta de­ licada e se. se não lhe res­ tar outra alternativa.Os hexagramas 7 e 8 vergonhar por renunciar. Se necessita de ajuda. A atitude contrária seria nefasta e criticá­ vel. para agir com os outros como con­ sigo mesmo. Nisto se distingue a obediência da servidão e da escravidão. se quiser optar pela luta e pelo combate até o fim. Uma só pessoa deve exer­ cer a autoridade. Em seguida aja com ordem. pode preverse o fracasso. Adote uma atitude decidida e compreensiva. agridem-no e opõem-se cla­ ramente a você. N o en­ tanto. considere simplesmente que tem de submeter-se a uma disciplina. De fato. Neste assunto é impor­ tante que cada qual saiba que papel tem a desempenhar e que lugar tem de ocupar. alguns tentariam abusar dela e utilizá-lo con­ tra você. Quando alguém se mostra indeciso. Cria confusão e desordem e. tem um caráter nobre e elevado. não podia evitar continuar a perguntar-se. mas também os de um certo nú­ mero de pessoas que confiaram em si para as representar ou defender. tem de acatar as ordens dos demais.

nobre e generosa. suas relações des­ virtuam-se inevitavelmente. O mais prudente seria uma mu­ dança de atitude. É este o sentido de solidariedade a que se refere este hexagrama: que o sigam os que acreditam em você. confia plenamente em você. ou então vai cometer gundo suas afinidades. Sem confiança mútua não pode haver solidariedade. N o entanto. podemos asse­ gurar que serão felizes. entrega significa relaxar-se. Quando a simpatia e a atração mútua guiam as relações. Traço 3: Falta-lhe discernimento e jus­ tiça neste assunto. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: se se pergunta se tem razão ou não em querer associar-se a uma pessoa que conhece e que parece compartilhar suas motivações. alcançará êxito e prestígio. Se lhe demonstrar sua entrega e lhe der bons conselhos. isto é. ou então integrar-se em um grupo de pessoas com as quais compartilha os mesmos sentimentos. é melhor não fazêlo. . um erro de avaliação ou uma injustiça. Mas. Traço 6: se não reinar a confiança no seio de uma associação. no caso contrário. se tentar tirar proveitos. Assim não poderá ganhar nem chegar a um acordo.PI A SOLIDARIEDADE Interpretação geral do hexagrama Pode escolher: já possui um certo ca­ risma. Traço 5: trata-se de não forçar nem obrigar a ninguém. cairá em descrédito. As pessoas unemse espontaneamente e naturalmente se­ Conselho prático revelado pelo hexagrama 8 Sem entrega não existe confiança. Entre você e ela. unir as angústias e as inquietudes que geram tensão e que afastam as pessoas em vez de uni-las. e unir-se a eles. a união fará a força. é mais que certo que não funciona. Por outro lado. terá ocasião de reunir as pessoas à sua volta. Aqui. tem de respeitar cer­ tos princípios. paixões. ou que se reúna aos que se assemelham a você. Se estiver disposto a isto. Por isso. tudo correrá bem. entrega sua confiança a pessoas que não são dignas dela. tem que saber que sem confiança mútua. pois tem idéias ou uma vocação. Se não quer fracassar. con­ vicções ou motivações. A solidariedade implica reunir em um só e à nossa volta os que se assemelham a nós e fazem parte de nossa vida. Traço 2: é importante que comprometa o melhor de si mesmo. Caso contrário. sem intercâmbio sin­ cero e espontâneo. Traço 4: a pessoa com a qual deseja se associar ou com quem deseja se unir não tem uma natureza tranqüila e paciente. se tem tendência para suspeitar dos outros ou se é pouco franco ou pouco leal com eles. acabará conse­ guindo fazê-la entrar na razão. que empregue todo seu tempo e toda sua energia ao serviço de uma causa comum. desejo de poder ou dotes de co­ mando. Deixe que recorram a você e acolha de braços abertos aqueles que compartilham os mesmos sentimentos que você.

como poderia haver atritos entre você e os demais? Traço 6: beneficia-se de uma situação agradável. Esta é a situação em que você se en­ contra. Podemos então tentar pôr em harmonia os pensamentos e os atos. em um desenho por exemplo. É precisamente quando tudo funciona bem que se deve reforçar os próprios fundamentos da vida. Conselho prático revelado pelo hexagrama 9 Para agir com justiça. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: é ambicioso ou quer obter algo concreto. Quem leva o tempo necessário para pensar. Ao seu lado. poderá alcançar ou escolher o melhor momento de agir. As pessoas aderem facilmente à sua causa. façao com serenidade. . O essencial é que possa agir em função dos outros e dos aconteci­ mentos. Tenha confiança em você mesmo. Traço 3: se se encontra em uma si­ tuação difícil ou no centro de um con­ flito. aludimos a ele ou desenha­ mos o contorno sem mostrá-lo real­ mente. já que é uni­ camente desta maneira que o conse­ guirá. Efetivamente. Outros agem e em seguida se arrependem. Faz bem. Na vida. por qualquer razão. porque. Tem de admitir que tem um sentido comunitário muito desenvolvido ou o sentido inato de compartilhar. você gosta dessa pessoa e ela de você. toda as pessoas se sentem satisfeitas. ou seja. De momento. Mas é resultante de seus esforços e de seus méritos. nunca se comporta desta forma. você tem consciência da fra­ gilidade das coisas e de que tudo passa. Tendo em conta isso. como exigem as circunstâncias. Além disso. adiantamos uma eventualidade ou uma proposta. é entusiasta e empreendedor. Assim. feliz e confortável. Se. SIAO TCH'OU A SUGESTÃO Interpretação geral do hexagrama Quando formulamos uma sugestão. desejavam fazer outra coisa ou tinham outras intenções. Traço 4: está relacionado com uma pessoa que se deixa levar facilmente. Pode ajudá-la quando for o mo­ mento ou mostrar-lhe o caminho da sabedoria. Traço 2: não importa que o incentivem a avançar ou o obriguem a dar alguns passos atrás. sem ter em conta os conselhos de quem está à sua volta. Entretanto.Os hexagramas 9 e 10 Porém. muitas vezes é importante fazer uma pausa e refletir. E se parecia que tinha todos os trun­ fos para ganhar. demasiadas pessoas dizem uma coisa e depois fazem outra. hoje podemos ver que não é assim. não deixar nada ao acaso e enfrentar esta situação no seu conjunto ou analisar as circunstâncias nas quais se encontra de todos os ângulos. em uma via perigosa ou sem saída. De fato. faça só o que tem que fazer. Assim. é bastante responsável por isso. ou talvez sem consideração. embora só percebamos o seu contorno. há momentos em que senti­ mos que algo está prestes a aparecer ou a ocorrer. Ela o escutará. já que cometeu algum erro de juízo. tornamos visível algo que não o era. que age impulsivamente ou faz o que quer. Quando sugerimos uma forma ou um objeto. Mas não descanse à sombra dos louros alcançados. Traço 5: tem a sorte de estar bem rodeado. no fundo. Nesta perspectiva. controlando suas ambições e seus desejos para que o que pretende ou o que se perfila em sua vida possa ganhar forma. decidiu tomar pre­ cauções. comprometeu-se demasiado depressa. estar atento a tudo o que faz. hoje tiver de re­ nunciar a tomar alguma iniciativa. .

mas seria bom que procedesse com um pouco mais de sabedoria e ponderação. sem dúvida alguma. É bom ser flexível. mas devemos ser rigorosos com nós mesmos. não podemos alcançar nem empreender nada. em pro­ gredir. Sem uma certa autodisciplina. correrá riscos conside­ ráveis. do contrário as relações degradam-se e mais cedo ou mais tar­ de aparecem movimentos de rebelião. bons motivos para agir como age. não hesita nem um só instante em Conselho prático revelado pelo hexagrama 10 A conduta é a que adotamos na vida. Traço 4: tem de tomar uma decisão difícil ou deve correr algum risco. ou saber adaptar-se às circunstâncias. tomar iniciativas. em suas relações com os outros. Traço 5: você confia em si mesmo. . Se não o fizer. Pa­ rece que está consciente disso e vai tomar as precauções necessárias para agir. falta serenidade. Para sabê-lo. em avançar. em seus meios. você está enganado. compreensivo e tolerante com os demais. ou vangloriandose de suas forças. Devem ser impostas certas regras e depois respeitá-las para evitar maus comportamentos ou desviar-se do caminho traçado. Em qualquer caso. Neste tipo de situações é importante que cada um esteja em seu devido lugar. Traço 3: ou está encarando esta situação com muita precaução. Tem. I Traço 6: você percorreu um longo caminho. nem se desvalorize a si próprio. Se agiu bem. que possa representar um papel ou ter atri­ buições dignas de suas competências e de seus méritos. encontra-se em um momento da vida em que pode avançar se suas ambições e seu amor-próprio não forem exagerados.LIU A CONDUTA Interpretação geral do hexagrama Atualmente. quer porque se relacionou com pessoas de quem é di­ fícil aproximar-se quer porque tem de fazer esforços constantes para funcionar com harmonia e preservar o trato com elas. será recompensado e fi­ cará satisfeito. ou desvaloriza a ca­ pacidade de seus interlocutores ou dos meios de que dispõem seus adversários. em suas capacidades. Traço 2: existem momentos na vida em que não é bom despreocupar-se nem desligar-se do que acontece à sua volta. Assim evitará problemas inúteis. Mas não é tarde para modificar sua con­ duta e seu ponto de vista. Cumpra seu dever e suas tarefas sem se deixar influenciar pelas circunstân­ cias nem pelos outros. Talvez esteja mesmo pres­ tes a conseguir seu objetivo. Minimizará os perigos e atingirá o ob­ jetivo. recorde o trajeto que percorreu e avalie seu comporta­ mento. A tomada de certas pre­ cauções deveria ser positiva [ para seus intentos. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: embora pareça que está em uma situação modesta e disponha de poucas possibilidades para empreender e agir por sua conta. se se comportou corretamente. Estará a se perguntar se vai obter tudo o que quer ou me­ rece. Não desvalorize a situação privilegiada em que se en­ contra.

• por último. É realmente a única solução para evi­ tar prejuízos maiores ou tornar a si­ tuação mais difícil ainda. Traço 6: por razões que sem dúvida conhece. na maioria das vezes. esti­ ver receptivo e atento aos bons conselhos que even­ tualmente lhe darão deter­ minadas pessoas com expe­ riência do seu meio. N o entanto. • depois. observe se está de acordo com seu meio e se este último está disposto de forma a que o ajude a consolá-lo e apoiá-lo. mas sim a riqueza interior.Os hexagramas 11 e 12 motivações que compartilha com ou­ tros. as afinidades e Conselho prático revelado pelo hexagrama 11 Para viver em paz e harmonia. a toda subida corresponde uma queda. encerra-se em situações sem saída. ou então esta já não tem razão de ser para você. que pensam e vivem como nós. Se tudo lhe parecer em ordem. Lá em cima. adaptar-se às circunstâncias sempre em mudança da vida. Traço 3: esteja atento porque. aja com confiança. compartilhando. Evite ceder às pressões de um espírito de clã. suas motivações. Traço 5: as circunstâncias em que se encontra favore­ cem-no. . é preciso saber questionar-se. segundo suas convicções ou desejos. com o tempo. uma atitude de afastamento não tem nada de indigno. deve ter em conta as circunstâncias com o fim de saber se são ou não favoráveis para suas ini­ ciativas ou para seus empreendimentos. Ora. É esta a razão pela qual é importante cultivar valores profun­ dos. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: não somente se beneficia atualmente das circunstâncias que são suscetíveis de favorecer o êxito de suas iniciativas. para além deste bom período que atravessa. T'AI A CONCÓRDIA Interpretação geral do hexagrama Se deseja que suas ações sejam frutíferas. não é mais que uma passagem. em agir ou avançar. continuaremos a ser sempre donos de nós mesmos. seria sensato renunciar a ela ou tentar sair dela. Sabendo disso. Neste caso. Por outro lado. mas também parece estar ro­ deado de amigos ou de relações que o apoiam e que avançam na mesma direção que você. não há dúvida de que. portanto. Traço 2: se o que deseja fazer ou obter é útil para o bem-estar da comunidade. próprios de um círculo restrito e fechado de in­ divíduos. espere e escolha o mo­ mento oportuno para agir. Traço 4: não são os meios externos de que dispõe que mais contam. Se. deve conside­ rar com atenção quatro pontos importantes: • em primeiro lugar. então seus empreendimentos correrão mui­ to bem. Não hesite mais. desta forma. está quase chegando lá em cima. avalie as vantagens de que dispõe no meio social em que se move e veja se este se adapta bem à sua si­ tuação do momento e se você está bem integrado. Se alguém se nega a mudar e quer modelar o mundo e a vida à sua imagem. nesta situação. pos­ sivelmente certos interesses. é evidente que se trata de algo exce­ lente. terão prioridade sobre ou­ tras considerações mais solidárias e ge­ rais. atual­ mente. não force os acontecimentos. se formos capazes de nos adaptarmos aos acontecimentos e às exigências do momento. já não é dono da situação com que se encontra. fará o que quiser. por­ tanto. • em seguida. sólidos e evitar apoiar-se em cir­ cunstâncias externas e instáveis. transformarse. na vida. Se suas relações se baseiam nes­ tes critérios. que poderia causar-lhe prejuízos a longo prazo.

se estamos diante de indivíduos com quem não temos nada em comum mais vale evi­ tar. com a condição de ninguém sair ferido e de não haver segundas intenções entre os que se unem. A partir de agora. De fato. mas. às vezes. Seja qual for sua situação. tudo vai melhorar e a estabilidade está muito próxi­ ma.P'I A OBSTRUÇÃO Interpretação geral do hexagrama Há momentos na vida em que é pre­ ferível abster-se de fazer qualquer coisa. evite os excessos de zelo. em conseqüência. Po­ rém. a cada um sua parte de respon­ sabilidade e não faça nada que não es­ teja de acordo com suas convicções. é importante ocupar-se do espirito ou concentrar-se em uma tarefa. Evite sobrevalorizar-se ou pa­ vonear-se disso. no fundo. a propósito das quais julga que perseguem o mesmo ob­ jetivo que você. Quer sempre mais e para consegui-lo está disposto a tudo. Traço 3: está direta ou indiretamente relacionado com uma pessoa que não é digna de confiança. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: antes de se aliar ou se asso­ ciar com outras pessoas. Com efeito. N o entanto. De fato. temos de encontrar uma explicação para eles. Deixe. a excitação mental e as obsessões. Estes períodos de obstrução nunca per­ duram. pois. pois o caminho ainda não acabou. não consegue conformar-se. Traço 4: está bastante avançado no ca­ minho de uma melhoria de sua si­ tuação. quando estamos mergu­ lhados neles. Traço 5: desafiou numerosas dificulda­ des e superou muitos obstáculos. não o menospreze. Por enquanto. É um excelente meio para lutar contra a ansiedade. inclusive quando também sofre as con­ seqüências da paralisação da situação. não diz nada. assegure-se de que se trata de pessoas honestas e confiáveis. não grite ainda vitória nem adormeça à som­ bra dos louros. existe um certo risco de que apareça alguém que tenha a intenção de enganá-lo ou explorá-lo. . não há outra perspectiva senão ter paciência. neste tipo de circunstâncias. é bom ajudarem-se uns aos outros. Muito menos quando ainda precisa que o ajudem e as pessoas suscetíveis de lhe dar apoio poderiam ficar ressentidas. co­ meça a descobrir de que se enganou no caminho. os fundamentos mostrando uma extrema vigilância. Mas. Traço 6: desta vez parece que todos os elementos se reuniram para que possa pôr termo ao pe­ ríodo de obstrução que atravessava e aos obstáculos que encontrou. Sua situação é suficientemente sólida e corre o risco de se desequi­ librar por circunstâncias perturbadoras ou impre­ vistas. se ainda vê que há uma pequena dificuldade ou um pequeno problema. basta um grão de areia para que uma boa en­ grenagem deixe de funcionar. Traço 2: não confunda afabilidade com servilismo. por­ tanto. mas logo será obrigado a admiti-lo em público. todo o trato ou relações com eles. com redobrada razão. Reforce. Por isso. Saber dizer não em tais circunstâncias é sinal de clari­ vidência e demonstração de um força real de caráter. o melhor remédio encontra-se muitas vezes nos trabalhos intelectuais ou manuais. portanto. Conselho prático revelado pelo hexagrama 12 Quando alguém se encontra em uma situação que parece provisoriamente sem saída e.

que tem a impressão de estar em um ponto sem retorno. Porém. não está em condições de unir-se ou de se aproximar de uma pessoa que compar­ tilha suas aspirações. às vezes é positivo agrupar-se ou associar-se. Isto lhe causará uma grande dor. é preciso ter certeza de que cada pessoa ocupa o lugar que lhe toca por direito próprio e de­ sempenhar plenamente seu papel. seria preferível que se abstivesse. Traço 6: sem dúvida alguma. Traço 2: está em vias de se associar ou já se associou com pessoas que têm como único objetivo o interesse pessoal. sem dizer nada. Traço 3: ou tem obscuras segundas in­ tenções. são tão sólidos que lhes darão a pos­ sibilidade. Ou então é você mesmo que tende a pensar somente nos benefícios e vanta­ gens que pode tirar desta situação. se queremos viver em paz conosco e com os outros. N o primeiro caso. acabará por cruzar com pes­ soas que compartilham as mesmas mo­ tivações que você. que tendem a exagerar ou subestimar as coisas. e devemos evitar privilegiar uma das nossas qualidades em detrimento das outras. Mesmo assim. e tem tendência para suspei­ tar de que os outros escondem más in­ tenções a seu respeito. com o tempo. . quan­ do se trata de um empreendimento ou de uma obra comum. Em ambos os casos. adquirimos um estado de espírito igual. e está disposto a tudo para consegui-lo. Este é um dos grandes princí­ pios da igualdade. relaciona-se com determinado número de pessoas. é impor­ tante termos certeza de que estes objetivos não são mesquinhos ou egoístas. esta atitude egoísta e parcial não é boa. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: trata-se sem dúvida de um empreendimento novo ao qual se asso­ ciou. e aparentemente. Traço 5: por razões alheias à sua vontade. ou então gostaria de obter alguma coisa. associar-se ou unir-se a alguém. T'ONG JEN A IGUALDADE Interpretação geral do hexagrama Quando compartilhamos idéias e motivações com de­ terminadas pessoas. com o objetivo de se realizar o que se deseja. As tensões são tantas. os laços secretos e profundos que criaram entre vocês. de se reencontrarem. e à sua volta. Não se pode renegar a si mesmo. N o entanto. N o segundo. Traço 4: parece que o conflito em que se encontra chegou ao seu limite. mais cedo ou mais tarde. Por razões di­ versas. para que todas as pes­ soas em questão possam obter o mesmo proveito. Porém. N o entanto. pode descobrir que tinha tendência para teimar em vão e Conselho prático revelado pelo hexagrama 13 A igualdade entre as pessoas. Se já não formos vítimas de nossas mudanças emocionais. é parecida com a que deve estabelecer em si mesmo com todos os componentes de sua personalidade. fazendo-o. convém explicar-se para clarificar a situação.Os hexagramas 13 e 14 que seria muito mais sensato renunciar definitivamente ao combate. Portanto. Este é também um princípio igualitário. Porém para ter melho­ res possibilidades de sucesso. De fato. em uma sociedade harmoniosa e equilibrada. não simpatiza com nenhuma delas em par­ ticular. apresenta-se sob bons auspícios. de forma a cumprir certas tarefas ou obter determi­ nados resultados. Não é preciso negar nem exagerar nada neste domínio. assegurese de que as tarefas estão divididas entre todos e que cada um esteja em con­ dições de ocupar seu lugar e desem­ penhar o papel que lhe é devido. devemos aprender a não seguir os impulsos de nossa imaginação. há muita gente à sua volta. Tanto é assim que é quase o mesmo que estar sozinho. Acabará por pôr sua situação em perigo.

Possui o dom da verdadeira riqueza e esta não lhe poderá ser roubada. graças a seus esforços. 0 essencial é ser você mesmo. Traço 3: possui determinados bens. graças a esta grande riqueza que encontramos no fundo de nós mesmos. a entregar-se a pessoas que não o merecem ou que não estão em condições de apreciar sua atitude com justiça. a situação em que se encontra exige mais firme­ za. Em ambos os casos. ou ao confrontar-se com dificuldades deste ti­ po. Traço 6: não existe vaidade ne­ nhuma em você. Cumpra esta tarefa com ge­ nerosidade. porém faça isso com toda simplicidade. Não deve procurar a supremacia nem sentir-se obrigado. o apoio. estamos em condições de ul­ trapassar todas as adversidades da vida. ao encontrar-se em uma situação material difícil. obter finalmente uma grande fortuna no pla­ no material. deve-se manter muito atento e firme. TA YEOU A RIQUEZA Interpretação geral do hexagrama Neste caso. N o en­ tanto. Quando se estabelecem relações de força. sem pedir o re­ conhecimento ou a admiração. Assegure-se de que não sejam demasiado pesadas para você e. Nunca se esgota. a fim de que cada um receba aquilo a que tem direito. São qualidades ótimas. Traço 5: é de natureza com­ preensiva e indulgente. estas acabam prejudicadas. trata-se de riqueza espiri­ tual. seria mais adequado que se abstivesse. procure ajuda ou colaboradores que ofereçam sua coo­ peração. ou condicionar os bens dos outros. sem exaltá-la nem inibi-la. Traço 2: presentemente tem muitas obrigações e responsabilidades que as­ sumir e desempenhar. Ficará mais forte se souber de­ legar certas tarefas. o sustento de que necessitamos e. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: poderia ter tendência para pecar por vaidade ou uma prodigalidade desmedida. por natureza ten­ dem a prevalecer suas virtudes ou a darse sem controle.jamos uma terceira pessoa somos vítima He nossas próprias riquezas. de ordem material ou espiritual. aquele que vive em paz consigo é rico de si próprio e esta é a verdadeira riqueza. E quando inve­ Conselho prático revelado pelo hexagrama 14 A verdadeira riqueza é a interior. Demasiada força é tão prejudicial quanto demasiada fraqueza. e da qual podemos nos alimentar infini­ tamente. concretamente com certas pessoas que podem aproveitar-se de sua ama­ bilidade. Con­ tudo. N o entanto. Traço 4: nunca é positivo querer exer­ cer uma influência sobre alguém à força. É assim que se adquire uma certa calma e se vive em paz consigo mesmo. é quando se está consciente dela. porque não. encontrar a ajuda. De fato. porém parece também ser responsável pela prosperidade e pela justa distri­ buição de bens e riquezas que não lhe pertencem. se necessário. Assuma suas res­ ponsabilidades. freqüentemente. pois quanto mais tiramos dela. Ora. e com a maior imparcialida­ de. Assim evitará qual­ quer ambigüidade e polêmica. Cuide do bem-estar dos outros. So¬ brestimar-se ou subestimar-se não é bom. Obtémse deixando expressar nossa vontade instintiva. Obterá excelentes re­ sultados. Portanto. se quer evitar que suas relações de­ generem ou se deteriorem. . mais se renova e cria.

não resista. sem ambicionar uma recompensa. deverá resignarse a trabalhar na sombra. honesto e que mantém sempre suas promessas. Por isso. das quais não deve arrogar-se. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: não é que a situação na qual você se encontra ou o lugar que ocupa atualmente o valorize ou gratifique. esquecendo-se de si mesmo. Traço 6: mostrar sistematicamente suas qualidades e apontar com o dedo as fraquezas dos demais não é uma boa atitude. você inspira confiança. E preciso encon­ trar o ponto intermediário: saber ques­ tionar-se a si mesmo permanecendo consciente de suas qualidades. deve ser o mais discreto e modesto possível. pois per­ manecendo humilde conseguirá um re­ sultado que ultrapassa suas expectativas. K'IEN A HUMILDADE Interpretação geral do hexagrama Quaisquer que sejam seus méritos. . Com esta condição con­ seguirá consolidar sua posição. Traço 4: quaisquer que sejam seus méritos. Mas dar demasiada importân­ cia às suas fraquezas e destacar a pree­ minência dos outros também não é um bom ponto de vista. sem se evidenciar da massa. São boas qualidades. Conforme-se em agir discretamente. pressões ou tensões. por enquanto. Por isso. A simplicidade nem sempre basta para resolver certas decisões importantes. Para você o resultado será o mesmo: faça o que tiver que fazer. Não há nenhuma defasagem entre suas palavras e seus atos. pois não deve mudar nada em você. Por isso. Quando a tormenta tiver passado sairá reforçado em sua posição. deve considerar que não é o único a tê-los e que os outros como você são capazes de suscitar a apro­ vação. pois não lhe parece ter ganho nada. melhor para você. faça-o com simplicidade. mais vale cumprir as tarefas com a má­ xima seriedade e modéstia. Estaria des­ locado. mas. Traço 2: o que você faz é exatamente o reflexo do que diz. ou se ocupa um lugar de autoridade. Traço 3: você se encontra em uma si­ tuação vantajosa à qual foi parar graças às suas qualidades pessoais e a seus es­ forços. as­ suma suas responsabilidades com total discrição. Quem possui a arte de ajudar o próximo espontaneamente. quanto menos jac­ tar-se deles. sem querer ficar à frente de todos. Nem tente que seja assim. nem afabilidade com servilismo. pois se sabe que você é leal. a dependência ou a escravidão. Assim. Não dê a oportunidade a que falem de você. Por isso.Os hexagramas 15 e 16 tros. simpatia ou admiração dos ou­ Conselho prático revelado pelo hexagrama 15 A humildade não tem nada a ver com a submissão. Talvez nem sempre seja assim. deve dar mostras de vez em quando de firmeza. j Assim. Porém. é assim que suas qualidades se valorizam mais. mas que permanece solidamente enraizado. se tem responsabilida­ des e deveres. Confie em seu instinto e não faça intervir outra consideração senão a do seu dever. rapidamente. sem que nin­ guém o saiba. muitas vezes domina sem necessidade de exercer qualquer poder. Desta forma obterá o que quer e até mais. o arbusto que se dobra pela ação do vento. Tem toda a razão. Embora a sua situação deva se destacar um pouco. não confunda mo­ déstia com franqueza. de retidão e imparcia­ lidade. não consegue sentir-se bem nem relaxado. graças às suas virtudes. se passar por um período em sua vida em que deve ceder ao peso das obrigações. A simplicidade no comportamento faz com que as tarefas mais pesadas pa­ reçam leves. o que as torna ainda mais valiosas para os outros. Traço 5: em suas relações com > os outros. parece insen­ sível aos elogios e à afabilidade de que é objeto. volta à sua posição normal e cresce no momento exato.

YU
A EMOÇÃO
Interpretação geral do hexagrama Na natureza, tudo se organiza de ma­ neira a que se possam observar e iden­ tificar os movimentos cíclicos aos quais está submetida. Assim, alternadamente, certos elementos dominam em detri­ mento de outros. Por exemplo, na Pri­ mavera, o que domina é o ar, os perfu­ mes das flores, o vôo e o canto dos pássaros, enquanto no Verão é o fogo do Sol que reina e queima a Terra. Tudo isso gera uma espécie de estímulo. Da mesma forma, nas relações huma­ nas, para que reine um bom entendi­ mento entre os seres, muitas vezes deve haver uma mesma emoção que os una; e é com freqüência necessário que haja um que seja o iniciador. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: poderia ter tendência para fazer conjecturas sobre as relações pri­ vilegiadas com pessoas com quem, se­ gundo você, é gratificante conviver. Fa­ zendo isto, possivelmente não saberá apreciar amizades mais simples porém, no final das contas, mais enriquecedo­ ras. Tente encontrar o meio termo. Traço 2: acredita que ainda não chegou a hora de se deixar levar pelos prazeres e pela despreocupação, e não está en­ ganado. De fato, é muito sensível aos si­ nais dos tempos e, segundo o que com­

preende, nada lhe parece seguro ou es­ tabelecido. Confie completamente em seu instinto, porque é muito seguro. Traço 3: tem tendência para o entu­ siasmo, mas falta-lhe perseverança. Por isso, desvia-se facilmente de suas obri­ gações ou responsabilidades, ou des­ perdiça a ocasião de tomar uma de­ cisão. Ao fazê-lo, tende demasiado a contar com os outros ou com as circunstâncias. Não se surpreenda, portanto, ao ver-se vacilando entre uns e outras. Traço 4: tem uma certa facilidade para suscitar simpatia e criar uma rivalidade sadia em seu redor. De início, os outros querem dar-lhe sua confiança, partici­ par em seus empreendimentos ou, sim­ plesmente, estar com você. Faça com que os outros se sintam bem dispostos

em relação a você e assim conseguirá tudo que se propuser atualmente. Traço 5: as pressões, tensões e li­ mitações que você sofre podem ser consideradas favores. De fato, tem tendência para se entusiasmar em demasia, para se lançar era projetos utópicos ou para se deixar distrair. Por tal razão e de certa forma, as adversidades que sofre protegem-no. Traço 6: deixou-se ofus­ car, submergir ou afogar por suas emoções, algumas vezes entusiastas, outras desespera­ das, e isto acontece com você há muito tempo. Tanto assim que, hoje, reina um grande fluxo artístico em sua vida. Seria a hora de recuperar e aprender a dominar suas emoções, senão sofrerá ainda desilusões ou fra­ cassos.

Conselho prático revelado pelo hexagrama 16
A emoção que sai do coração e o movimento que cria a energia têm raízes comuns. Sem emoção, o homem não sentiria nenhuma sensação particular nem teria nenhum juízo singular. Sem movimento, não haveria energia nem vida na Terra. Mas quando as emoções transbordam, muitas vezes geram confusão. Por isso, quando as energias aumentam ou se saturam, todo o equilíbrio da natureza se decompõe. Por isso deve aprender a moderar as emoções e dominar as energias. É o princípio da harmonia.

Os hexagramas 17 e 18
dependência. Na realidade, não é assim. Não se deixe influenciar por cer­ tas pessoas à sua volta, pouco fiá­ veis, que o incentivarão a se­ guir esse caminho. De fato, vêm com segundas intenções. Levam-no a servir os inte­ resses deles mais do que a defender os seus. Traço 5: todos os elementos estão a favor para que possa conseguir seu objetivo e rea­ lizar o que lhe interessa neste momento. Só deve evitar dormir à sombra dos louros. Não deixe que vença a euforia que o rodeia e siga seu caminho para tornar realidade o seu ideal ou ambição. Traço 6: embora lhe dê a impressão de ter cumprido sua tarefa e de não ter nenhuma razão concreta para se comprometer, alguém poderá con­ vidá-lo a retomar suas atividades com base em um reencontro ou em uma oportunidade inesperada. Se a coisa valer a pena ou se a pessoa em questão for digna de confiança, não tenha hesitações.

SOVEI A SIMPATIA
Interpretação geral do hexagrama A simpatia mútua deve ser a razão de toda a união e colabo­ ração entre os seres, que têm lugar com vista a empreender ou realizar uma obra em comum. Em conseqüência, es­ teja seguro de que as pessoas que se unem a você o fazem com este estado de espírito e de maneira espontânea, pois os interesses de algumas delas não coincidem com os seus; mais cedo ou mais tarde, aparecerão as dificuldades na relação. Por outro lado, deve saber contraba­ lançar um tempo de repouso e des­ canso, para que os que o cercam o ouçam, o apoiem e colaborem com você; deve estar atento às suas moti­ vações, necessidades e desejos. Se quiser que os outros sigam seus pas­ sos, é importante que atue como um guia instruído, tranqüilo e condescen­ dente. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: nesta situação, é indispensá­ vel que seja totalmente objetivo. Deve ter em conta as objeções que lhe fize­ rem, escutar as opiniões contrárias às suas, não hesitar em fazer você mesmo de advogado do diabo. Quanto menos subjetivos e egoístas forem seus moti­

vos e argumentos, maiores possibili­ dades de êxito terá. Traço 2: na escolha das relações, às vezes deve ser firmemente seletivo. Não se pode cercar de pessoas cultas, inteligentes ou de qualidade e, ao mesmo tempo, conviver com indiví­ duos de moralidade ou costumes du­ vidosos, equívocos ou insanos. Deve saber impor certas regras neste campo e permanecer insensível às más in­ fluências. Traço 3: parece que tem a tentação de se ligar a uma pessoa que não merece toda sua confiança, enquanto por outro lado estabeleceu relações de pri­ vilégio com seres dignos de interesse e em quem pode confiar. Deve saber ver a diferença entre as relações efê­ meras e as que são duradouras, base­ adas em laços profundos e sólidas afi­ nidades. Traço 4: tem tendência para achar que está em condições de representar um papel de líder ou de agir com total in­

Conselho prático revelado pelo hexagrama 17
A simpatia tem um grande papel em nossa vida. É ela que nos impele para umas pessoas em vez de outras ou atrai certas pessoas para nós. É preciso responder sempre espontaneamente segundo seus impulsos. No entanto, é bom estar consciente do próprio valor, das qualidades, dos meios de que dispomos e, também, dos próprios limites para saber se tanto na vida como no que se empreende devemos seguir os outros, colaborar com eles ou ter o papel de líderes e ser seguidos.

A CORRUPÇÃO
Interpretação geral do hexagrama Você está mergulhado em uma situação confusa, conflituosa ou passional, cuja origem reside essencialmente nos erros cometidos no passado, mesmo se outras pessoas tiverem sua quota-parte de res­ ponsabilidade. N o entanto, você se encontra em um momento de sua vida em que ainda pode solucionar esses problemas. So­ bretudo, se quiser, pode trabalhar sobre si mesmo para evitar reproduzir os mes­ mos equívocos e um dia enfrentar uma situação semelhante. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: não interveio firmemente quando era o momento. Por isso, a si­ tuação está prestes a deteriorar-se. Por outro lado, por natureza de idéias fixas, tende a estagnar nos seus hábi­ tos ou a reproduzir esquemas herda­ dos. Deve agir e resistir face a estes maus reflexos. Se consegui-lo, resolverá todos os seus problemas. Traço 2: esta situação confusa em que se encontra, e na qual tenta pôr ordem, deve-se à fraqueza, a um excesso de in­ dulgência e acomodação. Deve tomar a cargo a situação com a maior firmeza, mas evite ser demasiado

Traço 5: se não se sente capaz de pôr fim aos erros passados e à dificuldades que está enfren­ tando, peça ajuda a uma pes­ soa energética e digna de confiança. Se a conhecer, chame-a já. Se não a co­ nhecer, procure-a com urgência. Traço 6: não se sinta im­ plicado nem identificado com os problemas dos ou­ tros, já que escolheu um ca­ minho mais discreto, que o conduziu a um certo fecha­ mento sobre si mesmo. É uma nobre atitude, na condição de cul­ tivá-la e de dar aos outros assuntos de reflexão próprios para ajudá-los. severo com as pessoas que pecaram por negligência. Traço 3: seria possível acreditar que você adota uma reação demasiado rude e radical face às dificuldades em que se encontra, mas há circunstâncias em que deve reagir com urgência absoluta e a máxima firmeza. Ainda mais quan­ do as intenções são boas, o que parece ser o caso. Traço 4: nesta situação, sabe exata­ mente como pôr o dedo na ferida. Porém, deixa que as coisas se deterio­ rem. Aquele que se encontra enganado pelos acontecimentos e circunstâncias não pode considerar-se responsável. Mas no que se refere a você, não tem desculpa. Se não agir, será a causa das dificuldades que, mas cedo ou mais tarde, se manifestarão.

Conselho prático revelado pelo hexagrama 18
A corrupção traz à luz atitudes ou comportamentos errôneos, na maioria das vezes devidos aos maus hábitos. É preciso indagar-se sobre as causas. De fato, para ter acesso a uma certa harmonia interior e viver em paz com os outros, é necessário aprender a governar-se a si mesmo, a não se iludir com as próprias carências e mitigá-las. Para anular estes maus reflexos do comportamento, é bom apreciar, na medida certa, as próprias qualidades e potencialidades. Ao utilizálas em sua plenitude, conseguiremos pôr um ponto final no que nos corrompe e nos induz ao erro.

Os hexagramas 19 e 20
ou convidá-lo energicamente a pôrse de seu lado. Traço 5: para continuar seu ca­ minho para o êxito que lhe é prometido, e que é bem me­ recido, interessa-lhe muito delegar suas tarefas e pode­ res, com toda a liberdade e nas melhores condições possíveis. Se confiar em pessoas competentes, você terá as mesmas oportunidades de triunfar. Traço 6: o comportamento que você adotou é excelente, mas talvez você seja assim por natureza. Em todo caso, o fato de se pôr à frente dos que o rodeiam, estejam hierarquicamente acima ou a baixo, é a melhor garantia do seu progresso e do seu êxito em todos os aspectos de sua vida.

LIN A PROGRESSÃO
Interpretação geral do hexagrama Neste caso trata-se de um , objetivo a alcançar. É preciso elaborar planos, tomar medi­ das, precauções e iniciativas para consegui-lo, pondo todas as vanta­ gens a seu favor. De fato, os desejos que se formulam têm toda a proba­ bilidade de serem cumpridos. Mas não sem esforço, sem vontade, sem coragem ou sem prudência. A progressão não reside apenas no fato de avançar pelo caminho do êxito, nem também, e principalmente, no de tentar atingir seu objetivo por seus próprios meios, de maneira que ad­ quirirá mais experiência e conheci­ mento. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: suas idéias e projetos sus­ citarão muito interesse por parte das pessoas que o cercam, principalmente e sobretudo por parte de uma delas, que se encontra em uma situação su­ perior à sua. N ã o hesite em abrir-se com ela. N o entanto não se desvie de seu caminho e não se deixe influen­ ciar com o pretexto de u m excelente acolhimento. Nunca esqueça de que se trata de suas idéias e projetos. Traço 2: atualmente parece que qual­ quer procedimento ou iniciativa que você empreender tem todas as pos­

sibilidades de chegar a bom termo. Quando se atravessa um período tão favorável, durante o qual todas as por­ tas se abrem com naturalidade, não se deve hesitar n e m por u m momento em seguir adiante. Traço 3: seja qual for a situação ou a posição que você ocupar, a pro­ gressão não deve ser constante. Tem de ter momentos de pausa e descanso. N o entanto, mostra-se ansioso, insa­ tisfeito e impaciente. Aspira a ir ainda mais longe ou a ter ainda mais. Deve estar mais consciente dos de­ veres que lhe pertencem, especial­ mente com pessoas que estão sob sua responsabilidade. Traço 4: está ou estará em condições de explorar plenamente seus dons, ta­ lentos, qualidade e de pôr todos seus esforços ao serviço de uma causa justa. Para fazê-lo, você precisará consultar um personagem influente ou com uma certa experiência neste campo,

Conselho prático revelado pelo hexagrama 19
A progressão implica avançar passo a passo, sem pressa, caminhando a seu ritmo, sem precipitações e tendo sempre diante dos olhos o objeto que se anseia ou o objetivo que se quer atingir. Esta maneira de operar na vida exterior vale também para progredir espiritualmente. Não se deve querer compreender, conhecer tudo de repente, mas acumular experiências e impressões. Por último, o progresso começou com um sentimento de esperança e entusiasmo. Não se obtém e não se faz sob coação. Por isso, os esforços cumpridos para progredir devem sempre ser desfrutados.

Se esta pessoa o inspirou para o bem. diante dos que ainda são vítimas ou de­ pendem de você. um bem-estar profundo. conseguirá sobretudo transformar-se avaliando as conseqüências de seus atos com justiça. uma emoção pura. Ao contrário da admiração.KOUAN A CONTEMPLAÇÃO Interpretação geral do hexagrama Quando se tem fé em algo ou em alguém. É um estado de espírito constante. tanto melhor. interessam-lhe | menos. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: a idéia que você tem sobre os seres com quem deve privar. Traço 2: estaria enganado se adotasse juízos exageradamente críticos ou ar­ bitrários em relação aos outros em geral e às pessoas com quem lida cm particular. a contemplação não leva à avidez. as relações de força e os jogos de poder já não I lhe interessam ou. uma maneira de ser. Por outro lado. no entanto. espontânea. Por isso. irônico. Assim. sua própria existência bastarão para ficar encantado. que se conforma em ver o que se oferece ao olhar. Traço 3: quando diz que tenta conhe­ cer-se melhor. ou sobre as circunstâncias nas quais se encon­ trará. tem algo de ingênua. Traço 5: você está em uma situação de primeiro plano. De fato. é uma conseqüência de um olhar lúcido e penetrante. com ele e graças a ele. seja se tem uma certa experiência e persiste é mais inquietante. Traço 4: você observou com muita atenção uma pessoa que lhe parece exemplar. uma felicidade efêmera e que. você vê as coisas sob um olhar divertido. pelo I menos. Sem dúvida que seria capaz de representar o mesmo papel que ela e ocupar seu lugar. Falta-lhe lucidez. Aquele que tem uma fé semelhante pa­ rece estar imerso em uma espécie de contemplação maravilhosa e ao mesmo tempo lúcida das coisas da vida. Traço 6: parece que já não tem intenções egoístas e que as ânsias pessoais. deixa uma recordação que perdura. Contemplar um objeto. uma fé autêntica não exige nada. Quanto à contemplação. É indispensável estar atento. avaliar seus êxitos e fracassos com a mesma objetividade. sua simples presença. N o entanto. N o entanto. Este com­ portamento suscita a simpatia dos que o cercam. mas se for uma pessoa mais madura. isso é compreensível. Mas não se subestime ou mi­ nimize suas próprias qualidades. Conselho prático revelado pelo hexagrama 20 A contemplação não tem nada a ver com admiração. não espera nada. supostamente devido à falta de experiência. certamente que está sendo sincero. Compete-lhe a você agora converter-se em um exemplo para os outros. A admiração implica uma espécie de fascínio. não condena nada nem ninguém. uma paisagem ou um ser é sentir e ter um sentimento em relação a ele. . Se lhe falta experiência neste campo. os outros são tão susceptíveis de admirá-lo como de criticá-lo. Uma atitude assim irá permitir-lhe preservar o crédito que os outros depositaram em você. é im­ perdoável. que não implica nenhum juízo. É o que lhe dá carisma e o torna atraente e sim­ pático. tirando benefícios dos primeiros e lições dos segundos.

Da mesma forma. Por enquanto. litigiosa e conflituosa. Sabe bem que quem cala consente. conflituosa e insidiosa. faça-lhe notar mas não seja muito duro com ela. Seus adver­ sários são muito decididos. Conselho prático revelado pelo hexagrama 21 Quando nos encontramos sob a influência da emoção. Traço 3: está totalmente envolvido cm uma situação lamentável. O acordo. é normal que as pessoas afetadas o recriminem c o aju­ dem a tirar disso uma lição. a única forma de pôr fim a esta situação ten­ denciosa é. E. que se comporta mal e persiste em sua ati­ tude. dispostos a aproveitar-se de suas fraquezas c a não largá-lo nunca. Prepare-se. Ora. Parece que certas pessoas adotaram uma atitude litigiosa. não deve esperar. Inclusive pode ser que seja ví­ tima dos mexericos. Não se deixe intimidar. ter uma visão sintética do conjunto. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: se uma pessoa de seu meio cometer uma falta ou um erro mais ou menos grave. o impor­ tante é que tenha posto fim aos seus ex­ cessos. mais ainda. A única maneira de agir e reagir oportunamente em uma situação desagradável. Permaneça justo e correto. Traço 2: está em relação com uma pes­ soa que cometeu uma falta grave. já que não quer usar a razão. falta-nos discernimento e cometemos quase sempre erros de juízo ou atos equivocados. . Traço 5: sua fraqueza é ter um caráter demasiado in­ dulgente. não desanime. delação ou traição. cm sua situação. seria pro­ vavelmente melhor se se mostrasse mais firme e menos tolerante. Aja com sim­ plicidade. Traço 4: enfrenta graves problemas. Não terá outra solução senão reagir com a mais extrema fir­ meza e de forma enérgica. dificuldades maiores que não deve mi­ nimizar nem dramatizar. não é a de deixar-se levar pela cólera ou pela revolta. mais atenta e mais reta. se você mesmo cometeu um erro ou um equívoco. mas ainda não pode fazê-lo. para ver claramente quais são os verdadeiros responsáveis e pronunciar um castigo justo. pois é assim que ganhará vantagem sobre eles. calúnias. de­ nunciar os autores que provocam o problema e dar-lhes um sério aviso. as pessoas com quem lida conhecem-no bem e sabe que nem sempre se mostra clemente. cm primeiro lugar. mas manter a calma. difícil e li­ tigiosa causada por pessoas que se com­ portam mal. E inclusive se o castigo aplicado parecer excessivo.Os hexagramas 21 e 22 para enfrentá-los com tenacidade. de maneira que compreenda que deverá ser mais prudente no fu­ turo. portanto. tomar distância. Deve pois reagir com a máxima firmeza em relação a ela. a associação. Tenta quase sem­ pre conciliar o irreconci­ liável. Queria acabar com eles. Sua integridade acabará por pôr fim a sua desonestidade. em seguida. CHE HO O CASTIGO Interpretação geral do hexagrama A situação aludida nesta caso não é clara nem har­ moniosa. Por isso. Traço 6: ou está em relação com um ser que comete faltas graves mais que insiste em fazer ouvidos surdos a qualquer conselho ou aviso — neste caso não poderá fazer grande coisa por ele —. castigá-los severamente se persistirem cm sua má atitude. mas não se dará conta disso até sofrer as conseqüên­ cias. a união ou reu­ nião a que aspiramos parece impos­ sível. ou então adotou um compor­ tamento equivocado. da situação em questão e dos fatores que são a causa dela. Porém. não respeitam as regras e se enredam em seus erros.

Prefere seguir seu caminho e obter unicamente os resultados de seus esforços. A beleza exterior baseia-se quase sempre na harmonia das formas. Traço 4: parece que tudo o liga secreta e sinceramente a uma pessoa querida. . pode-se agir coma certeza de não cometer nenhum erro. Quando se chega a esse nível de co­ erência entre os pensamentos e os atos. em uma situação assim. é mais fácil encontrá-la em si mesmo. além de ser submetida à passagem do tempo. Inclusive. Ora. se lhe oferecerem vantagens ou privilégios. caso contrário. É o princípio da ilusão. à etiqueta e à ima­ gem de marca. muito menos satisfatórias. a harmonia das formas depende de certos juízos de valor totalmente subjetivos e inconstantes. N o entanto. sobretudo quanto es­ tiver em jogo uma decisão importante. Isso não tem nenhuma importância se ambos o ignorarem. mais do que fixar-se nesta harmonia fugaz. A sede de harmonia e de perfeição é uma aspiração nobre. mas encontrará decepções graves. parece que alguém de seu meio se apro­ xima mais de você por sua brilhante si­ tuação do que por si mesmo. Uma delas parece-lhe mais atraente. Tente compreender que um con­ tinente não tem o valor sem o seu con­ teúdo. Traço 6: chegou a um ponto de sua evolução pes­ soal que lhe permite adotar uma aparência c um com­ portamento exteriores per­ feitamente conformes com o que é cm profundidade. como sabemos. ou não é. O que é belo exteriormente nem sem­ pre é o mesmo em profundidade. ou ajudar os outros a ver claramente em si mesmos. combinando todos os elementos de sua personalidade. N o entanto. uma relação assim poderia ter conseqüências nefas­ tas. re­ cusa-os. Traço 3: quando estamos cercados de graça e de bem-estar e tudo parece que está indo da melhor maneira possível. mas podem ser traiçoeiras. a confiar nas aparências e não desconfiar.PI A BELEZA Interpretação geral do hexagrama As formas e as aparências que tomam os seres e as coisas são quase sempre agra­ dáveis à vista. é valente. mas não sabe como fazer-lhe compreen­ der seus sentimentos em relação a ela. acabará por encontrar a pessoa que ocupa seus pensamentos. já que são superfi­ ciais. temos tendência a relaxar. De maneira que. Ao mesmo tempo. Mas. mas de quem se separou. tem outras relações. Conselho prático revelado pelo hexagrama 22 A beleza é interior e exterior ao mesmo tempo. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: não podemos dizer que se en­ contra em uma situação clara e bem de­ finida. exis­ tem circunstâncias nas quais você deve preocupar-se mais com o conteúdo do que com a forma. parece que domina a tentação de fixar-se apenas no aspecto superficial das coisas. Traço 2: dá demasiada importância às formas. para que possam encontrar sua harmonia. Provavel­ mente bastará abrir-se com ela. às normas. Traço 5: as preocupações das pessoas com quem convive atualmente são superficiais e sem interesse para você. Impõe-se um mudança de atitude. enérgico e cheio de boa vontade. N o entanto. Deve ser paciente e fiel.

Os chineses dizem que. Não se obstine em querer manter sua boa si­ tuação contra ventos e marés. sobre suas costas frágeis e que. N o entanto. Ainda mais quando está cer­ cado de pessoas mal-intencionadas cujas manobras e artimanhas não deixam lugar a dúvidas. e da qual o mí­ nimo que pode dizer é que não lhe que­ ria fazer nenhum bem. apesar de que. basta referirnos à imagem destas cargas demasiado fortes que pesam sobre uma pessoa. pois assim não terá de conviver neste meio tão mau para você. inevitável. não é o melhor momento para empreender nada de novo. Traço 5: diríamos que certas pes­ soas de seu meio tinham a priori uma opinião muito negativa a seu respeito. Os mal-entendidos são tão grandes que mais vale não fazer nada e esperar que se apresente uma nova saída. Traço 2: vai confrontar-se com sérios adversários que não poderá ignorar e que estão decididos a pôr sua situação em perigo ou a desestabilizá-lo. a pessoa que se ergueu contra você seguramente sofre as con­ seqüências de seus erros. A única coisa que pode pen­ sar é que correspondem a uma maré de falta de sorte. Neste caso. Em todo caso. Ao dirigir-se a ela. . Traço 6: libertou-se finalmente das tensões e conflitos em que uma pessoa o havia colocado. entre elas encontra-se uma pessoa digna de interesse e estima. de Conselho prático revelado pelo hexagrama 23 Para que possamos compreender o significado deste hexagrama. U m conflito será. por razões que seguramente conhecerá. é um pouco como se estivesse escolhendo seu campo. ganhou a razão. Não conse­ guirá sem dúvida evitar as conseqüên­ cias nefastas e fatais que dela derivam. Seria portanto um sinal de sensatez. nos deixamos esmagar sob o peso de nossas próprias tensões. Traço 4: está imerso em uma situação muito difícil e lamentável. Traço 3: relaciona-se com pessoas pouco recomendáveis ou que têm se­ gundas intenções. Resigne-se antes a renunciar a suas pre­ rrogativas ou a perder sua posição. mas que. escolhe a boa opção. Por isso os que es­ tavam contra você se colocarão de repente do seu lado. o melhor será abster-se de esgotar as reservas do Armazém-da-Energia-Sexual. com demasiada freqüência. lhe permi­ tirá dar a volta à situação a seu favor. embora lutando. se o homem quiser viver muito tempo. será inútil que­ rer opor-se ao que parece inelutável. Tanto melhor se pudermos tirar daqui algumas lições de sabedoria. portanto. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: a situação atual não é apenas difícil e lamentável. uma delas parece disposta a rever sua opinião. se não quiser consumir-se gastando-as com demasiada freqüência. De fato. Porém. esta não durará toda a vida. PO A SUBMERSÃO Interpretação geral do hexagrama Parece que não vale a pena suportar as circunstâncias em que se encontra atualmente ou as dificuldades com as quais se tem de confrontar. Por outro lado. prematura ou irrefletida não faria mais do que agravar as coisas. sa­ bendo que tem de passar por isso.Os hexagramas 23 e 24 força moral. Sofre-as sem dúvida alguma e vê-se no meio da armadilha. Já está em condições de agir à luz do dia e com toda a liberdade. enfrentá-la com toda a serenidade. mas justificada. deve dar-se conta de que qualquer re­ ação sua intempestiva. ao agir deste modo. N o entanto. acabarão por as encurvar. mais cedo ou mais tarde. Em conseqüência. Mas você já não tem nada a ver com ela. não há mal que não venha por bem. mas chega mesmo a pô-lo em perigo. E ainda mais quando não é responsável nem pelas circunstâncias pouco felizes nem por estas dificuldades. de coragem de sua parte. Sua mudança repentina. que atrai sua atenção. evidentemente. Contrariamente ao que seria de esperar.

como pode querer que as coisas se solucionem para seu bem? Conselho prático revelado pelo hexagrama 24 A renovação poderia ser resumida no seguinte provérbio: depois da tempestade. a encontrar uma sã normalidade e transformar-se em simples e fácil. não exa­ gere suas conseqüências. está na natureza hu­ mana e que é um sinal de lucidez. Traço 6: não se surpreenda por estar sempre se confrontando com os mes­ mos problemas e as mesmas situações di­ fíceis. porque isso tem a vantagem de evitar que permaneça em um ponto morto. De fato. portanto. Permaneça consciente de suas lacunas e aprenda a não reproduzir seus erros. no dia em que estes homens e estas mulheres tomarem consciência delas e as mitigarem. Traço 2: as pessoas com quem se dá fa­ vorecem a evolução de sua personali­ dade e ajudam-no a forjar seu caráter. Traço 4: estas pessoas com quem con­ vive atualmente não são realmente re­ comendáveis. so­ bretudo. Ainda assim. Este é um ato de domínio de si próprio que nos leva pelo caminho da sabedoria. Mas estes não são eternos. mas concentran­ do-se nas coisas a longo prazo. O que é la­ mentável nesta situação é não reconhecer seus pró­ prios erros. simplesmente não quer admitir seus erros c fraquezas. Só lhe falta estar consciente de seus atos. aparecerá uma autêntica renovação. quando tudo volta à normalidade. Convém. . que são conseqüência de decisões in­ conscientes. tudo po­ de ser solucionado se todas as pessoas contribuírem para isso. é sua obrigação aproximar-se delas. Então será o momento de se armar e agir para que a dita situa­ ção perdure. Ainda bem. Sendo assim. que se recusa a pôr tudo em pratos limpos. se durante este período propício chegar a cruzar-se com pessoas cujas motivações coincidem com as suas. existe mais ou menos perto de você uma pessoa excepcional. com prudência e reserva. Então saberá de que lado se pôr. Se não a levar em consideração em de­ trimento de outras é porque não com­ preendeu verdadeiramente o que são as relações privilegiadas. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: constatar que ser fraco é uma coisa que. Falta-lhes refinamento. Porém. inteligência e sutileza. a bonança. parece ser essa a situação. Se não resistir a certas tentações. serão reproduzidos até o infinito. no estado atual das coisas. faça-o sem segundas intenções. inconstante. Traço 5: Pisou em uma poça de água? Enganou-se? Não se preocupe. Passa de repente do bem para o mal e do mal para o bem. As falhas e fraquezas acarretam sempre desordens e problemas. Sem dúvida alguma. desde o momento em que os admita. De fato. N o entanto. que deveria atrair toda sua atenção. enquanto as causas que os provocam estiverem presentes nos homens e nas mulheres. deve seguir seus conselhos e tomar consciência de suas próprias fal­ has para encontrar o caminho certo. Porém. tudo deixa antever que não quer ouvir nada. Podemos concluir que tudo isso é possível no que diz respeito a você. Assim. inde­ ciso ou hesitante. Traço 3: é instável. Porém. evitar qualquer precipitação. sentimo-nos dispostos a empreender projetos. às vezes.FOU A RENOVAÇÃO Interpretação geral do hexagrama A renovação significa que tudo está pres­ tes a ser solucionado. es­ senciais e vitais. tomar certas precauções e.

Assim procede a natureza. Tanto em um caso como no outro. quaisquer que sejam Conselho prático revelado pelo hexagrama 25 0 que é autêntico e verdadeiro deve sempre conservar um caráter espontâneo e uma grande simplicidade em sua expressão. Tudo voltará a seu curso normal sem necessidade de sua intervenção. Se atualmente os tiver. que no entanto parecem ao alcance de sua mão. ou a especular sobre eventuais benefícios que poderia re­ tirar de uma ou outra situação. continue fiel a si mesmo e não se deixe influenciar. f Traço 6: atualmente. que não calcula nem repara. N o entanto. carece de domínio. não se esgote em vão para resolvê-los. sincera e espontaneamente. pouco importa o aspecto que adote um conteúdo para se manifestar ou se mostrar. lhe escaparão. e mais vanta­ joso também. Em conseqüência. da harmonia ou da perfeição não têm nada a ver com a autenticidade. basta fazer o que nosso ins­ tinto nos ditar e o que nosso senso comum nos inspirar fazer nesse mo­ mento. Traço 3: está prestes a deixar-se guiar ou ofuscar por maus instintos. variada e sempre autêntica. e só então. Por isso é necessário preservar uma certa pureza de intenções mas também a pró­ pria pureza de nossos atos. confiar ne­ les e abandonar-se totalmente.Os hexagramas 25 e 26 seus medos ou as circunstâncias em que se encontre. com a qual teria cometido um grave erro de julgamento. Então será a natureza de nossas verda­ deiras motivações e a justiça de nossos atos que nos informará sobre nossas verdadeiras disposições e nosso instinto. se o continente for autenticamente igual à sua imagem. ape­ sar de ser contra sua vontade. para se comportar de forma que cor­ responda exatamente ao que so­ mos. Será mais correto e razoável. Traço 4: o que adquiriu graças aos seus esforços. Traço 2: parece que perde muito tempo examinando os bons resultados que poderia obter. você não se encontra pre­ cisamente em uma situação que se preste a iniciativas audazes. Se agir. múltipla. Por isso que as vantagens ou benefícios. São segu­ ramente a origem de um prazer ou de uma profunda felicidade. para que nossa autenticidade não possa ser posta em dúvida. Nunca se obriga uma coisa ou uma pessoa a revelar sua verdadeira face. às vezes perde seu ca­ ráter pelo mau uso que fazemos dele. de­ sejos e arrebatamentos que provêm do coração têm sempre um caráter autên­ tico. ao seu savoir-faire e a suas qua­ lidades não lhe poderá ser arrebatado. no futuro tente ser mais perspicaz. Está disposto a agir de forma impulsiva e irrefletida. Traço 5: se se encontrar. isto é. Não lhe in­ teressa forçar ou mudar os aconteci­ mentos neste momento. poderia tam­ bém ser vítima de uma pessoa do seu meio. WOU WANG A AUTENTICIDADE Interpretação geral do hexagrama Para ser autêntico. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: os impulsos. A autenticidade coincide sempre com a pureza. se o instinto em si mesmo for bom. tudo que empreender será recompensado pelo êxito. irá di­ reto a um estrepitoso fracasso. em uma situação lamentável ou tiver sérios problemas para resolver. De fato. sem avaliar muito bem as conse­ qüências de seus atos. Os critérios e os cânones da beleza. . que dessa forma revela que o fundo e a forma são exatamente iguais. De maneira que. Por razões semelhantes. Então. sentimentos. que desta vez se dedi­ casse plenamente à sua obra. sem se preocupar com as circunstâncias em que se encontra nem com os meios de que dispõe. pode ex­ perimenta-los com toda a liberdade. pois adotará uma atitude errada.

N o en­ tanto. Conselho prático revelado pelo hexagrama 26 Não devemos acumular tensões. a melhor maneira de se instruir é aplicar os ensinamentos re­ cebidos. adaptando-as ao presente. ações ou reações repentinas ou irrefletidas. Do que se deduz que a melhor maneira de se instruir consiste freqüentemente em instruir os outros. suas piores tendências serão intensi­ ficadas. algo indizível e irra­ cional o retém. se o caminho lhe parecer livre. Tudo isso é. estão a ponto de desaparecer. os blo­ queios. Deve ser rigorosamente prudente. Traço 6: os obstáculos que se perfilavam em seu ca­ minho desapareceram. deve tirar uma boa lição das ex­ periências do passado. agitado e impaciente. não leva em conta o fato das circunstâncias cm que se encontra não serem propícias em ab­ soluto para as iniciativas audazes. Al­ guém ou algo parará de súbito seu im­ pulso. Poderá caminhar pelo caminho do êxito com toda a confiança. e é muito melhor assim. im­ pulsos. . o vapor armazenado poderá produzir uma explosão. Pressente. O conselho que lhe damos. não é o momento certo para Traço 5: não conseguirá adoçar ou afi­ nar seu caráter opondo-se à sua ver­ dadeira natureza. Traço 2: tudo o impele a avançar às cegas. Para reforçar ainda mais seu poder de ação e pôr toda a sorte do seu lado. emoções nem cansaço. neste caso. que se saturam se não houver oportunidade de experimentá-los e transmitilos. agir. a partir de agora seguir em frente. Ao agir assim. Tanto assim é que pa­ rece que possui todas as qualidades re­ queridas para vencer eventuais dificul­ dades ou ultrapassar obstáculos que poderiam aparecer em seu caminho. N o entanto. Este fenômeno pode ser comparado com o vapor que explode em um recipiente hermeticamente fechado.TA TCH'OU A INSTRUÇÃO Interpretação geral do hexagrama As circunstâncias em que se encontra atualmente favorecem o êxito de suas audazes empresas e fazem com que se convertam em realidade seus projetos de envergadura. Traço 3: as tensões. Confie nesta boa ins­ piração. não o con­ seguirá. age com muita pressa para obter resultados imediatos. Acontece o mesmo com os conhecimentos adquiridos. Quando este momento chegar. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: vivo. terá a segurança de que seus méritos serão reconhecidos em seu correto valor. Traço 4: para conseguir alcançar o ob­ jetivo que se propôs é indispensável que não se engane a si mesmo. Também não devemos nos mostrar demasiado ansiosos de conhecimentos e ensinamentos. De fato. repentinas ou violentas. um excelente au­ gúrio. é o de pro­ curar as causas profundas de suas reações equivocadas. você precisa controlar sua impaciência. os impasses. De fato. As tensões que tinha acumulado resistindo a estes obstáculos lhe permitirão. ao fazer isso. N o entanto. Se não se tirar a tampa. Será sua melhor conselheira. E mais. portanto. Assim. po­ derá afogá-la e. portanto. surge a depressão. que rapidamente se encontrará em condições de agir para obter exatamente o que quer. a situação ainda não está totalmente sa­ nada nem deixou de ser perigosa. você saberá e poderá dar um verdadeiro salto à frente ou conseguir o objetivo que se tinha proposto. Quando as tensões ou pressões que se exercem sobre nós mesmos se acumulam. Se assim não for.

Por isso. Conselho prático revelado pelo hexagrama 27 Da mesma forma como os alimentos. até que a nossa vida se transforma em um festival de frus­ trações. mas faz frente a elas com muita serenidade e não diminuem nem sua determinação de melhorar seu es­ tado. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: você é perfeitamente capaz de satisfazer suas necessidades apro­ veitando suas próprias qualidades. deve ficar alerta. tire forças da fraqueza e aja só para satis­ fazer suas necessidades. os quais criarão novas necessidades e assim su­ cessivamente. Parece portanto que precisa de ajuda ou conselho. nem sua sede de expansão e pro­ gresso. e sobretudo a coerência entre suas palavras e seus atos. momentaneamente. De fato.Os hexagramas 27 e 28 gozará de um excelente período para encontrá-los. Modere portanto sua sede de prazer e sua ávida sensualidade. seus centros de interesse. Porém. pelo contrário pedir auxílio é f uma prova de inteligência e de humildade. Desde que suas intenções sejam nobres e seus projetos prome­ tam ser proveitosos para todas as pes­ soas que participem em sua realização. porque lhe parece que têm mais que você. espe­ cialmente em suas relações com os que o cercam. se mostram sempre tal com são. É provável que algumas pessoas de seu meio vão em seu auxílio ou mitiguem suas dificul­ dades. . re­ tidão ou verdade emana deles. Mas tal atitude ameaça trazer-lhe decepções. Se. Uma disposição de espírito tão generosa e dinâmica é sua melhor garantia de êxito. Os prazeres geram novos desejos. Olha para os outros com inveja. Assim. então poderá conceder-lhes sua confiança sem reservas. YI OS ALIMENTOS Interpretação geral do hexagrama As aparências são muitas ve­ zes enganosas. graças a esta análise. para conhecê-los mais a fundo. Caso contrário. sua si­ tuação não lhe satisfaz. Alimentos saudáveis e leves fazem com que a digestão seja fácil. colaboradores ou sócios para em­ preender ou realizar uma tarefa que lhe interessa muito. Não cabe aos outros encarregarem-se de você. tanto o que entra por nossa boca como o que penetra em nosso espírito exerce uma influência em nós. e nem sequer os seres. Traço 4: se precisa encontrar ajudan­ tes. suas motivações. Traço 6: tem de assumir pesadas res­ ponsabilidades. Traço 3: quem pensa apenas nos pra­ zeres cai quase sempre na armadilha. Razão pela qual é sábio prestar atenção aos alimentos materiais e espirituais. saia depressa à sua procura. vá pensando em animar-se em vez de apoiar-se neles. Traço 2: ponha mãos à obra. protegemonos dos mal-estares digestivos que amargam nosso caráter. suas idéias e convicções. às vezes devemos observar suas verda­ deiras interpretações. Assuma suas responsabilidades e ganhe sua auto­ nomia financeira. Traço 5: as responsabilidades que lhe incumbem são um fardo muito pesado de carregar ou as obri­ gações que deve satisfazer são muito fortes. os pensamentos e os sentimentos despojados de toda a paixão e de toda a avidez favorecem uma certa plenitude interior e deixam o espírito claro. tiver a sen­ sação de que uma certa harmonia. Mas. voluntária ou involunta­ riamente. Não é um sinal de fraqueza ou de falta de au­ tonomia agir desta maneira. que mostrarão um certo desdém. as idéias e os sentimentos são seu sustento. Por isso. Aconse­ lhe-se através de uma pessoa audaz que saberá dar-lhe seu apoio moral. sem dever nada a ninguém.

Mas se persiste nesta atitude. Deve pensar em consolidar os fundamentos. de diminuir em vez de aumentar a carga.TA KOUO A SOBRECARGA Interpretação geral do hexagrama O peso parece demasiado para você. solicitar ajuda ou. Traço 6: às vezes. faltam bases sólidas. e se tem dúvidas quanto às suas oportunidades de êxito. sentirá um vivo desejo de mudança. Conselho prático revelado pelo hexagrama 28 A sobrecarga provoca sempre tensões nas quais. Mas. Por isso. Ainda está frágil ou possi­ velmente influenciado pelas cir­ cunstâncias. de evolução e de progresso. Por razões inerentes ao seu caráter. recomenda-se abrandar a velocidade da corrida. Para fazê-lo. agora que ainda está a tempo. não quer leválas em conta. de suprimir o que deve ser suprimido. ou se não se souber avançar passo a passo. deve ser o mais cir­ cunspecto possível. Traço 2: encontra-se mergulhado em circunstâncias excepcionais e entusias¬ mantes. As confusões são tais que lhe interessa tomar o máximo de precauções. pois. Depois. Faça-se de advogado do diabo para detectar as falhas e os ris­ cos dessa situação. Simplesmente. Surdo aos conselhos de prudência. as tensões sob as quais vive atualmente são insuportáveis. Seria mais razoável desemaranhar o enredo dos elementos que causa esta situação confusa. medidas excepcionais. se necessário. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: se pretende lançar-se em um empreendimento audaz ou tomar uma iniciativa original. renunciar. con­ tinuará a avançar. Traço 5: tranqüilo. existe o risco de desfalecer sob o peso ou de ver como se afunda a situação. em primeiro lugar. Pois bem. neste caso. aqui o melhor conselho é. Traço 3: quer goste quer não. simples e disponíveis. dirija-se a pessoas modestas. não há nenhuma razão para que não consiga seus objetivos. analise suas intenções e suas motivações profundas. recebe um aviso. tudo deixa supor que está nesse tipo de si­ tuação. As re­ ações violentas e radicais não são sob nenhuma consideração adaptáveis às cir­ cunstâncias nas quais se encontra. não se tem outra escolha senão ati­ rar-se à água sem refletir. Se forem boas. para sair desta situação. um fracasso parece inevitável. No entanto. se uma pessoa não vigiar. Traço 4: tem a oportunidade de culti­ var relações privilegiadas com pessoas totalmente bem dispostas no que se re­ fere a você. do que solicitando a ajuda das pessoas que estão em pri­ meiro plano. Tenha cuidado para que um compor­ tamento assim não o faça perder todas as oportunidade de êxito. Mas certamente irá conse­ gui-lo antes de procurar pessoas hu­ mildes e discretas. encontrar a maneira de suavizar o peso. . Seria mais razoável e inteligente re­ nunciar a agir. as cir­ cunstâncias atuais são graves. Assim. sua situação é ex­ celente. Galvanizado. sem se preocupar com seus desejos nem suas necessidades. parece tentado a abusar destas relações para se fazer ver. talvez até de forma violenta. Acha que se encontra em uma situação confusa e está prestes a agir muito energicamente. na renúncia e na solidão é que cada um se despoja de toda a carga. para circuns­ tâncias excepcionais.

Faça uma pausa. seria bom que tivesse um tempo para estudar seriamente as causas e as origens de seus problemas e as razões que o levaram até aqui. adote um comportamento solidário e junte seus esforços aos de outras pessoas que estão em uma con­ juntura semelhante à sua. Traço 5: está em sua natureza empregar grandes meios para ultrapassar rapidamente suas dificuldades. mas deve mentalizar-se de que não é o único que se encontra nesta situação. a ponto de já não acredi­ tar que pode ser de outra rnaneira. Desta maneira. . Com respeito a você. a qual devemos abandonar sem medo para que se possa manifestar. apesar de todos os conselhos que lhe dão. Poderíamos mesmo pensar que estas si­ tuações lamentáveis lhe dão uma certa satisfação. N o entanto. Deve fazê-lo com rigor. agora afunda-se em suas dificuldades e deve resignar-se a sofrer as conseqüências dos seus erros. Reflita. Senão não conseguirá evitar ser vítima das circunstân­ cias. tem muitos pro­ blemas para resolver. É uma ex­ Conselho prático revelado pelo hexagrama 29 0 abismo de que aqui falamos é uma representação simbólica da angústia.Os hexagramas 29 e 30 celente atitude. nem adotar a atitude da aves­ truz ou reagir de forma violenta. nem retroceder. podemos evitar nos afogar por estas angústias fora de contexto. dos avisos que lhe fazem. Traço 3: parece que caiu em uma arma­ dilha. do medo de encontrar-se de novo imerso em uma situação sem saída. que são o pretexto a que re­ corre para ser vítima a vida toda. É o mesmo princípio da depressão psíquica que precede quase sempre a fase criadora e produtiva da vida. começar pe­ lo princípio. Mas tal atitude não parece adequada neste momento. Porém. Traço 2: atualmente. Traço 6: parece que. está empenhado em ir por sua cabeça. antes de empreender qualquer coisa em sua vida. Por isso. Não serviria de nada querer escapar. em seu estado atual.. em queda livre e sem poder reagir. É certo que a força da inércia é uma segunda natureza no homem e que às vezes nos resignamos sem nos aperce­ bermos. As circunstâncias não se prestam absolutamente nada à elaboração de novos projetos. De fato. K'AN O ABISMO Interpretação geral do hexagrama Faz tanto tempo que vive em condições difíceis ou pe­ rigosas que já está acostumado a elas. já não reage. dos sinais de advertência e da boa vontade de certas pessoas de seu meio em relação a você. por mais ambiciosos e estupendos que sejam. Traço 4: atravessa um período difícil. Deve agir mais metodicamente. que tanto mal faz ao seu bem-estar e a sua evolução como indivíduo. Deve aplicarse exclusivamente a solucioná-las. Ao fazê-lo. Por outro lado. Decerto que surgirá uma solução brevemente. só se­ riam um pretexto para desviá-lo de suas verdadeiras dificuldades. que não consegue avançar. certamente que encontrará soluções para suas dificuldades e poderá reagir de maneira a que possa sair dessa si­ tuação definitivamente. mostre suas aptidões e aproveite seu sentido de organização para conse­ guir resolver seus problemas. E aguarde o melhor momento para solucionar seus proble­ mas. se soubermos tirar uma lição de nossas experiências passadas. às vezes é bom cair em um abismo para sairmos dele mais fortes. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: a força da inércia e a resignação converteram-se em elementos de sua personalidade. encarar os pro­ blemas que lhe surgem pela base e encontrar soluções uma a uma. Deve reagir de maneira muito firme contra tal atitude. Face aos obstáculos ou às próprias dificuldades.

Assim. Se não obtiver resultados rápidos. ter. Mas trata-se de uma dependência positiva. Ao fazê-lo. tanto mais se estará em condições de viver harmoniosamente com elas. que o impele a viver na urgência. nunca olha as coisas a longo prazo. Tem muitos trunfos na mão. e torna-o mais consciente dos seus atos. Se tomar consciência desta fra­ queza. Traço 6: está totalmente consciente de suas fraque­ zas. ao ver claro em nós mesmos. mas de­ monstra demasiada pressa em corrigi-las. que gera em você um certo desequilíbrio. portanto. mas peca pela impaciência. Traço 4: é energético. erros.LI A CLAREZA Interpretação geral do hexagrama A clarividência é uma faculdade inata do ser humano. sem lhes dar mais importância do que a que têm na realidade. Traço 3: falta-lhe equilíbrio interior e por isso tende a se deixar influenciar pelas circunstâncias exteriores. Traço 5: As circunstâncias instáveis nas quais está imerso influenciam seu cará­ Conselho prático revelado pelo hexagrama 30 0 entusiasmo e o desânimo. e planejar o futuro. a esperança e o medo. vemos com clareza o outro e estamos receptivos às circunstâncias de nossa vida e aos seres com quem convivemos. mas quer re­ sultados imediatos. de maneira que saberá ter tudo em conta. aprender a distin­ guir em si o que tem de ser corrigido e o que não deveria preocupá-lo. não consegue realmente trans­ formar-sejáquefazumamá avaliação das nefastas conse­ qüências de seus maus reflexos. Seria bom aprender a mo­ derar esta ansiedade. Quanto mais capaz for de ver e compreender as circunstâncias tal como são. Está consciente de suas possi­ bilidades e dos meios de que dispõe. devemos aprender a abandonar-nos à nossa própria receptividade e confiar­ mos em nossas intuições. Sem dúvida que tal atitude implica uma certa forma de dependência em relação às cir­ cunstâncias e aos outros. T r a ç o 2: as circunstâncias lhe são favoráveis. sentimentos. passando por fases de entusiasmo excessivo e por fases de desânimo extremo. Por isso está quase sempre deba­ tendo-se entre um sentimento de apreensão injustificado e de espe­ ranças sem uma base real. vantagens e defeitos. aban­ dona tudo. Deve. Deve de­ monstrar lucidez e calma para não se deixar condicionar por suas emoções. Mas devemos exercê-la sobre nós mesmos antes de mostrá-la aos outros. para ver claramente em nós e em nossa situação. lacunas. já que lhe permite valorizar melhor suas qualida­ des. está criando algo e tudo lhe parece ainda confuso. É ambicioso. provêm sempre de uma falta de clareza. poderá achar a solução. sem nos deixarmos influenciar pelas referidas circunstâncias nem pelos referidos seres . De maneira que. se não se quiser ver em uma situação sem saída. É uma prova de êxito. Isto é o que significa a clareza. Implica que. Seria bom se aproveitasse mais seus re­ cursos pessoais e desse menos im­ portância ao que se passa à sua volta. Domina os elementos que lhe são oferecidos. Tenha confiança. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: está entrando em um novo ciclo de sua vida ou está começando uma atividade. desejos.

entu­ siastas e ambiciosas. se re­ velará como a causa de sentimen­ tos contraditórios que semeariam a confusão em suas relações. Traço 3: tem tendência para se deixar submergir e ofuscar por suas emoções e sentimentos. a controlar suas emoções. Assim como não é benéfico submeter-se sistematicamente aos convites dos outros. corre muitas vezes o risco de cegar. é preciso saber pôr freio em nossos desejos. de suas opi­ niões. . acalmá-los ou abstrairmo-nos deles. Espere. em um momento ou outro. ou então assumir algu­ mas responsabilidades. aptidões e qua­ lidades naturais. provavel­ mente irá consegui-lo. portanto. de não sermos por mais tempo vítima de sentimentos egoístas. Sabe do que é capaz. irá cruzar-se no caminho com pessoas suscetíveis de ajudá-lo ou de lhe dar apoio. Nunca é bom exporse desta forma. uma atitude assim não só seria infundada. Conselho prático revelado pelo hexagrama 31 0 que o desejo tem de bom é que impele quase sempre para um impulso irreprimível dirigido ao próximo ou aos outros. Assim. Traço 4: você se enganaria se se esgo­ tasse nervosa. Por isso. Por isso. deve estar consciente de que tal atitude o isola. principalmente. como. Traço 5: parece seguro de si mesmo. Traço 6: suas palavras. Mas. ou para ceder face a seus impulsos. não é bom deixarse guiar pelos próprios sentimentos contraditórios ou excessivos. física e moralmente com o fim de exercer uma influência sobre certas pessoas de seu meio. suas convic­ ções. se deseja que se faça caso de seus conselhos. En­ tretanto. encontrará seres próximo dos quais se sentirá bem. portanto. excessivo e exclusivo ao dar mostras de uma pressa constante. ou que todos se ponham do seu lado. de uma vontade imperiosa de se pôr à frente e impor sua própria vontade sobre os outros. são boas. No entanto. abs­ tendo-se de falar em demasia. por seu entusiasmo es­ pontâneo. os outros em geral e seu ambiente em particular. com certeza. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: sua disposição.HIEN O DESEJO Interpretação geral do hexagrama Se se comportar ou agir le­ vando em conta o que está ao seu redor. de relativizar ou não dramatizar as situações e. Ao não sermos guiados só pelos desejos. seria sensato e sagaz de sua parte conceder maior atenção ao que faz. mais cedo ou mais tarde. Infelizmente. decidido e perfeita­ mente consciente do controle que está em condições de exercer sobre si próprio. Sem dúvida que tudo isso não acontecerá no presente. que o tornam singular. aos seus caprichos ou aos seus desejos. generosas. ou que as circuns­ tâncias lhe dêem a oportunidade de se fazer valer. principalmente. se quisermos realmente compreender o próximo. se persistir em cultivar sua personalidade neste sentido. pois pode converter-se em uma obsessão. forçar sistema­ ticamente os acontecimentos ou o des­ tino. ser solicitado. sabe o que quer e como obtê-lo. atrair a atenção sobre si mesmo a todo custo. Traço 2: é u m indivíduo demasiado impaciente. exercer uma influência sobre quem o rodeia. tudo leva a crer que são melhores do que seus atos. pois torna-o hermético e insensível aos conselhos dos outros e que o impede de exercer qualquer in­ fluência sobre a evolução de sua vida. bem como suas intenções. Deve aprender. De fato. que partilharão suas idéias. Entretanto. e com quem terá muitas afini­ dades em tudo. que tenham realmente necessidade de suas competências. então estamos em condições de compreender os dos outros. lhe permitirão. pode estar bem certo de que en­ contrará os conselhos necessários e no momento oportuno.

curar-se desta ansiedade crônica. a força do hábito ou a obstinação. sem realmente ter consciência disso. Implica efetivamente um estado de vigília constante. Então. Corresponde a um espírito sempre estável. sem por isso renunciar aos seus objetivos. mas nunca deve ceder. De maneira que. Traço 2: está em uma situação que. conserve uma certa flexibilidade e uma disponi­ bilidade para saber sempre se ' adaptar às circunstâncias. seria potencialmente muito capaz de levá-los a bom termo. o que significa que. Isto não pode ser realizado sem perseverança. Se persistir nesta atitude. levam-no à impaciência e à precipitação. é indispensável que se adapte às circunstâncias que o rodeiam e que tenha em conta a evolução dos aconte­ cimentos. Entretanto. imperturbável. Tenha paciência. trata-se de uma continui­ dade no tempo. Traço 4: se não conceder a si próprio a oportunidade de satisfazer seus dese­ jos ou suas ambições. certos de o conseguir com o tempo. Ao ceder face à im­ paciência ou ao tentar com todas suas forças conseguir seus fins e precipitar os acontecimentos para satisfazer seus de­ sejos. a rotina. Deve saber que obstinandose em uma atitude semelhante não ob­ terá o que deseja. só o esperam decepções das quais será o único responsável. Está consciente disso. por mais adversas e pesadas que estas sejam. Traço 5: tem muitas responsabi­ lidades a assumir. a um esforço que nunca se debilita. quando as circunstâncias não lhe forem favoráveis. não ceda à tentação de forçar os acontecimentos para con­ seguir seus fins. de uma vontade de fazer durar as coisas para ter o máximo de se­ gurança. a uma convicção pessoal e a uma certeza: a de conseguir os objetivos. não tem totalmente em conta nem as circunstâncias nem as exigências do momento. no en­ tanto. Mas deve manifestar-se longe de toda a tensão ou relaxação. Traço 6: o clima psicológico de ansiedade em que está mergulhado. mais cedo ou mais tarde. submetendo-se as­ sim a obrigações importan­ tes e honrando seu sentido do dever. Deve. não favorece a livre expressão de seu talento nem a realização de suas ambições ou de seus projetos. senão passará por novos fracassos. ou se procura algo de forma obstinada onde não tem ne­ nhuma possibilidade de o encontrar. Conselho prático revelado pelo hexagrama 32 A perseverança não deve ser confundida com a estagnação. é porque está no mau caminho. E mesmo que esteja muito ocupado. se deseja preservar e prolongar a situação em que se encontra. . Traço 3: seu bem-estar depende de­ masiado dos acontecimentos exterio­ res e afortunados. age quase sem­ pre em contratempo e raramente obtém os resultados desejados.HONG A PERSEVERANÇA Interpretação geral do hexagrama Neste caso. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: seu comportamento intran­ sigente ou suas repetidas exigências ameaçam magoá-lo. Entretanto. conservar seus bens e suas aquisições. em conjunto. ao fazê-lo. É uma resolução sen­ sata. um objetivo que perseguimos pacientemente e ao qual nos entregamos. não serão nem sua determinação nem sua força de caráter que lhe permitirão atingir seu objetivo. e corre inclusive o pe­ rigo de se encontrar no mesmo ponto de partida. desanimará. portanto.

por mais complicados e desestabilizadores que eles sejam. sem extrapolar ou especular so­ bre o futuro. sem segundas intenções. Deve antes de mais nada dar-lhe a impressão de que seus ataques o deixam indiferente. basta nos resignarmos em guardar uma certa distância para podermos encontrar-nos a nós mesmos. Por isso. Conforme-se em pôr termo a esta situação. se se encontrar com um ser malévolo. Efetivamente. de uma vez por todas. Traço 6: sabe o que deve fazer. claro e evidente. as circunstâncias em que se encontra não o permitem. Para remediar esta situação. compreendeu que é muito mais sensato renunciar a uma situação. Por isso. Visto que isto está claro. se se obstinar em conti­ nuar a luta e o combate até o fim. desapaixo­ nadamente. Vê-se obri­ gado a realizar esforços. O melhor é que se em­ pregue a fundo por sair deste mau passo para salvar o que puder. Traço 2: as circunstâncias não lhe são favoráveis. fé e tenacidade em obter o que quer. isto não significa que deva cruzar os braços. aceitar tudo ou dei­ xar-se levar. Pode agir com toda a independência e libertar-se. de tudo que se apresentar como obstáculo ou empecilho para seu atos. Não encontra nenhuma relação fiável em que se possa apoiar. TOUEN O RETROCESSO Interpretação geral do hexagrama A situação em que se en­ contra chegou a tal ponto que. no entanto. vai esgotar-se e. Significa simplesmente que é preferível esperar por um momento mais propício ou por circunstâncias mais favoráveis para continuar a luta. Entre­ tanto. Deve saber. especialmente com seus colaboradores ou colegas. Faça-o. sem complicar as circunstâncias. Quando tudo parece tão simples. Não é oportuno agir nem empreender qual­ quer iniciativa. Já não tem qualquer dúvida. não se oponha a ele no estado atual das coisas. N o entanto. per­ derá o domínio sobre si mesmo. As­ sim. já que parece que pre­ cisava mais de você do que você dela. N o entanto. seu desejo é dis­ tanciar-se. não espere mais para realizar este re­ gresso à tranqüilidade. retroceder e ganhar distância. só quem tem um equilíbrio interior razoável consegue fazer face aos acontecimentos ou situações. por outro lado. e estes últimos não lhe parecem à altura de sua tarefa. não pode tomar precauções con­ tra eventuais situações perigosas ou circunstâncias imprevisíveis. não é necessário evitar mais as coisas. corre o risco de sofrer uma derrota estrondosa. mas em outro âmbito. põe tanta perseverança e vontade. que acabará por alcançar seu objetivo. que no final das contas a pessoa em questão terá mais dificul­ dades do que você em recompor-se Conselho prático revelado pelo hexagrama 33 As circunstâncias em que nos encontramos às vezes são tão inquietantes que corremos o risco de cair na confusão ou abandonar tudo de vez. Traço 5: depois de uma reflexão madura. desejos c vontades.Os hexagramas 33 e 34 desta separação. renunciar a algumas de suas experiências ou elevar o nível de suas atividades. Não se arrepende nem tem nenhum remorso. Traço 4: descobriu que sua única saída é renunciar a toda relação c romper todos os laços com uma pessoa do seu meio. Em seguida. Traço 3: atualmente. mas sem demoras. Interpretação dos laços mutáveis Traço 1: atravessa atualmente um pe­ ríodo durante o qual é necessário que guarde distância ou se limite. principalmente. . ' você terá todo o tempo do mundo para poder pensar em r seu futuro e fazer novos projetos. O meio em que evolui tam­ bém não lhe é propício.

nada nem nin­ guém parece resistir-lhe. É aconselhável conter seus impulsos. quando decide fazer algo. Não se impaciente e. Isto significa que neste momento pode agir de acordo com sua vontade. Mostre-se comedido. Pense que a força interior é mais forte do que a força exterior. se esgotará em vão. este livre arbítrio não exclui uma certa autodisciplina. Espere o melhor momento para agir. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: possui todos os poderes para agir e progredir. tal como estão as coisas atualmente. Deve estar consciente de suas responsabilidades. mais sensato. de suas forças nem de sua sorte. psicológicos e materiais. Desta forma. e espere o melhor momento para progredir ou impor sua vontade. sem ter de prestar contas a nin­ guém. De fato. Pode não ser óbvio para os ou­ tros. Acalmese e reflita. Não se envaideça.TA TCHOUANG O PODER Interpretação geral do hexagrama Tem carta branca. melhor uso se deve fazer dele. é necessário esforçar-se continuamente. mostrar-se justo e correto. modesto e sagaz. quem exerce um poder sobre si mesmo não tem necessidade de recorrer à força nem a artifícios. exerce naturalmente um poder sobre os acontecimentos de sua vida. Conselho prático revelado pelo hexagrama 34 Para exercer um poder na vida social. nem força. obterá excelentes resul­ tados. E ainda mais. Entretanto. Bastalhe estar atento a si mesmo. atento ao que se passa à sua volta. Por outro lado. Evitará cometer um grave erro e. utilizar meios físicos. Reúna suas energias. quanto mais poder se tem. que nem sempre são louváveis. Resigne-se. Assim você fará melhor uso de suas forças e de seu poder. finalmente. por­ tanto. Mas seria inoportuno ostentar isso. Ao fazê-lo. Traço 5: renuncie a toda forma de agressividade ou violência e não tente fazer-se ver. mas pressente que está ao alcance de sua mão. Neste tipo de circuns­ tâncias. com o tempo. T r a ç o 6: encontra-se em uma situação sem saída e não tem nenhuma possibilidade de recuar. N o entanto. embora certas pessoas possam obrigá-lo. nem um certo poder. Ainda lhe resta caminho por percorrer antes de chegar ao final ou de estar to­ talmente satisfeito. Traço 2: encontra-se no caminho do sucesso. Traço 4: se tentar defender-se obsti­ nadamente. você se equivocaria se quisesse precipitar os acontecimentos. valorizar suas qualidades e suas fraquezas com justiça. ser receptivo com os outros e as circunstâncias. . será origem de infinitas tensões. seguramente terá a oportunidade de se congratular por ter renun­ ciado a exercer um domínio físico sobre os aconteci­ mentos para desenvolver em você uma certa força in­ terior. Seja dono de si mesmo. sua fir­ meza e determinação são tais que. às necessidades dos outros e escolher o momento ideal para agir. mais moderado. fortes resistências e. Tudo acabará por voltar aos eixos. é preciso saber esperar sem desanimar. principalmente. Traço 3: sem dúvida que não lhe faltam nem vontade. não insista em querer sair desta situação a todo custo. ultrapassar à força os obs­ táculos que aparecem em seu caminho. lucidez e benevolência.

certamente. Para obter a reparação. Assim. Para nós é exatamente igual. aproveite-se e aja de maneira a que as iniciativas e as posições que tomar nesse sentido sirvam à causa do desenvolvimento do conjunto de sua si­ tuação. uma vez que deste modo acabará por atingir seu objetivo. Estaria muito enganado se não o aproveitasse. uma resolução desse gê­ nero será certamente perigosa. evolui no momento próprio ou quando as circunstâncias se apresentam. Aspira. mas você não pretende obter muitas vantagens pesso­ ais com isso. o que você ob­ Conselho prático revelado pelo hexagrama 35 A expansão é um fenômeno natural. Mas esta só deve ser tomada se se tratar de erros ou falhas cometidas por pessoas próxi­ mas. o que. Assim. nem sequer confundir o fim com os meios. se expande. todos os resultados que obtiver serão manchados pelo opróbrio e. extremista ou inflexível. Deve seguir seu caminho sem se preocupar com a opinião dos ou­ tros. nunca devemos forçar as coisas e precipitar os acontecimentos para obter aquilo que queremos. TSIN A EXPANSÃO Interpretação geral do hexagrama As circunstâncias favorecem a expansão em sua situação profissional. N o entanto. Mostre-se imparcial. De fato. Necessita que o apóiem. matará dois coelhos com uma só cajadada. No entanto. Na natureza. propor- lhe seus serviços e prestar-lhe ajuda. neste campo. novas res­ ponsabilidades ou uma missão de con­ fiança.Os hexagramas 35 e 36 teve de maneira ilícita lhe será atri­ buído. Obviamente. uma expansão artificial não é um sinal de evolução e nunca dura muito tempo. Tem dúvidas sobre se está em condições de poder melhorar sua si­ tuação profissional ou não. não ceda em suas decisões. Traço 6: está prestes a intervir com violência para pôr ordem em sua situação ou restituir a justiça. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: sente-se inseguro em sua de­ terminação. como tudo acaba por se saber. que os outros não estão dispostos a aceitá-las. Sem dúvida alguma. Traço 4: as circunstâncias favorecem plenamente a evolução e expansão de sua situação. Traço 5: sua situação é bastante próspera. se lhe propuserem uma tarefa im­ portante. assim como para as situações que criamos. tais apoios diminuem um pouco seu livre arbítrio. tudo progride. De fato. Evite qualquer reação radical. . tanto profissional como socialmente. Seus desejos neste sentido acabarão sem dúvida por rea­ lizar-se visto que parece que este per­ sonagem está prestes a fazer-lhe uma proposta. em segredo. Traço 3: esforça-se por fazer avançar sua situação com a ajuda de outras pes­ soas que depositam confiança em você e apoiam suas iniciativas. parece que dá muita mais importân­ cia e se interessa mais pelo que faz do que pelos resul­ tados que obtém ou os be­ nefícios que isso lhe possa trazer. uma nova posição. o ajudará a dar um passo em frente. sem incorrer em nenhuma falha. Tem a impressão de que suas iniciativas não são entendidas. Participarão então de seu êxito. Terá muito mais satis­ fação ao cumprir uma tarefa ou algo que realmente lhe in­ teresse. Traço 2: estabeleceu uma relação com uma pessoa influente ou que se encon­ tra em uma posição chave. deve mo­ derar-se. em­ pregue os meios mais nobres. Chega um momento em que tudo é levado para retomar seu lugar. a trabalhar com ela. Caso con­ trário. Mas isto não deveria ter conseqüências. sua influência so­ cial e sua evolução pessoal. são mal interpre­ tadas. N o entanto.

degenerará e lhe causará prejuízos ainda maiores. Não os solucio­ nará em um só dia. Não aja de imediato.MING YI A CONFUSÃO Interpretação geral do hexagrama Não se encontra em situação de se im­ por. . dificuldades ou obstáculos com que se depara atualmente. pois estes problemas já exis­ tiam há muito tempo. Nem dispõe das armas nem dos ar­ gumentos necessários para denunciar clara e firmemente o que teria de ser de­ nunciado para libertá-lo de suas difi­ culdades. não demonstre demasiada im­ paciência. Em tais circunstâncias. os problemas e a confusão exteriores não nos atingirão. N o entanto. Mas. Espere que lhe surja uma saída. é uma si­ tuação deplorável e lamentável. deve tomar um partido. para evitar sofrer as conseqüên­ cias e poupá-las aos que o cercam. Nestas con­ dições não tem outro remédio senão abandonar tal situação. reco­ menda-se a reserva mais ex­ trema. não parece estar em posição de se defender. Assim. Não poderia ter um comportamento melhor. basta que nos esclareçamos a nós próprios. No entanto. Não diga nada. da confusão e dos problemas que existem atualmente. Caso contrário. permaneça lúcido e vi­ gilante. De fato. sermos arrastados ou vermo-nos submersos em uma situação confusa. Sua paciência está prestes a se esgotar e tem a impressão de estar indefeso. Mas você reage com rapidez e energica­ mente. Tanto em um caso como no outro. Conselho prático revelado pelo hexagrama 36 Acontece freqüentemente. as cir­ cunstâncias fortuitas que lhe darão opor­ tunidade para descobrir a pessoa res­ ponsável ou a causa de suas dificuldades. cumpridos e compreendidos. esses seres em questão adotaram um comportamento tão negativo que está quase prejudicandoos. Sem dúvida alguma. N o entanto. por enquanto. A arma que lhe tinham apontado está pronta a virar-se contra eles. Para mitigar isto. Sendo assim. tenha consciência de que está cercado e que isso não mudará. Isto não significa que sua vontade se veja di­ minuída. você não leva os outros nem estas cir­ cunstâncias nefastas em consideração. Traço 2: você sofreu uma negativa ou um fracasso. Pode ser provocada pelos outros. Traço 6: os adversários ou causadores dos problemas que você enfrenta não lhe dão descan­ so nem tréguas. Possivelmente tentaram prejudicá-lo ou colocar-lhe obstáculos. ou então se en­ contra em uma situação sem saída. mais claramente os atos dos demais serão executados. não se mova. nem que você seja um prisio­ neiro dos distúrbios. Traço 3: são. Traço 5: você se relaciona com seres que lhe são hostis. Traço 4: você se relaciona com a pes­ soa que tem sido a causa dos proble­ mas. de seus projetos. de seus dese­ jos ou de suas aspirações. sem dúvida alguma. Seu próprio veneno fará com que eles pereçam. Os demais e as circunstâncias não favorecem de ma­ neira nenhuma a realização de suas idéias. quanto mais cristalinos forem nossos pensamentos e idéias. por negligência ou descuido. visto que é seu ideal que o move e você persegue seu objetivo com perseverança e tenacidade. Se reinar em nós a clareza. mas também pode deverse à nossa falta de vigilância. estará em condições de agir de modo a que deixem de prejudicá-lo. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: encontra-se em uma situação incômoda e insegura.

a seus pensamentos. Melhor preocupar-se em assumir suas obrigações morais e suas responsabili­ dades materiais de maneira que aqueles que dependam de si ou que necessitem do seu apoio possam compreender suas verdadeiras motivações. é indispen­ sável que cada membro ocupe seu lu­ gar. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: para preservar o equilíbrio e a harmonia em seu lar e em suas rela­ ções familiares ou sociais. Traço 3: deve resolver um problema muito delicado referente a uma pes­ soa próxima. é preferível abs­ ter-se de tomar uma iniciativa audaz mas arbitrária. isolando-se ou sendo ele próprio livre. quando cada um faz sozinho o que quer. Traço 6: não se questione mais sobre a natureza ou o tipo de relações que cultiva. autonomia e singularidade. ao mesmo tempo. desempenhe seu papel e assuma plenamente suas responsabilidades. pa­ ra evitar que as relações se degradem ou degenerem. A flexibilidade é útil para se submeter às exigências da comunidade. é capaz de viver em comunidade. por outro lado. em todo caso. para os outros. A firmeza é necessária para que. Assim. seus atos serão compreendidos e aprovados por todos. de maneira que os interesses de cada um favoreçam os de todos. no seio da comunidade. KIA JEN A COMUNIDADE Interpretação geral do hexagrama As relações que cultiva com os membros de sua família. poderá aproveitar-se Conselho prático revelado pelo hexagrama 37 Viver em comunidade implica ser capaz de demonstrar. por outro. ins­ tala-se a desordem. En­ tretanto. ao mesmo tempo. deve saber encontrar e dar uma coerência. Traço 5: você mesmo é ou encon­ tra-se diante de uma pessoa digna de confiança. Deve saber equilibrar seus ganhos com seus gastos. Traço 4: seja muito prudente c mo­ derado na gestão de seus lucros. idéias e palavras. também uma lógica. cujo comportamento o leva a agir com firmeza. Traço 2: em sua posição ou situação atual e. uma grande flexibilidade e uma grande firmeza. de ma­ neira que. . por um lado. De fato. seus parentes e as pessoas com quem convive normalmente for­ mam o molde da natureza das relações que manterá mais amplamente em seu meio social. Não force muito as coisas. Assim. Limite-se simplesmente a cumprir suas tarefas e assumir suas obrigações. cada ser possa preservar sua personalidade. a qual poderia ter conseqüências desastrosas a longo prazo. Custa sempre ser duro com um ente querido. é preferí­ vel um excesso de rigor do que dema­ siada liberdade. e a seus atos. quer no âmbito de sua ati­ vidade quer no de sua vida cotidiana. devemos estabelecer certas regras e normas que serão respeitadas por todos. fiel a si mesmo e a seus compromissos. Tanto se se tratar de você como de um ser que lhe é próximo. em função das relações que cultiva. passe sem­ pre a impressão de ser uma pessoa equilibrada.Os hexagramas 37 e 38 de certa comodidade e segurança. uma prova de felicidade e sucesso. um comportamento tão positivo é. tanto para si como para os seus. se as circunstâncias o exigirem ou se os fatos forem graves. só quem sabe viver em harmonia. Conseguirá assim sanear e es­ tabilizar sua situação financeira e. Poderá então agir com toda a tranqüilidade. Em qualquer comunidade humana. cujo caráter firme e benévolo suscita a simpatia de todos e a aprovação incon­ dicional do meio e cujas mo­ tivações e atos se inspiram em sentimentos generosos e espontâneos. No entanto. como e quando lhe apetece.

especialmente de seu ceticismo ou de suas reticências. entre todos os seres e todas as coisas da vida que os unem. conflitos e in­ compreensões. os equívocos sem uma ver­ dadeira causa. tudo e todos parecem criar obstáculos no caminho. cada coisa tem seus limites. des­ de então vive afastado dela ou não con­ fia nela. Por isso. por culpa de um desacordo ou de um equívoco. mas as separações não existem. como levá-los a tomar consciência da diversidade de suas qua­ lidades ou de seus critérios e da riqueza de suas diferenças. pelo menos basea­ das em uma vontade comum em me­ lhorá-las. uma pessoa do seu meio virou-lhe as costas. a coisa poderia ser solucionada se aceitar encontrar-se em terreno neutro e sem segundas intenções. que tudo o incita a fechar-se em si mesmo. Traço 2: os contratempos. as contradições e as oposições que se revelam entre alguns seres podem tanto funcionar como a causa de discórdias. pois. podem complementar-se e enriquecer à custa do contraste que formam. negli­ gência ou orgulho. os pontos de separação são quase sempre ao mesmo tempo pontos de reunião. Se suas relações são sinceras. a falta de co­ municação. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: se. se cruzar com um ser por quem. Podemos pensar.K'OUEI A SEPARAÇÃO Interpretação geral do hexagrama Os antagonismos. Quando. es­ pontaneamente. acontecerá no devido mo­ mento. Traço 3: tem a sensação de que tudo está contra você. Assim. na qual talvez já não pense. na natureza. se pessoas com as quais não tem nenhum laço o solicitam. Cedo com­ preenderão seu erro e se afastarão. Traço 6: por fraqueza. Traço 4: não apenas as circunstâncias e as pessoas desfavorecem seus projetos. trata-se sempre da promessa de uma união ou de um nascimento. Apesar de tudo. tão lamentável. atualmente não surge nenhuma pers­ pectiva interessante. mas. inexplicáveis mas profundas e fundamentais. como de pessoas. quando dois indivíduos. Por isso. é o egoísmo que nos separa. uma pessoa de seu meio. Entre­ tanto. considere-o como sinal de uma mudança positiva. vivem plenamente sua singulari­ dade e não se fecham em suas parti­ cularidades. Traço 5: está mergulhado em uma situação tão complexa. Há sempre separações sutis. na natureza. aparentemente opos­ tos. N o entanto. ' Aceite com toda confiança. existe uma verdadeira oposição. vendo bem as coisas. para aumentar as dificuldades. deixou que ' se estabelecesse uma diferença en­ tre você e outra pessoa. por­ tanto. N o en­ tanto. apesar delas mesmas. senão privilegiadas. são a origem da ruptura com uma pessoa de seu meio. não tente afastá-las à força. tudo leva a pensar que se encontra com muito boa disposição em relação a você. não tente chamá-la à razão. sente uma atração mútua. Todavia. A única coisa que você pode fazer é estabelecer relações. reaparecerá em sua vida e lhe proporá uma co­ laboração ou uma associação. que tudo acabará por se arranjar. que é seu maior apoio e que poderá mesmo ajudá-lo. parece também que tem a opor­ tunidade de manter uma relação privi­ legiada com um ser digno de confiança. . Conselho prático revelado pelo hexagrama 38 Quase sempre. Tanto se se tratar de acontecimentos ou de circunstâncias. Por isso.

Os hexagramas 39 e 40 Traço 5: deve fazer face a graves di­ ficuldades. Mas não tem outra escolha. pois isto o levaria a uma situação ainda muito mais confusa. a participar em sua so­ lução. não tem nenhuma perspectiva ou segurança de que as circunstâncias evoluam favora­ velmente para você. Sabe perfeitamente que. estará em condições de obter valiosos ensinamentos que poderão servir à causa de suas ações ou em­ preendimentos futuros. pois. questionar-se. querer seguir nosso caminho a todo custo. se não reagir energicamente. não dispõe do tem­ po necessário. devemos saber parar e refletir sobre a maneira de ultrapassá-lo ou de evitar. É por esta razão que se deve abster de reagir de forma desconsiderada ou avançar sem refletir. KIEN O OBSTÁCULO Interpretação geral do hexagrama Quando lhe parece que a situação difícil que enfrenta não tem saída. Nada o obriga. pelas origens destes embaraçosos problemas e difi­ culdades. como também a das pessoas que o cercam ou que estão sob sua responsabilidade. cer­ car-se de pessoas fiáveis e eficazes. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: seu impulso vê-se travado ou parado em suas ações por um obstá­ culo maior. seja qual for sua origem ou natureza. e. A sensatez leva-o a tomar um tempo para refletir e assim agir no mo­ mento certo. Traço 4: está enfrentando problemas e dificuldades que não conseguirá re­ solver sozinho. Traço 2: encontra-se suspenso por uma grande dificuldade que não pode ignorar. refletir bem diante do obstáculo não significa apenas ter as melhores oportunidades. não só poderia pôr sua situação pes­ soal em perigo. avaliando bem sua parte de responsabilidade neste as­ sunto. é uma atitude suicida. com o qual po­ de contar. Seria muito perigoso se­ guir seu caminho sem tê-lo em conta. De fato. Assim. Além disso. O melhor é refu­ giar-se entre seus parentes. Reflita sobre a verdadeira natureza de seu problema. Será obrigado a agir rapidamente. Traço 3: se decidisse desafiar sozinho e sem qualquer preparação alguma das dificuldades que enfrenta atualmente. Traço 6: enfrenta problemas e dificuldades que não lhe dizem respeito pessoalmente. De fato. cuja ajuda e apoio lhe serão úteis. sem levar em consideração as dificuldades que encontramos. E mais ainda quando grande parte dos obstáculos que enfrentamos se devem a nossas próprias carências ou a nossos maus reflexos de comportamento. sem dúvida que não hesitará em intervir mais uma vez para resolver seus problemas ou vencer suas difi­ culdades. é bem verdade que sua ex­ periência pessoal e sua natureza bené­ vola e generosa o predispõem a isso. Logo. sinceras e eficazes. Entretanto. esta boa vontade ma­ nifesta e esta sensata deter­ minação suscitam a estima de seu meio. por outro. que ficarão muito contentes com sua sensata re­ solução. por um lado. para ultrapassála deve saber. Mas. . Encontre as soluções adequadas e espere o momento propí­ cio para agir. Conselho prático revelado pelo hexagrama 39 Cada vez que aparece um obstáculo no caminho. Por isso. perguntar-se pelas causas profundas. Sem dúvida que não poderá evitar alguns prejuízos. pois cada mem­ bro do mesmo está disposto a participar particularmente em sua vitória e em seu êxito. Faça uma pausa. esta situação irá degenerar. Esta situação deve guiá-lo para encontrar naturalmente a ajuda e o apoio de pessoas competen­ tes. mas que tocam ao conjunto da comunidade a que pertence.

fazer-lhes sentir sua decisão de cortar todos os laços com elas. do contrário. mas que agem na sombra. Traço 6: está enfrentando uma situação ou um caso de solução muito clara. Traço 5: se lida com pessoas com quem deseja romper todo o tipo de re­ Conselho prático revelado pelo hexagrama 40 0 desenlace é o instante em que todas as tensões se libertam. afastando-se delas interior­ mente. gozará de um período de calma que deveria per­ mitir recarregar as baterias. Aproveite a fundo este momento de graça para se preparar para novos empreendimentos. sem se dar conta.HIAI O DESENLACE Interpretação geral do hexagrama As dificuldades e obstáculos que en­ controu estão prestes a desaparecer. Por outro lado. Mas. quando os conflitos se resolvem e os problemas encontram suas soluções. N o entanto. Por isso não deve he­ sitar mais em agir para reduzir essa pes­ soa à impotência. e encontrarmo-nos novamente mergulhados nelas. para que suas iniciativas não corram bem ou para que suas ações pareçam não ter funda­ mento. exceto o terem em­ preendido juntos uma ação em um da­ do momento. se vier a julgar os erros cometi­ dos por outras pessoas. não tem nenhum ponto em comum. Uma vez feito isso. Não sendo assim. se não invejável. Sobretudo. mais produtivo. não deve ignorar resolver os assuntos menores que poderão ainda restar. já passadas. esconda mais de um ás na manga e. está consciente de que tem um adversário que. Na verdade. com nosso pesar. e se der mostras de suficiência. que parece fazem parte de sua vida. seria ineficaz opor-se a elas ar­ bitrariamente ou manifestar-lhes hos­ tilidade. Ora. se deseja cultivar relações mais sinceras e profundas com outras pessoas. De fato. rancores. Traço 2: terá de lidar com pessoas não claramente malévolas. Mas ficam ainda por desfazer os nós dos ressentimentos. as mesmas causas que geraram estas dificuldades. os seres com quem sente mais afini­ dade se afastarão de você. considerar seus bens como defini­ tivamente adquiridos. passe uma borracha e vire a página. amarguras e de qualquer idéia de vingança suscetível de nos atormentar. com astúcia. Seria mais prudente e sen­ sato e. adquiriu uma situação. se no final reagir com a mes­ ma sutileza. pelo menos muito mais segura e confortável. se não rea­ gir rápida e radicalmente. Finalmente acabarão por afastar-se com toda naturalidade. não o deixará chegar ao seu objetivo nem estar tranqüilo. deve saber-se a lição e aprender destas experiências dolorosas para que não voltem a se repetir. lhe darão razão ou terá a última palavra. Traço 4: convive com pessoas que en­ controu em sua intimidade. eliminando em você todo tipo de sentimento em relação a elas. pôr em perigo ou levan­ tar a inveja de pessoas mal-intencio­ nadas. deve pôr fim a estas companhias passageiras. sente um intenso alívio que não deve incitá-lo à auto-satisfação ou a deixar-se ir. mostre-se in­ dulgente. poderá muito bem. Traço 3: depois de ter vencido as di­ ficuldades. corremos o risco de reproduzir. . mas com quem. se lações. também. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: depois de ter ultrapassado com sucesso os obstáculos. na realidade.

se esta pessoa sou­ ber valorizar com justiça o serviço que está lhe prestando. sentimen­ tal e afetiva. Uma atitude tão positiva só pode lhe trazer a estima. não o faça. para evitar que nos encontremos sem nada nos momentos de perdas. Prestar um serviço re­ vela uma nobreza de coração e uma força de caráter. compensar de sobra os poucos meios de que dispõe. para poder tirar do que soubemos poupar. tensões. conflitos. o agradecimento e o reconhecimento de todas as pessoas que o rodeiam. Não é demasiado tarde para se dar conta disso e reagir de maneira que aqueles Conselho prático revelado pelo hexagrama 41 Os ciclos da vida estão feitos de tai forma que todos nós passamos por momentos benéficos e momentos de perdas. Um ser servil anula sua própria personali­ dade para se submeter a indivíduos que toma por mais fortes ou melhor situa­ dos do que ele. e impele-o a distribuir seus ganhos ou em reinvestir seus lu­ cros. Esta autenticidade que demonstra pode. quando estivermos fracos ou des¬ falecidos. N o entanto. U m a pessoa serviçal é disponível. não tem razão para se envergonhar nem para ter complexos dela. paixões. por culpa dos ciúmes. No entanto. Mas. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: sua natureza benévola. poderá agir com toda confiança. Traço 2: não confunda amabilidade com servilismo. por outro lado. Por isso. . Traço 3: toda relação triangular suscita. que apenas merecem ser des­ prezados. Traço 6: sua natureza bené­ vola e generosa leva-o natu­ ralmente a fazer com que os outros se aproveitem de todas as vantagens que adquiriu ou ob­ teve graças a seus próprios esfor­ ços e méritos. quando temos muitos recursos vitais e energéticos. Uma relação privilegiada só pode che­ gar a ser profunda entre dois seres. Traço 5: esteja ou não consciente disso. Por outro lado. mais cedo ou mais tarde. Apenas deve ter em conta suas verdadeiras motiva­ ções e os impulsos sinceros e espontâ­ neos de seu coração. espe­ cialmente no âmbito de sua vida mais íntima. efetivamente. acabamos sempre por encontrar o ser que o destino nos pre­ parou. mas se não for digna disso ou considerar como uma dívida. Se estiver em uma situação deste tipo. quando nos sen­ timos sozinhos. Ser servil é conse­ qüência de sentimentos baixos. so­ lidária e espontânea leva-o a ajudar uma pessoa que no final das contas está em uma situação mais confortável do que a sua. não devemos esbanjálos. entregue. Assim é preferível que uma das três pes­ soas se retire. parece que cultiva re­ lações com seres que o incentivam a tais atitudes. Traço 4: suas fraquezas e sua falta de flexibilidade não favorecem os impul­ sos sinceros de certas pessoas do seu meio em relação a você. espontânea. devemos saber poupar nos momentos de lucros. já sabe o que deve fazer. Da mesma forma.Os hexagramas 41 e 42 que estiverem cheios de boas intenções em relação a você possam expressálas plenamente. mes­ quinhos. deve saber que de qual­ quer forma gozará de uma grande alegria ou de uma grande felicidade cm um fu­ turo muito próximo. SOUEN A PERDA Interpretação geral do hexagrama A situação em que se en­ contra atualmente não é po­ sitiva ou talvez não lhe permita ser valorizado.

0 vazio tem de ser preenchido. Traço 2: suas motivações e suas ações estão em perfeita harmonia com as cir­ cunstâncias favoráveis em que se en­ contra e das quais pode tirar proveito. reto e bom não precisa ser medido. não hesite em corrigir suas fraquezas e em inspirarse nas qualidades das pessoas de seu meio que mais admira. Traço 3: as circunstâncias favoráveis em que se encontra. idéias e emoções. sem dúvida. se ten­ tar obter algo a todo custo. de seus projetos. Não só ficarão agradecidos. de obter sua fmalidade ou realizar o que quiser. ] Uma situação tão positiva de todos os pontos de vista é. prova de sucesso e triunfo em todos os âm­ bitos de sua vida. todos os seus em­ preendimentos triunfarão. Traço 5: o que é justo. como se entregarão a você de corpo e alma. . É certo que se enganaria se se privasse disso e se não tirasse proveito desta situação tão van­ tajosa. se pesar os prós e os contras e medir suas palavras antes de se expres­ sar. Tirará também o melhor proveito de si mesmo. Por outro lado. desenfreamento e saturação. Conselho prático revelado pelo hexagrama 42 Os excessos são tão duros de suportar como o vazio. Não subestime a importância de tal missão. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: as circunstâncias em que se en­ contra atualmente são tão favoráveis que lhe oferecem a oportunidade de realizar algo ambicioso que não fazia parte. enriquecedora e útil. qualidades que não é qual­ quer um que tem e que implicam pos­ suir uma consciência clara. evidentemente. senão. como também para aqueles que o cercam e para a evo­ lução e progresso de sua própria si­ tuação em geral. se refletir antes de agir. pode estar seguro de que terá resulta­ dos bastante positivos em todas os seus empreendi­ mentos. Devemos também agir de igual modo em relação aos nossos pensamentos. Para se fazer digno dela e cum­ prir como deve. se seus atos se basearem nesses princípios e suas moti­ vações forem também since­ ras e generosas. assim como seu comportamento justo e conseqüente. mas não pode transbordar. nos ultrapassarão e já não conseguiremos nos dominar. permitem-lhe resolver facilmente os problemas e as dificuldades com que se confronta atualmente e aprender uma lição imediata. sem apoio ou ajuda de ne­ nhum tipo. lúcida e exi­ gente. Com relação a você especificamente. Assim.YI O GANHO Interpretação geral do hexagrama Divida de forma espontânea e ge­ nerosa os bens de que dispõe com aqueles que o cercam. de honestidade e de neutralidade. não só para você. devemos saber redistribuilos à nossa volta para evitar todo excesso. Traço 6: Se ceder aos seus impulsos e falar in­ discriminadamente. irá direto ao fra­ casso. se estiver seguro das pessoas a quem se dirige. Traço 4: Tem a oportunidade de de­ sempenhar um papel de mediador ou de mensageiro. Assim que obtivermos numerosos ganhos e lucros. Em tudo é preciso encontrar o meio termo. é necessário dar mos­ tras de objetividade. Por isso sua situação e seus assuntos continuarão a prospe­ rar e a dar seus frutos. estando seguro de alcançar seus obje­ tivos.

mas você não tem nenhum meio de de­ monstrar sua boa fé. Traço 6: se você se esforçou para re­ solver grandes dificuldades para finali­ zar uma situação negativa ou para reti­ ficar ou melhorar. a seus projetos c a suas ações. sofrer o contragolpe imediato por seus atos prematuros. mas ainda existem movimen­ tos contrários ou pontos de tensão que travam e o retêm. Por outro lado. enganam-se. se provocar um estado permanente de superexcitação e agitação. apenas quando as circunstâncias a reclamam. Interpretações dos traços mutáveis Traço 1: está decidido a continuar. principalmente. Só cumprindo esta condição poderá ficar satisfeito com seus resultados. as paixões e a sen­ satez. que poderia ser essencial c perigoso. quer se trate de condenar suas fraquezas quer as fraquezas dos de­ mais. KOUAI A DETERMINAÇÃO Interpretação geral do hexagrama O instinto e a razão nem sempre estão de acordo. Se. Conselho prático revelado pelo hexagrama 43 A determinação vale mais do que a indecisão. seria muito sensato e acertado que acalmasse e não se obstinasse mais em intervir. uma influência ou pressões contrárias a suas in­ iciativas. então não cor­ re risco algum e seu êxito está totalmen­ te assegurado. é muito importante que suas idéias e seus atos não sejam rígidos ou sistemáticos. gera. forçando os acontecimentos e influindo constantemente sobre as circunstâncias. nunca será vítima de suas emoções. Ora. assegure-se de que foi ao fundo das coisas e de que não se es­ queceu nem do mínimo detalhe. De maneira que as pessoas o julgam cúmplice ou imaginam que partilha das mesmas opiniões deste personagem. isso é muito positivo. Se sua clarividência lhe permi­ tir exercer um autêntico domínio de si mesmo e de seus instintos. Entretanto. impor limites a nós próprios. a avançar. por­ tanto. Ser decidido é marcar limites.Os hexagramas 43 e 44 Portanto. por último. Traço 2: se cm qualquer circunstân­ cia demonstrar introspecção. obstáculos e inumerá­ veis dificuldades. No entanto. não se renda e continue a lutar . . mesmo quando as re­ lações que está obrigado a man­ ter com essas pessoas possam parecer desalentadoras ou não haja esperanças nem perspectivas de me­ lhora. Melhor permanecer receptivo às opi­ niões e objeções dos outros. ou acabar com uma situação pre­ judicial. sem saber. cor­ rendo o risco de. a cumprir sua tarefa permane­ cendo fiel a seus princípios e espere o momento oportuno para se afastar desse indivíduo. Limite-se. tampouco. de seus exces­ sos ou da loucura. Mas. e ser capaz de se questionar. N o entanto. Traço 3: determinadas circunstâncias obrigam-no a conviver com uma pes­ soa de seu meio não muito bem con­ siderada. Traço 4: possui uma natureza ansiosa que o impele a agir sem descanso. você deve agir ou reagir com a máxima firmeza. Mas é. De maneira que é preciso fazer uso dela com moderação. Esta é a razão pela qual seria muito mais prudente não pas­ sar dos limites nem precipitar nada. si­ tuações confusas. para obter o que quer e am­ biciona. com cer­ teza suscitará a estima e o interesse dos outros. a determinação não tem nenhuma finalidade. souber tomar todas as precauções necessárias antes de em­ preender qualquer coisa. N o entanto. caso contrário. tanto nos pensamentos como nos atos. seus efeitos podem ter nefastas conseqüências. tal como faz agora. Se não respeitarmos nossos próprios limites. Saberá ouvir este con­ selho? Traço 5: você cruzará com duros adversários ou diante de seres que têm os meios de exercer um poder.

é excelente não o fazer. De maneira que. confere uma confiança muito limitada.KEOU A UNIÃO Interpretação geral do hexagrama Os fenômenos de atração e de repulsa são mais fortes do que qualquer coisa. Traço 2: encontra-se diante de um in­ divíduo a quem. desconfie das pessoas que não estão ligadas por uma união particular e das que têm tendência para dar demasiada confiança ou crédito. N o entanto. as coisas são capazes de fugir de seu controle por inércia ou falta de tato. O que conta antes de mais nada são as intenções e as motivações dos in­ divíduos. nada os pode im­ pedir de se encontrarem e de se uni­ rem. Apesar da decepção ou da frustração que sente neste momento. seus atos. Traço 4: nunca esqueça de manter re­ lações privilegiadas com pessoas mo­ destas. encontra-se finalmente em uma situação que re­ força seu poder e. quando dois seres se atraem mutuamente. pois assim evitará come­ ter um grave erro. ou pelo me­ nos contrários às suas convicções e a seus princípios. o jul­ gam mal. U m dia poderia precisar delas tanto como neste momento elas parecem precisar de você. Se persistir em deixar fazer. determinadas cir­ cunstâncias do momento inclinarão os ditos indiví­ duos a adotar outro com­ portamento. ao fazê-lo. De fato. Por outro lado. Traço 3: está tentado a iniciar relações com uma pessoa de intenções ou rela­ cionamentos duvidosos. os mesmos elementos que podem unir ou opor dois seres. Traço 5: está insatisfeito com o com­ portamento e as atuações de algumas pessoas do meio que o rodeia. Isto nem sempre é bem recebi­ do por parte daqueles indivíduos que o cercam que. . Uma verdadeira união produz-se quando duas pessoas tomam suas oposições complementares uma da outra. Conselho prático revelado pelo hexagrama 44 Parece freqüentemente que da união e da oposição participam os mesmos critérios. isto não muda em nada sua atitude. que não têm uma situação que corresponde a suas verdadeiras dispo­ sições. é óbvio que não deverá baixar a guarda. tudo depende do ângulo de visão que cada um dos protagonistas adotar. sem rea­ gir ou sem intervir energicamente. Interpretações dos traços mutáveis Traço 1: uma pessoa que não lhe pa­ recia perigosa ou cujos atos não lhe pa­ reciam ter conseqüências. portanto. Traço 6: afastou-se do mun­ do exterior e de suas relações. aca­ bará por ter graves problemas. com razão. pois do contrário. pois você sabe per­ feitamente que seu comportamento lhe convém e que não saberia agir de outra forma. nem a tranqüilidade de seu espírito. em suas escolhas ou em suas decisões. a aproximarse de você e a partilhar sua opinião. Suas relações são tais que se poderá permitir exercer uma influência po­ sitiva e sutil sobre ele para que não co­ meta equívocos. Escolheu a atitude correta. não sua situação social. Mas. mas não será por isso que intervirá em suas vidas. Deixa-as fazer sem dizer nada. Por isso.

de de­ sacordos e de conflitos. precavido e ' exigente com eles. E mais. a agirem ou a tra­ balharem em uma obra comum. é possível evitá-los. se se mostrar sincero. ou então vocação ou um comportamento unificador. Ela o ajudará a ver com maior clareza e a tomar boas resoluções. mantendo-se disposto a en­ frentar eventuais discórdias. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: uma pessoa exerce inexplica­ velmente uma forte atração sobre você e você desejaria aproximar-se dela. em qualquer comunidade exis­ tem sempre riscos de tensões. ligadas. possam se reunir. claro que não precisa de lhes pedir nada. Então. porém você não se faz entender com demasiada clareza ou então não os entendeu. adotando uma atitude preventiva. Por outro lado. f portanto deverá mostrar-se muito vigilante. TS'OUEI A REUNIÃO Interpretação geral do hexagrama Para que uma comunidade possa se articular e evoluir de maneira harmoniosa. Neste tipo de situações. fora do jogo.Os hexagramas 45 e 46 esforços espontaneamente e com toda a sinceridade. N o entanto. mas você nota neles abertamente se­ gundas intenções porque querem aproveitar-se de suas vantagens ou do que eles consideram privilégios. e tem muitas dificuldades quer por timidez quer por falta de humildade. Se se encontrar com al­ guém que partilhe seus sentimentos e seus princípios. mostre-lhe à pessoa em questão sua decepção e seu descon­ certo pois não será certamente indi­ ferente a seus sentimentos. isolado. Confie pois nesta primeira pessoa digna de estima. não ator­ mente a cabeça em fazer uma escolha a todo custo. N o entanto. Em todo caso. as necessárias. viver ou trabalhar juntos no seio de uma comunidade. Traço 3: sente-se só. Traço 5: se existem pessoas à sua volta que se associam com você ou juntam Conselho prático revelado pelo hexagrama 45 Para que os seres de naturezas diferentes. todas as nossas energias para obter ou realizar qualquer meta ou objetivo. tudo se torna mais simples e evidente. De fato. Traço 6: deseja aproximar-se de uma pessoa ou ligar-se a ela. para se integrar cm um grupo ou entre outras pessoas com quem desejaria travar relações. está tudo muito bem. basta que se aproxime de uma delas para que o introduza no seio deste meio social que o atrai. é impor­ tante que uma mesma motivação e sentimentos parecidos sejam com­ partilhados por todos os membros que a compõem. se juntar. Anima assim aqueles que o rodeiam a comprometerem-se. ou seja. quando queiramos reunir todas as nossas forças. Traço 4: assume uma função ou uma responsabilidade. unidas umas às outras sem excluir nenhuma. todas as características componentes de nossa personalidade devem estar relacionadas. a qual se deve toda a você. . para pôr fim a um malentendido. abrir-lhe seu coração e deixar-se levar pelo jogo das afinidades. às vezes mesmo opostas. se outros in­ divíduos lhe dão a conhecer as mesmas intenções. Traço 2: não esbanje nem desaproveite suas energias à toa em querer tomar uma direção em vez de outra. a intimidade das relações que você mantém com outros indivíduos retém-no e mergulha-o na confusão. pode espontaneamente conceder-lhe sua confiança. devem ter um objetivo comum mas deve existir sobretudo um sentimento de solidariedade que os una uns aos outros.

sua falta de escrúpulos e coe­ rência poderiam ter conseqüências ne­ fastas ou perigosas. você se dará conta rapidamente de que mostra muita boa predisposi­ ção em relação a você mesmo. já que. Continua a avançar. se não esmorecer. E se não fosse esse o caso deve saber que dentro em pouco será u m dado ad­ quirido. estes deveriam permi­ tir-lhe assentar sua posição e melho­ rar sua situação. Ao pedir ajuda a esta pessoa bem si­ tuada. Traço 2: às vezes falta-lhe flexibilidade e tato nas relações com aqueles que o rodeiam. algo o faz temer não ser escutado. De fato. então tem por certo que o êxito e a vitó­ ria estarão no final de seus esforços e você será recom­ pensado. pelo menos no que está em sua mão.CHENG O CRESCIMENTO Interpretação geral do hexagrama Atualmente você se beneficia de cir­ cunstâncias que só podem motivá-lo a agir. não hesite mais e aproveite. . Obteve ou realizou o que queria. Estas qualidades valemlhe o interesse e a estima de todos e fazem esquecer que concede pouca im­ portância a convenções ou que suas rea­ ções se revelam às vezes severas ou sem matizes. Não espere mais. aconteça o que acontecer. é digno de confiança e muito honesto. É agora ou nunca que deve apren­ der algo e progredir. enfrenta atualmente. os meios de que dispõe e suas possibilidades. se não pre­ cipitar os acontecimentos e. Traço 6: não tente obter o que quer a todo custo. realizar seus projetos. subir um a um os degraus permane­ cendo tenaz. por outro lado. Conselho prático revelado pelo hexagrama 46 0 crescimento é uma manifestação natural e espontânea na natureza. Mas isto implica que tenha a aprovação ou o apoio de uma pessoa influente ou de alguém que possui um certo poder ou autoridade. Todos os homens deveriam inspirarse neste exemplo. uma árvore não cresce nem se desenvolve se não possuir sólidas raízes. no entanto. Traço 5: encontra-se no cami­ nho do êxito. vão desaparecer como por magia. Graças a ela baseiam-se os princípios sobre os quais se poderá apoiar para crescer e expandirse. estes dispõem de todas as oportunidades para ter êxito para além de suas expectativas. Porém. De maneira que toda a energia que despender para se agarrar à terra nunca será gasta em vão. N o entanto. Traço 3: as dificuldades e os obstá­ culos que encontrou ou que ainda pode encontrar e que. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: tem intenção de tomar uma iniciativa. visto que irá beneficiar-se com cir­ cunstâncias excepcionais. está decidido a empreender uma ação ou a realizar um projeto. Se não baixar a guarda. N o entanto. acontece que. Traço 4: finalmente conseguiu atingir seus objetivos. sem ter em conta as circunstâncias em que se encontra. repitamos. atento e vi­ gilante. não hesite mais. Ouse pôr-se a caminho. tomar iniciativas audazes. Saboreie plenamente sua vitó­ ria e seu êxito. pelo fato de não ter nenhuma referência.

N o entanto. Então conseguirá vencer suas dificul­ dades permanecendo fiel a si próprio. tudo faz pensar que a situação se irá agravando. a suas convicções e a suas crenças. r Traço 6: não consegue desfazer-se. Deve. ou coragem. se sofrer os infortúnios da sorte ou se tiver a impressão de que se en­ contra face a obstáculos intransponí­ veis. breve­ mente terá a possibilidade de ascen­ der a uma situação mais de primeiro plano. além do mais. para culpar uma sorte injusta de todos Ora. a seus princípios. portanto. prepare sua personalidade c tenha confiança em si e fé na vida. princi­ culdades com que se confronta atual­ mente. certas pessoas do seu meio ou pessoas No entanto. A fatalidade não é mais do que a conseTraço 4: deseja sinceramente ajudar qüência de nossos atos equivocados. de uma si­ tuação ou de uma relação que já não tem razão de ser. irá constituir-se à sua visto que só ela é mais forte do que o volta uma corrente de solidariedade e destino. quando estader de convicção deveriam finalmente mos imersos em uma situação aparenpermitir-lhe vencer estes obstáculos temente sem salda. Por isso. . os aconteci­ mentos evoluem de maneira que pode esperar uma mu­ dança positiva por parte das pessoas responsáveis. Enquanto espera que chegue o m o ­ mento. Não se trata de fatações de as ajudar ou os que teriam o lidade. reagir mais energicamente e pelo hexagrama 47 tomar firmes e oportunas decisões nesta situação. mostramos disposição cessitam de apoio. Deve. N o entanto. sem desanimar nem perder a tão necessita contar com ajudas. generosidade. por­ Conselho prático revelado tanto. Dentro em pouco. O conse­ lho que aqui lhe é oferecido é. não só não resolverá nada co­ mo. também considera situações ilusórias ou completamente inadaptadas às cir­ cunstâncias do momento. radical e definitivamente. depassageiros. inextricável. mas sim de obscurantismo. É certo que sua posição não reflete suas capacidades. natureza benévola. Traço 2: está experimentando um grande fastio devido à monotonia de sua vida atual. Por isso. encontra-se impossibilitado de obter os meios que seriam úteis e neces­ sários para ajudar aqueles que precisam ou para evitar uma desgraça que poderia piorar a situação. K'OUEM A FATALIDADE Interpretação geral do hexagrama Se a sorte lhe for contrária. como por natureza temos conhecidas. É um dever de fazê-lo não o fazem. Interessalhe muito permanecer fiel às suas convicções e continuar com r sua ação. agir firmemente e to­ Traço 3: face aos obstáculos e às difi­ mar energicamente a decisão que se im­ põe sem perder mais tempo e. aqueles que estariam em condi­ os nossos males.Os hexagramas 47 e 48 Traço 5: não está em uma situação de força nem em uma posição estra­ tégica ideal. que reaja mais energicamente e não se deixe levar. portan­ to. se se render ou se desesperar por não encontrar uma saída ou uma solução. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: se se lamentar de sua má sorte. dá mostras de indecisão ou en­ palmente. veremos recorrer à firmeza de espírito. Mas sua sinal de fraqueza face à adversidade. generosa e seu po­ não de firmeza. que passam por dificulda­ tendência para a passividade ou para des reais ou que verdadeiramente ne­ a resignação. deve dar mostras de firmeza in­ terior.

se não as aproveitar­ mos. ter mais auto-estima ou ir ao encontro de indivíduos cujos centros de interesse o enriqueceriam. pura e refrescante a todos os que queiram beber dele. se deixarmos de ir ao poço. Esta é a causa insondável de seu isolamento. E assim tanto para você como para cada um de nós. Deveria. Traço 5: possui excelentes qualidades. É um símbolo de generosidade e abundância. que já não irá esgotar-se. Traço 4: está em um momento de sua existência em que sente a necessidade de pôr ordem em sua vida e esclarecer as idéias. nossas qualidades e ta­ lentos permanecem estéreis I e não são úteis a ninguém. Uma atitude tão correta. aptidões ou talentos. isso não traz conseqüências. parece que lamenta sua ati­ tude e se encontra disposta a ajudá-lo. por não ter suficiente estima por si próprio c por deixar de cultivar suas qualidades pes­ soais e suas riquezas interiores. De fato. Tanto é assim que não deixa que ninguém usufrua dos seus dons e aptidões. Ou cipalmente. . não se mostra muito atento aos outros e não consegue em­ preender nada de novo. honesta e positiva não faz senão com que mereça a estima e a consideração de todos e lhe garanta uma certa plenitude interior. já sabe como remediá-lo. Por isso. o poço oferece água límpida. Traço 6: ao fazer com que aqueles que o rodeiam se beneficiem de suas qualidades.TSING A ABUNDÂNCIA Interpretação geral do hexagrama Os princípios e as convenções que nos foram inculcados. Parece que. como um poço do qual todas as pessoas possam beber para que nossos dons e qualidades naturais se enriqueçam constantemente. Por outro lado. nem valor pessoal. não são mais do que instrumentos úteis para expressar nossa personalidade e nossa verdadeira natureza. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: sua solidão ou isolamento fazem-no sofrer. não dê mais importância do que a que as con­ venções possuem e nunca deixe de ali­ mentar a riqueza de recursos interio­ res que só a você pertencem. De fato. Traço 3: tem boas qualidades. prin­ Conselho prático revelado pelo hexagrama 48 A imagem escolhida para ilustrar este hexagrama é a do poço. 7 você se enriquece sempre um pouco mais. tende por natureza a subestimar-se ou subvalorizar-se. Deveria tomar consciência disso. tem pró­ xima a você uma pessoa solícita e bené­ vola da qual deveria seguir o exemplo e os conselhos que está disposta a darlhe. visto que este retor­ no a si mesmo vai lhe permitir agir com maior eficiência e viver mais harmonio­ samente. falta-lhe generosidade e simplicidade em suas relações com os outros. De fato. Deste modo. A partir de agora. quanto mais água se tirar do poço. Porém. sua água se estagna e se esgota. mas ignora o fato ou nega-se a admiti-lo. tanto mais ela se renova e se regenera. É assim que devemos ser. mas não as aproveita o suficiente e. ou que adquirimos graças a nós mesmos. Por isso. De ma­ neira que se rodeia de seres que não o valorizam nem o estimulam. portanto. ignora ou rejeita as dos outros. mas não se dedica o suficiente a isso ou abstémse de as cultivar ou aproveitar. N o entanto. mas também de enriquecimento constante. Traço 2: não lhe faltam qualidades potenciais.

ainda sobram alguns pequenos pormenores por con­ sertar. por não se con­ formarem em compreen­ der a necessidade destas transformações. precede a uma situação sem saída ou uma circunstância em que tudo aspira e chama pela necessidade de uma mudança. con­ seqüentemente. estão dis­ postas a apoiá-lo e a unir-se a você para que tenha con­ dições de compreendê-las ra­ pidamente. apesar de seu esforço. todos os recursos de que dispunha. esgotou todas as possibilidades. faça-a de maneira dinâmica e positiva. Quando uma mudança se impõe verdadeiramente. de modo a que todas as pes­ soas concordem e acolham esta mu­ dança com alegria. sem con­ seguir nenhum resultado positivo. Es­ pere o momento oportuno para inter­ vir. N o entanto. deve efetuar uma mu­ dança radical o mais cedo possível. deve impor em sua vida uma mudança radical ou uma transformação mais profunda. sem esperar mais. Não seja demasiado exigente e rigoroso em relação ao progresso dos que o ro­ deiam. Traço 3: se uma mudança profunda se apresentar como uma necessidade que já não pode ignorar mais. KO A MUDANÇA Interpretação geral do hexagrama Tentou de tudo para consertar as coi­ sas. De fato. Não aja pre­ maturamente nem sem preparação. para obter a aprovação de todas as pessoas afetadas. é sempre reconhecida. é importante que tenha uma visão clara das trans­ formações que vai empreender e que alguém digno de confiança possa darlhe apoio moral. Entretanto. para efetuá-la não empreenda nada que não esteja de acordo com as exigências do momento. o essencial é que esta mudança tenha sido realizada e que. todos possam viver em harmonia. al­ cançará suas metas e objetivos facilmente. pa­ rece-lhe evidente que somente uma mudança radical. mas com a maior firmeza. ou era sua situação. realizada dentro das regras. é algo bom e natural admiti-lo. Traço 2: a partir deste momento. Assim. . con­ sultado as pessoas certas e competen­ tes e recebido delas aprovação c alento. antes pelo contrário. Tenha como certo que. De fato. não ceda pe­ rante a impaciência para realizá-la. em equilíbrio c tra­ balhar em paz. tendo dado uma volta à situação. Traço 4: para realizar a mudança im­ portante a que aspira. Traço 6: após a mudança radical ou importante que acaba de fazer em sua vida. Traço 5: você sabe exata­ mente quais são as mudanças que quer fazer na sua vida e quais as pessoas à sua volta que. mas. ou de que sua vida necessita atualmente. deve tomar uma resolução firme neste sentido. a partir deste momento. é indispen­ sável que suas motivações sejam ob­ jetivas e generosas. visto que sem mudança permaneceria sempre tudo confuso e caótico. não ob­ terá a confiança necessária para esta tarefa. N o entanto. Não deve vir de um ato gratuito ou de uma vontade instável ou inconstante. com o pretexto de que teme ou evita mudar seus hábitos. lhe permitirá sanear e renovar sua situação. está sempre tropeçando com os mesmos obstáculos e as mesmas dificuldades. se não quiser estragar ou perder tudo. que tenham em Conselho prático revelado pelo hexagrama 49 A mudança é uma necessidade vital.Os hexagramas 49 e 50 consideração os interesses e a situação de cada um. Não tente impedi-la a todo custo. Caso contrário. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: você deu a volta à situação. Deste modo. Assim.

a fazer todos os esforços possíveis para cum­ prir as tarefas que lhe foram designadas ou a assumir suas obrigações. Traço 3: atualmente encontra-se em uma situação ou posição na qual não daqueles que o odeiam ou dependem de você. preo­ cupe-se unicamente com os resultados tangíveis. se for receptivo. Assim. Uma atitude tão positiva. a força que cresce em nós pode ter conseqüências nefastas ou muito destrutivas. a duvidar quando necessário. excluindo qualquer outra consi­ deração. Traço 4: tem responsabilidades ou obri­ gações importantes a assumir. por muito es­ tranho que possa parecer. dons e aptidões. pode explorar suas qualidades. concretos e positivos que ob­ tiver. Estas qua­ lidades suscitam a simpatia e o interesse à sua volta e pro­ porcionam-lhe freqüentemente a oportunidade de prodigalizar bons conselhos. ser gene­ roso c benévolo. N o entanto. Traço 6: tem fama de mostrar um caráter firme e decidido. Traço 5: tem responsabilidades a as­ sumir ou um poder a exercer. Evidentemente. só pode ser-lhe favorável. sabendo. não poderá evi­ tar suscitar a inveja à sua volta. então não hesite mais: mais cedo ou mais tarde suas qualidades e méritos serão reco­ nhecidos. Além disso. que olha pelo bem de todos. permanece atento às necessidades Conselho prático revelado pelo hexagrama 50 A força não é uma qualidade essencialmente boa. tomará consciência de suas possibilida­ des e de suas limitações e cultivará sua vida. e continua receptivo às suas opiniões ou conselhos. Só assim poderá contar com o apoio in­ condicional de auxiliares e de colaboradores eficazes e competentes. Traço 2: na medida do possível. É boa se os sentimentos que vierem do coração também o forem e se escolhermos bons alimentos espirituais. tem a sensação de que tudo que faz não serve para nada. N o en­ tanto.TING A FORÇA DO DESTINO Interpretação geral do hexagrama O destino é o instrumento graças ao qual sua vida encontra um sentido. se estiver dis­ ponível. . dedicando-se plenamente a seus trabalhos mais produtivos. pois só deste modo poderemos estimar a verdadeira natureza de nossa força. devemos estar atentos ao que entre por nossa boca e ao que dela saia. não se dedica suficientemente a isso e suas relações fazem-no perder de vista seu objetivo que. N o entanto. Assim. Sem dúvida. sua forma e sua força. Mas se nos alimentarmos dos maus pensamentos dos outros e de idéias obscuras. mas não tem certeza de estar à altura. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: se for sincero. por razões invo­ cadas. Desta maneira. isto deixa-o frustrado ou contrariado. Mantenha-se firme com esta atitude e com esta boa disposição moral. ao mesmo tempo. se estiver dis­ posto a transformar-se interiormente. Assim. Pode ser má ou boa conforme o coração seja desapiedado ou nobre. mas deve cultivar suas qualidades até que as cir­ cunstâncias lhe sejam finalmente favo­ ráveis e possa aproveitá-las a seu favor. Ao conhecer seu destino. Duvida de si mesmo e de sua competência. seu destino e sua exis­ tência permanecerão em harmonia. não neces­ sita preocupar-se de antemão. se tor­ nará intocável. seguramente não alcançará. para viver melhor é necessário conhecê-lo e sub­ meter-se a ele.

se souber explorá-la com habilidade. pensem o que pensarem os demais. . que mais vale renunciar a empreender qualquer coi­ sa. Não dê nenhuma importância a isto e. N o entanto. N o en­ Conselho prático revelado pelo hexagrama 51 "0 medo não evita o perigo". essenciais. Embora tenha sofrido perdas. diz um provérbio. N o entanto. TCHEN O MEDO Interpretação geral do hexagrama Quaisquer que sejam os acontecimentos imprevisíveis que surjam ou as mudanças inevitáveis produzidas em sua vi­ da.Os hexagramas 51 e 52 tanto. Trata-se portanto de uma autêntica prova da qual você pode tirar o maior proveito para sua evolução pessoal. Traço 3: você não é responsável pelo transtorno que se produz atualmente em sua existência. descobrirá que este transtorno na situação é. imerso na situação. se seus atos refletem perfeitamente seus pensamentos. De fato. analisando bem. profundas. totalmente con­ centrado. se você se preparou anteriormente ou se soube cultivar em você qualidades ínti­ mas. parece que não lhe escu­ taram ou que não tenham compreen­ dido sua atitude. igualmente afetados por estes transtornos.. a situação está tão enredada. Para tal. ao menos por en­ quanto. Entretanto. em primeiro lugar. fiel a si mesmo e perfeitamente sereno. 0 medo em que vive a pessoa que se pergunta se está atuando ou reagindo bem. Mas você soube sobrepor-se e julgar obje­ tivamente esta situação. lhe ajuda a superar os obstáculos. para sair adiante. um efeito nefasto sobre seu equi­ líbrio psicológico. para impor de forma clara sua vontade. ao voltar a ter con­ trole e a ficar senhor de situa­ ções que são produto de seu próprio destino.. Mas aqui não se trata de viver com o medo do amanhã. um mal que vem para o bem. portanto. nem de inquietar-se pelo seu futuro. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: está se produzindo uma m u ­ dança tal em sua vida ou em sua si­ tuação que você teme o pior. parece estar preparado para eles. ' Traço 6: os transtornos que foram produzidos em sua vida ou em seu ambiente têm. é tão complexa e difícil. nem esperar enfrentar uma ad­ versidade determinada que lhe obri­ garia a reagir firmemente. no final. mais do que tudo não entre em u m pânico gene­ ralizado. a sair vitorioso de suas adversidades e transformar-se em dono de seu destino. 0 medo a que se faz alusão neste hexagrama está em relação com uma atitude feita de respeito e de circunspecção face aos acontecimentos da vida. recuperará o que lhe pertence em seu devido tempo.. pois obedece a cir­ cunstâncias exteriores ou é conse­ qüência de elementos inerentes a seu destino. Traço 2: você foi vítima de um trans­ torno tão grande que não conseguiu evi­ tar danos nem conseqüências nefastas para você ou para os que o cercam. Você está. permanece­ rá inquebrantável. Traço 5: os transtornos produzidos atualmente em sua existência não lhe dão nem trégua nem descanso. suas intenções e suas convicções. as quais você deve enfrentar. digam o que disserem. e uma vez passado o choque. Não se deixe dominar pelos aconteci­ mentos. não deve inquietar-se em excesso nem fazer um drama de sua si­ tuação. com a ín­ tima e pessimista convicção de que não saberá enfrentá-la nem reagir como deve. sua vitória I parece assegurada. Tentou exortar a calma aos demais. Traço 4: as circunstâncias neste ponto são tão problemáticas e confusas que você não pode empreender uma luta verdadeira e enérgica para obter o que quer. arte e inteligência.

Felizmente. pequenas e grandes. Qualquer outra consideração ou extrapolação es­ taria fora de lugar e não traria mais que decepções. isto é. portanto.KEN A SERENIDADE Interpretação geral do hexagrama Para viver em paz. pressentiu o pe­ rigo e se deteve em tempo. Traço 6: faça o que deve no momento oportuno. que não se prejulga nem se condena a si mesmo. Se. relaxado e com toda tranqüilidade. Deixe que suas fraquezas e seus defeitos se expressem com naturalidade. não hesite. descobrirá ra­ pidamente que excedeu na confiança em suas for­ ças e seus meios e com­ preenderá que sempre é imprudente ou perigoso vender a pele do urso an­ tes de caçá-lo. está em condições de se conhecer. com tanta sorte que não sofrerá danos. indubitavelmente não acontecerá o mesmo com esta pessoa. mas que se vangloria de poder alcançar. nervoso e febril. ao menos. quando está a ponto de tomar importantes decisões e realizar escolhas essenciais para seu futuro. Em u m m o m e n t o como este. Se acredita que pode se­ guir adiante. que lhe deixa impaciente. Traço 3: você é vítima de uma grande ansiedade. Traço 4: ainda não é dono de seus im­ pulsos. que está in­ dubitavelmente acima de suas possibilidades. mas. mas não se pode dizer realmente que conseguiu empreender algo. dei­ xar que sua ansiedade natural se ex­ presse livremente para conhecê-la e compreendê-la melhor. estará operando con­ tra si próprio pondo em perigo seu equilíbrio vital e seu bem-estar. N o entan­ to. pelo contrário. Assim é como encontrará a paz. pode acabar por adquirir uma autêntica serenidade. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: deu um passo para a frente. Encontra-se. ou então está obrigado a seguir uma pessoa deter­ minada por um caminho perigoso ou sem saída. você se dará a possibilidade de modificar a origem de tudo isso. principalmen­ te se se nega a cair na realidade. Deve. c de suas inevitáveis conseqüências. deve atuar em função das circunstâncias. uma tarefa a cumprir ou uma mis­ são que levar a cabo. tem a impressão de que vale mais renunciar a todo o em­ preendimento. é importante que confie em suas intenções. Ao fazê-lo. não faça nada. Não exija nada mais de si próprio. Uma atitude serena e um comportamento tão correto lhe garantem o sucesso e o triunfo em todos os seus empreen­ dimentos. Traço 5: tem um projeto a realizar. Não espere mais nada da vida. Tenta dominá-la re­ correndo a métodos draconianos. sem deixar-se in­ fluenciar pelas circunstâncias em pro­ cesso de mudança com as quais se de­ parará. pois. Só aquele que é lúcido. você mesmo. Conselho prático revelado pelo hexagrama 52 A verdadeira paz da alma só se obtém se aceitamos ser nós mesmos. Traço 2: deixou-se levar a uma si­ tuação que não é boa. Portanto. renunciar a tais medidas. não as ignora e sabe evitar ser sua vítima. no bom caminho para encontrar o equilíbrio mais profundo. desejos e de todas as angústias cíclicas. Obrigar-se a ser outra coisa que não somos na realidade provocará tensões interiores constantes. . uma harmonia e uma serenidade interiores mais completas. Não peça nada mais aos outros. Atuando assim. emoções. Ao fazê-lo.

ao menos é uma prova de segurança para o pre­ sente. TSIEN A PACIÊNCIA Interpretação geral do hexagrama Se você aspira a exercer cer­ ta influência em seu meio ou a desempenhar u m papel im­ portante em seu setor. com o tempo. corre o risco de estragar tudo que tinha empreendido ou obtido até agora e arrastar os que lhe cercam a uma si­ tuação desastrosa. Daí a necessidade de submeter-se ao ritmo da evolução natural com paciência. sem saber exatamente onde se aventura nem co­ mo fazê-lo. Em nenhum caso este movimento progressivo deve ser precipitado ou interrompido. Esta prudência é efetivamente o certo. Traço 3: evite forçar os acontecimen­ tos. Traço 5: os mal-entendidos e as coisas que não se dizem se acumulam entre uma pessoa próxima — com a qual você teria a possibilidade de cul­ tivar relações privilegiadas — e você. N o entanto. que lhe dá a segurança necessária para empreender projetos ou realizar idéias importantes. Mas. tanto para seu presente como para seu futuro. Traço 2: atualmente você se encon­ tra em uma situação estável. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: você está a ponto de empre­ ender uma ação ou de comprometerse em uma via decisiva para si mesmo. buscar novas perspecti­ vas em sua vida pessoal e profissional. além de não ter nenhum apoio. como uma planta que. normal. e tudo sairá bem. se analisa as circunstâncias em que se encontra atualmente. de maneira que cada coisa e cada um de nós possa crescer como é devido. evidentemente. cômoda. se transforma em uma árvore ou uma criança que se transforma em um homem. É preciso deixar que siga seu curso. pois é ela que empurra a tomar o tem­ po necessário para triunfar plenamente em seus empreendimentos. natural. mas você estará de acordo em Conselho prático revelado pelo hexagrama 53 A paciência se ilustra com o desenvolvimento lento. do contrário. Esta situação não é u m fim em si mesmo. Traço 4: no ponto em que se encon­ tra.Os hexagramas 53 e 54 que. deve seguir uma evolução lenta porém segura. mas que tem o mérito de lhe dar a opor­ tunidade de fazer uma pausa para es­ perar tempos melhores. Além disso. tem a arte de fazer com que os demais aproveitem seus bene­ fícios ou as vantagens de que você dispõe. você pode e deve reagir com energia e o mais rapidamente possível para dissipar o mal-estar. de maneira que a influência que você exercer possa ser baseada em fundamentos e princípios sólidos. você é menos respon­ sável que os seres hipócritas e malévolos que parecem ter ' exercido uma influência nefasta sobre o ser em questão. Mantenha-se tran­ qüilo em seu lugar. des­ tacar-se e prodigalizar suas vantagens tenazmente. abandonar a meio caminho as regras e os objetivos que você se tinha proposto. uma referência em um lugar ou em u m meio que certamente não lhe convém ou que lhe parece hostil. . você não tem mais escolha senão esforçar-se em encontrar um ponto de apoio. muito po­ sitivo. mas avança com prudência. Tudo isto é. nenhuma referência que possa ajudar-lhe a obter seu objetivo. sem intervir nem provocar os acontecimentos. queimar etapas. avançar etapa por etapa. Aproveite sem reservas e sem blo­ queios este momento privilegiado. Traço 6: você está em uma situação ideal que lhe permite realizar-se.

ao que você está disposto a entregar-se sem freios. Em circunstâncias assim. Traço 2: você se relaciona ou se as­ socia com uma pessoa cujo comporta­ mento atual lhe decepciona ou não corresponde às convenções estabeleci­ das de antemão. ou com respeito a suas relações senti­ mentais. Conselho prático revelado pelo hexagrama 54 0 prazer que os seres se dão se baseia em uma inclinação natural e espontânea. Traço 6: suas relações afe­ tivas precisam de profun­ didade. N o entanto. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: uma pessoa influente. Mas. Tal atitude é a origem de uma vida desordenada e caótica. tem mais valor que uma aliança de aparências faus¬ tosas ou chamativas. Para dar e receber prazer. apesar da amargura que você sente. mas sem nenhuma base real. não sua causa. . experi­ mentada. que exerce certa autoridade ou certo poder. fiel a seus princípios e à natu­ reza real de sentimentos e de relações que você deseja realmente viver. você perma­ nece fiel aos seus compromissos. Para satisfazê-las. em sentimentos autênticos e em relações sinceras despojadas de toda forma e toda convenção. As pulsações ou os movi­ mentos do coração demasiado violen­ tos raramente levam a relações sólidas. mas sim a rupturas e a uma vida afe­ tiva instável. você deve demonstrar maior discrição para poder atuar. exercer influência. pois o prazer é a conseqüência da livre inclinação entre os seres. Você deve ser consciente disso e atuar com conhecimento de causa. você se precipitará à de­ cepção e ao fracasso. uma atitude tão equivocada como esta pode ser corrigida.KOUEI MEI O PRAZER Interpretação geral do hexagrama A simpatia é um impulso afetivo livre e espontâneo. mostra uma sincera sim­ patia por você. deverá obri­ gar-se a sair de seus limites. aconteça o que acon­ tecer. N o entanto. sinceridade e au­ tenticidade. Traço 5: uma associação ou uma união baseada em profundas inclinações. manter sua posição ou representar seu papel. correr ris­ cos. Aquele que se encontrar ofuscado por seus desejos e tenta satisfazê-los a todo custo está obcecado por seu próprio prazer. não basta colocar-se em uma situação vantajosa para. Se você não modificar seu ■ comportamento e se obsti­ nar sistematicamente em enganar-se a si mesmo. Traço 3: suas aspirações e desejos são desproporcionais ou inadaptados à sua situação real ou ao meio no qual você evolui. N o entanto. evidente­ mente. Traço 4: se souber esperar traanqüila e pacientemente o momento oportuno permanecendo. leal e sincero. fazer concessões ou atuar de uma forma fora do normal ou pouco con­ vencional. devemos deixar que esta inclinação se expresse livremente. se não mais na sombra pelo menos sem pôr-se em evidência. não haverá nenhuma razão para que sua paciência não seja recompensada e para que não encontre a pessoa que lhe foi destinada. por sua vez. para que se transforme em sentimen­ tos mais profundos e mais duradouros é necessário deixar que se desenvolva livremente.

a pessoa responsável está envolta em tal confusão. Seus mé­ ritos acabarão por serem reconhecidos. lhe augura sem dúvida uma época de êxito e abundância. de suas preocupações. pois a natureza se mostra generosa e pródiga em riquezas. mas também pensar no futuro. Traço 3: atualmente você se encontra em uma situação e em u m ambiente que fazem com que não possa e m ­ preender absolutamente nada positivo para seu meio ou sua comunidade. e inclusive seus familiares acabam por esquivarse de você. seja qual for a colheita que tenhamos. Traço 4: chegou seu momento de unir-se a um ser cuja clareza de juízo e experiência lhe ajudarão a atuar mais eficazmente para obter o que deseja. Em cir­ cunstâncias como esta. De maneira que. são suscetíveis de ser mal interpretados De fato. e durante o qual tem a oportunidade de conhecer a uma pessoa cujas qualida­ des são complementares às suas. De fato. que pelo desenvolvimento do meio social no qual você evolui. Este é o sentido da colheita. de­ sejos e ambições são dema­ siado egoístas. De fato. Mas o período da colheita é também uma época de abundância. não se preocupe. se a próxima colheita não for boa. ou em sua situação e se sente vítima de todas as influências. parece que gosta de ser o dono absoluto em sua casa. De maneira que as pessoas confiarão em você o assim obterá resultados ex­ celentes. o essencial é permanecer fiel a si mesmo. por mais positivos que sejam. Em circunstâncias assim seria sensato renunciar a qualquer atuação. a ponto de todas suas iniciativas estarem atual­ mente destinadas ao fracasso. audaz e ousada é uma promessa de felicidade. É urgente uma mudança de comportamento! FONG A COLHEITA Interpretação geral do hexagrama Passará por um período de realização e plenitude duran­ te o qual se sentirá dono da si­ tuação e em perfeita harmonia com seu meio ou com o contexto no qual evolui. razão pela qual deve abandonarse a ele sem reservas. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: para conseguir realizar tudo que quer. parece mais preocu­ pado por seu bem-estar pessoal e vantagens ou riquezas que pos­ sam beneficiar você e o seu clã. Conselho prático revelado pelo hexagrama 55 Cada um recolhe o que semeia. Uma atitude tão be­ névola. continue disponível. . Só falta saber o uso que fará delas. é preciso tirar o melhor partido tanto para nós mesmos como para os demais. quer se trate de empreendimentos mais ambi­ ciosos. quer se trate de projetos muito importantes para você. pois depois da colheita somos conscientes de que será preciso esperar todo um ano para voltar a colher ou até mesmo mais.Os hexagramas 55 e 56 Traço 5: seja qual for a posição em que se encontre. atento e receptivo aos audazes conselhos dos que lhe cercam. boa sorte e plenitude tanto para seus próximos como para você. Traço 2: você se encontra em uma si­ tuação na qual suas iniciativas e seus atos. cujo poder de ação e ener­ gia lhe serão benéficos e que lhe aju­ dará a realizar seus empreendimentos. que já não se encon­ tra em condições de ver as coisas cla­ ras em sua vida. Além disso. Traço 6: suas aspirações. N o entanto. cuidados e sugestões. aproveitar plenamente durante o presente. sem preocuparse com o futuro. O período que atravessa atualmente. pode unir-se sem reticências a uma pessoa. seres de caráter desconfiado e in­ vejoso se imiscuíram entre a pessoa que dirige esta empresa e você. deve ter em conta que este momento é passa­ geiro.

na realidade. mais cedo ou mais tarde perderá sua tranqüilidade e já não saberá o que fazer nem onde ir. que se entrega de corpo de alma. Na verdade. sem adotar certa moderação nas re­ lações com os demais e só freqüentar. um dia ou outro. se souber dar mostras de u m espírito de adaptação. o que parece instável desde o exterior se baseia. não possui compreensão e respeito por uma pessoa fiel e dedi­ cada que está próxima a você. Se não se esforça em reagir assim.LIU A INSTABILIDADE Interpretação geral do hexagrama Ainda não chegou sua hora de estabe­ lecer-se em alguma parte. se se comporta deste modo. fiel. mas pelo menos sua situação é cômoda. uma atitude assim lhe faz viver na insegurança e no temor constante de perder o que tinha adquirido. você tem uma atitude atenta e recep­ tiva aos demais. N o entanto. sua situação ficará peri­ gosa muito rapidamente. você dá a impressão de ter um caráter moderado compreensivo e atento. . isto lhe deixa in­ quieto e inábil. Traço 5: circunstâncias parti­ culares lhe obrigam a mudar de residência ou de lugar de atividade profissional. de plantar suas raízes e de integrar-se definitiva­ mente em u m meio social. Mas. Então acabará encontrando mais cedo ou mais tarde. ainda não se ins­ talou definitivamente. esconde uma ambição ou uma grande cobiça que lhe força se­ cretamente a se destacar. o que conta é o núcleo sólido de nosso próprio ser que deve permanecer imutável e constante. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: sua situação não lhe auto­ riza a deixar-se levar por uma alegria fictícia ou um humor fora de lugar. sempre deve saber adaptar-se às cir­ cunstâncias e aos caracteres dos que lhe cercam. se possível. fle­ xibilidade e receptividade. compreensivo. um lugar ideal onde ins­ talar-se. Conselho prático revelado pelo hexagrama 56 Na natureza. lhe parecia es­ tranho e hostil. pessoas de caráter agradá­ vel. se não modifica radicalmente seu com­ portamento. sua maior riqueza é ter perto de você uma pessoa leal. Da mesma forma. Além disso. adaptando-nos às circunstâncias e aos demais. pois os que estão ao ser redor ou com os quais convive já não lhe levarão a sério e não lhe valorizarão nem lhe le­ varão em consideração. N o entanto. Em u m primeiro m o ­ mento. Traço 2: sem dúvida. em estruturas e princípios muito estáveis. certos desgostos ou a anti­ patia do meio em que você evolui. de situação. aberto e acolhedor. Além disso. Por outro lado. não deve entreter-se pelo caminho. Traço 3: suas formas bruscas e sua ex­ cessiva propensão a imiscuir-se nos as­ suntos dos demais lhe valerão. Por isso. a priori. Traço 4: visto do exterior. quando nos encontramos imersos em uma situação instável ou estamos obrigados a mudar de lugar. e lhe dispõe para tudo em busca de seus objetivos e na tentativa de melhorar sua situação. Traço 6: aconteça o que acontecer. se não muda de atitude. N a realidade. poderá finalmente entabular novas relações muito agradá­ veis e assim integrar-se em um meio que. De fato. os que lhe apreciam lhe animam e protegem. aca­ bará sofrendo conseqüências nefastas.

em inutilizá-las. compreender as causas c os mecanismos de uma si­ tuação. Porém. mais dúvida terá e menos atuará. empregou tanta energia em afastálas. do mo­ mento cm que se sinta em condições e com forças para fazê-lo. U m a atitude tão sadia lhe garante o sucesso em sua vida e o triunfo de seus empreendi­ mentos. as desilusões. De fato. provavelmen­ te obterá uma mudança digna de elogio.Os hexagramas 57 e 58 existência. é necessário ter um objetivo concreto e louvável. penetrar no significado oculto de um acontecimento ou uma circunstância concreta. é com suavidade e de forma progressiva como se exerce a maior e mais forte influência. Traço 2: cruzará com dificuldades e obstáculos imprecisos e estranhos. mas decidir sem hesitar. sempre tentando aprofundar nas coi­ sas ou ir mais além ainda de sua busca. para conseguir o melhor resultado possível. indizível. avançar ou retroceder. fazendo com que surjam os brotos e as flores se abram. se persistir nesta atitude. é neces­ sário passar um tempo refletindo. . que quase sempre. Neste caso. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: é vítima de uma extrema in­ decisão que ameaça pôr-lhe em perigo. reflita bem sobre os métodos que você empregará para chegar a seus objetivos. SOUEN A INFLUÊNCIA Interpretação geral do hexagrama Sc deseja aprofundar em um tema. é preciso lançar-se sem refletir ou pensar. Traço 3: está em condições de saber exatamente cm que momento se en­ contra e o que vai fazer. mais vale renunciar a toda ofensiva prematura. Para tal. a partir do interior. portanto. quando os dias se ampliam pouco a pouco. quer através de imposição ou coação. acabará perdendo-se nos detalhes e não se decidirá a atuar. as dificuldades e as influências negativas e nefastas de que padece. não deve deixar-se desanimar por estas manobras hostis e agressivas. N o entanto. por outro lado. Mas. que já não se en­ contra em condições de opor-se a elas de forma eficaz e radical. ir até o fundo das coisas. Traço 5: está a ponto de poder tomar a melhor alternativa e umas boas so­ luções em sua situação ou cm sua Conselho prático revelado pelo hexagrama 57 Muitas vezes. para que consiga chegar até o fim desta investigação e que esta lhe seja útil. a direção a ser tomada. raramente é eficaz e duradoura. explorando suas capacidades psíquicas mais que sua força exterior. retomar forças e começar uma ação de salvação. quanto mais tempo pensar. de­ vido a seres malévolos que atuam na sombra e os quais não consegue iden­ tificar. Do momento que estiver comprometido. Levando em conta todo o que foi recomendado até este momento. firme e energicamente. Traço 6: sabe exatamente onde estão os desenganos. meditando e amadurecendo sus idéias antes de se lançar a esta nova vida. tem os mesmos efeitos que os que o Sol exerce sobre a Terra e as plantas na primavera. desmascará-los e deixá-los inofensivos. quando esta se manifesta violentamente. Considere. quando atua de forma sutil. N o entanto. É bastante audaz para ser capaz de extrair conclusões de suas ações passadas e das circunstâncias em que se viu imerso. Traço 4: assume plenamente suas responsabilidades e obrigações mate­ riais e morais. Em tal caso. de uma vez por todas. pois deve perseguir a estes adversários até sua retirada para dis­ suadi-los. quando a pessoa já não sabe a quem re­ correr. é indispensável atuar com suavidade. N o entanto.

sendo consciente que pra­ zer atrai prazer e que este. sente a ávida neces­ sidade de alimentar-se de prazeres. o faz sereno. uma dependência assim é perigosa. de viver e de amar. uma ver­ dade interior. enquanto que a ciência é. incidentalmente ou sem pa­ recer. provoca um novo prazer. egoístas ou mes­ quinhos. será muito conve­ niente não reagir a isso formalmente. e portanto se reprimirá a tempo. . Traço 2: está em relação com os seres de costumes e intenções duvidosas. ou infeliz quando se opuserem aos seus desejos. deve escolher com firmeza. estará preso em um redemoinho de prazeres efêmeros. o saber é estimulante e generoso. nunca se exterioriza de forma superficial ou artificial. por sua vez. pois não só é esgotante. tão rico e tão forte. despojada de qualquer transtorno passional. Não ignore as conseqüências de suas influências nega­ tivas. muitas vezes. um comportamento alegre e co­ municativo pode ajudar espontanea­ mente aos que passam por circunstân­ cias duras ou estejam tendo dificuldades. uma verdade in­ terior. à amargura e aos remorsos Traço 4: debate-se eternamente entre desejos de conhecer a alegria profunda. Assim. como também conduz muitas vezes ao desespero. mas sim das circunstân­ cias exteriores. poderiam perturbar ou atrapalhar seu equilíbrio. Traço 5: está em relação com pessoas que. Porém. uma fé profunda. que ninguém pode permanecer indiferente a ela. enquanto que o estar con­ tente é algo superficial e efêmero. que não passa de uma expressão furtiva e passageira. Da mesma forma. Entre ambos. Traço 3: quando não se sabe encon­ trar em si mesmo a fonte inesgotável da alegria pura e simples de ser. Não tem nenhum sentimento exclusivo em re­ lação a ninguém e não rejeita nem re­ pudia ninguém. uma alegria autêntica. Preserve-se contra elas antes que tenham tentado qualquer coisa neste sentido. e é de temer que não permaneça indife­ rente a seus movimentos ou a suas po­ sições. e que corre o risco de cair em um poço sem fundo de paixões c frustrações. Por isso. se­ guro de si mesmo e faz ter confiança no futuro. a longo prazo. espiritual e duradoura e uma sede de prazeres efêmeros. ou fazer-lhe des­ viar de seu caminho. insidiosas e destru­ toras. Por isso. pois a alegria profunda é um sentimento tão puro. dis­ trações e coisas agradáveis. De maneira que este ambiente negativo já não tentará exercer nenhuma influên­ cia sobre você. de diversões e satisfações superficiais. austera e unilateral. Tal disponibilidade in­ terior e afetiva. Traço 6: por não ter sa­ bido cultivar os valores profundos.TOUEI A ALEGRIA Interpretação geral do hexagrama A alegria se baseia em uma serenidade instintiva. que lhe farão feliz quando forem favoráveis. Não tem nenhuma relação com estar contente. N o entanto. sua serenidade. Conselho prático revelado pelo hexagrama 58 A verdadeira alegria vem do mais profundo de um ser. do contrário os demais não poderiam sensibilizar-se diante dela. ao escárnio. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: sente-se em paz consigo mes­ mo e com os que o cercam. seu futuro já não depende de sua vontade.

Deve afastar-se e evitá-las. deve reagir com firmeza para pôr fim a estes equívocos ou mal-entendidos sem fundamento. é bom que em seguida possam recolher-se juntos. Quanto mais ambicioso é um projeto. reunir-se em uma mesma motivação ou fé comum. alguém que põe a todos de acordo. que reclama que se tome uma iniciativa imediata e urgente. que poderiam con­ duzir à ruptura. para realizá-lo. . quando os homens se separam. sentimentos opostos. Traço 4: não dê mais importância a al­ gumas relações cm detrimento de ou­ tras. os valores eternos que reúnem os seres. mel­ hor adaptadas à realidade e às cir­ cunstâncias. Traço 6: encontra-se cm uma situação aparentemen­ te sem recursos. de maneira que possa evitar que os seus pa­ deçam de conseqüências nefastas e trágicas. mais é pre­ ciso abrir-se a todas as possibilidades que nos oferecem os demais e aos va­ riados elementos que se cruzam na vida. para ter opiniões mais comedidas. Para compensar estas tendências ne­ fastas. uma mesma fé ou para de­ fender uma causa compartilhada. ao renunciar a estas com­ panhias em particular. Traço 5: quando parece que já não existe nenhum recurso possível e que HOUAN O RECOLHIMENTO Interpretação geral do hexagrama O egoísmo. De fato. assuma ple­ namente suas responsabilidades e reaja como é devido. portanto. pontos de vista contrários estão a ponto de afastá-lo ou separálo de um ser próximo a você ou de al­ gumas pessoas que freqüenta. os indivíduos devem reunir-se para experimentar um sentimento comum.Os hexagramas 59 e 60 tudo converge para uma separação ou para uma ruptura definitiva. os grandes sentimentos. opiniões. convicções ou interesses contraditórios ou opostos. Então desaparecerão as atitudes mes­ quinhas. de todas a dissenções. que quase sempre tendemos a dividir. o individualismo. fazer um esforço imperativo Conselho prático revelado pelo hexagrama 59 O recolhimento tem lugar quando reunimos em nós todas as características que compõem nossa personalidade. Portanto. todas as diferenças. oposições e rupturas entre os seres. ou então encontrar uma pes­ soa cuja força moral e cujo são juízo aniquilarão todas as incompreensões. despojada de qualquer egoísmo. o interesse pessoal e o amor próprio são a origem de todas as diferenças. Traço 2: seu juízo a respeito dos de­ mais é intransigente. estará disponível para novos encontros e assim ampliará seu círculo de relações. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: está consciente que algumas diferenças de opiniões. exclusivo e ar­ bitrário. Este repúdio de qualquer compreensão objetiva e de toda con­ cessão talvez conduza você à solidão ou a um isolamento forçado. Da mesma forma. Mas. é preciso lançar mão às grandes idéias. Deve. isto implica abrir mão de algumas de suas prerrogativas a fim de poder ampliar seu horizonte c seu campo de ação. Traço 3: as circunstâncias nas quais se encontra requerem que omita suas considerações pessoais ou sua visão egoísta para dedicar-se de corpo e alma a uma ação ou empreendimento am­ bicioso. divididos pelas idéias.

Para que seus próximos se submetam a algumas restrições necessárias. não poderemos conseguir que os demais o façam. ou de sua falta de controle sobre si mesmo. as responsabilidades e obrigações impostas não devem endu­ recer-nos ou deteriorar nossa vida. de lançar-se para a frente. Se. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: queria destacar-se ou atuar energicamente. Traço 5: não se comporte como uma pessoa que deseja que obedeçam seus conselhos ou que se dobrem à sua Conselho prático revelado pelo hexagrama 60 Quem vive sem medida e sem limites está condenado a perder-se. até mesmo no exercício da moderação. N o entanto. de traduzir suas boas intenções em atos claros e concretos. desper­ diçamos nossas energias ou trabalha­ mos em vão. de tomar uma iniciativa. mais cedo ou mais tarde. e cujos atos e comportamento não tenham nada de exemplares. então faz bem em atuar assim. mas as circunstâncias contrárias ou pontos de resistência in­ superáveis o impedem. estas lhe serão proveitosas. Por isso. nunca obteremos o resultado desejado. se considera que somente tem este meio para preservar-se de riscos ou perigos por culpa de seu caráter fraco. por­ tanto. em primeiro lugar deverá impô-las você mesmo e aterse a elas sem reticências. para instaurar certa harmonia tanto em si mesmo como na própria vida social. Traço 2: chegou a hora de atuar. efetivamente. gastos des­ considerados ou esbanjamento. reveses de sorte e golpes dos quais será o único responsável. nos dispersamos. é bom saber im­ por-se alguns limites. se nos submetermos a regras ou a restrições excessivas ou forçamos os demais a submeter-se a elas. Traço 4: qualquer medida que aponta a preservá-lo dos erros ou excessos que poderia cometer deve ser tomada es­ pontaneamente e não deve ser a ori­ gem de tensões ou esforços constan­ tes. Este comportamento inconseqüente só po­ de levá-lo a conhecer. resistências físicas e morais que logo poriam em perigo seu equilíbrio. vontade. Se aceita o au­ gúrio e se resigna a esperar o momento oportuno para atuar. e com segu­ rança. seu objetivo. pois deixaria passar a oportunidade de obter rapidamente o que queria ou de alcançar seus objetivos. totalmente inoportuno duvidar ou perder-se em reflexões fora de lugar. pois isto acabará engendrando. Por outro lado. algumas medi­ das concretas que permitam trabalhar sobre algumas bases sólidas e em um quadro bem definido. Traço 6: não é nada bom que se imponha restrições severas com dureza. Conseqüentemente. é preciso mostrar-se moderado.TSIE A MODERAÇÃO Interpretação geral do hexagrama Em qualquer assunto. . pois. Do contrário. se im­ põe serenamente certas restrições. tensões. mais cedo ou mais tarde. sua vontade e poder sairão tão reforçados que con­ seguirá imediatamente. N o entanto. se não somos capazes de moderar nosso comportamento. Traço 3: cede demasiado facilmente à tentação do excesso em todos os âm­ bitos: prazeres sem freio. é preciso demonstrar moderação. Seria. pelo contrário. assim como nossos atos. assim só obteria o resultado oposto ao desejado.

alivia. fe­ lizes ou infelizes. disponível e em um com­ portamento atento. Não se identifique com a personali­ dade e o caráter de seu companheiro e. tamente o que quer. em tal caso. em princípio. Não condene os demais por isso. modera. pois. exercerá um poder real sobre as cir­ cunstâncias de sua vida. deve igualmente saber preservar tanto a sua autonomia e independência quanto a sua origi­ nalidade e personalidade. se pretende intervir ar­ bitrariamente no curso dos aconteci­ mentos. evidentemente. será efêmera ou não se cum­ prirá segundo seus desejos. se seus sentimentos são sinceros. Mas se cultiva relações par­ ticulares e seletivas. princí­ pios sérios. finalmente. Uma sinceridade deste tipo é sempre reconhecida pois quando sai ao exterior. Traço 4: evite ser demasiado depen­ dente das relações privilegiadas que mantém. nem em experiências vi­ vidas. e não só semearão a confusão. se suas motivações são claras e se traduzem na expressão de sua vontade. enérgico e sem equívocos. como também qualquer objetividade em seus atos e opiniões. não tenha nenhuma dúvida de que obterá exa­ Conselho prático revelado pelo hexagrama 61 A sinceridade à qual este hexagrama faz alusão é o resultado das qualidades interiores autênticas com a firmeza de espírito. Tais relações só podem ser efêmeras. N o entanto. começando. como também serão a origem de gra­ ves decepções cm suas relações. Em sua vida de casal. Traço 6: parece equipado de um forte poder de se­ dução e de convicção que lhe permite exercer uma grande influência em seu meio. Não é algo ruim em si. dos sentimentos que os demais têm por você e dos estados de ânimo. não repudia nem condena nada nem ninguém. Traço 3: é demasiado dependente do círculo de relações no qual se move. por si próprio. das quais espera qualquer aprovação ou um reconheci­ mento. ilumina. fundamentos reais e uma verdade p r o ­ funda. N o entanto. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: a perspicácia e o equilíbrio interior se baseiam cm um caráter constante. a receptividade e a compreensão.Os hexagramas 61 e 62 energias para a perseguição de um ob­ jetivo em comum. Traço 5: qualquer união ou as­ sociação deve estar baseada em inclinações naturais. vigilante e pre­ ventivo. Traço 2: se seus atos coincidem com seus pensamentos. deixe-o ser ele mes­ mo. Se deseja entabular relações mais autenti­ cas. obterá o resultado oposto. expressa-se sempre com simplicidade e verdade. não somente perderá sua in­ dependência e sua integridade. Se não for este o caso. Mostre-se perspicaz e compreensivo. Aquele que. de seu ambiente. De tal maneira que possa unir suas TCHOUNG FOU A SINCERIDADE Interpretação geral do hexagrama As relações que mantém atualmente não tem fundamen­ tos interiores nem inclinações ou afinidades de tal tipo. mas sim unica­ mente interesses comuns. deve adotar um comportamento íntegro. suas palavras ou discursos não se baseiam em convicções profundas. reciprocamente. . mas seja cons­ ciente de que isso lhe priva de auto­ nomia interior.

mas sim perma­ necer consciente e fiel a si mesmo em qualquer circunstância. . antes de estar preparado. Ao fazê-lo. De fato. se de­ monstra finura. Seguramente. Assim. nem de mostrar-se presunçoso com seus desejos e projetos. temos o sentimento de ser vítima de contingências. vai conhecê-la muito em breve. obterá u m estrepitoso fracasso. portanto. no momento devido. N o entanto. mas cujas quali­ dades são excepcionais. cumprem com seu dever. nem o Sol a brilhar. N o entanto. tudo pode acontecer. quando cumprimos o que as circunstâncias exigem. no momento oportuno. Se consegue realizá-lo. Trata-se de não per­ der de vista o objetivo que se havia pro­ posto e manter-se nele com consciên­ cia. A saída se encontra seguramente pró­ ximo a uma pessoa desconhe­ cida ou que tem uma grande reputação. coerentes e naturais. pois assim terá superado uma etapa importante. quando nos obrigamos a atuar. cuja influência ou apoio pode­ riam ser-lhe benéficos. nervoso e febril. A Terra não tem que obrigar-se a girar em torno do Sol. não tente impor sua von­ tade nem seus desejos tal como estão as coisas atualmente. uma gira e o outro brilha. Simplesmente. Por outro lado. então alcançará seus objetivos. não consegue encontrar os companhei­ ros ou apoios necessários. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: não chegou a hora de e m ­ pregar grandes meios para obter o que quer. sofrerá logo suas nefastas con­ seqüências e finalmente não obterá nada de nada. Nele se distingue o dever do servilismo. certeza e tenacidade. impõe-se uma maior vigilância. poderá atuar. i Obviamente. rer todos os riscos de que se sente capaz ou com direito de tomar. Traço 2: deseja obter algo ou encon­ trar alguém que ostenta u m posto chave.SIAO KOUO O DEVER Interpretação geral do hexagrama N ã o dispõe das qualidades nem dos meios necessários para realizar proje­ tos ambiciosos. sua solicitude será possivelmente levada em consideração. Caso contrário. Em tais circunstâncias. Quer obter a todo custo coisas inacessíveis. por necessidade ou por interesse. Traço 6: é demasiado im­ paciente. Não deve. preocupar-se com as opiniões dos demais. Traço 4: não cometa nenhuma im­ prudência. N o entanto seria mais razoável mostrar-se mais pru­ dente e não ignorar nenhum detalhe antes de lançar-se a este empreendi­ mento perigoso. habilidade e dá provas de uma humildade sincera. não fazemos mais que responder a princípios simples. De fato. se não domina seu comportamento im­ pulsivo. ou o objetivo que tem em mira está acima de suas capacidades reais. Traço 5: deseja realizar u m projeto ambicioso ou cumprir uma obra muito Conselho prático revelado pelo hexagrama 62 Cumprir com o dever significa simplesmente fazer o que sabe. se não modera sua ansiedade. se tenta atuar prematuramente neste sentido. se você não a realizou. discrição. não conseguirá seu objetivo. Traço 3: pensa que seria indigno ou de­ gradante renunciar a atuar ou não cor­ importante para você. Se não se acalma. é ela que lhe ajudará a realizar sua tarefa e. obterá resultados muito louváveis. Conforme-se com isto por enquanto. N o en­ tanto.

KITSI A DECADÊNCIA Interpretação geral do hexagrama Sua situação lhe parece to­ talmente satisfatória. mais cedo ou mais tarde. Soube solucioná-lo com rapidez e efi­ cácia e tudo voltou à ordem rapida­ mente. isto poderia pôr sua situação em perigo. De fato. Obviamente. não se resigne e faça o impossível para ser reconhecido. cm tais cir­ cunstâncias. N o en­ tanto. Traço 6: conseguiu superar as dificuldades e os obstácu­ los que foram aparecendo em seu caminho. a longo prazo. é algo excelente. Tudo lhe parece completamen­ te normal. não esqueça de levar cm consideração tal peripécia para que não se produza. seria sensato não subestimá-los. se não tivermos prudência. Concentre-se mais objetivamente no futuro ou se deixará prender por estes acontecimentos pertencentes ao passado. Traço 2: deseja realizar um projeto ambicioso ou cumprir uma obra muito importante para você. sofreremos suas conseqüências. fácil. conserva sua perspicácia e con­ fia em suas intuições que lhe ditam ser mais prudente e não lançar-se em ações prematuras. evite a compla­ cência retrospectiva. estaremos ignorando os sinais indizíveis de uma degeneração e ao não saber preveni-la. N o entanto. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: deixa-se levar por uma cor­ rente generosa e alentadora que lhe deixa otimista e entusiasta. e que isto lhe valerá. mas sim que deve dar-lhes profundidade. Traço 5: desfruta de uma situação tão vantajosa que esquece de que todos os Conselho prático revelado pelo hexagrama 63 A decadência surge muitas vezes quando tudo nos parece normal. aqueles com quem obteve os bons re­ sultados não são necessariamente os mesmos com quem continuará sua evolução. deve mostrar-se exigente e seletivo na escolha de seus companheiros. confiando na situação. logo aconteceu um fato inquietante. passam desa­ percebidos os sinais aparentemente in­ significantes de uma possível degra­ dação. pois. estima ou consi­ deração. Sem dúvida alguma. Não se con­ forme em respeitar os princípios e as convenções.Os hexagramas 63 e 64 seus atos devem basear-se na sinceri­ dade e na honestidade. mas não obtém nenhuma ajuda nem nenhum apoio de pessoas que ostentam a autoridade e o poder necessários. O b ­ viamente. mais cedo ou mais tarde. Traço 4: beneficia-se de uma situação cômoda e em plena expansão. pode fe­ licitar-se. sabendo que o que lhe pertence não lhe pode ser arrebatado. alcançou seus obje­ tivos. . Se diminuímos nossos esforços e damos mostras de um excesso de confiança ou despreocupação. é muitas vezes quando. Traço 3: obteve excelentes resultados e se beneficiará em conseqüência de uma situação em vias de melhora. N o entanto. mas o essencial é que você os leve a sério. Seria mais audaz de sua parte mostrar-se paciente. N o entanto. Portanto. N o entanto. Mas. Mas. As difi­ culdades se dissiparam e você conseguiu resolver seus proble­ mas. uma autenticidade sem a qual não têm nenhum valor. simples e garantido. seus amigos não levarão em conside­ ração tais conselhos. Assim.

Traço 4: passou a hora da reflexão. tomar uma ini­ ciativa clara. pois. tampouco pode espe­ feito. A partir de agora. de presunção ou despreocupação. a partir de agora de­ verá atuar com a maior determinação para pôr fim a uma situação confusa e insatisfatória. Sua situação é sadia. Traço 6: já tem o que que­ ria. O menor passo em falso poderia ser fatal. nunca peque por excesso de confiança em si mesmo e em seus meios. desordenada. Os acontecimentos do passado lhe permitiram valorizar sua capacidade e aptidões. . uma alegria efêmera. Traço 3: chegou a hora de sair de uma situação difícil. Continua firme e perseverante. quando as coisas amadurece­ rem. Deve. Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: certa confusão reina em seu redor e você é vítima de incertezas. que obstaculiza a maioria de suas ações e iniciativas. que não têm nada a ver com os obstáculos e di­ ficuldades próprias da si­ tuação precedente. Deste modo. um relâmpago. N o entanto. mas ainda não chegou o mo­ mento de atuar neste sentido. Deve se preparar para quando chegar a hora. Não pode atuar só. Deste modo na vida o melhor triunfo continua sendo o da obra cumprida por si mesma. Q u a n d o isto se tiver cumprido. mas. pois nunca nada está livre de um revés da fortuna. rar muito tempo impassível. poderá então decidir cons­ truir algo que repouse sobre bases sa­ dias e sólidas. próspera e está em plena expansão.WEI TSI O TRIUNFO Interpretação geral do hexagrama Encontra-se cm uma situação confusa. Tudo saiu bem. que supõe uma espécie de consagração. Você decide. certamente conseguirá sair desta si­ tuação. direta e entusiasta para sair deste clima confuso. Por enquanto. e o êxito. Traço 2: está em uma situação incô­ moda e deseja sair dela o mais rápido possível. Esta é a diferença entre o triunfo. mais vale que se abstenha de atuar. resultado de um esforço constante e abnegado. A situação foi finalmente saneada e você está satis­ Conselho prático revelado pelo hexagrama 64 0 triunfo só se obtém graças a um trabalho paciente e perseverante. pode olhar para o futuro com decisão e aproveitarse plenamente das vantagens de . a uma longa reflexão que nunca baixa a guarda. mas as circuns­ tâncias não são propícias para tais de­ cisões. as vãs considerações e as palavras fora de lugar. Traço 5: fez exatamente o que seu dever e suas responsabilidades lhe di­ tavam. portanto. que dispõe. N o entanto. pode confiar no futuro. solicitar rapidamente o apoio de pessoas competentes e eficazes que lhe ajudarão a resolver este delicado problema para poder continuar avan­ çando. portanto. estará totalmente pronto e poderá libertar-se de suas obrigações e de suas travas. se for consciente disso e se tomar o tempo necessário para refletir e aproveitar as vantagens e os meios de que dispõe. difícil e perigosa. confusa. por outro lado.

2 pontos. em forma de me­ táforas e símbolos. 2 pontos. ou seja. ele não deve ser interrogado sem motivos importantes. podemos explorar nossas qua­ lidades naturais de percepção. da geomancia. 2 pontos. é preciso utilizar as três fichas e o tabuleiro do I Ching." jogada volte a lançar as fichas. 2 pontos em duas fichas e 3 pontos em uma ficha. Porém. formam um traço inteiro: 8 pontos. A seguir. Agora você obtém: 2 pontos. 1. sobre o quarto traço. como você verá. Desenhe-o acima do traço inteiro. que também sejam claras. se aplicamos estes métodos. isto é. Naturalmente. Este número. das quais somos igualmente portadores. representam um traço interrompido: 9 pontos. 2 pontos. significam um traço interrompido seguido de um x: x 7 pontos." jogada: volte a lançar as fichas sobre a mesa. constituídos por três vezes 3 pontos em três fichas. Na realidade. portador de um x.. Dese­ nhe um traço inteiro em seu caderno. todas as respostas a nos­ sas perguntas. recomendamos aqui também que você esteja pre­ parado com um caderno ou bloco de notas dedicado unicamente ao jogo do I Ching. 7. quando se consulta qualquer oráculo — neste caso o I Ching — es­ tamos nos interrogando a nós mesmos. que correspondem a um traço in­ terrompido. 5. isto é. escrevendoa no caderno. 6 pontos em total. são capazes de "predizer o futuro". Agora você obtém: 2 pontos. com o fim de obter respostas. Mas. eqüivalem a um traço inteiro seguido de um x: x A JOGADA DO I CHING Semelhante a nossas sugestões com res­ peito aos lances do Tarô. 4. 3 pon­ tos. equipados de um dom de clarividência. De fato. usar estes jogos adivinhatórios e consultar os oráculos através do I Ching. veremos um exemplo de uma jogada completa. co­ mo na segunda jogada. em geral não temos consciência disso. que formam um total de 8 pon­ tos. Mas nunca pensamos que as faculdades psíquicas. Desenhe um traço interrompido seguido de um x em seu caderno. três vezes 2 pontos em cada ficha. uma fi­ gura formada por três traços. Agora você obtém: 3 pontos." jogada: em suas faces visíveis figu­ ram: 2 pontos."jogada: jogue as fichas mais uma vez. Quanto a isto. 3 pontos. 3 pontos. 2 pontos.. do Tarô. lance as três fichas sobre a mesa. que você desenhará acima do ter­ ceiro traço. E a primeira regra é saber formular uma pergunta da maneira mais clara e precisa possível. 3. queremos chamar a atenção sobre o fato de que. 2. que correspondem a um tra­ ço interrompido seguido de um x. U m destes métodos consiste em apren­ der a interpretar as respostas que nos chegam através deste ou daquele jogo adivinhatório. constituindo assim a base do hexagrama. EXEMPLO DE UMA JOGADA Q Q Uma vez escrita sua pergunta no caderno. 3 pontos. para interrogar o orá­ culo. que somam: 2 + 2 + 3 = 7. das runas. Desta forma. . são despertadas e cultivadas com base em alguns mé­ todos. Instale-se em uma mesa e comece re­ fletindo sobre sua pergunta. É normal pensar-se que somente alguns seres. embora jogá-lo seja muito fácil. ou duas vezes 3 pontos em duas fichas e 2 pontos em uma ficha. 2 pontos. que correspon­ dem a um traço inteiro seguido de um x. A ntes de iniciar o processo de con­ sulta do I Ching — que.A jogada do I Ching A consulta do oráculo do I Ching é de uma grande simplicidade." jogada: lance suas fichas pela terceira vez. é um excelente método para estimular e experimentar nossas faculdades intuiti­ vas. que você desenhará em seu caderno acima do traço precedente. corresponde a um traço inteiro. todas as soluções a nos­ sos problemas estão em nós. não representa nenhuma dificul­ dade e à qual nos habituamos rapida­ mente — é indispensável ter uma per­ gunta concreta a fazer. Desta forma você terá construído um trigrama. isto é. 0 valor dos traços 6 pontos. um total de 6 pontos. Ou seja. Aparecem: 3 pontos. total de 9 pontos.

3 pontos. Continua sendo um traço inDesta forma.o segundo traço passa a ser um traço in­ • O primeiro trigrama do primeiro inteiros e interrompidos seguidos de hexagrama está constituído de 1 traço um x. consti. quarto e quinto traços. anote-o no caderno.de sua jogada. que inteiro. Trata. Trata-se do número 21. de um x. a última jogada das fichas. Um traço interrompido seguido de teiro. começando pela base: Trata-se da linha de trigramas supe­ 0 Agora só nos falta referir aos pa­ riores. com um total de 7 pontos. tal. cha­ do seu tabuleiro do I Ching. começando pela di­ novo hexagrama. Trata-se m a d o hexagrama de m u t a ç ã o . rágrafos que correspondem aos traços . até o para encontrar os números de sua j o ­ centro do tabuleiro. . você conseguiu o seguinte reita. procedendo da seguinte forma: eixos se encontrem e anote o número Q Concentre-se agora sobre o hexa­ um hexagrama que contém 6 traços. na coluna dos trigramas inferiores. co­ A mutação dos traços . . 0 Para saber a que hexagrama co­ rrespondem estes dois trigramas. da coluna dos trigramas inferiores. grama resultante. Continua sendo um traço inteiro.o quarto traço volta a ser um traço inter­ se do Tchen. 1 traço Um traço inteiro sem x não se transse transformam porque estão seguidos inteiro. seguido de um x. Trata-se do Li. transforma. O sexto e último traço do hexagrama é um traço inteiro. começando pela base: tuído por 2 trigramas de 3 traços cada um. • O segundo trigrama do primeiro um x transforma-se em um traço inteiro hexagrama está constituído de 1 traço . acima do Os três primeiros traços de cada um primeiro hexagrama de sua jogada. correspondem a u m dos 8 trigramas que figuram na coluna da esquerda 0 Para o segundo hexagrama. Os segundo. sem x. como na primeira jogada. Assim. mutação. uti­ lize o tabuleiro do I Ching." jogada: finalmente.o terceiro traço não muda. Por acaso. terrompido. 2 pontos. .o primeiro traço não muda. proceda exatamente da mesma ma­ 0 Desenhe então o hexagrama de Os três traços superiores de cada um neira.o quinto traço volta a ser um traço in­ meçando de baixo. em seu contrário (veja o quadro). deslo­ 0 Utilize agora o tabuleiro do I Ching que-os até a interseção. inteiro e 2 traços interrompidos. superior do tabuleiro. Divida cada um dos hexagramas em O primeiro hexagrama é o 21. isto é. ficam também com o x no grama que figura sobre a linha dos tri­ Um traço interrompido sem x não se gramas superiores. . até que ambos os gada. hexagrama de mutação: 6. 1 traço interrompido.o dedo indicador de uma mão na casa correspondente a um trigrama e o in­ dicador da outra mão na casa corres­ pondente ao outro trigrama.inscrito nesta casa. o segundo tri­ forma. resultou em: 2 pontos. o sétimo trigrama inscrito rompido.o sexto traço não muda. dois: Assim. sabendo que somente os tra­ correspondem a um dos 8 trigramas Você vai obter então o número 61 que é o ços marcados com um x se transformam que figuram sobre a linha horizon­ número deste segundo hexagrama. Coloque Um traço inteiro seguido de um x transforma-se em um traço interrompido seguido de um x. para descobrir as interpretações teiro.

um traço inteiro seguido de uma cruz. 3. os sábios tendem com freqüência a responder a uma per­ gunta com outra pergunta que. Jogue. informações que respondem a qualquer situação. La quinta vez sai: 3. 2. de que tudo muda e se transforma. isto é. um livro sobre as regras e as leis inerentes às relações humanas. que em princípio e durante muito tempo foram transmitidas oralmente. com toda probabilidade. se transformam em 6.Exemplo e interpretação de uma consulta ao oráculo Depois de haver aprendido a natureza dos 6 traços que formam um hexagrama e como executa um lance com as peças do I Ching. 3. sa­ bendo que amanhã. as 3 fichas 6 vezes se­ guidas. qualquer afirmação cria uma negação c vice-versa. . os seguidores ou discípulos de Confúcio — é o que o Talmud é para os hebreus. Por parado­ xal que possa parecer. será capaz de tirar proveito das mensagens que lhe são transmitidas. ou traços inteiros seguidos de uma cruz. qualquer problema. seis vezes seguidas. um traço interrompido. 2. o terceiro. portanto. mas sim inter­ pretá-las em função da situação e do estado de espírito no que qual se en­ contra no momento em que. 2. Por exemplo. a seguir o fluxo con­ tínuo dos pensamentos da mesma forma que o do rio e da vida. a única verdade que existe é a verdade do momento. está se perguntando a si próprio. Assim. que con­ siste em cultivar o paradoxo. 3. ou traços interrompidos segui­ dos de uma cruz. o quinto. da mesma forma como se jogasse os dados. os 6 traços que obteve. para descobrir os números. ao inda­ gar o oráculo. La terceira vez sai: 3. 3. um traço interrompido. o segundo. Então veremos que o mente. antes de serem escritas e compiladas ao longo de três séculos aproximada­ mente. para com­ preender que. contém a resposta à pergunta que aca­ bamos de fazer. La sexta vez sai 3. Este é o pro­ cedimento com o qual fun­ cionam o I Ching e o Talmud. o homem que consulta o orá­ culo do I Ching ou estuda o Talmud deve praticar a acrobacia da mente. realizamos o hexagrama de transfor­ mação. EXEMPLO DA REALIZAÇÃO DE UM HEXAGRAMA Depois de haver refletido muito sobre a pergunta que deseja fazer. Assim ob­ temos o seguinte hexagrama de transformação: 8 x 6 8 8 x 6 8 Agora. lance as 3 fichas do I Ching de que dispõe. Por isso. e escreva em um caderno. fazendo evoluir os traços mutáveis e sabendo que os 9. nomes e parágrafos de interpretação destes hexagramas. consultaremos a ta­ bela do I Ching. 3. Reúnem. La segunda vez sai: 3. bem pensada. dispo­ mos do seguinte hexagrama: . a pergunta é: "obterei o posto que desejo?". qualquer pergunta dos homens e mulheres. você já pode consultar o oráculo. o sexto. o quarto. La primeira vez sai: 3. somente quem aceitar a não se estancar. aqui na Terra. 3. portanto. 2. um traço interrompido. não deve levá-las ao pé da letra. finalmente. O I Ching para os chineses — espe­ cialmente para os confucionistas. N o entanto. um traço inteiro seguido de uma cruz. 3. evolui em todo momento e que. conseqüentemente. será diferente. 8 x 9 8 8 x 9 8 Em seguida. um a um e consecutiva- O primeiro traço deste hexagrama é um traço interrompido. e. 3. La quarta vez sai: 3. insistindo ambos no fato de que nada é imutável. De maneira que.

o Abismo. você deve primeiro levar em conta o hexagrama de seu lance. sua preocu­ pação e sua pergunta. O primeiro parágrafo revela o clima geral de sua situação ou das circunstân­ cias relativas à situação que lhe preo­ cupa. atiram-no de cheio no coração da mencionada situação. lhe oferece 8 parágrafos de in­ terpretações diferentes. da situação que lhe preocupa. O parágrafo ou os parágrafos se­ guintes. obviamente. a Sensibilidade. K'ouen. consultando-o. que bas­ tarão para esclarecer a situação. como é o caso de nosso exemplo. o Abismo. Assim. você disporá de um conjunto de informações que lhe ajudarão a encon­ trar respostas a suas perguntas e so­ luções a seus problemas. K'an. Se o hexagrama que você formou de acordo com seu lance não contém nenhum traço mutável. Remetendo-se à ficha pertinente de Artes Adivinhatórias: o I Ching. você disporá de todas as informações que pediu ao oráculo do I Ching. e melhor ainda. dando a você conselhos. para recordar todas as interpretações que correspondem ao nosso lance. Se contém mesmo que seja um único traço mutável. ne­ cessária e às vezes fatal. e que o segundo hexagrama está constituído de K'ouen abaixo e K'ouen acima. dois. que juntos formam o hexagrama 2. pro­ ceda da mesma maneira que com o pri­ meiro hexagrama de nosso lance e assim conhecerá os 4 parágrafos relativos à transformação ou provável evolução.primeiro hexagra­ ma do lance está constituído de K'an abaixo e K'an acima que. juntos. Para cada hexa­ grama você deve consultar sempre: 1) o parágrafo intitulado "Interpretação geral do hexagrama". O último parágrafo contém conselhos sensatos referentes à sua situação. formam o hexagrama 29. aos traços inteiros e/ou interrompidos seguidos de uma cruz que figuram em seu hexagrama. que você poderá meditar com toda tranqüilidade e aprender sem dúvida valiosas lições. isto é. leia apenas o primeiro e último parágrafo. 3) o parágrafo intitulado "Conselho prá­ tico revelado pelo hexagrama". EXEMPLO DE INTERPRETAÇÃO DE UM HEXAGRAMA Evidentemente. Seguindo com nosso exemplo. 2) o parágrafo ou os parágrafos que cor­ respondem aos traços mutáveis. basta remeter-se nesta ordem às fichas correspondentes de Artes Adivinhatórias: o I Ching. relacionados com os traços mutáveis. . você deve consultar evidentemente os pará­ grafos que correspondem ao hexagrama de transformação que acabou de reali­ zar. K'an. Em seguida. você observará que o hexagrama 29. úteis. Então.

pelo menos contraditórias. No entanto. o mundo está consti­ tuído de quatro princípios es­ senciais e básicos. que engendra todas as manifestações de vida no mundo das aparências. a adivinha­ ção através do I Ching se ba­ seia em dois princípios fun­ damentais: l. nos revela que nada é fixo nem definitivo. Aí reside um dos grandes prin­ cípios e mistérios. embora a cul­ tura chinesa e a tradição he­ braica pareçam. volta ao céu. Não pode integrar-se na realidade física nem ma­ terial do mundo manifesto. definidas pelos cabalistas. o 1 não pode ser dividido nem multi­ plicado. transmiti­ dos pelo I Ching. para eles a terra e a matéria são conside­ rados princípios derivados. potencialmente ou em seu seio. a partir desses 8 trigramas que constituem sua estrutura. Desta forma. S egundo os chineses da Antigüidade. 2. Essas concepções nos fazem pensar nas do aleph. Esta linguagem mágica se baseia na utilização do N ú ­ mero e seu simbolismo. o espírito —. e o que pertence ao céu — isto é. e o espírito e a matéria por outro. atribuiuse à terra o Número 2. com o risco de perder esta comunicação. tanto no mundo visível como no invisível. o que provoca ao mesmo tempo tranqüilidade e angústia.A adivinhação através do I Ching Consultar o oráculo do I Ching não tem nada de anedótico. procedentes de uma realidade anterior. o espírito tem que ver com o céu. . Continuando com os criado­ res do I Ching. O céu e o espírito. seu equivalente no homem. indivisível e absoluta. O I Ching é uma linguagem mágica que permite ao ho­ mem comunicar-se com inte­ ligências superiores a ele. útil para sua evolução pessoal. se vê como a unidade última. De fato. Por isso. Por­ tanto. o que está aparentado com a terra — isto é. a carne e o corpo — volta à terra. O I Ching. e sempre segundo os fi­ lósofos chineses da Antigüi­ dade. Como não é influenciável. nos revela esse jogo de transformações que é a vida. AS BASES DA LINGUAGEM DO I CHING Segundo os criadores do I Ching. nunca deve abusar de suas consultas ao oráculo do I Ching. tampouco pode influenciar. isto é. repre­ sentado por um traço inte­ rrompido. pois os chineses pen­ savam que continha a terra ou matéria cm seu interior em germe. agrupados de dois cm dois: o céu c a terra por um lado. e a matéria com a terra. depois da morte. Por outro lado. a maté­ ria. Efetivamente. se não opos­ tas em muitos pontos. Por isto. o 1 não pode represen­ tar o mundo concreto. e ainda menos no dos homens c sua linguagem. para os antigos chineses. não está representado pelo 1. em lugar do 1. Daí que o Número que deram a ele foi o 3.

as relações que se estabelecem entre o 3 e o 2. estará entrando no jogo cósmico incessante da criação do mundo. Finalmente.OS NÚMEROS E OS TRIGRAMAS Assim. são uma representação per­ feita do movimento incessante ou da transformação constante dos fenôme­ nos que se produzem no universo. É muito mais importante do que parece. pois dá a possibili­ . que tudo que existe no universo. porque fisicamente já não estamos em con­ dições de compreendê-lo ou enfrentálo. se se prefere. Se atuamos assim. denota um mundo em perpétua formação. ou então porque nossas angústias nos abateram e não somos capazes de perceber isto. circunstâncias e acontecimentos que nos cercam. ou. os­ tenta na realidade todos os mistérios e os segredos de uma verdadeira gênese do mundo. Por isso. A partir de ambos. quase sempre. enquanto o 3. além de nos ajudar a solucionar alguns problemas aos quais temos que en­ frentar durante nossa vida cotidiana. também pode nos permitir compre­ ender a verdadeira natureza de nossas angústias e chegar a dominá-las. portanto. oferecem 8 combinações que cons­ tituem os 8 trigramas. o oráculo do I Ching está em condições de responder a todas as situações da vida. designa o mundo celeste. quem manipula as varinhas de mil-em-rama propícias à adivinhação ou quem jogar as fichas do oráculo do I Ching. pertence ao mundo terrestre. tanto por razões de ordem afetiva como mate­ rial. que não nos oferece muitas oportunidades para deter-nos e refle­ tir sobre ele. de um mundo que se encontra em um estado de gênese perpétua. 2. Assim. Por isso. agrupadas de três em três. que existe uma ordem no caos. N o en­ tanto. é para compensar ou acalmar as angústias. tanto em nós como em nosso meio. que sempre torna a começar. Segundo os chineses. o I Ching também foi denomi­ nado Livro das transformações ou das mutações. assim como tudo que acontece em nossa vida. 4 trigramas produzidos pela intro­ dução de um traço interrompido Estes trigramas desdobrados oferecem 64 hexagramas. apreender e em seguida a in­ tegrar em nossa vida o grande prin­ cípio das transformações. por­ que. todos os números pares estão relacionados com a terra e todos os números ímpares com o céu. Estas múltiplas combinações de três em três dos dois números de base 3 e 2. E certo que uma consulta inteligente do I Ching pode ser con­ siderada uma verdadeira psicoterapia (assim o chamaríamos atualmente). psicológica ou moral. E quando o fazemos é. pois todos as temos. N ú ­ mero ímpar. que por sua vez representam tudo que acontece no céu e na terra. Número par. mediante a inversão ou a modificação dos chamados traços mu­ táveis. nossa mente nos incita a estabelecer-nos cm determinados es­ tados psíquicos e físicos. o que nos ensina de saída o I Ching é que. Mediante a transformação de um traço inteiro (3) em traço interrompido (2) dentro do mesmo trigrama. 4 trigramas produzidos pela intro­ dução de um traço inteiro dade ao consultante de compreender como se transformam as situações. a adivinhação do I Ching. este sistema tão coerente e aparentemente simplista. nada se fixa de uma vez por todas. para eles. tarde demais. 0 SENTIDO PROFUNDO DA ADIVINHAÇÃO ATRAVÉS DO I CHING As bases do I Ching revelam. de saída. os oito trigramas nos revelam o processo do jogo das modificações que se produzem sem cessar no céu e na terra graças a eles: 1. que correspondem a todas as situações terrestres relaciona­ das com todas as possibilidades celes­ tes. o 2. Portanto. tanto no céu como na terra. De fato. vivemos em um mundo mate­ rialista. no sentido cm que os fundamentos e a linguagem do I Ching nos induzem a lançar.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful