MICROCAD

AutoCAD 2008 2D - BÁSICO
1a. Edição (07/2007)

DIREITOS RESERVADOS. Esta apostila é para uso apenas educativo e pessoal, sendo proibido a sua comercialização total ou parcial sem autorização da Microcad Computação Gráfica Ltda-ME.

MICROCAD
ÍNDICE
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 INTRODUÇÃO .............................................................................................. INICIALIZAÇÃO DO AUTOCAD .................................................................... COMANDOS DE ARQUIVO .......................................................................... SISTEMA DE COORDENADAS .................................................................... RECURSOS DE DESENHO .......................................................................... COMANDOS DE DESENHO ......................................................................... COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO ................................................................. COMANDOS DE EDIÇÃO ............................................................................. PROPRIEDADES DOS OBJETOS ............................................................... HACHURAS ................................................................................................... TEXTOS ......................................................................................................... BIBLIOTECA DE SÍMBOLOS ........................................................................ DIMENSIONAMENTO ................................................................................... COMANDOS DE INFORMAÇÕES ................................................................. COMANDOS UTILITÁRIOS ........................................................................... PLOTAGEM ................................................................................................... 04 05 07 08 10 12 17 18 26 29 31 34 37 46 47 48 50 53

ANEXO-A MODELSPACE / PAPERSPACE (LAYOUT) ............................................ ANEXO-B EXERCICIOS – 01, 02, 03, 04, 05, 06 E 07 ................................................

* MICROCAD - COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.com.br *

2

MICROCAD
APRESENTAÇÃO
A MicroCAD Computação Gráfica oferece a seus clientes o melhor aprendizado em programas na área de CAD, através dos seguintes cursos:

CURSOS

AutoCAD 2D BÁSICO (Release 14 / 2000 / 2002 / 2004 / 2005 / 2006 / 2007 / 2008)

O mais completo programa de desenhos técnicos planos e projetos bidimensionais com precisão. Recomendado para engenheiros, arquitetos, projetistas e desenhistas com experiência em desenho técnico.

AutoCAD 3D AVANÇADO (Release 14 / 2000 / 2002 / 2004 / 2005 / 2006 / 2007 / 2008)

Apresentação de técnicas avançadas bidimensionais e tridimensionais que permitem otimizar sua produtividade em trabalhos específicos, customização de menus, fontes de texto, estilos de linha, hachuras, atributos lógicos, armazenamento de slides, importação , exportação de dados e blocos de referência. Projetos tridimensionais com técnicas wireframe, de superfície e modelamento de sólidos gerando perspectivas cônicas, isométricas, cortes e vistas. Utilizado por profissionais com experiência em AutoCAD BÁSICO.

AUTOLISP Programação do AutoCAD através da linguagem AUTOLISP implementando soluções para necessidades específicas gerando comandos e macrocomandos e facilitando a customização em aplicações especiais. De uso amplo para engenheiros, arquitetos, projetistas, desenhistas, analistas de sistemas e programadores responsáveis pela manutenção do sistema CAD com experiência em programação (qualquer linguagem). ATUALIZAÇÃO 2D R14 2000 2002 2004 2005 2006 2007 2008

Estudo dos comandos e inovações da versão de AutoCAD lançada pela Autodesk.

SERVIÇOS:

PLOTAGEM , CONSULTORIA & TREINAMENTO EM CAD

NOTA DO AUTOR * Esta apostila foi preparada com o objetivo apenas de ser o programa do curso basico de AutoCAD. Para informações mais detalhadas sobre cada comando deve-se consultar o manual do AutoCAD que se encontra dentro do próprio programa em AutoCAD Help.

FELIX Jr. DE MELO

* MICROCAD - COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.com.br *

3

MICROCAD
01 - INTRODUÇÃO
HISTÓRICO
• O AutoCAD, projeto desenvolvido pela AutoDESK Inc. tornou-se realidade em 1982, sua primeira versão oficial foi “AutoCAD-80 versão 1.0”. • Desde então o software tem inovado funções, comandos e interatividade em cada nova versão, permitindo ao usuário um maior controle e poder na manipulação de desenhos. • Dentre programas de CAD existentes no mercado o AutoCAD é considerado como padrão, pela imprensa especializada, devido a sua interação, customização, e quantidade de programas aplicativos que o tornam uma ferramenta apropriada em qualquer ramo de projetos e desenhos.

CAD (COMPUTER AIDED DESIGN)
• O desenho com o CAD nada mais é que um banco de dados com pontos (coordenadas x,y,z) no espaço cujos vetores produzem linhas, arcos, círculos, sólidos, etc. Desta forma qualquer informação sobre o desenho (arquivo), estará disponível através da manipulação deste banco de dados.

PRODUTIVIDADE COM O AutoCAD
• Nunca haverá a necessidade de se desenhar a mesma coisa duas vezes. • A edição de desenhos pode ser feita com comandos que executam: rotação, copia, espelhamento, escala, alongamento ou encurtamento. • Projetos anteriores podem ser utilizados como referencia para novos projetos que sejam similares. • A construção de figuras geométricas complexas é facilitada através da utilização de linhas auxiliares que podem ser apagadas facilmente. • A utilização dos conceitos de “lugar geométrico” (tangente, perpendicular, paralela, centro de circulo ou arco, etc) é feita com rapidez e precisão. • A precisão do AutoCAD é de 16 casas decimais. • Tudo isso gera produtividade, incentivando seus usuários a gerar desenhos e projetos com mais detalhes e perfeição. • Um desenho desenvolvido em AutoCAD pode ser vinculado a um desenho base, sendo que qualquer modificação no desenho vinculado gera automaticamente uma modificação no desenho base.

OBJETIVO DO CURSO
• O curso tem como meta propiciar ao aluno a construção de desenhos técnicos bi-dimensionais utilizando os recursos do AutoCAD.

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO PARA DESENHOS EM 2D
• • • • • • • • • Microcomputador IBM- PC COMPATÍVEL - PENTIUM III 800 Mhz (minimo) Sistema Operacional Windows XP SP2 / Vista Navegador Microsoft Internet Explore 6 SP1 Memória RAM de 512 MB (recomendado). Unidade de CD-ROM (Para instalação) Unidade de disco rígido (750MB livres para instalação). Monitor de 15” (resolução 1024 x 768) e Placa de vídeo Super VGA Mouse ou Mesa digitalizadora (opcional) Plotter ou Impressora (opcional)

* MICROCAD - COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.com.br *

4

MICROCAD
02 - INICIALIZAÇÃO DO AUTOCAD
O AMBIENTE DE TRABALHO
A interface gráfica do AutoCAD 2008 tem a seguinte forma: Barra de Títulos Barra Menu de Topo

Barra Menu de Botões fixa

Barra Menu de Botões flutuante

Cursor

Linha de Comandos Barra de Informações

COMUNICANDO-SE COM O AutoCAD
O AutoCAD é o empregado perfeito. Ele faz tudo o que você pedir, e não mais do que isso. Você se comunica com o AutoCAD usando comandos. Um comando é uma instrução em uma palavra que você emite ao AutoCAD, pedindo-lhe que faça algo, como desenhar uma linha (LINE), apagar um objeto (ERASE). Sempre que um comando é ativado, seja através de digitação, seleção de menu ou acionamento de um botão, o AutoCAD responde apresentando mensagens na área da linha de comandos ou em um quadro de diálogos. As mensagens na área de comandos normalmente informam o que fazer em seguida ou oferecem uma lista de opções. Um único comando geralmente apresentará varias mensagens, que deverão ser respondidas para completá-lo.

* MICROCAD - COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.com.br *

5

com.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. interrompe um comando que esteja sendo executado. Botão da direita objetos ou item de : ENTER . aciona o menu flutuante de ferramentas do OSNAP. : No AutoCAD tem as mesma funções da tecla ENTER.MICROCAD FUNÇÕES DO MOUSE Botão da esquerda : PICK .termina comando (repetitivo).:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. : Se MBUTTONPAN estiver desligado. aciona ultimo comando e abre janelas de customização. de acordo com a etapa que se encontra a instrução. seleciona coordenadas (digitalização de pontos). Espaço Backspace Esc COMO ACESSAR UM COMANDO * Através da Barra do Menu de Topo * Clicando em um botão da TOOLBAR (barra de botões) * Digitando o comando via teclado * MICROCAD . Esta tecla tem as mesmas atribuições do botão da direita do mouse. seleciona menu. útil para correção de erros de digitação : Usada para sair de um quadro de dialogo.br * 6 . no caso de utilizar mouse de dois botões o acionamento simultâneo de SHIFT + botão da direita executa esta função. : Retrocede e apaga um ou mais caracteres. aceita dado. Se MBUTTONPAN estiver ligado (default) o comando PAN é acionado Botão do meio TECLADO ENTER : Executa varias funções.

:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.MICROCAD 03 . Ao iniciar um desenho a partir de um modelo (template) e este estará sem nome (DRAWING).br * 7 . FILE > OPEN ( OPEN ) • Permite a seleção de um arquivo de desenho para a visualização e/ou edição na tela gráfica do AutoCAD. • Com apenas um clique será mostrado uma pré-visualização através do PREVIEW.com.COMANDOS DE ARQUIVO FILE > NEW ( NEW ) Este comando permite iniciar um novo desenho. * MICROCAD .

Quanto às unidades propriamente ditas utilizadas no desenho. * MICROCAD . poderemos assumir qualquer tipo de unidade. Caso já exista um arquivo com o mesmo diretório será enviada uma mensagem para confirmação da gravação.com. O desenho é salvo com o mesmo nome e no mesmo diretório de origem. 04. não haverá solicitação de nenhuma confirmação para este comando caso o desenho já possua nome. pois o AutoCAD é adimensional.br * 8 . FILE > EXIT ( QUIT ) Este comando permite sair do AutoCAD fechando todos os desenhos abertos com a opção de salvar ou não os desenhos no disco.SISTEMA DE COORDENADAS FORMAT >UNITS ( DDUNITS ) Este comando aciona um quadro de diálogo que permite formatar o modo de apresentação das unidades linear e angular a serem utilizadas no desenho.MICROCAD FILE > SAVE (QSAVE ) Salva o desenho atual no disco. Haverá solicitação do nome e diretório para que o comando possa salvar o desenho. FILE > SAVE AS ( SAVE ) Salva o desenho atual no disco.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.

2) COORDENADA RELATIVA CARTESIANA : @ DX . 0 ) fornecendo .COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.com. Y Esta coordenada especifica um ponto relativo a origem do sistema de coordenadas ( 0.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. 4) COORDENADA ENTRADA DIRETA DE VALORES PELO TECLADO Quando em um comando solicitando uma coordenada (ponto) .MICROCAD ENTRADA DE COORDENADAS O AutoCAD trabalha com o sistema de coordenadas Cartesianas . * MICROCAD . 1) COORDENADA ABSOLUTA : X .se a variação das projeções nos eixos X e Y . com o modo ortogonal (F8) ligado mova o curso para a direção desejada e digite o valor da distancia desejada somente.br * 9 . O eixo X indica a distancia horizontal e o eixo Y a distancia vertical. 3) COORDENADA RELATIVA POLAR : @ DIST < ANG Esta coordenada especifica um ponto relativo ao último ponto indicado fornecendo-se a distância entre os pontos e o ângulo que fazem com a horizontal. sem @.DY Esta coordenada especifica um ponto relativo ao ultimo ponto indicado fornecendo-se a variação das projeções no eixo X e Y.

Faz a localização de um ponto exato em um objeto. <OTRACK> [F11] .:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.Faz a atração do cursor para o modo ortogonal somente quando estiver próximo.Está variável do AutoCAD controla a atualização da apresentação das coordenadas. MODO ISOMETRICO * MICROCAD .RECURSOS DE DESENHO <SNAP> [F9] . <OSNAP> [F3] . 2 =Distância e ângulo com relação ao último ponto são mostrados quando uma distância ou ângulo for solicitado.com. <POLAR> [F10] .Faz o alinhamento entre pontos de objetos. <ORTHO> [F8] . 1 =A apresentação de coordenadas absolutas é atualizada continuamente.Faz o movimento do cursor espaçadamente em um valor especificado.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. <GRID> [F7] . <LWT> . [CRTL + 0] – Ativa o modo de exibição de tela cheia do AutoCAD.MICROCAD 05 .Faz o movimento do cursor apenas no sentido horizontal e vertical.Faz a interface aparecer próximo ao cursor mantendo a sua atenção na área gráfica. 0 =A apresentação das coordenadas é atualizada somente nos pontos indicados. <MODEL> . Esta Malha serve apenas como referencia visual.Mostra uma malha de pontos na tela gráfica. <DYN> [F12] .Faz a comutação entre o espaço do modelo e o espaço do papel.Faz a exibição das espessura de linhas serem mostradas na área gráfica. <COORDS> [ F6] .Muda o plano isométrico quando estiver ativado.br * 10 . <ISOPLANE> [F5] .

...... Apparent Intersection Midpoint . Ponto de inserção de texto ou bloco.....com.... None ................... Objeto ponto indicado.....................br * 11 ...... From ....................... Endpoint . Estes modos permitem a especificação de um ponto numa localização exata de um objeto... Cada modo descrito a seguir ... Tangent . Círculo ou elipse Extremidade de linha ............ Quadrant ..... Ponto mais próximo pertencente ao objeto indicado.....:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra...... Node ................ Tracking . Arco ou Círculo.. Para sair do menu OSNAP sem escolha de opções Posiciona um ponto combinando ferramentas de SNAP Posiciona um ponto a partir de uma ferramenta de SNAP * MICROCAD ...... Perpendicular . Interseção de linha .................................... Centro de Arco.... Insertion ............... Tangente de um Arco ou Circulo... Busca a intersecção aparente de dois objetos que não se tocam Ponto médio de linha ou Arco...COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel............ determina uma localização........ Ponto de quadrante mais próximo indicado de um Arco ou Círculo................................................ Ponto perpendicular a linha .... Nearest ... Sua utilização pode ser feita através da barra de ferramentas ou através de um menu que é acessado pressionando o botão do meio do mouse ( para mouse de três botões ) ou pressionando-se a tecla SHIFT mais o botão da direita do mouse ( para mouse de dois botões )............. Intesection ... Arco ou Solido..... Center ..MICROCAD FERRAMENTAS DO OSNAP A utilização das ferramentas é a melhor forma de se localizar um ponto exato em um objeto.......... Arco ou Circulo.........

basta digitar a letra “C” (CLOSE) para que o ultimo segmento seja fechado no inicio do primeiro ponto indicado .com. Solicita o ponto central e o diâmetro . • Para apagar o ultimo segmento de linha sem sair do comando LINE. Solicita dois pontos extremos do diâmetro . Diameter 2 Point 3 Point TTR TTT Solicita o ponto central e o raio . Solicita 3 pontos pertencentes à circunferência . Podemos especificar as extremidades através do teclado digitando as coordenadas ou com o auxilio do cursor.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. digite a letra “U” e pressione a tecla ENTER.br * 12 .L ) • Este comando permite desenhar segmentos de retas. • Quando desenhando uma sequência de linhas se desejar fechar no inicio da sequência.COMANDOS DE DESENHO DRAW > LINE ( LINE . * MICROCAD . Radius Center .MICROCAD 06 . P6 P4 P5 P2 P3 P7 P8 P1 P9 P10 DRAW > CIRCLE ( CIRCLE .C ) Este comando permite desenhar um círculo através das seguintes informações : Center . Solicita 2 linhas (ou outros círculos) tangentes e um raio Solicita 3 linhas (ou outros círculos) tangentes ao círculo Para especificar o raio ou diâmetro pode-se indicar um ponto de circunferência ou fornecer o valor diretamente. • Pode-se também fazer a continuação de linhas ou arcos com concordância pressionando a tecla “ENTER “ quando na mensagem “Specify first point:”.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.

Start . Inicio .COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. Fim e Raio . Da mesma forma que os retângulos. Centro e comprimento da corda . Inicio . Inicio . Start . Centro . Length Start . Fim e Direção da tangente inicial . Inicio . os polígonos também são considerados um só conjunto. End Center . Inicio e Angulo incluso . A dimensão do polígono pode ser especificada pelo raio de um circulo no qual estaria o polígono inscrito ou circunscrito.com. Number of Sides Digitar o número de lados do poligono Edge / Center Na opção Edge desenha um polígono solicitando dois pontos extremos de um dos lados . Inicio . Length Continue Três pontos Inicio . Center . Angle Start . Fim e Angulo incluso . End . Inicio e comprimento da corda . Center .MICROCAD ARC > DRAW ( ARC . Este modo é muito pratico se o primeiro ponto for indicado com o cursor e o segundo através de coordenadas relativas cartesianas. Desenha um arco concordante com o último arco ou linha desenhados DRAW > RECTANGLE ( RECTANG ) Este comando permite desenhar um retângulo através de dois pontos somente . Fim . End . Inscribed Desenha um polígono solicitando o raio de um circulo em que o polígono ficaria inscrito . Centro . * MICROCAD . os seus quatro lados não são considerados quatro elementos independentes e sim um só conjunto. Start .:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. End Start . Angle Start . ou seja.br * 13 . O retângulo para o AutoCAD é um objeto único. Inicio e Fim . Centro e Angulo Incluso . Centro . Centro . Radius Start .A ) Este comando permite desenhar um arco (segmento de circulo ) especificado por um dos seguintes métodos: 3 Point Start . End . Center . Direction Center . Na opção Center será solicitado o centro do círculo que o polígono estará inscrito ou circunscrito Circunscribed Desenha um polígono solicitando o raio de um circulo em que o polígono ficaria circunscrito. DRAW > POLIGON ( POLIGON ) Este comando permite desenhar polígonos regulares que podem ter de 3 à 1024 lados. Angle Center . ou então pelo comprimento do lado .

Só modifica os pontos desenhados após o desenho ser regenerado ou ser salvo e aberto novamente.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. OPÇÕES: Single Multiple Divide Measure Permite desenhar apenas um ponto Permite desenhar vários pontos Permite dividir um objeto no número de partes especificado Permite dividir um objeto em partes que têm o tamanho especificado FORMAT > POINT STYLE ( DDPTYPE ) Este comando determina o estilo de ponto ativo do desenho. quando de uma regeneração.br * 14 . ou seja. construindo então um circulo cheio. • Depois que o estilo e o tamanho do ponto são alterados . O diâmetro interno pode ser zero . • Só existe uma definição de ponto para um desenho.MICROCAD DRAW > DONUT ( DONUT ) Este comando permite desenhar um circulo cheio ou um anel com espessura . o diâmetro externo e o ponto central . • Os pontos podem atuar como nós (nodes). DRAW > POINT ( POINT ) • Este comando permite desenhar pontos usando o estilo atual definido no comando DDPTYPE . todos os pontos passarão a ter o estilo ativo.com. Este comando é repetitivo. * MICROCAD . as apresentações de pontos existentes é modificada na próxima vez que o AutoCAD regenerar o desenho. É solicitado o diâmetro interno. que podem ser usados como pontos de precisão de objetos .

MICROCAD DRAW > ELLIPSE ( ELLIPSE ) Este comando permite desenhar uma representação de elipse.com. Length Especifica o comprimento de uma linha concordante ao arco desenhado anteriormente Close Fecha a polilinha de forma semelhante ao comando LINE Undo Desfaz o ultimo segmento desenhado * MICROCAD .:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. OPÇÕES: Center Axis.PL ) Este comando permite desenhar uma polilinha que é um conjunto linhas e arcos contíguos tratados pelo AutoCAD como um único objeto . DRAW > POLYLINE ( PLINE . From Point Especificar o ponto inicial da polilinha Width Especifica a espessura inicial e final do próximo segmento Halfwidth Especifica a metade da espessura inicial e final do próximo segmento Line Muda para o modo de linhas .COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.br * 15 . Arc Muda para o modo de arcos .End Arc Desenha a ellipse informando-se o centro e os semi-eixos Desenha a ellipse informando-se os eixos Desenha um arco de ellipse Se o modo isometrico estiver ligado a opção para se desenhar Isocircle estará disponível .

elipses.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. Os objetos que podem ser selecionados por este comando são : arcos. OPÇÕES : Hor Desenha linhas horizontais infinitas que passam por um ponto especificado Ver Desenha linhas verticais infinitas que passam por um ponto especificado Angle Desenha linhas infinitas na direção de um ângulo especificado Bisector Desenha linhas infinitas que serão a bissetriz de um angulo especificado Offset Desenha linhas infinitas paralelas a uma linha já existente e a uma distância determinada * MICROCAD . Os objetos que podem ser selecionados por este comando são : arcos. 1-Especifique o ponto inicial da linha. DRAW > RAY ( RAY ) Desenha linhas que se iniciam em um ponto especificado e se estendem ao infinito. DRAW > CONSTRUCTION LINE ( XLINE ) Desenha linhas que se estendem ao infinito em ambas direções partindo de um ponto especificado. 2-Especifique um ponto. polilinhas. circulos.br * 16 . OPÇÕES : Close Fit tolerance Start Tangent End Tangent Fecha a SPLINE ligando o último ponto ao primeiro Altera a forma de suavização da curva Especifica uma linha à qual a curva será tangente no seu ponto inicial Especifica uma linha à qual a curva será tangente no seu ponto final As opções Start Tangent e End Tangent somente aparecem após teclar ENTER para determinar o final da curva. o estilo de ponto deve ser alterado para um que seja visivel sobre uma linha. através do qual a linha (RAY) irá passar. para determinar novas linhas 4-Pressione ENTER para terminar. elipses. objeto ponto ou bloco. o estilo de ponto deve ser alterado para um que seja visivel sobre uma linha. Para visualizar os pontos desenhados. polilinhas. DRAW > POINT > DIVIDE ( DIVIDE ) Desenha espaçadamente iguais. e splines.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. e splines. circulos. ao longo do perimetro do objeto selecionado. Um arquivo contendo SPLINES ocupa menos espaço em disco que um arquivo contendo POLYLINES suavizadas através do comando PEDIT. 3-Continue a especificar pontos adicionais. Para visualizar os pontos desenhados.MICROCAD DRAW > SPLINE ( SPLINE ) Desenha curvas suaves que se passam por um conjunto de pontos determinado. DRAW > POINT > MEASURE ( MEASURE ) Desenha em espacos de comprimento fornecido objeto ponto ou bloco.com. ao longo do perimetro do objeto selecionado.

aumentando a aparência dos objetos. VIEW > ZOOM > WINDOW (ZOOM .Z >P ) Este comando retorna a visualização anterior ao ultimo ZOOM executado. ON liga o ícone do UCS e OFF desliga o ícone do UCS VIEW > TEXT WINDOW [F2] Para alternar entre a tela gráfica do AutoCAD e a tela de texto pressione F2.COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO VIEW > REDRAW ( REDRAW .:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.R ) Este comando remove os “blips “ marcadores e resíduos de tela ( pixéis perdidos ) deixados por comandos de desenhos e edição se o BLIPMODE estiver ligado.br * 17 . VIEW > ZOOM > PREVIOUS (ZOOM > P .COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.P ) Este comando move a apresentação do desenho na tela através da indicação. VIEW > ZOOM > REAL TIME Este comando aumenta ou diminui a visualização do desenho na tela grafica VIEW > ZOOM > EXTENTS (ZOOM > E . ZOOM e PAN durante outros comandos Alguns comandos do AutoCAD permitem que durante sua execução sejam utilizados os comandos ZOOM e PAN para alterar a visualização do desenho. sem entretanto alterar seu tamanho original. VIEW > DISPLAY > UCS ICON > ON (UCSICON) Controla a visibilidade e a posição do ícone do UCS ( User Coordinante System ). VIEW > REGEN ( REGEN ) Este comando regenera o desenho e renova a tela atual .Z ) Este comando aproxima o ponto de visão do desenho. Todo o desenho é reprocessado e as coordenadas da tela são recalculadas para todos os objetos . O ícone do UCS representa a orientação dos eixos do UCS e a localização da origem do UCS.com.MICROCAD 07 . Também reindexa o banco de dados do desenho para otimizar a apresentação e o desempenho da seleção de objetos . sem que sua execução seja finalizada.Z >E ) Este comando aumenta ao maximo e centralizando a visualização do desenho na tela grafica. * MICROCAD . VIEW > PAN ( PAN .

br * 18 . digitando coordenadas ou usando um método de seleção . Este método seleciona apenas os objetos que estiverem inteiramente dentro da janela definida. * MICROCAD .sendo o primeiro à direita do segundo ( da direita para a esquerda ). Os objetos podem ser selecionados. podendo ser usado em qualquer seleção anterior. Este método seleciona os objetos que estiverem inteiramente dentro da janela definida e os objetos que forem tocados por ela. Object Window É o método de seleção em que se clica diretamente no objeto a ser selecionado.com. Seleciona todos os objetos que estiverem inteiramente dentro do polígono definido também e os que forem tocados por ele.sendo o primeiro à esquerda do segundo ( da esquerda para a direita ). Os métodos a seguir podem ser utilizados independentemente do comando que iniciou o aviso “ Select objects “. Retorna a ultima seleção utilizada. Cpolygon (CP) É o método de seleção em que se define um polígono irregular através de vários pontos. Remove da seleção o que tinha sido selecionado. Seleciona apenas os objetos que estiverem inteiramente dentro do polígono definido. É o método de seleção em que se define uma janela através de dois pontos.MICROCAD 08. Seleciona todos os objetos que forem tocados por esta cerca.COMANDOS DE EDIÇÃO MODOS DE SELEÇÃO DE OBJETOS PARA EDIÇÃO O aviso “ Select objects “ aparece em muitos comandos para que sejam selecionados os objetos a serem trabalhados.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. escolhendo-os individualmente. Seleciona todos os objetos do desenho método de Crossing Last Previous Fence Shift Select All Wpolygon (WP) É o método de seleção em que se define um polígono irregular através de vários pontos. através da janela de seleção ao seu redor. É o método de seleção em que se define uma janela através de dois pontos. É o método de seleção em que se define uma ou várias linhas que formam uma espécie de cerca.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. Seleciona o ultimo objeto criado.

MICROCAD MODIFY > ERASE ( ERASE .COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. * MICROCAD .br * 19 .com. Select objects: Base point: < Rotation Angle >/ Reference: Use um método de seleção de objetos Especifique um ponto ( P1 ). Especifique um ponto de deslocamento ( P2 ) MODIFY > ROTATE ( ROTATE ) Este comando permite rotacionar objetos em torno de um ponto de referência .M ) Este comando permite deslocar objetos selecionados a uma distância e direção especificada . Select objects : < Base point or displacement > Multiple : Second point of displacement : Use um método de seleção de objeto . Select objects: Base point or displacement: Second point of displacement: Use um método de seleção de objeto Especifique um ponto de referência ( P 1 ) Especifique um ponto de deslocamento ou digite uma coordenada ( P 2 ). Especifique um ângulo ou digite “R” para referenciar. Pode-se usar coordenadas relativas quando da solicitação do segundo ponto. MODIFY > COPY ( COPY .CP ) Este comando permite copiar ( duplicar ) objetos selecionados a uma distância e direção especificada .:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. Especifique um ponto de referencia ( P 1 ) para uma única cópia ou digite “M” para varias cópias . Os dois pontos especificados definem um vetor de deslocamento que indica a que distância os objetos selecionados devem ser movidos e em que direção .E ) Este comando permite apagar do desenho os objetos selecionados . MODIFY > MOVE ( MOVE .

COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. o AutoCAD os considera como um item do array.MICROCAD MODIFY > ARRAY ( ARRAY ) Este comando permite criar várias cópias de objetos dentro de um padrão retangular ou polar.br * 20 . Se vários objetos forem selecionados durante a criação de um array. Cada objeto de um array pode ser manipulado separadamente.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.com. * MICROCAD .

Se 0 < FATOR < 1 == Diminui o tamanho do objeto e o aproxima do ponto base Se FATOR = 1 == Mantem o tamanho do objeto e fica em repouso em relação ao ponto base.MICROCAD MODIFY > SCALE ( SCALE ) Este comando permite ampliar ou reduzir objetos selecionados igualmente nas direções de X . Se FATOR > 1 == Aumenta o tamanho do objeto e o afasta do ponto base Este comando não aceita FATOR menor que zero. A variável de sistema Mirrtext controla o espelhamento de textos. Select objects: First point of mirror line. * MICROCAD .:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. os textos serão espelhados. Y e Z na mesma proporção . Se estiver com o valor zero.com. Os dois pontos especificados se tornam os pontos extremos de uma linha. Especifique um fator de escala ou digite “R” para referenciar. rebatendo-os ( espelho ). Se estiver com o valor 1 (default). Digite “Y” para apagar os objetos selecionados ou “N” para mantê-los.br * 21 . os textos não serão espelhados. em torno da qual é criada a cópia espelhada dos objetos selecionados. MODIFY > MIRROR ( MIRROR ) Este comando permite copiar ou mover um ou mais objetos. Second point: Delete old objects ? Use um método de seleção de objetos . Select objects : Base point: < Scale factor > / Reference: Use um método de seleção de objetos Especifique um ponto ( P1 ) . Especifique um ponto ( P1 ). Especifique um ponto ( P2 ).

Os objetos que podem ter excedentes eliminados incluem arcos. arcos e segmentos de polilinha que cruzam a janela de seleção . Este comando move os pontos extremos que ficam dentro da janela . AutoCAD distende segmentos de reta.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. como se fossem arcos ou retas primitivas.com. Especifique um ponto de deslocamento ( P2 ).MICROCAD MODIFY > STRECH ( STRETCH ) Este comando permite distender objetos selecionados pelo método CROSSING .. As polilinhas são manuseadas segmento por segmento . círculos. deixando intactos os que ficam fora dela . Especifique um ponto de referencia ( P1 ) .br * 22 . Select objects : Base point or displacement: Second point of displacement: Use somente o método de seleção CROSSING. MODIFY > TRIM ( TRIM ) Este comando permite eliminar (cortar) o excedente de objetos até um limite de corte definido por outros objetos. Todos os objetos completamente internos a janela ou polígono são movidos como se o comando MOVE estivesse sendo usado. * MICROCAD . Select cutting edges.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. segmentos de reta e polilinhas abertas. Select objects: Use um método de seleção para definir os objetos cortantes < Select object to trim > Undo: Selecione as partes dos objetos a serem cortados.

Insere arcos de filete em cada vértice de uma polilinha.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.com.. Polyline/ Radius/ Trim< Select first object >: Selecione o primeiro de dois objetos a serem aparados. Select second object: Selecione o segundo objeto a ser aparados. o AutoCAD as prolonga. segmentos de reta e polilinhas abertas. MODIFY > FILLET ( FILLET ) Este comando permite arredondar (raio maior que zero) ou aplicar filetes (raio igual a zero) aos cantos de dois segmentos de reta ou arcos selecionados que se interceptam ou não. Radius Polyline Trim No Trim Digite o valor do raio a ser criado pelo comando. o AutoCAD as apara. Fileta os objetos selecionados estendendo os objetos até o arco ou cortando o excedente Fileta os objetos selecionados sem estender os objetos até o arco ou não cortando o excedente * MICROCAD . através de um arco de raio especificado. Se as linhas selecionadas não se interceptam.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. Selecione um objeto ou a opção de seleção Fence.br * 23 . Select objects: < Select object to extend > Undo: Use um método de seleção de objetos para definir os limites até onde deseja prolongar outros objetos.MICROCAD MODIFY > EXTEND ( EXTEND ) Este comando permite prolongar (estender ) um objeto para que este se encontre com outro objeto. Select boundary edges. Entre os objetos que podem ser prolongados incluem-se os arcos. se já se interceptam.

br * 24 .com. Selecione o segundo objeto a ser chanfrado. * MICROCAD .COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. com deslocamento especificado através de uma distância ou ponto. Se escolher a opção Through clique em um objeto até o qual a cópia deva ser feita. digite o valor.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. Alterna os metodos de chamfer entre Distance e Angle Solicita as distancias do chanfro para cada objeto Solicita uma distancia e o angulo do chanfro para um objeto Insere chanfros em cada vértice de uma polilinha . MODIFY > OFFSET ( OFFSET ) Este comando permite criar uma cópia deslocada ( paralela ) de um objeto selecionado. Polyline / Distance / < Select first line >: Select second object: Method Distance Angle Polyline Selecione o primeiro de dois objetos a serem chanfrados.MICROCAD MODIFY > CHAMFER ( CHAMFER ) Este comando permite chanfrar as linhas de dois segmentos de retas que se interceptam ou não. numa distância especificada a partir de sua interseção. Offiset distance or Through : Especifique uma distância .

os polígonos. as polilinhas.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. Select lines to join to source : Selecione linhas para unir. Select object: Seleciona um objeto especificando o primeiro ponto de divisão ( P1 ) do objeto Enter second point ( or F for first point): Especifique o segundo ponto de divisão ( P2 ) ou digite “F” para o primeiro ponto. os retângulos. * MICROCAD . Por exemplo. são objetos compostos por linhas e arcos. MODIFY > EXPLODE ( EXPLODE ) Este comando permite desmembrar um objeto composto nos objetos que o compõem . MODIFY > JOIN (JOIN) Este comando permite unir linhas Select source object : Selecione uma linha como a principal.com.MICROCAD MODIFY > BREAK ( BREAK AT POINT ) Este comando permite dividir um objeto em dois.br * 25 . Um objeto composto é formado por vários objetos do AutoCAD. Select object: Seleciona um objeto especificando o ponto de divisão ( P1 ) do objeto Specify first break point: Especifique o ponto de divisão.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. MODIFY > BREAK ( BREAK ) Este comando permite apagar partes dos objetos ou dividir um objeto em dois.

Cria uma nova camada. congelar e descongelar ou bloquear e desbloquear camadas. a lista exibe uma camada nomeada LAYER1. pode-se ativar e desativar. camadas que contêm objetos (inclusive objetos em bloco). NEW . DEFPOINTS. Não é possivel apagar a camada 0 (zero). não é atual. Depois de escolher NEW.MICROCAD 09 . CURRENT.Torna corrente a camada selecionada na lista. Pode-se editar esta camada imediatamente. a camada atual e camadas de XREF.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. a camada nova herda as propriedades da camada atualmente selecionada na lista de camada (Cor.Apaga camadas selecionadas da definição de arquivo de desenho.com. você pode selecionar um nome de camada parar editar e pode entrar em nomes de camada múltiplos separados por vírgulas... e assim por diante).PROPRIEDADES DOS OBJETOS FORMAT > LAYER ( LAYER ) Este comando aciona um quadro de dialogo que permite controlar as camadas do desenho. Uma camada ligada ficará visível e uma camada considerar estas camadas para desligada ficará invisível mas o AutoCAD irá regeneração (zoom). Criar camadas múltiplas mais depressa. Neste quadro de diálogo pode-se tornar uma camada corrente. Liga/desliga. DELETE.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. ON / OFF. Camadas que não contêm objetos (inclusive objetos em bloco). Se for criada uma camada nova.. Liga / Desliga as camadas selecionadas na lista.br * 26 . * MICROCAD . e não é pertencente a um XREF pode ser apagado usando o comando de PURGE.

:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. Uma camada desbloqueada ficará normal ( visível e editável ) e uma camada bloqueada ficará impedida de ser editada ( selecionada por comandos de edição ) COLOR. LINEWEIGHT..MICROCAD FREEZE / THAW. Se você está trabalhando com estilos de cor-dependentes. Define o estilo de plotagem para os objetos associados a camada.... a opção OTHER abre um quadro de dialogo para seleção de outras cores LINETYPE.br * 27 ...... LOCK / UNLOCK...com.. Congela / Descongela as camadas selecionadas na lista..... você não pode mudar o estilo associado com uma camada. Apresenta as opções de tipos de linhas para os layers selecionados. (um variavel PSTYLEPOLICY = 1). PLOT/DON'T PLOT.... PLOT STYLE.... * MICROCAD ... Bloqueia / Desbloqueia as camadas selecionadas na lista. Se não houver o tipo de linha desejado utilize a opção LINETYPE e depois LOAD no quadro de dialogo que irá aparecer.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel..... Permite a definição de espessura de traço para os objetos associados a camada..... Controla se os objetos associados um camada selecionada serão plotados ou não.... O AutoCAD não permite congelar a camada corrente...... Apresenta as opções de cores básicas para os layers selecionados... Uma camada descongelada ficará visível e uma camada congelada ficará invisível e o AutoCAD não irá considerar estas camadas para regeneração (zoom).

tipo de linha e todas as características de um objeto.MICROCAD (LTSCALE) • • • Este comando permite definir a escala dos tipos de linha.ponto por unidade de desenho digitando um valor real positivo. Selecione primeiro o objeto fonte. camada.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. * MICROCAD . A mudança do fator de escala do tipo de linha produz a regeneração do desenho. MODIFY > PROPERTIES ( PROPERTIES ) Aciona uma janela que permite mudar as propriedades de cor. MODIFY > MATCH PROPERTIES ( MATCHPROP ) Permite igualar as propriedades de cor.br * 28 .COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. depois os objetos a terem suas propriedades alteradas. camada e o tipo de linha de objeto selecionados.com. após a seleção do objeto fonte destas propriedades. Use este comando para mudar o comprimento relativo dos tipos de linha traço .

HACHURAS DRAW > HATCH ( BHATCH ) • Este comando permite preencher uma área fechada com um padrão de hachura calculando o limite de uma região ou polilinha a partir dos objetos que compõem uma área fechada. • O comando DRAW>HATCH cria hachuras associativas (altera a hachura assim que o limite for alterado) ou não associativas (não altera a hachura assim que o limite for alterado).br * .imagem de qualquer hachura e ajustar sua definição. 1-PATTERN 2-PICK POINTS 3-PREVIEW 4-SCALE 5-ANGLE 6-OK Selecione através de ícones. • Em seguida.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. cria o limite e o preenche com uma hachura.com. Com este comando pode-se ver a pré.MICROCAD 10. o tipo de hachura a ser utilizada Especifique um ponto dentro da area a ser hachurada Visualize a hachura Ajuste a escala da hachura Determine o ângulo de rotação a ser aplicado a hachura Efetiva a hachura. 29 * MICROCAD .COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.com.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.br * 30 .MICROCAD * MICROCAD .

DRAW > TEXT > MULTILINE TEXT ( MTEXT ) Este comando permite escrever varias linhas ou parágrafos de texto no desenho dentro de uma largura especificada o texto é mostrado em uma janela de diálogo enquanto esta sendo digitado. espelhadas ou alinhadas numa coluna vertical pela aplicação de um estilo a fonte. Essas fontes podem ser distendidas . pressione ENTER uma vez para mudar de linha ou duas vezes para terminar o comando. ser justificado e ter qualquer tamanho. deve-se usar o ENTER do teclado. inclinadas.br * 31 . ou seja. Alinha o texto pelo ponto central do comprimento e médio da altura. palavras ou frases dentro do parágrafo. Pode-se digitar várias linhas sem reiniciar o comando . Digite caracteres.MICROCAD 11 . O texto pode sofrer rotação. Para finalizar uma linha . pressione ENTER após digitar os caracteres na linha de comandos. A altura só é solicitada apenas se o estilo de texto não tiver uma altura fixa. O comando MTEXT tem mais opções de edição que o DTEXT. JUSTIFY RIGHT CENTER MIDDLE FIT para o texto. compactadas .com. Para encerrar o comando pressione mais um ENTER. Alinha o texto pelo ponto central do comprimento e na base. O AutoCAD pode criar textos com uma variedade de padrões de caracteres ou fontes. Especifique um ponto (P2) ou digite um valor para a altura do texto . Alinha o texto por dois pontos extremos mantendo a altura fornecida porém compactando ou aumentando a largura. a partir de um ponto ( P 1 ) inicial especificado. Pode-se especificar : sublinhado.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. Alinha o texto pela direita. * MICROCAD .TEXTOS DRAW > TEXT > SINGLE LINE TEXT ( DTEXT ) Este comando permite escrever varias linhas de texto no desenho e mostra o texto no momento em que se digita. digite um valor para o angulo base do texto ou pressione ENTER para aceitar o angulo indicado. altura de texto para caracteres individuais. Especifique um ponto. fonte. START POINT HEIGHT ROTATION ANGLE TEXT Justifica o texto ao longo de sua linha de base.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. cor. Este comando não aceita o botão da direita nem a barra de espaços para ENTER.

:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.MICROCAD FORMAT > TEXT STYLE ( STYLE ) Permite criar estilos de texto com um nome. MODIFY > OBJECT > TEXT > EDIT ( DDEDIT ) (duplo clique) Este comando edita uma linha de texto. APPLY Aplica todas as especificações feitas ao estilo que se deseja criar. Também determina o estilo atual usado para o comando DTEXT. O AutoCAD oferece um estilo de texto padrão. Valor superiores a 1. ou . valores superiores a zero e inferiores a 85 tornam o texto itálico. WIDTH FACTOR Especifique um valor . valores inferiores a 1.br * 32 .0 o expandem. Digite o nome do estilo a ser criado Na lista apresentada selecione um arquivo de fontes.0 . tipo de fonte.0 condensam o texto. Especifique uma altura.. justificação.. OBLIQUING ANGLE Especifique um ângulo . BACKWARDS Marque esta opção se deseja escrever de trás para frente UPSIDE-DOWN Marque esta opção se deseja escrever de cabeça para baixo VERTICAL Marque esta opção se deseja escrever na vertical. se for digitado uma altura 0. Use o comando se quiser criar um novo estilo ou modificar um existente. o AutoCAD solicita a altura do texto cada vez que você criar um texto usando esse estilo. * MICROCAD .com. etc ). permitindo a alteração/correção e mantendo as suas característica (altura.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. Vertical estará disponível apenas se a fonte selecionada aceita orientação dupla. OPÇÕES : STYLE NAME NEW FONT NAME HEIGHT Escolha um estilo de texto para se tornar ativo. inclinação.

Windows ALT + 167 == ALT + 171 == ALT + 172 == ALT + 248 == ALT + 253 == ALT + 166 == º ½ ¼ ° ² ª ordem metade um quarto grau potência quadrática primeira * MICROCAD .COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. Desenha um único sinal de porcentagem. Desenha o símbolo de tolerância mais / menos. CARACTERES ESPECIAIS Para assinar um texto. acrescente informações de controle na linha do texto.MICROCAD MODIFY > PROPERTIES ( PROPERTIES ) Este comando de edição não é exclusivo de textos mas permite fazer qualquer tipo de modificação em uma linha de texto de cada vez.com. Desenha o símbolo de dimensionamento do diâmetro. Estes códigos de controle trabalham apenas com fontes de texto padronizadas do AutoCAD (SHX): AutoCAD %% d %% p %% c %%% Desenha o símbolo de grau . Use um par de sinais de porcentagem para introduzir cada sequência de controle. grifá-lo ou incluir um caracter especial.br * 33 .:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.

* MICROCAD . Ele apaga os objetos selecionados do desenho. executando o comando OOPS imediatamente após o comando BLOCK.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. você automaticamente atualiza todas as referencias aquele bloco. Você pode restaurar os objetos excluídos.O AutoCAD converte as letras em maiúsculas. passam a ser internos ao desenho. um ponto de referencia é o centro do bloco ou seu canto inferior esquerdo. o AutoCAD emite o seguinte aviso: “Redefine it?” . Os blocos externos.BIBLIOTECA DE SÍMBOLOS DRAW > BLOCK > MAKE ( BLOCK / -BLOCK) Permite armazenar símbolos na biblioteca interna ao desenho para posterior inserção. É também o ponto em torno do qual o bloco pode ser girado durante a inserção. quando inseridos. Aconselha-se criar blocos apenas na camada 0 (zero). Um bloco existente é redefinido quando as especificações para a parte que compõe o bloco são modificadas. BLOCK NAME : Nomeia o bloco .COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. SELECT OBJECTS: Use um método de seleção de objetos.br * 34 . para selecionar quais objetos farão parte do bloco. hífen (-) e traço de sublinhado (_).MICROCAD 12. dígitos e os caracteres especiais: cifrão ($). O AutoCAD constrói um bloco usando os objetos selecionados. Em geral. Se você digitar o nome de um bloco existente. Os nomes podem possuir ate 31 caracteres podendo conter letras.com. BASE POINT: Especifique um ponto que será usado como ponto de referencia para as inserções subsequentes do bloco. Ao redefinir um bloco.

BLOCK NAME: Digite o nome de um bloco existente na biblioteca interna.br * 35 . É também o ponto em torno do qual o bloco pode ser girado durante a inserção. digite o nome do arquivo para ser criado .Este nome também será o nome de acesso ao símbolo para inserção em desenhos.com. passam a ser internos ao desenho. Digitar um sinal de igual (=) especifica que o bloco existente e o arquivo de saída têm o mesmo nome. quando inseridos. Digitar o nome de um bloco existente grava esse bloco num arquivo. SELECT OBJECTS: Use um método de seleção de objetos. Se não existir um bloco com esse nome no desenho. executando o comando OOPS imediatamente após o comando BLOCK. um ponto de referencia é o centro do bloco ou seu canto inferior esquerdo. BASE POINT: Especifique um ponto que será usado como ponto de referencia para as inserções subsequentes do bloco.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. FILE NAME: No quadro de diálogo “Create Drawing File”. Você pode restaurar os objetos excluídos.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. digite * ou pressione ENTER para selecionar os objetos que definirão o símbolo . digite =. Ele apaga os objetos selecionados do desenho. O AutoCAD constrói um bloco usando os objetos selecionados. o AutoCAD reapresenta o aviso de inválido. Entenda-se como biblioteca externa um arquivo para cada símbolo pois assim pode-se ter acesso ao símbolo estando em qualquer desenho.MICROCAD (WBLOCK / -WBLOCK) Este comando permite armazenar símbolos na biblioteca externa ao desenho para posterior inserção. Aconselha-se criar blocos apenas na camada 0 (zero). Os blocos externos. * MICROCAD . para selecionar quais objetos farão parte do bloco. Em geral.

SCALE X : Digite um valor de fator de escala para o eixo “X” ou pressione ENTER para confirmar um fator de escala X = 1. Preceda o nome do bloco com um asterisco (*) para desmembrar os objetos do bloco durante a inserção. O nome do último bloco inserido durante a sessão de edição aparece como o bloco atual no aviso..br * 36 .. INSERTION POINT: X scale factor < 1> / Corner / XYZ: Y scale factor: ROTATION ANGLE: Especifique um ponto de inserção do bloco no desenho..... Digite um valor de fator de escala para o eixo “X” ou pressione ENTER para confirmar um fator de escala X = 1.... digite um valor para o angulo de rotação ou pressione ENTER para confirmar o angulo (-INSERT) Permite colocar (inserir) um bloco ou desenho nomeado no desenho atual. O comando EXPLODE desmembra os objetos de um bloco depois que foi inserido. NAME... ROTATION ANGLE: Especifique um ponto. * MICROCAD . Permite selecionar bloco armazenado na biblioteca externa ou arquivo de desenho para colocar no desenho atual INSERTION POINT: Especifique um ponto de inserção do bloco no desenho.com.. BLOCK NAME: Digite o nome de um símbolo da biblioteca interna.... digite um valor para o angulo de rotação ou pressione ENTER para confirmar o angulo original... Especifique um ponto. Digite um valor de fator de escala para o eixo “Y” ou pressione ENTER para confirmar um fator de escala Y = X .MICROCAD INSERT > BLOCK ( INSERT / -INSERT ) Este comando aciona um quadro de dialogo que permite acessar os blocos da biblioteca interna e externa..:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. Permite selecionar blocos definido na biblioteca interna ao desenho BROWSE. Digite “?” para apresentar uma lista dos blocos atualmente definidos no desenho..COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.. SCALE Y : Digite um valor de fator de escala para o eixo “Y” ou pressione ENTER para confirmar um fator de escala Y = X .

com.MICROCAD 13 . * MICROCAD . DIMENSION > RADIUS ( DIMRADIUS ) Permite criar dimensionamento de raios em círculos e arcos DIMENSION > DIAMETER ( DIMDIAMETER ) Permite criar dimensionamento de diâmetro em círculos e arcos DIMENSION > ANGULAR ( DIMANGULAR ) Permite criar dimensionamento de angulos.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. DIMENSION > ALIGNED ( DIMALIGNED ) Permite criar dimensionamento alinhado com os pontos especificados ou com o objeto selecionado DIMENSION > ORDINATE ( DIMORDINATE) Permite criar dimensionamento medindo a distância do ponto selecionado ao eixo das coordenadas.DIMENSIONAMENTO DIMENSION > LINEAR ( DIMLINEAR ) Permite o dimensionamento de objetos na direção vertical ou horizontal. dependendo de como se arrasta o mouse. o valor no eixo X ou no eixo Y depende de como se arrasta o mouse. DIMENSION > ARCLENGTH ( DIMARC) Permite criar dimensionamento medindo a distância do comprimento retificado de arcos.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. DIMENSION > LEADER ( DIMLEADER ) Cria uma linha de chamada para um texto a ser digitado.br * 37 .

br * 38 . Isso pode ser útil se estiver usando vários formatos para o seu dimensionamento. pode-se criar e reativar estilos de dimensão. Cada botão do quadro de diálogo abre outro quadro que controla as variáveis associadas a esse aspecto em particular do sistema de dimensionamento do AutoCAD. * MICROCAD . Configurando e usando dois estilos.MICROCAD CRIAÇÃO DE ESTILO DE DIMENSIONAMENTO DIMENSION > STYLE ( DDIM ) Pode-se controlar a aparência e o formato das dimensões Com esse quadro de diálogo. será possível alternar rapidamente entre os dois estilos de seta enquanto estiver dimensionando. Por exemplo. pode-se querer usar uma seta para algumas dimensões e um tique ao estilo arquitetônico para outras.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.com.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.

MICROCAD <LINES> DIMENSION LINE O subquadro de diálogo Dimension Line controla a aparência e o posicionamento da linha de dimensão sob várias condições.controla o tamanho da linha de dimensão que ultrapassa o Tick Spacing .controla a distância entre o objeto dimensionado e o ínicio da linha de extensão.controla a distância entre entre as linhas de dimensão quando usamos a opção baseline EXTENSION LINE O subquadro de diálogo Extension Lines controla a aparência das linhas de extensão de uma dimensão.controla o tamanho da linha de extensão que ultrapassa a linha de dimensão Offset from origin .com. * MICROCAD . Color .COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. Extend .controla a cor da linha de dimensão por meio de um quadro de entrada.controla a cor da linha de extensão por meio de um quadro de entrada. Supress . Color . Supress .suprime a primeira e/ou segunda linha de extensão.suprime a primeira e/ou segunda parte da linha de dimensão.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.br * 39 . Extend .

First / Second .permite escolher o tipo de ponta de seta a ser utilizada.com.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.MICROCAD <SYMBOLS AND ARROWS> ARROWHEADS O subquadro de diálogo ARROWHEADS controla a aparência das pontas de seta de uma dimensão.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.controla o tamanho da ponta da seta.br * 40 . * MICROCAD . CENTER MARKS O subquadro de diálogo CENTER MARKS controla a marca de centro em um circulo ou arco. Arrow size .

br * 41 .com.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.MICROCAD <TEXT> * MICROCAD .

br * 42 .:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.MICROCAD <FIT> * MICROCAD .com.

com.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.br * 43 .MICROCAD <PRIMARY UNITS> * MICROCAD .:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.

br * 44 .com.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.MICROCAD <ALTERNATE UNITS> * MICROCAD .

MICROCAD <TOLERANCES> * MICROCAD .com.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.br * 45 .

o AutoCAD calcula a área como se tivesse sido desenhada uma linha do ultimo ponto introduzido. sketch.br * 46 . usando o formato atual das unidades. Pode-se calcular a área de círculos.570 (Hora atual) ( Hora deste desenho) ( Criação ) ( Última atualização ) ( Tempo total de edição ) ( Tempo decorrido. ao contrário do que ocorre quando seleciona-se pontos para criar uma área. Sua utilização facilita o cálculo de áreas complexas definidas por vários tipos de entidade do AutoCAD. o AutoCAD soma o comprimento dessa linha. São apresentadas as seguintes informações: Current time: Times for this drawing: Created: Last updated: Total editing time: Elapsed timer ( on ): Next automatic save in: 16 Mar 1994 at 09: 10: 44: 005 23 Jul 1993 at 07: 21: 30.MICROCAD 14 . A seleção de uma polilinha aberta fornece sua área e seu comprimento.com. Z relativa ao UCS atual e indica se o objeto está no espaço do modelo ou no espaço do papel. então pressione ENTER que completa a definição do perímetro. O AutoCAD mostra o tipo de objeto. o comprimento desta linha não é somado ao comprimento da polilinha aberta.771 0 days 01: 44 : 10 . 312 0 days 01 : 59 : 15 . polilinhas e polígonos. Para calcular o perímetro. * MICROCAD . DRAW > BOUNDARY ( BPOLY ) Cria uma área fechada por uma polilinha. TOOLS > INQUIRY > TIME ( TIME ) Este comando apresenta as estatísticas de data e horário do desenho. se esses itens não estiverem definidos como BYLAYER. elipses.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. Se não fechar o polígono. < First point > : Calcula a área e o perímetro definidos através da seleção de pontos.648 1e2 Mar 1994 at 15: 33 : 59. FIRST POINT: SECOND POINT: Especifique um ponto (P1) Especifique um ponto (P2) TOOLS > INQUIRY > LIST ( LIST ) Este comando apresenta informações do banco de dados para objetos selecionados. a posição X. Porém. até o primeiro.COMANDOS DE INFORMAÇÕES TOOLS > INQUIRY > DISTANCE ( DIST ) Este comando permite medir a distância e o ângulo entre dois pontos. Object: Calcula a área e o perímetro do objeto selecionado. arcos. Também são apresentadas informações adicionadas ao objeto específico selecionado. marcador ativado) ( Próxima gravação automática ) TOOLS > INQUIRY >AREA ( AREA ) Este comando calcula a área e o perímetro dos objetos ou de áreas definidas.520 0 days 00 : 07 :05. reconhecendo uma área fechada por outras entidades do AutoCAD como linhas. Com polilinhas abertas. Y. Somente apresenta as informações sobre cor e tipo de linha. Especifique pontos para definir um polígono e. A distância.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. o AutoCAD calcula a área como se uma linha fosse desenhada a partir do ultimo ponto introduzido até o primeiro. projeções nos eixos X e Y e o angulo de inclinação são apresentados. sua camada.

:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. como as camadas ou blocos.COMANDOS UTILITÁRIOS FILE > DRAWING UTILITIES > PURGE ( PURGE ) Este comando remove do banco de dados.br * 47 . TOOLS > OPTIONS ( OPTIONS ) Permite a configuração de vários parametros do AutoCAD como por exemplo ao cor do fundo da area grafica e o tamanho do cursor. * MICROCAD .com.MICROCAD 15 .COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. objetos nomeados não usados.

A seleção de outro plotter pode mudar as definições dos outros parâmetros nos quadros de dialogo de plotagem.PLOTAGEM FILE > PLOT ( PLOT ) Este comando aciona um quadro de diálogo que permite imprimir um desenho para uma plotter. * MICROCAD . PRINTER / PLOTTER Apresenta o fabricante do dispositivo atual e a porta a qual está conectado. Se forem configurados vários plotters.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. O quadro de lista apresenta as descrições de todas as plotters configuradas.br * 48 . Plota a saída para um arquivo e não diretamente para um Plotter.MICROCAD 16 .:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. selecione outro escolhendo sua descrição. PLOT STYLE TABLE (Pen assignments) Apresenta um quadro de dialogo para fazer a associação de canetas do plotter com as cores do AutoCAD. impressora ou criar um arquivo de plotagem (PLT). O AutoCAD usa a descrição do fabricante quando não houver discriminação introduzida durante a configuração.com.

:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. PAPER SIZE Apresenta uma lista para seleção do tamanho do papel PLOT SCALE Fit to paper Determina a escala máxima para o desenho dentro do papel definido Scale A escala deve ser informada do seguinte modo: No quadro de cima deve ser informada a relação da unidade usada no desenho com a unidade de plotagem. Se a unidade de desenho foi milímetros e a unidade de plotagem também for milímetros então o numero informado deve ser 1. Plota uma vista gravada pelo comando VIEW e após especificado no botão VIEW Plota uma parte do desenho após especificado pelo botão WINDOW. se a escala desejada é 1:50 então o número a ser informado é 50. PREVIEW Mostra todo o desenho dentro do papel especificado Quando todas as especificações necessárias para a plotagem já estiverem definidas como se deseja.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. Plota toda a área do desenho definida pelo comando LIMITS. * MICROCAD . Se a unidade de desenho foi metros e a plotagem for em milímetros. então deve ser informado 1000.br * 49 .MICROCAD PLOT AREA DISPLAY EXTENTS LIMITS VIEW WINDOW Plota a vista da tela. No quadro de baixo deve ser informado o fator real de redução do desenho para a plotagem.com. escolha OK no quadro de dialogo. Plota toda a extensão do desenho.

Todos os modelos bi ou tridimensionais são criados no MODEL SPACE.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. estudando o lay-out da folha (prancha) quanto a vistas. A plotagem em PAPER SPACE é feita na escala 1:1.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. No PAPER SPACE nós inserimos as informações do modelo criado. Devemos sempre ter em mente que o ambiente PAPER SPACE é aquele usado para compor a folha de papel onde seu modelo será plotado.A MODELSPACE / PAPERSPACE (LAYOUT) O AutoCAD permite a você trabalhar em dois espaços (ambientes) diferentes. que é o ambiente especifico para este fim.com. através de janelas individuais. o espaço onde é criado o modelo ou desenho (MODEL SPACE) e o espaço de trabalho no papel (PAPER SPACE).MICROCAD ANEXO . anotações. etc. será inserido em escala real. pois o padrão de margem e rotulo que você utiliza. detalhamentos.br * 50 . * MICROCAD .

br * 51 . sendo a forma mais adequada de montagem de pranchas a serem plotadas em birôs. EDIÇÃO DE JANELAS EM PAPER SPACE Podemos usar todos os comandos de edição. para colocarmos um modelo dentro de uma janela do PAPER SPACE na escala que desejamos plotar usamos o comando ZOOM ZOOM XP É o comando que permite acertar a escala de plotagem do modelo dentro de uma janela do PAPER SPACE.com. mas não editar e completar o modelo. para editar as janelas de visualização criadas no PAPER SPACE. VIEW > FLOATING VIEWPORT ( MVIEW ) Permite criar janelas (Viewports) dentro do PAPER SPACE. Para que isto se reverta. três ou quatro janelas em uma única operação Restore: Esta opção forma uma configuração de janelas no PAPER SPACE que se ajusta a uma configuração gravada com VPORTS . normalmente usados em 2D.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. MOVE. SCALE até o comando STRETCH são usados para fazermos correções e uniformizar o lay-out da prancha.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel. Ao mudarmos para PAPER SPACE o icone que indica o UCS muda para o triângulo que indica o novo ambiente de trabalho. no entanto. quando TILEMODE estiver em OFF (0). A situação contraria também irá ocorrer. (TILEMODE Permite realizar o intercâmbio entre os modos MODEL SPACE e PAPER SPACE O formato do comando é: New value for TILEMODE <1>: Esta é uma variável do tipo switch ( on/off ou 1/0 ). Quando em ON ou 1 podemos trabalhar em MODEL SPACE e quando em OFF ou 0 trabalhamos no PAPER SPACE. PAPER SPACE PASSO A PASSO * MICROCAD . podemos manipular e editar a janela e até desenhar sobre ela. ESCALA DENTRO DA JANELA Quando usamos a janelas no PAPER SPACE. Comandos como COPY. a escala do desenho “trazido” do MODEL SPACE é de um valor indeterminado para o observador. para isto devemos utilizar o comando PSPACE. teremos que usar o comando MSPACE.MICROCAD VIEW > MODEL SPACE(tiled) (TILEMODE) VIEW >PAPERSPACE Comuta entre o PSPACE e o MSPACE. isto é. O formato do comando é: Switching to paper space ON / OFF / Hideplot / Fit / 2 / 3 / 4 / Restore / < First Point > : First Point: Permite selecionar os cantos de uma única janela ON / OFF : Quando em OFF o AutoCAD limpa a janela em MODEL SPACE e não a regenera novamente até você torná-la ON Hideplot: Remove linhas escondidas quando o desenho for plotado em PAPER SPACE Fit: Cria uma janela do tamanho da tela gráfica 2/3/4: Permite criar duas. O formato do comando é: Zoom All/Center/Dynamic/Extends/Left/Previous/Vmax/Window/<Scale X / XP >: valorXP Um exemplo de valor a ser digitado seria 1000/50XP se o seu modelo foi desenhado em metros e você deseja plotá-lo na escala 1/50. isto é. Para editarmos dentro de uma janela do PAPER SPACE devemos mudar de ambiente ( para MODEL SPACE ) e trabalharmos no modelo como desejarmos. PLOTAGEM A plotagem de um desenho em PAPER SPACE é feita na escala 1:1. Quando estamos em PAPER SPACE não temos acesso ao modelo criado no MODEL SPACE.

se desejamos plotar o desenho desta janela na escala 1:50 sendo que ele foi feito usando metros como unidade. se usado novamente. o bloco 09) Com o Layer Viewport ativo (se não existir. o bloco (arquivo) referente ao modelo de margem para a prancha. Depois retorne para MODELSPACE clicando novamente no botão PAPER 15) Repita os passos 12. onde os desenhos irão reaparecer. alterará a escala conseguida anteriormente. 16) Dê títulos aos desenhos das janelas escrevendo textos em PAPERSPACE e no layer notas com altura em escala real. 10) Repita o passo anterior ate que o numero de janelas abertas seja aquele que você deseja para o lay-out da prancha. clique no botão PAPER e use o comando STRETCH. 03) Abra um arquivo novo e insira nele. 04) Dê um nome a este arquivo e salve-o. todos os desenhos que você gostaria de mostrar em uma prancha.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra. 02) Se ainda não tiver um modelo de rótulo.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.MICROCAD 01) Se ainda não tiver um modelo de margem. 13 e 14 dentro de cada janela aberta. utilizando as escalas adequadas para o lay-out da sua prancha. o comando ZOOM. crie) insira através do comando INSERT>BLOCK>FILE . Use o comando PRINT sempre com a escala em 1:1. 06) Com o Layer Margem ativo (se não existir. o valor a ser digitado será 1000/50XP. 18) Antes de usar o comando PRINT. O ícone WCS vai se alterar e os desenhos irão desaparecer da tela. Dê um nome a ele e salve-o. 14) Se for necessário mover o desenho dentro da janela use apenas o comando PAN. coloque a camada Viewport em OFF para que o contorno das VIEWPORTS desapareça. crie) faça: VIEW>FLOATING VIEWPORT>1 VIEWPORT para abrir as janelas (criar as VIEWPORTS). através do comando INSERT>BLOCK>FILE. * MICROCAD . Este procedimento também é valido para situações em que desejamos mostrar um mesmo desenho com detalhes em escalas diferentes (posicionar os desenhos bem separados). 05) Na barra de STATUS clique no botão MODEL. (arquivo) referente ao rotulo a ser utilizado. 11) Mude o ambiente para MODEL SPACE (botão PAPER da barra de STATUS) 12) Para mostrar o desenho dentro de uma janela na escala desejada para a montagem do lay-out.br * 52 . ou seja em mm. crie) insira através do comando INSERT>BLOCK>FILE . 07) Para visualizar toda a prancha faça: VIEW>ZOOM>EXTENDS 08) Com o Layer Rotulo ativo (se não existir. Dê um nome a ele e salve-o. clique dentro da janela para torna-la ativa.com. 13) Com o comando ZOOM na linha de comando digite o Valor da Escala seguido de XP. Com este comando você criará um retângulo referente ao tamanho da janela (VIEWPORT). Se for necessário alterar o tamanho da janela. 17) Exploda ( EXPLODE ) o rótulo ( que foi inserido como bloco ) e edite (DDEDIT) os textos para alterá-los. desenhe um em escala real (mm) para ser utilizado na montagem da prancha. Por exemplo. desenhe um em escala real (mm) para ser utilizado na montagem da prancha.

. ESCALA = ...COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.com..B EXERCÍCIO 01 UNIDADE = ... ESCALA = . EXERCÍCIO 02 UNIDADE = ......MICROCAD ANEXO ....br * 53 .:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra... * MICROCAD .

MICROCAD EXERCÍCIO 03 EXERCÍCIO 04 * MICROCAD .:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.br * 54 .com.

MICROCAD EXERCÍCIO 05 EXERCÍCIO 06 * MICROCAD .COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.br * 55 .com.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.com.MICROCAD EXERCÍCIO 07 * MICROCAD .br * 56 .:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.

br * 57 .com.COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.MICROCAD ANOTAÇÕES * MICROCAD .

COMPUTAÇÃO GRÁFICA * Tel.br * 58 .com.:2722-3000 / 2717-4559 * Niterói – RJ * microcad@terra.MICROCAD ANOTAÇÕES * MICROCAD .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful